@Leticialele obrigada. O assento de batismo eu já tenho. Eu entendi que precisava do óbito para fixar o nome na vida adulta, mas se o pedido de passaporte serve, vou solicitar a cópia certificada do processo ao Arquivo Distrital do Porto.
@CarlosASP no processo de passaporte ele declara que é casado, mas em nenhum momento aparece o nome da esposa, ele apresentou a certidão de batismo para solicitar o passaporte. Procurei pelo casamento no ADPorto e não encontrei nenhum registro de casamento, por isso acho que ele não casou legalmente.
@SilviaLopes , o casamento pode não ter ocorrido no Porto. Normalmente, era na Freguesia da noiva, ou , em alguns casos, na do noivo. Difícil não ter casado legalmente.
@Leticialele não é a avó, quando ele veio para o Brasil aos 46 anos já era casado em Portugal e tinha duas filhas, é só o que eu sei. No Brasil ele conheceu a minha avó mas não se casou e quando minha mãe nasceu ele registrou.
A certidão de nascimento da minha mãe serve para fixar o nome dele na vida adulta?
@Leticialele solicitei a cópia do passaporte ao arquivo distrital do Porto mas eles não têm o passaporte, só o processo. Eles disseram que podem me mandar uma certidão integral do processo, ou seja, cópias certificadas de todo o processo. O que coloqueiem anexo é uma parte do processo. Será que serve para fixar o nome?
Me enviaram a seguinte resposta: Mensagem recebida
Cara Silvia Lopes,
Do processo de passaporte não consta nenhum passaporte.
Relativamente ao seu pedido informamos que não efetuamos certidões narrativas de processos de passaporte, o que lhe podemos facultar é uma certidão integral do mesmo, ou seja, cópias certificadas de todo o processo.
Para isso terá de nos indicar que pretende certidão INTEGRAL.
Não se esqueça: clique em PROSSEGUIR para recebermos a sua resposta! Se não nos responder em 30 dias, cancelaremos este pedido, mas poderá submeter um novo pedido posteriormente!
@Leticialele quando o meu avô português registrou minha mãe ela estava com 2 anos e oito meses, ele não foi casado com a minha avó brasileira, tenho o atestado de óbito dela que faleceu solteira.
1- Terei algum problema na aquisição da cidadania?
2-Precisarei enviar a certidão de óbito da minha avó brasileira? e se for preciso enviar, a certidão terá que ser apostilada?
3 - A certidão de casamento da minha mãe filha do português precisa ser apostilada? É para mostrar a mudança no nome de casada.
1- Terei algum problema na aquisição da cidadania? Como aparece o estado civil dos avós na certidão da sua mãe? Se forem solteiros, não terá problemas. Ela foi reconhecida na menoridade pelo português.
2-Precisarei enviar a certidão de óbito da minha avó brasileira? e se for preciso enviar, a certidão terá que ser apostilada? Não é necessário dependendo da resposta ao item anterior. Se nada constar, mande a certidão de óbito apostilada.
3 - A certidão de casamento da minha mãe filha do português precisa ser apostilada? É para mostrar a mudança no nome de casada. Não precisa, servirá apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.
Muito obrigada pela sua ajuda. Na certidão de nascimento da minha mãe não consta o estado civil dos pais dela apenas os nomes. Vou providenciar a certidão de óbito inteiro teor apostilada.
Boa tarde @Leticialele, obrigada por tudo! Fiz as retificações nas certidões e Já estou com todos os documentos para enviar.
Hoje paguei a taxa de 175 euros com o cartão virtual do Nubank, ao finalizar o pagamento depois que confirmei a transação no aplicativo do cartão, não apareceu nenhuma tela com a confirmação do pagamento. apareceu uma tela com XXXXXXXX. Fiquei preocupada, mas o dinheiro foi debitado do meu cartão. Espero receber o formulário.
Ainda tenho algumas dúvidas:
Preciso certificar algum documento no consulado?
A certidão de casamento da minha mãe (que não é apostilada) precisa ter firma reconhecida?
Boa tarde @guimoss, desculpe a demora em responder, não entro todos os dias no fórum. Meu caso é de neto, formulário 1D. Demorou cerca de uma hora entre o pagamento e aparecer no meu e-mail.
