Averbar falecimento e outros..

24

Comentários

• Fernando,
    Siga os conselhos das meninas. A Erica ja conhece o dito senhor. Leve os documentos para legalização e ponto. Quais documentos? As certidões de inteiro teor, as copias autenticadas dos RGs e os formularios 1C que deverão ser assinados na frente do funcionário consular. Esses documentos já pensando que fará a do seu pai e quando ele tiver a sua.
    A resposta da Fátima está muito boa. Eu mesma ficaria sem saber o que falar.
    Sorte.
  • Achei ótima a sugestão da Fátima e vou adotar essa postura mesmo com base no que Erica também disse por conhecê-lo
    O Sr. Igreja foi bastante solicito e bem informado, disse que estava aguardando meu telefonema e sabia que Denise está no exterior..
    Basta uma cópia de cada documento, inclusive apenas um requerimento 1C para cada pedido de atribuição, certo?
    Tb tenho duvidas quanto ao meu rg que foi expedido em 1997, será preciso uma via mais recente? Minha carteira profissional de médico serve como documento de identidade?
  • Fernando

Vc pode usar seu RG de 1997 nao ha problema , mas tem que ser legalizado tb no consulado.

abs
  • Fernando,
    O seu formulário 1C só será assinado no consulado quando o seu pai seja português, pois nele (1C) terá que preencher os dados da certidão portuguesa dele. Entende?
  • Novas Dúvidas

Fui ao consulado ontem e o Sr Igreja foi extremamente solícito e simpático, tendo me orientado a enviar meu processo diretamente para a conservatória, conforme dito aqui na comunidade... porém ele fez algumas observações que me deixaram confuso, pois ele disse que eu deveria também enviar uma certidão de antecedentes criminais, carteira de habilitação e disse que eu não deveria preencher as informações do quadro 2 do requerimento 1C.
    Essas informações realmente procedem?
  • A certidão de antecedentes criminais só é necessária para casos de aquisição. Como o seu pai está fazendo por atribuição, não precisa. Também não precisa enviar a carteira de habilitação: só a cópia do RG basta. Finalmente, se você estiver enviando a certidão de nascimento do português, realmente não precisa preencher essas informações no quadro 2 do formulário. É só marcar a opção "pai português" ou "mãe portuguesa" e dizer se quer manter a composição originária do nome.
  • Ajuda

Para dar adiantamento a meu processo resolvi pedir minha certidão de nascimento de inteiro teor porém observei que há um erro na grafia do nome de meu pai, pois onde deveria estar escrito" FERNANDO DIAS COSTA BANDEIRA", está escrito "FERNANDO DIAS DA COSTA BANDEIRA" será que isso pode me trazer algum tipo de problema?
    Meu nome aparece escrito corretamente FERNANDO DIAS COSTA BANDEIRA FILHO

Outra questão, na citada certidão consta que meu pai é, brasileiro e militar... isso pode causar problemas?
  • Problemas....

Estou com alguns problemas e gostaria da opnião de vcs sobre como proceder..
    Questão I
    O nome do meu pai é Fernando Dias Costa Bandeira, no RG atual o nome consta como Fernando Dias da Costa Bandeira, porém na certidão de nascimento de inteiro teor está registrado como Fernando Dias Costa Bandeira

Questão II
    Na minha certidão de inteiro teor o nome do meu pai aparece como Fernando Dias da Costa Bandeira.. e os demais dados estão corretos

O que devo fazer? Já que no Rg dele consta como Fernando Dias Da Costa Bandeira e na minha certidão de inteiro teor consta este nome, devo enviar o requerimento 1c preenchido com o nome Fernando Dias Da Costa Bandeira? ( mesmo que na certidão dele de nascimento esteja como Fernando Dias Costa Bandeira ? )

Peço desesperadamente a ajuda e o conselho de vcs sobre o que fazer pois bateu um e enorme desânimo neste momento....

Muitíssimo Obrigado a Todos
  • Fernando,

isso nao tem problema algum, apenas um DA nao faz diferenca, preenche o formulario como na certidao de nascimento.
  • Que bom... pois estava aqui com uma deprê horrorosa já.....
  • Esta cedo pra entrar em depre ..... kkkkkkkk
  • Verdade... tomara que a deprê não chegue nunca, kkkkkkkkkkkkkk
    :)
  • Tomara mesmo !!!!
  • Mais uma perguntinha

