30/10 Recebido na conservatória por Teresa Correia
11/11 Pedi senha de acesso por e-mail para CR Centrais: rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt - Bolinha 1
27/01 Bolinha 2
02/02 Bolinha 4 - marrom
10/02 Bolinha 7 marrom
Agora só falto o registro ser criado.
Muito obrigada grupo! Vocês me ajudaram desde a transcrição de casamento da minha avó, que precisou retificar a data de nascimento na certidão de casamento.
02/03/2021 - Obtive as senhas pelo email rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt
10/03/2021 - Bolinha 5
Minha irma
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 2
Meu irmão (menor)
04/02/2021 - Recebido
05/03/2021 - Finalizado
@JulianaGarciaVaz é difícil dizer, eu hoje quase caio da cadeira quando fiz o acompanhamento do meu, pois eu imaginava que o processo inteiro demoraria uns 4 meses. Os colegas registraram aí que a demora é o processo ser iniciado (da bolinha 1 -> 2), após o inicio aparentemente não demora pra ter o despacho.
Pelo visto o meu deve ter o despacho ainda essa semana, nem nas minhas melhores expectativas eu imaginei que fosse ser tão célere.
Quando você diz "Bolinha 5" eu não sei a cor, ou o que está escrito abaixo. Significa "Bolinha-5 verde", com o Despacho de aprovado e aguardando o assento?
Seu irmão menor está com todas as Bolinhas verdes (assento criado dia 05/03/21), ou falta ainda a bolinha 7?
Poderia informar o numero de cada processo no formato 123xx/YY ?
Tudo o que acontece desde que recebe a Numeração até o Despacho de aprovação é processamento interno na conservatória, conhecido aqui como Análise (inclui as consultas externas da fase-3, se for o caso).
Numeração (já foi entregue, mas não consegue acessar online ainda)
Análise (desde que recebe o número e o acesso online - bolinhas 1-2 verdes, e vão seguindo as outras até a 5 verde)
Despacho (quando aprova, e aguardando assento - bolinhas de 1-6 verdes, como está o de seu irmão menor)
Concluído (quando recebe o número de assento, e vira português - todas as bolinhas 1-7 verdes)
Exigência (quando pedem documentos adicionais, em geral com a bolinha 4 laranja, com o texto característico abaixo das bolinhas)
@asmutti boa tarde, seus processos tiveram mais algum andamento? Enviei o meu para Vila do Conde na semana retrasada e já estou com a senha de acompanhamento, bolinha 1.
Processo 27xx/2021 chegou em vila do conde na primeira semana de janeiro/21, em um mês chegou na bolinha 2 verde e hoje foi para a bola 6 verde e 7 marrom!
Muito interessante pessoal, pretendo em uns 50, 70 dias deixar tudo pronto pra nacionalidade de meu filho de 16 anos, ele é especial.
Estou pensando em mandar para essa Conservatória de Vila do Conde, ou vocês sugerem Porto? O meu fiz por Lisboa e no quinto mês ano passado pedi urgência justamente por ser pai de um filho especial e sou aposentado. Vou já no pedido do meu filho incluir uma solicitação de atenção especial ao processo dele por ser justamente uma criança especial e com uma cidadania portuguesa seria importantíssimo também pra ele para futuramente por questões de saúde e educação se beneficiar dessa condição e assim que minha esposa aposentar pretendemos passar uma temporada em Portugal. E vou já comentar que por ele ser menor e incapaz também pela deficiência intelectual dele ele não consegue apresentar ou comprovar ligação afetiva com Portugal, que no nosso caso ainda nos pedem, mas como ele é incapaz espero que eles aceitem o nosso pedido de Naturalização. Recém está indo o meu processo de transcrição de meu casamento que mandei pra Ponta Delgada, E depois disso, pretendo sim conseguir me inscrever no Consulado em Porto Alegre e finalmente fazer meu Cartão do Cidadão e depois o passaporte. Tenho acompanhado casos de pais por via Sefarditas com filhos menores de 14 anos que a Conservatória não pediu a ligação afetiva justamente por que a criança não consegue comprovar.
Bom, tenho acompanhado o Forum e tenho aprendido muito com ele.
10/03/2021 - Bolinha 5
13/05/2020 - Bolinha 7 laranja
Minha irma
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 2
Meu irmão (menor)
04/02/2021 - Recebido
05/03/2021 - Finalizado
Agradeço a contribuição de todos, enquanto o processo de minha mãe que acabou parando em Lisboa demorou quase 3 anos, o meu e de minha irmã, com as informações do fórum levou apenas 98 dias. O de meu irmão menor levou apenas 29 dias.
Agora é aguardar sair o assento e dar um pulo no consulado de Salvador!
