Atribuição - CRC Vila do Conde (informações e processos)

1151618202127

Comentários

  • @Maria vc terá q ir ao cartório e pedir a retificação.
  • Se for um erro simples de grafia nao é dificil. No meu caso o nome estava mesmo errado entao tive que fazer um processo judicial, levou 6 meses.
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado October 2018
    Eu tive que fazer retificação pois faltava um sobrenome.

    Esse erro ocorreu na certidão de nascimento e casamento do filho e na certidão de nascimento dos 4 netos.

    A retificação solicitei diretamente no cartório, tive que apresentar o documento que comprovava nome correto.

    A certidão do filho ficou pronta em 10 dias, já a de casamento demorou 2 meses. Agora solicitei a retificação na certidão de nascimento dos netos, de um neto ficou pronta em 1 mês, mas tem outro neto que já tem mais de 1 mês e ainda não está pronta. Depende muito de cada cartório.

    Aqui no RJ cada retificação custa em torno de R$250,00. Depois ainda tem o valor da 2°via da certidão com a retificação.
  • No cartório não querem fazer administrativamente, acho que vai ter de ser judicial, mas o estranho que as irmãs do meu fizeram o processo de atribuição e não foi pedido nenhuma correção
  • @thiago k vc fez a retificação só do assento de nascimento ou teve de retificar outros documentos?
  • Thiago KThiago K Member
    editado October 2018
    Tive que retificar, os nomes dos pais da minha bisavo, que sao portugueses. ela se casou no brasil e todos os documentos dela estavam com o nome do pai errado. Quando vieram de Portugal houve algum erro e um tio dela acabou saindo na documentacao como pai! Enfim tive que nomear um advogado e pedir judicialmente. Nao foi dificil mas foi demorado.
    OBS: Aproveitei para alterar todos os documentos no mesmo processo.
  • Alguem viu a noticia sobre a paralisacao no consulado de pedidos novos de cidadania? Sao Paulo e Santos me parece.
    Volta apenas em janeiro 2019
    Estranho ne... tomara que nao mude nenhuma lei!
  • @Thiago K, não é a primeira vez que o consulado de SP paralisa a aceitação de novos processos, lembro que já ocorreu no finalzinho do ano passado ou comecinho deste ano. É por causa do excesso de processos mesmo e não por mudança na lei. Como Santos agora é um escritório consular ligado a SP e tem muitos descendentes procurando esse serviço paralisaram aqui também. Da pra vez foi a mesma coisa, uns 2 ou 3 meses sem aceitar processos novos.
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado October 2018
    @Maria Rita Macarini,

    Mesmo os processos administrativos solicitados no cartório são encaminhados para o Ministério público, lá são analisados, dependendo da correção é encaminhado ao Juiz ou retorna para o Oficial do cartório.

    Se você tiver documentos que comprovem o erro, pode ser feito pelo cartório sim.

    A primeira certidão que solicitei a retificação foi muito tranquila, mas em 2 outros cartórios os funcionários colocaram dificuldades, eu insisti e dei entrada e foi feito.

    Já retifiquei 5 certidões em cartórios diferentes sem contratar advogado.


    Qual foi o erro na sua?
  • @Maria Rita Macarini,

    No meu caso o pai do meu sogro que era o português se chamava Joaquim da Silva Leitão Ferreira, porém aqui no Brasil ficou com o nome Joaquim da Silva Leitão.

    No pedido de retificação apresentei a certidão de nascimento portuguesa comprovando o nome completo. Mandei também alguns documentos brasileiros que comprovaram o nome completo.

    Tive que acertar a certidão de nascimento do meu sogro. A certidão de casamento tive que acertar para ele fazer um novo RG com o nome do pai correto, pois no RG também estava com o nome imcompleto. Porém nem foi necessário o RG novo.

    Mandei acertar a certidão do meu marido pois o nome do avô também esta errado e nao quero ter a possibilidade de problemas com o processo de atribuição do meu marido.
  • @lilianfs13 entrei em contato com o cartório, estão criando vários obstáculos, vou entrar com o pedido no cartório, caso não der resultado daí vou entrar judicialmente, estou tentando ganhar tempo, já que a carta da conservatória vai demorar para chegar, o estranho é que as irmãs do meu pai fizeram o processo e não foi necessário fazer nenhuma correção, agora é correr atrás. Obrigada a todos pela ajuda.
  • @gabrielmachadors me desculpa, não estava vendo as mensagens! Pelo jeito está andando de novo, nem acredito. O meu foi numerado em 08/03, será que teremos novidades em breve? Pessoal, vocês ligam na LR qdo dizem que o processo foi concluído? Porque sempre que ligo só escuto: processo em fase inicial. Eu estou morando na Inglaterra, mas volto pro Brasil mês que vem. Esta demora na cidadania acabou com meus planos de ficar aqui... sem emprego, fica difícil. Preciso da cidadania pra voltar no começo do ano, é angustiante! =(
  • @JuCastro,