Bom dia @guimoss e @Leticialele, a minha documentação foi recebida em Lisboa no dia 28/04/2022 e ainda não recebi a numeração do processo, é normal? Vejo o e-mail todos os dias inclusive o spam.
@guimoss quando eu rastreei o envio em abril, vi que rodou muito antes de chegar a Lisboa, mas não lembro e não salvei o trajeto. Enviei dia 19/04 e foi recebido dia 28/04, já tem 4 meses. Não tem prioridade. Vou esperar até semana que vem, se não chegar eu ligo. Obrigada mais uma vez
Olá pessoal, boa tarde. Sou nova aqui e estou precisando encontrar a certidão de nascimento da Bisavó, pois no óbito só consta o Local de nascimento: Trás do Monte em Portugal.
Nome: Roza Maria de Souza
Filiação: José Manoel de Souza e Engracia de Jesus
Data de nasc: 02/01/1908
Se puderem me dar um auxílio de como devo proceder, ficarei agradecida.
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
===
Qual foi o Estado em que eles fixaram residência?
Possíveis irmão. Os nomes dos pais batem e é de Trás-os-Montes (Bragança).
ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
94214 António Assunção De Sousa Mirandela Porto José Manuel de Sousa Engrácia de Jesus Lavrador 13 Rio de Janeiro Solteiro
Possível passaporte da sua antepassada. Mesmo que acima. Do Distrito de Vila Real:
404230 Rosa Maria Valpaços Porto José Manuel de Sousa Engrácia de Jesus Doméstica 17 Rio de Janeiro Solteiro
Esse concelho ou freguesia faz fronteira com o concelho ou freguesia do irmão.
Muito obrigada pela ajuda @guimoss vou começar por esse caminho.
Uma outra dúvida, você saberia me dizer se essa mesma portuguesa, casou-se novamente com um espanhol e pegou a cidadania espanhola. Ela perde a portuguesa? E perdendo, nesse caso, não se consegue mais fazer o processo de solicitação de cidadania para as gerações dos filhos e netos? Porque os filhos só foram registrados pela mãe, não consta o nome do pai que também era português.
Comentários
@SilviaLopes
É como a @Leticialele falou.
Cabe a lembrança de que há duas freguesias possiveis para o batismo do seu antepassado, como consta nos passaportes do cepese.
Então, você pode buscar no tombo, pedir pelo AD de Viseu a busca ou preencher o formulário com as duas opções.
Boa sorte!
@Leticialele obrigada. O assento de batismo eu já tenho. Eu entendi que precisava do óbito para fixar o nome na vida adulta, mas se o pedido de passaporte serve, vou solicitar a cópia certificada do processo ao Arquivo Distrital do Porto.
@CarlosASP no processo de passaporte ele declara que é casado, mas em nenhum momento aparece o nome da esposa, ele apresentou a certidão de batismo para solicitar o passaporte. Procurei pelo casamento no ADPorto e não encontrei nenhum registro de casamento, por isso acho que ele não casou legalmente.
@SilviaLopes , o casamento pode não ter ocorrido no Porto. Normalmente, era na Freguesia da noiva, ou , em alguns casos, na do noivo. Difícil não ter casado legalmente.
@Leticialele então vai ser difícil encontrar, nos documentos do processo de passaporte ele só coloca que é casado mas não tem o nome da esposa.
@SilviaLopes , a esposa não é a avó?
@Leticialele não é a avó, quando ele veio para o Brasil aos 46 anos já era casado em Portugal e tinha duas filhas, é só o que eu sei. No Brasil ele conheceu a minha avó mas não se casou e quando minha mãe nasceu ele registrou.
A certidão de nascimento da minha mãe serve para fixar o nome dele na vida adulta?
@SilviaLopes , peça cópia certificada do passaporte. Serve para fixar o nome.
@Leticialele obrigada, vou fazer isso.
@Leticialele solicitei a cópia do passaporte ao arquivo distrital do Porto mas eles não têm o passaporte, só o processo. Eles disseram que podem me mandar uma certidão integral do processo, ou seja, cópias certificadas de todo o processo. O que coloqueiem anexo é uma parte do processo. Será que serve para fixar o nome?
Me enviaram a seguinte resposta: Mensagem recebida
Cara Silvia Lopes,
Do processo de passaporte não consta nenhum passaporte.
