Não consigo encontrar a certidão do meu avô

Sou nova no fórum e gostaria de solicitar uma ajuda para encontrar a certidão de batismo/nascimento do meu avô português, a dificuldade é porque não sei o local de nascimento nem quando ele veio para o Brasil. Ele veio pelo porto do Rio de Janeiro e foi para Salvador - BA, ele já era casado em Portugal e tinha duas filhas. Em Salvador conheceu minha avó e teve uma filha e apesar de não ser casado com a minha avó registrou a filha que é minha mãe. Tenho a certidão de nascimento da minha mãe em que ele foi o declarante. Ele ia todos o final de ano para Portugal para ver a família, então acho ele deve ter renovado passaporte no consulado de Portugal em Salvador. Fui a Salvador para tirar nova certidão da minha mãe e fui no consulado de Portugal para procurar algum registro de passaporte e não encontrei. Fui no arquivo público de Salvador procurar por passageiros de navios vindos do Rio de Janeiro e encontrei uma das entradas dele (não foi a primeira). Ele faleceu em Salvador em 1958 aos 81 anos. Ele nasceu em 03/08/1876, o nome dele é Augusto José Dias, filho de Aurélio Augusto Dias e de Antônia dos Prazeres Dias. Minha mãe não sabe o local de nascimento dele, já procurei no site da Torre do Tombo, no Family Search e no site do arquivo nacional do RJ sem sucesso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

«13

Comentários

  • Muito obrigada Kleber! Estou tentando decifrar a letra, mas acho que é ele.

  • Boa tarde @Kleber Silva Aguiar, primeiramente muito obrigada por encontrar a certidão. Agora, como eu faço para solicitar a certidão para pedir a minha cidadania? Como é muito antiga não sei aonde solicitar. desde já agradeço.

  • @SilviaLopes , peça ao Arquivo Distrital do Viseu. Tem que fazer um cadastro. grátis.

    Entre em "Serviços em linha", faça um pedido de certidão narrativa certificada, coloque todos os dados.

    Eles vão fazer um orçamento, você aprova e paga e eles mandam pelos Correios.]

    Os vídeos na seção "Ajuda" são bem esclarecedores.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/"

  • @Leticialele Obrigada pelas informações, vou fazer isso.

  • @Leticialele solicitei a certidão e já paguei, mas na finalidade da reprodução coloquei certificação. Depois vi em outra discussão que teria que colocar investigação, é isso mesmo? A certidão vai servir?

  • @SilviaLopes , tanto faz investigação ou certificação. Será a mesma certidão!

    Só precisa colocar um motivo, ou o formulário não é enviado.

  • @leticiagaspar muito obrigada, fiquei mais tranquila. Agora é só esperar chegar e tirar os outros documentos.

  • @Nilton Hessel , já me acostumei... É implicância !!! hahahahaha

  • @Leticialele desculpe o engano, agora que eu vi. Foi sem querer.

  • @SilviaLopes , não se preocupe, é brincadeira!!

  • Posso fazer a atribuição como neta de português mesmo a minha mãe estando viva? Ela tem 90 anos e tem dificuldade de locomoção, tem cuidadora dia e noite.

  • @SilviaLopes , sim, embora fosse mais rápido se fizesse a atribuição de sua mãe e depois a sua.

  • @Leticialele ela teria que ir ao consulado fazer prova de vida e assinar o formulário por autenticidade o que seria muito difícil pra ela, outra preocupação é o tempo para conseguir a cidadania dela, já estando com noventa anos.

  • editado November 2020

    @SilviaLopes

    Se ela fizer por Tondela, eles aparentemente não pedem a Prova de Vida no consulado, e sairia em 140 dias. Ela teria que ir ao cartório para assinar o form-1C presencialmente, diante do tabelião, para fazer a certificação por autenticidade. (eu aproveitaria pra fazer Prova de Vida)

    É mais seguro conseguir, muito menos documentos, e muito mais rápido pra fazer as duas nacionalidades do que os 2,5 anos como neta. Não há impedimentos à nacionalidade por ter sido militar, ou servidor público do governo, por exemplo. Nem mesmo nada-consta da PF.

    Quando sua mãe receber a cidadania, terá que fazer a transcrição de casamento de sua mãe antes de pedir a sua nacionalidade.

  • Bom dia, eu já consegui minha cidadania e tive muitas ajudas e agora estou tentando retribuir ajudando um amigo.

    Ele pretende fazer a atribuição da sua mãe (neta de português) e depois a dele, acho que é possível e com a nova lei parece que ficou um pouco mais fácil.

    Estou tentando localizar a certidão de nascimento do seu bisavô, o nome é Joaquim Mendes, distrito de Coimbra em 25 de julho de 1895, filho de José Mendes e Maria Marques.

    Se alguém puder ajudar eu agradeço

  • @Giba

    sabe se Joaquim tinha irmãos e nomes?

    pode ser o registro do Joaquim, nº 71 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=48232&FileID=696529 freguesia de Tocha concelho de Cantanhede

  • @gandalf obrigada pelas informações. Vou ver a documentação para filha e vou fazer.

