@IngridElisa é que para pessoas do sexo feminino se faz obrigatório a transcrição do casamento. Por isso eu perguntei. Certidão de óbito você só utilizaria se ela tivesse nascido antes de 1911, o que não é o seu caso. E o motivo de utilizar este documento (ou a certidão de casamento) é para comprovação de nome apenas.
@PedroAntonioPereiraJr, percebi que voce tem bastante experiencia e talvez possa ajudar. Estou com os documentos para fazer a nacionalidade do meu pai, neto de portugues parte de mae, a mae dele e seu avo sao falecidos. Queria uma ajuda para saber para qual conservatória mandar para ser mais rápido. Outra dúvida, ainda posso fazer via vale postal ou tem que ser cartão de credito. muito obrigada
@Andreapacheco a mãe dele detém a nacionalidade portuguesa? Se sim, poderá fazer através dela e pelo ACP. Caso contrário, se for processo de netos, você só faz em Lisboa. E, se não me engano, lá eles aceitam pagamento pelo cartão de crédito também.
@PedroAntonioPereiraJr, ela é falecida e não detém nacionalidade portuguesa. Eu precisarei mandar alguma certidao de casamento dela ou do pai dela se ambos casaram no Brasil. Na certidao dela o declarante e o proprio pai portugues. irei daqui a pouco aos correios...
@PedroAntonio Então se ela tiver obtido a atribuição ja no brasil, terei que fazer a transcrição do casamento dela com meu pai(que está vivo)? E se ela tiver nascido em portugal eu não vou precisar então? Porque eles estavam casados quando ela faleceu.
2. Minha tia tem a cidadania por trancrição. O marido dela é o Portugues (obteve cidadania por atribuição a mae). Ocorre que a filha dessa minha tia não tem registro de pai no documento e o marido da minha tia não é o pai dela. Vou conseguir a cidadania dela por atribuição pela minha tia, mesmo a cidadania da minha tia sendo por transcrição?
Ilustres, boa tarde, minha dúvida é semelhante a do colega... A nacionalidade da minha mae está por vir e eu ja estou me preparando iniciar meu processo...No caso dela, vem do avô dela para ela... pergunto: Precisarei fazer a transcrição do casamento da minha mae (que é casada com meu pai brasileiro e que ele foi o declarante do meu nascimento) ? Posso enviar ambos os processos no mesmo envelope para apreciação da ACP? Muitissimo obrigado
@PERSIO vc precisará fazer a transcrição de casamento da sua mãe e ACP não faz esse tipo de processo.Precisará transcrever o Casamento em Ponta Delgada ou pelo consulado.
Me surgiu mais uma dúvida sobre dois documentos, conforme vc informou:
- Cópia do assento do batismo do seu avô (terá de pedir uma cópia ao Arquivo Distrital responsável pelo local onde ele nasceu) - Certidão em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada da sua mãe
O primeiro eu achei pelo site tombo.pt e imprimi o registro de batismo, desta forma é válido?
E sobre a certidão, é necessário a certidão de nascimento original de inteiro teor somente ou tbm será necessário a cópia do livro de registro de nascimento devidamente apostilado?
caro @Vlad, entao posso enviar os 02 processos juntos no mesmo envelope para Ponta Delgada (quanto tempo deve demorar?)? Ou envio a transcrição para PD e depois a atribuição para ACP? O que seria mais rapido/melhor? Muito obrigado
"O primeiro eu achei pelo site tombo.pt e imprimi o registro de batismo, desta forma é válido?" Não, porque a certidão precisa ser certificada pelo Arquivo Distrital.
"é necessário a certidão de nascimento original de inteiro teor somente ou tbm será necessário a cópia do livro de registro de nascimento devidamente apostilado?" É necessária a certidão do tipo reprográfica (cópia do livro) apostilada. Caso esta esteja ilegível, peça também, para complementar e evitar erros, a de inteiro teor digitada, apostilada.
entendi @Marcia, então precisarei primeiramente enviar o pedido de transcrição para PD e depois de concluida a transcrição aí poderei juntar os docs e pedir a atribuição na ACP? É isso? obrigado
Pessoal, boa tarde. Estou tirando para a minha mãe agora. O que eu reuni de informação nesse grupo para o processo de aquisição na ACP (prazo prox.60dias) para maior de 18 anos as documentação:
1- Cópia simples do assento de nascimento pai/mãe português.