Relativamente ao seu pedido informamos que não efetuamos certidões narrativas de processos de passaporte, o que lhe podemos facultar é uma certidão integral do mesmo, ou seja, cópias certificadas de todo o processo.
Para isso terá de nos indicar que pretende certidão INTEGRAL.
Não se esqueça: clique em PROSSEGUIR para recebermos a sua resposta! Se não nos responder em 30 dias, cancelaremos este pedido, mas poderá submeter um novo pedido posteriormente!
Com os melhores cumprimentos,
Arquivo Distrital do Porto
@SilviaLopes , o pedido de passaporte, por ser um documento português, serva para fixar o nome.
Eu pediria uma cópia integral, certificada.
@Leticialele obrigada, vou pedir.
@Leticialele quando o meu avô português registrou minha mãe ela estava com 2 anos e oito meses, ele não foi casado com a minha avó brasileira, tenho o atestado de óbito dela que faleceu solteira.
1- Terei algum problema na aquisição da cidadania?
2-Precisarei enviar a certidão de óbito da minha avó brasileira? e se for preciso enviar, a certidão terá que ser apostilada?
3 - A certidão de casamento da minha mãe filha do português precisa ser apostilada? É para mostrar a mudança no nome de casada.
Agradeço se puder me tirar estas dúvidas.
@SilviaLopes ,
1- Terei algum problema na aquisição da cidadania? Como aparece o estado civil dos avós na certidão da sua mãe? Se forem solteiros, não terá problemas. Ela foi reconhecida na menoridade pelo português.
2-Precisarei enviar a certidão de óbito da minha avó brasileira? e se for preciso enviar, a certidão terá que ser apostilada? Não é necessário dependendo da resposta ao item anterior. Se nada constar, mande a certidão de óbito apostilada.
3 - A certidão de casamento da minha mãe filha do português precisa ser apostilada? É para mostrar a mudança no nome de casada. Não precisa, servirá apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.
@Leticialele
Muito obrigada pela sua ajuda. Na certidão de nascimento da minha mãe não consta o estado civil dos pais dela apenas os nomes. Vou providenciar a certidão de óbito inteiro teor apostilada.
Boa tarde @Leticialele, obrigada por tudo! Fiz as retificações nas certidões e Já estou com todos os documentos para enviar.
Hoje paguei a taxa de 175 euros com o cartão virtual do Nubank, ao finalizar o pagamento depois que confirmei a transação no aplicativo do cartão, não apareceu nenhuma tela com a confirmação do pagamento. apareceu uma tela com XXXXXXXX. Fiquei preocupada, mas o dinheiro foi debitado do meu cartão. Espero receber o formulário.
Ainda tenho algumas dúvidas:
A certidão de casamento da minha mãe (que não é apostilada) precisa ter firma reconhecida?
Muito obrigada novamente.
@SilviaLopes
Essa tela é normal, de acordo com os relatos do fórum.
Aguarde umas 24h para ver se o formulário aparece no seu email.
Verifique a caixa de spam/lixo eletrônico do seu emai, pois pode aparecer lá.
E imprima esse email (deixe o remetente e destinatário visíveis), coloque-o no item "outros docs" do formulário e o envie com o processo.
Vc pode indicar assim: E-MAIL DE RECEÇÃO DO FORMULARIO XX (1C ou 1D), bem como outros docs adicionais.
===
Se quiser, apenas a assinatura do formulário.
Mas isso pode ser feito em cartório POR AUTENTICIDADE.
===
O notário já reconhece a firma dele ao emitir a certidão, de forma automática.
Sempre é bom verificar o número dos selos e os nomes.
Já houve relatos de reconhecimentos feitos de maneira errada.
Boa sorte!
Obrigada pelas informações @guimoss. Acabei de receber o formulário, vou preencher amanhã e reconhecer firma no cartório por autenticidade.
@SilviaLopes
O seu caso é de filho (1C) ou neto (1D)?
Quanto tempo levou do pagamento (a tela com os "x" até o formulário estar no seu email?
Obrigado desde já.
Boa tarde @guimoss, desculpe a demora em responder, não entro todos os dias no fórum. Meu caso é de neto, formulário 1D. Demorou cerca de uma hora entre o pagamento e aparecer no meu e-mail.
Vou enviar para Lisboa por DHL amanhã.
