Processo de Atribuição - Onde está mais rápido?

124

Comentários

  • Obrigada Pedro, está bem clara sua explicação. Muito bem redigida.
  • Grato novamente pela atenção @Pedro Antonio Pereira Jr.
  • HádidiHádidi Member
    editado August 2018
    Olá, bom dia! Estou com o processo de atribuição em andamento, fiz pelo Consulado de São Paulo. O status "Aguarda integração" apareceu em 06/04, então pelo prazo estimado de oito meses o assento é para sair no começo de dezembro, se tudo der certo.
    Porém, estou com receio desse prazo atrasar muito (tenho visto no fórum algumas pessoas comentarem que está demorando mais de 12 meses, neste e em outros tópicos), pois tenho intenção de participar dos exames nacionais de acesso ao ensino superior, cujas inscrições são em fevereiro, e para isso preciso já ser cidadã portuguesa.
    Será que vale a pena abrir um novo processo pelo ACP? Pois se está tão rápido a resposta sairia já no começo de novembro. É permitido ter dois processos correndo em paralelo e arquivar um deles só depois que o primeiro sair?
    Dúvida cruel..

    Obrigada!!
  • @Hadidi não aconselho a cancelar um processo e abrir outro e vc não pode ter dois processos correndo em paralelo.Siga seu processo por esse tópico:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos
  • @Vlad Pen, obrigada! Realmente, se não posso ter os dois em paralelo, também acho melhor esperar...
    Muito obrigada pea resposta. =)
  • Ajuda. Estou com todos documentos prontos para a atribuição em OVAR. O passaporte tem que ser cópia apostilada?
  • Dei entrada no meu pedido de Atribuição ( conversão ) já faz 8 meses e até esta data não chegou nenhuma carta pelo correio ou pelo email , entrei em contato telefônico e apenas me deram um número que acredito ser do meu processo quanto tempo será que leva este trâmite. No meu caso achei que seria mas rápido pois já tenho cidadania Portuguesa
  • Alguém deste fórum já obteve a famosa atribuição por ( conversão ) afinal de contas iniciou este pedido em 3 julho
  • @jhsbastos

    O prazo para conversão deve ser em torno de 12 /18 meses
    Não sabemos de conversão já concluída
  • MaurompMauromp Member
    editado September 2018
    Prezados,
    Conforme minha última postagem e orientações do Vlad Pen, efetuei contato com auc-geral@auc.uc.pt e já recebi a certidão certificada do meu avô.

    Minhas próximas dúvidas são:

    Primeiro devo realizar o Pagamento de 175 euros por cartão de crédito
    (Link para realizá-lo via Cartao de crédito: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) para depois ao receber o formulário 1c por e-mail preenchê-lo, coletar assinatura pela minha mãe (requerente da cidadania) e reconhecer por autenticidade?

    E se o pagamento pelo cartão de crédito pode ser no meu nome e o nome da minha mãe apenas no campo de (requerente da cidadania)?

    Obs: já estou com todas as demais documentações em mãos.

    Obrigado.

  • Boa tarde Pessoal!

    Encorajado por vocês consegui reunir a documentação de minha mãe (filha de português) para envio a ACP, dispensando, com isso, os altíssimos custos cobrados por advogados para realizar esse procedimento.

    Em breve enviarei maiores informações sobre o processo.

    Muito obrigado a todos os colaboradores ativos, que dedicam - gratuitamente - parte do tempo para esclarecer os questionamentos desse fórum.

    Abraços.
  • @Mauromp


    Primeiro devo realizar o Pagamento de 175 euros por cartão de crédito
    (Link para realizá-lo via Cartao de crédito: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C) para depois ao receber o formulário 1c por e-mail preenchê-lo, coletar assinatura pela minha mãe (requerente da cidadania) e reconhecer por autenticidade? > Correto,sua mãe assina por autenticidade na frente do funcionário do cartório.Verfique se na etiqueta consta a palavra AUTENTICIDADE ou PRESENCIALMENTE
    Peça para não riscarem os campos em brancos do 1C



    E se o pagamento pelo cartão de crédito pode ser no meu nome e o nome da minha mãe apenas no campo de (requerente da cidadania)? > CORRETO
  • Ok, Obrigado Maria Nélida
  • Boa tarde,
    Estou em PT e pretendo fazer o processo aqui.
    Meu pai era Português. Nasceu em 1890 e veio para o BR ainda criança. Casou-se em 1912 e, posteriormente, separou-se da família (sem divorcio).
    Alguns anos depois, conheceu minha mãe (Brasileira) com quem teve uma relação, (sem casamento civil por ja ser casado), por 30 anos com sete filhos, até sua morte me 1968.. Em minha Certidão consta meu pai como declarante.
    Minha dúvida é: Para atualizar o Estado Civil (Casamento e Óbito de meu Pai) terei que apresentar o documento (Assento) da pessoa com quem ele casou-se em 1912, a qual nao possuo nenhuma informaçao.
    Trouxe comigo as Certidoes (Assento dele, do seu casamento em int teor e reprografica; óbito int teor e reprografica e meu nascimento inteiro teor digitada; nao foi feita copia reprografica pq o cartorio informou em declaraçao que o livro nao permitia copia. Todos apostilados.
    Desde ja agradeço orientaçao.
  • Bom dia pessoal,

    fiz recentemente o pedido da minha mãe seguindo o que é necessário para maiores de 18 (descrito abaixo) com sucesso! obrigado a todos e todas =)