Antes de mais nada, meus sinceros agradecimentos a todos os que contribuem neste fórum! Me ajudou muito na atribuição de nacionalidade da minha mãe, e agora estou atrás da minha e outros familiares.
Para a minha atribuição, resolvi tentar nesta Conservatória.
Envio dos documentos no dia 12/05/2021 via DHL;
Recebimento dos documentos no dia 17/05/2021.
Procurei a planilha para inserir meus dados, mas não encontrei. Logo que tenha novas informações, posto aqui.
Meu processo está praticamente pronto para enviar, restando apenas apostilar os documentos, mas estou com muita dúvida se arrisco Vila do Conde ou mando para o ACP mesmo, onde fiz o processo da minha mãe.
E agora, "o seguro morreu de velho" ou "quem não arrisca, não petisca"? Help! Hahah
Comentários
Atualização do processo do meu pai:
Agora só falto o registro ser criado.
Muito obrigada grupo! Vocês me ajudaram desde a transcrição de casamento da minha avó, que precisou retificar a data de nascimento na certidão de casamento.
Agradecimento especial à @Leticialele , @gandalf e @jugoes
Agora será a minha vez de entrar com processo de cidadania.
@camilacita que bom! Boa sorte com o seu processo também!
@asmutti gostei de Vila do Conde, espero que dê tudo certo com os processos!
Hoje chegaram os registos impressos (meu e do meu irmão) que foram enviados pela Conservatória de Vila do Conde. Menos de 1 mês!
Atualizando
04/02/2021 - Recebido
O meu processo e o de minha irmã (ambos maiores) está na bolinha 1. O meu irmão, que é menor, já está na bolinha 2.
Hoje chegou via correio a carta e o registro impresso, que foi enviado pela conservatória de Vila do Conde.
Registro Criado:18/02
Recebimento da carta via correio: 05/03
@camilacita , parabéns!!
Atualizando
O processo de meu irmão menor foi finalizado ontem, então a cronologia foi:
04/02/2021 - Recebido
05/03/2021 - Finalizado
@asmutti parabéns!! Excelente duração!
Obrigado pelas atualizações! Aguardo as informações sobre o seu e da sua irmã em breve!
@asmutti saberia dizer qual o prazo médio do processo por vila do conde?
Atualizando,
Meu processo:
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 5
Minha irma
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 2
Meu irmão (menor)
04/02/2021 - Recebido
05/03/2021 - Finalizado
@JulianaGarciaVaz é difícil dizer, eu hoje quase caio da cadeira quando fiz o acompanhamento do meu, pois eu imaginava que o processo inteiro demoraria uns 4 meses. Os colegas registraram aí que a demora é o processo ser iniciado (da bolinha 1 -> 2), após o inicio aparentemente não demora pra ter o despacho.
Pelo visto o meu deve ter o despacho ainda essa semana, nem nas minhas melhores expectativas eu imaginei que fosse ser tão célere.
@asmutti
De fato o seu processo fugiu um pouco do padrão de Vila do Conde, tenho conhecidos com processos enviados em janeiro que seguem na bolinha 1.
Houve pedido de urgência no seu processo?
@asmutti
Quando você diz "Bolinha 5" eu não sei a cor, ou o que está escrito abaixo. Significa "Bolinha-5 verde", com o Despacho de aprovado e aguardando o assento?
Seu irmão menor está com todas as Bolinhas verdes (assento criado dia 05/03/21), ou falta ainda a bolinha 7?
Poderia informar o numero de cada processo no formato 123xx/YY ?
@jugoes
Poderia informar o numero de seu processo e de seu irmão no formato 123xx/YY ? (não é o assento, só o processo)
@gandalf
O meu hoje mudou, está nas bolinhas 4 e 5, ambas na cor marrom com a seguinte mensagem:
"Está a ser avaliado se o seu pedido, que está completo, cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
O processo de meu irmão continua na bolinha 7 marrom, aguardando a criação do assento.
158XX / 2021 - Menor (Aguardando assento)
175XX / 2021 - Maior (bolinha 4 e 5, ambas marrom)
175XX / 2021 - Maior (bolinha 2 verde)
@lsantos02 não houve pedido de urgência
@asmutti
Agora ficou mais claro.
Tudo o que acontece desde que recebe a Numeração até o Despacho de aprovação é processamento interno na conservatória, conhecido aqui como Análise (inclui as consultas externas da fase-3, se for o caso).
@asmutti boa tarde, seus processos tiveram mais algum andamento? Enviei o meu para Vila do Conde na semana retrasada e já estou com a senha de acompanhamento, bolinha 1.
lsantos02
Não, apenas o do meu irmão que teve o assento emitido no dia 15/03. O meu e o de minha irmã continuam na mesma situação que reportei no inicio do mês.