    Ligava toda sexta-feira e durante muito tempo sempre era a mesma coisa " fazer inicial", até que num intervalo de 1 semana recebi a notícia da conclusão e a atendente na mesma hora me passou o número do assento.
  • @lilianfs13 ah que demais! Vou ver se ligo no final desta semana! A ansiedade está a mil! Obrigadaaaaa! Fico feliz que deu certo o seu! =]
  • Galera. Tentei atualizar a tabela e nao consegui, alguem atualiza la. O assento do mei pai saiu dia 18 de outubro. Processo de 31/01. Amanha estou enviando meus documentos pra porto com ja tudo pago pra minha atribuiçao. Vai começar mais uma afliçao no coraçao agora pra minha atribuiçao!
  • @JuCastro sem problema =)
    Consegui falar com a LR hoje finalmente. Mas esqueci de perguntar em que dia foi numerado... A atendente só falou março (chegou lá 5/3, pelo rastreamento do correio). Ela me passou o número e disse apenas que estava em análise. Ela ainda pediu um tempo para verificar de novo e não falou nada sobre algo ter caído em exigência. Então por enquanto está tudo ok, né?
    Perguntei sobre estimativa e ela falou que Vila do Conde tem andado rápido. Veremos...
  • @JuCastro a numeração do seu é depois da minha. Coloquei lá na planilha o andamento. O processo do meu pai deve ter sido numerado entre 6 e 8/3. Torcendo pro seu sair logo... Segundo a estimativa da tabela, sai até 22/11.

    @Juliana Trc
    Vc já transcreveu o casamento do seu pai ou vai tentar fazer sem a transcrição?
  • Vou fazer sem, pelo que sei porto ainda esta fazendo sem a transcriçao.... agora nao sei ao certo, to confusa kkk
  • @gabrielmachadors
    O prazo (de 90 dias úteis ou de 180 dias úteis) na planilha é o prazo máximo que o processo deveria durar, segundo a legislação (não me lembro agora "eu que fonte bebi" quando acrescentei essas duas colunas, ainda na época da 3ªCRC). Não é garantia que dure menos, mas marca a data a partir da qual, em tese, você poderia reclamar formalmente da demora da Conservatória.
    Como estimativa de conclusão valem muito mais os processos mais recentemente concluídos do que esse prazo.
  • @Juliana Trc segundo o grupo de Cidadania do Facebook em 17/10, "o ACP está funcionando normalmente (...) Eles ainda abrem mão da transcrição de casamento quando o pai português é o declarante do nascimento. Processos estão saindo em cerca de 3 meses".
    Nossa, rápido assim? Talvez para quem for lá pessoalmente
  • @gabrielmachadors,

    Não, 3 meses pra quem manda por correio mesmo.
    Isso agora, porque em Março o processo do meu pai levou 19 dias após a numeração.
    O meu que foi numerado em 17/08 foi para despacho hoje... Por hora a ACP continua sendo a mais rápida.
  • editado October 2018
    @Daniellexrei caramba... se soubesse, tinha mandado pra lá. Me falaram que tinha mudado o chefe lá, que estava encrencando mais com os detalhes, então resolvi não me arriscar e mandei pra 3CRC, que também diziam ser rápida. Mas a conservatória não faz mais nacionalidade e atrasou tudo...
    Quem sabe eu tente minha cidadania pela ACP depois, então, pra evitar a transcrição.
  • @gabrielmachadors,

    É verdade, houve boatos disso, e foi justamente nas férias o que deu esse longo atraso que estamos. Mas 3 a 4 meses comparado as outras conservatórias não é nada! rsrs
    ah! ACP é um pouco criteriosa, mas nada demais... Por enquanto não está exigindo transcrição de casamento para filho registrado pelo pai portugues até 1 ano.. e Isso já ajuda bastante também.
    Manda sim, se vc enviar início do ano, vai ser um mês!
    Boa sorte
  • @Daniellexrei não exige transcrição para filho até a idade de 1 ano, é isso? Então não serve, porque seria pra mim
  • @gabrielmachadors não, o que @Daniellexrei disse é que o filho tem que ter sido registrado em cartório antes de completar 1 ano de idade. Não tem que até 1 ano quando feito o processo de nacionalidade, pode ter qualquer idade.
  • @gabrielmachadors,

    Exatamente, por exemplo, se vc foi registrado pelo seu pai portugues até um ano de idade, vc não precisa transcrever.
  • editado October 2018
    @Daniel Henriques @Daniellexrei ah, ótimo, então serve =) obrigado!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @JulianaTrc, o do seu pai foi pra Gaia e depois pra Vila Nova? Pq to com um processo de um primo lá desde janeiro também que foi transferido pra Vila Nova.
  • Eu envie do meu pai pra 3cr do porto e de la foi transferido pra vila do conde
  • beatrizmorenobeatrizmoreno Member
    editado October 2018
    Gente, acho que bati todos os recordes agora.
    Eu fui no dia 15/10 até a 4ª CRC do Porto (data agendada) e dei entrada no processo de transcrição do casamento dos meus pais. A conservatória tinha aderido, parcialmente, a greve, mas correu tudo bem. A atendente me disse que em dois dias já estaria tudo pronto.
    No dia 16/10 fui até a Vila do Conde tentar dar entrada no meu processo com prioridade (eu tinha uma carta de proposta de trabalho, assinada e carimbada pela empresa). Chegando lá, a atendente (a mesma que me ajudou com o processo da minha mãe) me disse que eles não receberiam novos processos até novembro, mas que receberia o meu, em caráter de exceção, por conta do pedido de prioridade.
    Eu já tinha levado o formulário 1-C preenchido e assinado, mas ela me disse que para ser mais rápido teria que usar outro tipo de formulário "Auto de Declaração Intermediária de Nascimento". Não tenho ideia do que seja isso, ela só me deu o formulário e eu assinei.
    [APAGADO]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.