    Estive procurando, porém fiquei meio perdido sobre menores de 18 anos, seguem duvidas:
    1) O processo e a documentação é igual "para maiores de 18 anos" mas não paga vale postal? é isso?
    2) No formulário 1C que tem reconhecimento por autenticidade, no caso será assinado pelo progenitor português?

    Muito obrigado.

    Afim de ajudar, segue novamente o compilado para maiores de 18 anos na ACP

    Para maior de 18 anos a documentação necessária é:

    1- Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português ou incluir o número de assento no Formulário 1C.

    2- Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor REPROGRÁFICA (apostilada pelo cartório).

    3- Cópia do RG ou CNH do requerente (autenticada e apostilada pelo cartório).

    4- Formulário 1C preenchido, assinado pelo requerente (apenas reconhecido por autenticidade pelo cartório)

    a) Para pagamento via vale postal é necessário fazer o download para preenchimento
    Link: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/

    b) Para pagamento via cartão de crédito, receberá por email o Formulário 1C é com o código de pagamento preenchido.
    Link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    6- Envio:

    Documentos enviar para:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    Vale Postal enviar para:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto
  • @edroxmaia, para menores tem diferença na documentação, de uma lida em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458

    Pra o processo do menor precisa de:
    - certidão de nascimento do menor, inteiro teor apostilada do menor (não precisa ser reprográfica)
    - se maior de 14 anos xerox autenticada do documento de identidade do menor
    - xerox autenticada do documento de identidade de ambos os pais
    - ambos os pais tem que assinar o formulário 1C (utilizar o modelo próprio para menores de idade) e reconhecer ambas assinaturas por autenticidade
  • @Augusto não precisa apresentar nem certidão de óbito e nem casamento.Se no assento de nascimento do seu pai constar somente o primeiro nome, aí sim vc precisará da certidão de óbito para comprovar o nome completo.
  • pedroxmaiapedroxmaia Member
    editado January 2019
    Boa tarde,
    muito obrigado pela ajuda @DanielHenriques
    estou organizando para fazer o meu processo e o processo da minha irma menor.
    fiz um resumão aqui pontuando as duas situações para ajudar mais alguem e efetuar qualquer correção caso tenha ainda.

    a ultima duvida seria se é 1 processo por envelope que podemos enviar para ACP ou posso mandar os 2 processos no mesmo envelope?

    Segue resuminho do que fiz para maior de 18 anos e do que foi indicado para menores aqui no forum.

    1. Documentação Necessária:


    a. Para maior de 18 anos:

    i. Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português ou incluir o número de assento no Formulário 1C.

    ii. Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor REPROGRÁFICA (apostilada pelo cartório).

    iii. Cópia do RG do requerente (autenticada e apostilada pelo cartório).

    iv. Formulário 1C preenchido, assinado pelo requerente (reconhecido por autenticidade pelo cartório)


    b. Para menores de 18 anos:

    i. Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português ou incluir o número de assento no Formulário 1C.

    ii. Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor NÃO REPROGRÁFICA (apostilada pelo cartório).

    iii. Cópia do RG (autenticada pelo cartório): Pai, Mãe e do menor se for acima de 14 anos

    iv. Formulário 1C preenchido, assinado por ambos os pais (reconhecido por autenticidade pelo cartório)


    2. Formulário 1C:

    a. Menores de 18 anos:

    i. Isento de pagamento

    ii. Preenchimento do Formulario seguindo as instruções:
    Link: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458


    b. Maiores de 18 anos

    i. Pagamento de 175 euros

    - Para pagamento via vale postal é necessário fazer o download para preenchimento
    Link: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/

    - Para pagamento via cartão de crédito, receberá por email o Formulário 1C é com o código de pagamento preenchido.
    Link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    ii. Preenchimento do Formulario seguindo as instruções:
    Link: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    3. Envio:

    i. Endereço para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    ii. Endereço para envio do VALE POSTAL:

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto
  • @pedroxmaia

    Sou novo no fórum, é a primeira vez que estou fazendo esse processo e estou meio inseguro quanto as documentações. Meu pai é filho de português (já falecido), estou querendo dar entrada na cidadania dele (atribuição) diretamente com PT, pra logo em seguida dar entrada na minha. Gostaria só de um auxilio em relação ao que fazer para complementar a documentação, ou obter uma confirmação se tudo já estiver correto...

    1- Pelo que vi aconselha a enviar para o ACP pois o processo de atribuição tem sido mais rápido, correto?