Obrigada por tudo!
@SilviaLopes
De nada e obrigado tb pelas informações.
Informe os andamentos no tópico dos netos, se puder.
Boa sorte no seu caso!
Bom dia @guimoss e @Leticialele, a minha documentação foi recebida em Lisboa no dia 28/04/2022 e ainda não recebi a numeração do processo, é normal? Vejo o e-mail todos os dias inclusive o spam.
@SilviaLopes
Pela sua mensagem, vc enviou no dia 19 e chegou lá no dia 28.
Vc poderia deixar as etapas do seu processo no tópico a seguir?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21378/documentos-retidos-na-receita-federal-alfandega-informacoes-e-relatos/p2
É importante para calcular um padrão.
===
Vai passar dos 4 meses na segunda-feira.
Esse tem sido o prazo médio. Pode ser que saia semana que vem.
Se você ligar, o faça às 04:55 da manhã, horário de Brasília.
As chances de atendimento rápido aumentam nesse caso. É recomendável que o Requerente faça a ligação.
Se puder, informe o que acontecer.
Abraços
Obrigada @guimoss, vou esperar mais um pouco, se não chegar eu ligo.
@SilviaLopes
Como está dentro do período médio para a numeração, vc pode telefonar, como te aconselhei acima.
Há alguma prioridade no caso?
As causas mais comuns são idade, tratamento de saúde, trabalho e estudo.
Eu ligaria amanhã ou na semana que vem.
Se tiver alguma prioridade, é melhor fazer mais cedo do que mais tarde.
Obs: Desculpe por insistir, mas vc poderia informar a linha do tempo do envio do pedido?
Não precisa colocar nenhum dado privado ou do pacote. Basta a data e cada etapa do trajeto até a Recepção em Portugal.
O link está na minha msg anterior.
Iria ser de grande ajuda aos demais foristas.
Abraços
@guimoss quando eu rastreei o envio em abril, vi que rodou muito antes de chegar a Lisboa, mas não lembro e não salvei o trajeto. Enviei dia 19/04 e foi recebido dia 28/04, já tem 4 meses. Não tem prioridade. Vou esperar até semana que vem, se não chegar eu ligo. Obrigada mais uma vez
@SilviaLopes
Eu que agradeço pela informação.
Nos mantenha informados sobre o seu caso, se puder.
Abraços
Olá pessoal, boa tarde. Sou nova aqui e estou precisando encontrar a certidão de nascimento da Bisavó, pois no óbito só consta o Local de nascimento: Trás do Monte em Portugal.
Nome: Roza Maria de Souza
Filiação: José Manoel de Souza e Engracia de Jesus
Data de nasc: 02/01/1908
Se puderem me dar um auxílio de como devo proceder, ficarei agradecida.
@FlaviaBrandao
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
===
Qual foi o Estado em que eles fixaram residência?
Possíveis irmão. Os nomes dos pais batem e é de Trás-os-Montes (Bragança).
ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
94214 António Assunção De Sousa Mirandela Porto José Manuel de Sousa Engrácia de Jesus Lavrador 13 Rio de Janeiro Solteiro
Possível passaporte da sua antepassada. Mesmo que acima. Do Distrito de Vila Real:
404230 Rosa Maria Valpaços Porto José Manuel de Sousa Engrácia de Jesus Doméstica 17 Rio de Janeiro Solteiro
Esse concelho ou freguesia faz fronteira com o concelho ou freguesia do irmão.
Busque nessas áreas.
Boa sorte!
Muito obrigada pela ajuda @guimoss vou começar por esse caminho.
Uma outra dúvida, você saberia me dizer se essa mesma portuguesa, casou-se novamente com um espanhol e pegou a cidadania espanhola. Ela perde a portuguesa? E perdendo, nesse caso, não se consegue mais fazer o processo de solicitação de cidadania para as gerações dos filhos e netos? Porque os filhos só foram registrados pela mãe, não consta o nome do pai que também era português.
@FlaviaBrandao
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21947/como-mencionar-marcar-outros-membros#latest
Olhe esse link acima, por favor.
Sua marcação não chegou até mim.
===
Essa questão eu não sei responder.
Pela complexidade, eu sugiro que você procure um ou mais advogados especializados, para você ver as suas opções.
Sinto muito por não poder ajudar.