  • Boa tarde Kleber,

    Ainda não consegui mais informações para localizar o batismo de Joaquim Mendes, nascido em 25 de julho de 1895, Coimbra, filho de José Mendes e Maria Marques.

    Na família ninguém tem informações sobre antes de chegar ao Brasil e nem o navio que poderia ter vindo.

    Estou em busca da certidão de casamento reprografica pra ver se encontro mais informações.

    Caso haja possibilidade de mais alguma ajuda ou orientação de como proceder eu agradeço.

    Fui bastante ajudado na minha cidadania e tento ajudar outras pessoas, para isso quando preciso uso as informações do fórum.

    Desculpe o incômodo e obrigado pela paciência

  • @Giba , o @Kleber Silva Aguiar encontrou o assento para você!!

    A data de nascimento não confere, mas o nome dos pais é o mesmo! Veja se o nome dos avós confere. Essas datas, antigamente, eram muito doidas!

  • Boa tarde,

    O atestado de óbito do meu avô português está faltando a filiação e o estado civil está viúvo mas não tem o nome da esposa portuguesa, que não é a minha avó. Quando ele faleceu um amigo dele foi o declarante do atestado de óbito, e colocou como estado civil viúvo, mas esse amigo não sabia o nome da esposa portuguesa, o nome dos pais e nem se tinha filhos. Esse amigo não conhecia minha avó nem sabia que ele tinha uma filha no Brasil.

    Entrei em contato com o cartório em Salvador para retificar o atestado de óbito colocando o nome dos pais e a existência da filha, com a certidão de nascimento da minha mãe, pois sem essa informação acho que não posso transcrever o óbito. A atendente do cartório me informou que só poderia retificar com a certidão de casamento dele em Portugal, que não consigo encontrar. Não sei a data do casamento, aonde ele casou e nem o nome da esposa.

    Se puderem me ajudar vou ficar muito agradecida.

    Nome do meu avô: Augusto José Dias - data de nascimento 03/08/1877

    Distrito de Viseu, Concelho de São João da Pesqueira, Freguesia de Riodades

    Nome dos pais: Aurélio Augusto Dias e Antônia dos Prazeres Dias.

  • Obrigada @Leticialele, vou procurar, só não sei se ele casou na mesma freguesia que nasceu, porque não tem averbação de casamento na certidão de batismo.

  • @SilviaLopes

    Vc tambem pode pedir ou pesquisar pelos passaportes do cepese e com esses dados de Pt, procurar no sian ou no registro de entrada, ambos do arquivo nacional.

    Ai vc terá um documento brasileiro, onde poderá constar o nome da esposa e ajudae na retificação.

    Aqui estao eles:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    165461 Augusto José Dias Riodades S. João da Pesqueira Aurelio Augusto Dias Serodio Sem Indicação Sem Indicação 12 Brasil Solteiro

    239932 Augusto José Dias São João da Pesqueira Porto Aurélio Augusto Dias Serôdio Antónia Dos Prazeres Pereira Seixas Negociante 46 Rio de Janeiro Casado.

    Nesse último, pode aparecer os dados da esposa.

    Boa sorte!

  • @guimoss Muito obrigada, eu só vi agora. Vou procurar no cepese e no sian,

  • Boa noite, @guimoss consegui através do Cepese os documentos do pedido de passaporte do meu avô, estava no arquivo distrital do Porto, ele morava lá. Não sei se em Portugal é como no Brasil que quando a pessoa é casada, passa a utilizar a certidão de casamento em vez da certidão de nascimento. Se for igual, então ele não casou oficialmente, pois ele apresentou a certidão de nascimento para obter o passaporte em 1922 com 46 anos. É isso mesmo?

    O cartório em que está a certidão de óbito do meu avô está pedindo a certidão de casamento para retificar a certidão que está sem os nomes dos pais e o estado civil está viúvo mas sem o nome da esposa. Se eu não conseguir retificar o óbito será que eu posso utilizar o pedido de passaporte que está em anexo para fixar o nome dele na vida adulta? Agradeço se puder me ajudar.


  • Olá, estou bem perdida, se alguém puder ajudar

    Busco certidão (nascimento/batismo) do meu avô português, para pedir minha cidadania!

    nome dele: Ernesto Augusto Baptista

    Nasceu na região de Trás-os-Montes (o que na internet diz ser distrito de Bragança ou Vila Real)

    data de nascimento: 22 de julho de 1893

    filiação: Antônio Augusto Baptista e Maria dos Prazeres Cardoso.

    ele veio pro Brasil antes de 1920. Isso é tudo que sei

  • @SilviaLopes

    Se você olhar no primeiro documento do processo de passaporte de Augusto José Dias, lá diz que ele é casado. Olhe a pasta 536, e depois o TIF001:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1551018

  • @SilviaLopes , você não precisa da certidão de óbito dele para nada!!

    Peça uma cópia certificada do processo de passaporte ao Arquivo Distrital do Porto, se for o caso!!

    Para o processo de nacionalidade, basta o assento de batismo, certificado. No caso dele, pelo Arquivo Distrital de Viseu. O assento de batismo está transcrito no processo de passaporte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.