    Em relação as documentações. já tenho em mãos :
    1° - Certidão de inteiro teor do requerente(do filho de português,no caso meu pai) emitida em menos de 1 ano c a copia reprográfica no verso da mesma. Não há necessidade de reconhecer firma né? É somente apostilar junto a um um cartório BR, correto?

    2- Não tenho mais a certidão de nascimento do meu avó, corri atrás e consegui apenas a menção dela. Nesse caso é só mencionar ela no formulário 1C, correto ?

    3- O RG do meu pai está emitido há menos de 10 anos, já está autenticado e apostilado.

    4- Segui as instruções desse fórum para preencher o formulário 1C, agora só basta fazer o reconhecimento da assinatura por AUTENTICIDADE.

    5- Mediante a tudo que eu disse, falta mais algum documento para realizar esse processo ou agora é levar aos correios pagar o vale postar e enviar ?

    Creio que são perguntas bobas, porém é a primeira vez que estou fazendo e meu pai é meio leigo nessas áreas, como o interessado sou eu, sobrou pra mim rsrsrs..
    Peço perdão pela ignorância, mas vi que o fórum tem muita disponibilidade para oferecer ajuda, logo me senti a vontade de tirar essas duvidas..
    Aguardo respostas e desde já agradeço.
  • @Matheus

    1-sim
    2-Depende..se ela estiver informatizada precisa apenas os dado do nascimento do português.Se nao estiver, vai precisar de uma cópia original certificada.
    3-ok
    4-ok
    5-vc pode pagar por cartão de crédito tb.

  • Estou com uma duvida...
    É 1 processo por envelope que podemos enviar para ACP ou posso mandar os 2 processos no mesmo envelope?
  • @pedroxmaia pode enviar mais de um processo junto sim. Coloque a documentação completa de cada processo dentro de um envelope e, depois, esses envelopes dentro do envelope do envio. Lembrando que os processos não podem compartilhar documentos entre si, cada processo tem que ter sua documentação completa. Se for pagar por vale postal também tem que ser um vale para cada processo.
  • Perfeito @Daniel
    muito obrigado!
  • Boa tarde. Eu e minha esposa iremos solicitar a Transcrição de nosso casamento. Estamos em dúvida se mandamos para Ponta Delgada via DHL, ou se damos entrada pessoalmente em Portugal, pois estaremos lá de 05/02 à 21/02. Nesse caso, pesquisei nos tópicos deste Fórum e informaram que Amarante e Guimarães são as melhores opçōes. No Consulado de SP está demorando uns 4 meses pelo que vi também.
    Alguém sabe dizer se Amarante e Guimarães são as melhores opçōes para pedir a transcrição pessoalmente ? E qual o prazo em média ? Desde já agradeço !!!
  • Desculpem, coloquei o comentário no grupo errado. É transcrição e não atribuição.
  • @André, nao temos informações sobre prazos dessas conservatórias.
  • MaurompMauromp Member
    editado April 2019
    Boa noite a todos!

    Primeiramente gostaria de agradecer a todos os moderadores do fórum pela ajuda e orientações na solicitação de nacionalidade de minha mãe, nesta semana recebi a correspondência do IRN informando que o processo foi concluído com sucesso!

    1 - Agora gostaria de saber como devo solicitar o passaporte português e o cartão cidadão?

    2 - Agora quero dar entrada no mesmo processo de nacionalidade para mim e para minha irmã, são os mesmos documentos e procedimentos que fiz no processo da minha mãe?

    3 - Será necessário transcrever o casamento da minha mãe? Se sim, quais os procedimentos?

    4 - Posso utilizar a correspondência do IRN como certidão de nascimento português da minha mãe (nela consta o número de assento registrado pelo sistema SIRIC)

    Obrigado.
  • MaurompMauromp Member
    editado April 2019
    @mateusamorim8

    Consegui os dados de batismo do meu avô pesquisando no site http://pesquisa.auc.uc.pt
    depois enviei e-mail com as informações para o endereço abaixo solicitando o registro de batismo oficial, eles irão retornar as orientações.

    auc-geral@auc.uc.pt
  • editado April 2019
    @Mauromp

    1-Tem q agendar no site do consulado da região onde vc mora.
    2-sim.
    3-Tem q transcrever o casamento da sua mãe antes de dar entrada no processo seu e da sua irmã. ( veja no link abaixo )
    4-Para sua atribuição sim, para a transcrição de casamento aconselho a pedir uma copia da certidão da certidão da sua mãe pelo civilonline.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Boa noite, há alguns anos a ACP tem sido a conservatória mais rápida para o envio de processos de atribuição. No entanto, tendo em vista que, atualmente, tais processos estão levando cerca de 120 dias para serem concluídos, gostaria de saber se alguém sabe informar se, dando entrada PESSOALMENTE, existe alguma conservatória (mesmo no interior) mais rápida atualmente. Obrigada.
Esta discussão está fechada.