2- Certidão de nascimento em inteiro teor e apostilada do requerente.
3- Cópia do RG ou CNH autenticada e apostilada do requerente.
@Vlad Pen Muito Obrigado. O meu avo recebeu a pouco o assento de nascimento e ainda nao fez o cartao cidadao, isto impede o processo da minha mae ou apenas precisamos do assento de nascimento do declarante portugues (meu avo)?
Pessoal boa noite, peço ajuda se alguém sabe informar onde está sendo mais rápido a análise dos documentos para cidadania aqui em Portugal, estou em Porto neste momento e fui nas conservatórias onde as informações foram: 3 CRC Rua Álvares Cabral 432 atendem c agendamento p os meados de setembro 2 CRC Rua da França 358 no momento não estão agendando, pois não tem capacidade p o volume de pedidos, disse q recebem e enviam ao ACP , logo demora mais. 1 CRC Rua de Ceuta 16 o funcionário q trabalha no setor está de férias, informações apartir de 21/08/18 Estive no ACP Rua Visconde Setúbal 328 e a informação é q recebem a documentação e valores, e a análise está levando até 4 meses, se td estiver certo enviam o documento p residência.
Minha dúvida é: existe outro lugar q possa dar entrada e que tenha uma análise mais breve? Lisboa ou outro lugar? logo terei q voltar p o Brasil, gostaria de adiantar. Desde já agradeço
Dê entrada no ACP (Arquivo Central do Porto) na R. Visconde de Setúbal, 328. Eles levam de 30 a 60 dias para concluir um processo. Não há outra Conservatória que leve menos tempo que eles, mesmo que você dê entrada pessoalmente.
Finalmente consegui concluir a retificação da certidão de casamento dos meus avos e minha filha que foi pra Lisboa neste dia 4/8, levou com ela os documentos e ja os enviou a Ponta Delgada. Mas lendo aqui nos comentários, vi que o assento de batismo obtido pelo tombo.pt precisa estar certificado ne? Não sabia.... E agora? Só enviei uma copia impressa do meu avô que nasceu em 1903 e nao tem certidão de nascimento. Será que vai cair em exigência?
Estou separando os documentos para a atribuição do meu pai e então será que preciso solicitar uma certidão certificada ao Arquivo Distrital? Seria ao Arquivo do Porto, certo? Meu avô é de Alfena/Valongo/Porto.
Vou solicitar aqui no Rio, a certidão de nascimento do meu pai, mas caso eles não disponibilizem a reprográfica, serve a digitalizada?
Comentários
@PedroAntonioPereiraJr, eu ainda não sei. Estou buscando essa informação. Qual será a diferença?
Estou com os documentos para fazer a nacionalidade do meu pai, neto de portugues parte de mae, a mae dele e seu avo sao falecidos. Queria uma ajuda para saber para qual conservatória mandar para ser mais rápido. Outra dúvida, ainda posso fazer via vale postal ou tem que ser cartão de credito. muito obrigada
se ela é falecida e não teve a nacionalidade portuguesa,vc só poderá fazer como neto e comprovando ligaçoes efetivas
2. Minha tia tem a cidadania por trancrição. O marido dela é o Portugues (obteve cidadania por atribuição a mae). Ocorre que a filha dessa minha tia não tem registro de pai no documento e o marido da minha tia não é o pai dela. Vou conseguir a cidadania dela por atribuição pela minha tia, mesmo a cidadania da minha tia sendo por transcrição?
Muito obrigada pela ajuda.
E você só consegue através da sua mãe.
pergunto: Precisarei fazer a transcrição do casamento da minha mae (que é casada com meu pai brasileiro e que ele foi o declarante do meu nascimento) ?
Posso enviar ambos os processos no mesmo envelope para apreciação da ACP?
Muitissimo obrigado
Me surgiu mais uma dúvida sobre dois documentos, conforme vc informou:
- Cópia do assento do batismo do seu avô (terá de pedir uma cópia ao Arquivo Distrital responsável pelo local onde ele nasceu)
- Certidão em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada da sua mãe
O primeiro eu achei pelo site tombo.pt e imprimi o registro de batismo, desta forma é válido?