O meu processo teve andamento hoje.
Recebido em Vila do Conde: 15/03/2021
Obtenção da senha e Bolinha 1: 22/03/2021
Bolinha 2: 31/03/2021
Bom dia pessoal!
Hoje meu processo teve andamento.
Processo 27xx/2021 chegou em vila do conde na primeira semana de janeiro/21, em um mês chegou na bolinha 2 verde e hoje foi para a bola 6 verde e 7 marrom!
Esperamos agora a criação do registro
Parabéns @enzodgalvao ! Muito bom, em torno de 4 meses. Você poderia informar se mandou pelos correios ou fez pessoalmente por inscrição?
Obrigado!
Obrigado @LuisSeabra
Eu enviei via DHL
Olá pessoal,
Meu registro foi criado e processo finalizado!
Obrigado a todos pela ajuda, fica aí meu registro para ajudar outros.
@enzodgalvao , parabéns!!!
Atualização de mais um processo, pessoal. Finalmente saiu! Processo de nacionalidade do meu pai foi aprovado hoje, dia 05/05.
Gostaria de agradecer imensamente ao @Vlad Pen e a @Marcia que me ajudaram com as minhas primeiras dúvidas relacionadas aos processos!
Muito interessante pessoal, pretendo em uns 50, 70 dias deixar tudo pronto pra nacionalidade de meu filho de 16 anos, ele é especial.
Estou pensando em mandar para essa Conservatória de Vila do Conde, ou vocês sugerem Porto? O meu fiz por Lisboa e no quinto mês ano passado pedi urgência justamente por ser pai de um filho especial e sou aposentado. Vou já no pedido do meu filho incluir uma solicitação de atenção especial ao processo dele por ser justamente uma criança especial e com uma cidadania portuguesa seria importantíssimo também pra ele para futuramente por questões de saúde e educação se beneficiar dessa condição e assim que minha esposa aposentar pretendemos passar uma temporada em Portugal. E vou já comentar que por ele ser menor e incapaz também pela deficiência intelectual dele ele não consegue apresentar ou comprovar ligação afetiva com Portugal, que no nosso caso ainda nos pedem, mas como ele é incapaz espero que eles aceitem o nosso pedido de Naturalização. Recém está indo o meu processo de transcrição de meu casamento que mandei pra Ponta Delgada, E depois disso, pretendo sim conseguir me inscrever no Consulado em Porto Alegre e finalmente fazer meu Cartão do Cidadão e depois o passaporte. Tenho acompanhado casos de pais por via Sefarditas com filhos menores de 14 anos que a Conservatória não pediu a ligação afetiva justamente por que a criança não consegue comprovar.
Bom, tenho acompanhado o Forum e tenho aprendido muito com ele.
Atualizando,
Meu processo:
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 5
Minha irma
04/02/2021 - Recebido
10/03/2021 - Bolinha 2
Meu irmão (menor)
04/02/2021 - Recebido
05/03/2021 - Finalizado
Agradeço a contribuição de todos, enquanto o processo de minha mãe que acabou parando em Lisboa demorou quase 3 anos, o meu e de minha irmã, com as informações do fórum levou apenas 98 dias. O de meu irmão menor levou apenas 29 dias.
Agora é aguardar sair o assento e dar um pulo no consulado de Salvador!
Bom dia! Contribuindo com meus dados aqui, para ajudar no acompanhamento de outros:
processo 38.xxx/21 = bola 2 verde em 14/05/21
Este fórum ajuda bastante, é de utilidade pública!
Tiro muitas dúvidas por aqui, não sei nem como agradecer tanta disponibilidade e generosidade!
Boa tarde!
Antes de mais nada, meus sinceros agradecimentos a todos os que contribuem neste fórum! Me ajudou muito na atribuição de nacionalidade da minha mãe, e agora estou atrás da minha e outros familiares.
Para a minha atribuição, resolvi tentar nesta Conservatória.
Procurei a planilha para inserir meus dados, mas não encontrei. Logo que tenha novas informações, posto aqui.
@Nicolau_M
Aqui no fórum não acompanhamos os detalhes de Vila do Conde. O volume é baixo. O risco é elevado.
Não é que a planilha não exista, mas sem volume de dados ela não é eficaz.
Olá, pessoal!
Meu processo está praticamente pronto para enviar, restando apenas apostilar os documentos, mas estou com muita dúvida se arrisco Vila do Conde ou mando para o ACP mesmo, onde fiz o processo da minha mãe.
E agora, "o seguro morreu de velho" ou "quem não arrisca, não petisca"? Help! Hahah
O que me dizem?