E sobre a certidão, é necessário a certidão de nascimento original de inteiro teor somente ou tbm será necessário a cópia do livro de registro de nascimento devidamente apostilado?
Ponta Delgada não tem mais balcão de nacionalidade. Portanto, só recebe processos de transcrição de casamento.
"O primeiro eu achei pelo site tombo.pt e imprimi o registro de batismo, desta forma é válido?"
Não, porque a certidão precisa ser certificada pelo Arquivo Distrital.
"é necessário a certidão de nascimento original de inteiro teor somente ou tbm será necessário a cópia do livro de registro de nascimento devidamente apostilado?"
É necessária a certidão do tipo reprográfica (cópia do livro) apostilada.
Caso esta esteja ilegível, peça também, para complementar e evitar erros, a de inteiro teor digitada, apostilada.
Meu avô foi registrado em Vilarinho/Lousã/Coimbra.
auc-geral@auc.uc.pt
Estou tirando para a minha mãe agora.
O que eu reuni de informação nesse grupo para o processo de aquisição na ACP (prazo prox.60dias) para maior de 18 anos as documentação:
1- Cópia simples do assento de nascimento pai/mãe português.
2- Certidão de nascimento em inteiro teor e apostilada do requerente.
3- Cópia do RG ou CNH autenticada e apostilada do requerente.
4- Formulário 1C preenchido e assinado pelo requerente e reconhecido por autenticidade
Link para baixar: http://irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/
5- Pagamento de 175 euros por vale postal ou cartão de crédito
Link para realizá-lo via Cartao de crédito:
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
6- Envio:
Para os documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Para o vale:
IRN, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Minhas duvidas:
Item 2- copia inteiro teor é reprografica? Alguns não comentam isso.
Item 4- O formulario 1c é somente autenticado? Não necessita de apostilamento?
Item 6- para pagamento via cartão de crédito, somente enviamos os documentos ou temos que enviar o recibo também pro IRN?
Muito obrigado!
1-Cópia reprográfica apostilada
2-assinatura reconhecida por autenticidade
3-No proprio formulário q vc receber por email ja vem o código de pgto.
O meu avo recebeu a pouco o assento de nascimento e ainda nao fez o cartao cidadao, isto impede o processo da minha mae ou apenas precisamos do assento de nascimento do declarante portugues (meu avo)?
Não precisa do CC
Basta o assento do seu avô (somente ele e o portugues?Sua avó brasileira?)
3 CRC Rua Álvares Cabral 432 atendem c agendamento p os meados de setembro
2 CRC Rua da França 358 no momento não estão agendando, pois não tem capacidade p o volume de pedidos, disse q recebem e enviam ao ACP , logo demora mais.
1 CRC Rua de Ceuta 16 o funcionário q trabalha no setor está de férias, informações apartir de 21/08/18
Estive no ACP Rua Visconde Setúbal 328 e a informação é q recebem a documentação e valores, e a análise está levando até 4 meses, se td estiver certo enviam o documento p residência.
Minha dúvida é: existe outro lugar q possa dar entrada e que tenha uma análise mais breve? Lisboa ou outro lugar? logo terei q voltar p o Brasil, gostaria de adiantar. Desde já agradeço
Finalmente consegui concluir a retificação da certidão de casamento dos meus avos e minha filha que foi pra Lisboa neste dia 4/8, levou com ela os documentos e ja os enviou a Ponta Delgada. Mas lendo aqui nos comentários, vi que o assento de batismo obtido pelo tombo.pt precisa estar certificado ne? Não sabia....
E agora? Só enviei uma copia impressa do meu avô que nasceu em 1903 e nao tem certidão de nascimento. Será que vai cair em exigência?
Estou separando os documentos para a atribuição do meu pai e então será que preciso solicitar uma certidão certificada ao Arquivo Distrital? Seria ao Arquivo do Porto, certo? Meu avô é de Alfena/Valongo/Porto.
Vou solicitar aqui no Rio, a certidão de nascimento do meu pai, mas caso eles não disponibilizem a reprográfica, serve a digitalizada?
Muito obrigada pela atenção,
Abraços