Vou enviar as certidões de nascimento para um amigo levar no Itamaraty em Brasília e gostaria de saber se ele precisará de uma procuração ou é só chegar lá e entregar?
    Ele precisa informar que os documentos vão para Portugal e só?
    Desculpem mais uma vez o meu sem fim de dúvidas...
  • Fernando,
    Se ele vai pessoalmente creio que só tem que entregar. Nao sei informar muito bem, pois quando fizeram pra mim em Brasília foi uma amiga que trabalhava lá. Em Sao Paulo tem que fazer uma cartinha listando os documentos e dizendo para que fim.
    Para prevenir, se fosse voce, eu faria uma listinha. Se eles pedirem, seu amigo já a terá em maos. Como dizemos aqui, melhor pecar pelo excesso.
    Tranquilo, vai dar tudo certo.
  • Nao precisa procuracao.
  • Fernando,

em Brasilia eh so mesmo levar, nao precisa de nenhuma carta, procuracao ou explicacao ! ( Minha irma mora em Brasilia e ja foi algumas vezes legalizar no Itamaraty ) e se seu amigo, ainda tiver disponibilidade, ele pode ir ao Consulado de Portugal em Brasilia legalizar a certidao pra voce, mas pra isso, ele tera que ir antes em algum cartorio pedir um sinal publico da certidao.
  • VAle Postal

O vale postal de 175 Euros tem que ser enviado obrigatoriamente por quem está enviando o processo? Pq inicialmente vou fazer a atribuição do meu pai para depois fazer a minha...
    Posso levar o processo dele aos correios e eu pagar a taxa? Ou precisa constar a assinatura dele no vale postal?
    Obrigado!!!!
  • Fernando, vc pode sim fazer o vale pelo seu pai, ele não precisa ir. mas o vale precisa estar em nome dele, vc precisa levar uma cópia do RG pra mostrar no correio (que eu me lembre é isso, rsss).
  • Que bom, pois eu tava na dúvida se precisava realmente da assinatura e da disponibilidade dele, eheheehehe,
    Nesse caso faço eu mesmo então, levando o RG dele comigo..
    Abração!!!
  • Vou hoje ao consulado autenticar documentos...

Mas estou com algumas dúvidas finais....
    No requerimento 1C/ Quadro 1/Nome próprio: Escrevo apenas o primeiro nome e deixo todos os quadros restantes em aberto? Preencho o sobrenome em apelidos?

Pq fiquei na duvida ao ver que no nome próprio ficam vários quadrinhos em aberto quando se preenche um nome curto e se preenche o sobrenome em apelidos...

Qual a melhor maneira de preencher esse quadro?

Carteira de Habilitação é válida como documento de identidade?

Muitissimo Obrigado pela ajuda!!!!
  • Eh que portugues adora um nome comprido ...... por isso tantos quadradinhos, rsrsr. Coloca seu nome e deixa em branco o que sobrar, o sobrenome voce coloca no apelido.

Pode sim, usar a carteira de habilitacao, como documento de identificacao.
  • Haja Paciência

Ainda não consegui autenticar os documentos no consulado insistem que eu tenho que obter um certificado de antecedentes criminais na polícia federal, muito embora eu tenha repetidamente explicado que não vou fazer o pedido de naturalização!!!
  • Fernando,

vai ter que insistir, diga a eles que, nesse momento, voce quer legalizar esses documentos, e que depois, voce vai providenciar o antecedentes ( um faz de conta, pra deixa-los felizes ).
  • Fernando

Conseguiu resolver a questao do consulado?

Faça como Cibele sugeriu. Insista!
    Se precisar de alguma ajuda, é só falar.
    Boa sorte!
  • Fernando

Em ultimo caso manda os docs pra algum conhecido do RJ, autentica os docs aí, a pessoa reconhece o sinla público em um cartório aqui do RJ (no próprio site do consulado do RJ eles recomendam o cartório). Aqui não tem essa palhaçada, eles legalizam tudo, é so chegar, pegar a senha e esperar ser chamado, não tem que agendar pra legalizar nem assinar formulário. Fiz o do meu pai todo assim, ele mora no interior de SP. O formulário já vi até gente falando que reconhecer assinatura por Autenticidade basta.
  • Ainda não consegui resolver.. mas de qualquer forma vou levar logo todos os documentos que me pediram, inclusive a certidão de antecedentes criminais da PF, só que tudo isso demora um pouco ( fico impressionado como tudo é demorado )
    Para obter esse atestado de antecedentes criminais na PF vou ter que esperar de quinta feira até segunda ( sendo que a pesquisa é feita na internet e sai na hora )... mas o esforço vale a pena!!!!
  • Fui insistentemente informado no consulado que não é necessário autenticar a cópia do Rg, sendo preciso a autenticação do requerimento 1c e da certidão de inteiro teor? Procede? No sconsulado aqui de salvador o Sr Igreja ( muito simpático e solícito ) me disse que faz isso há anos e sabe que não precisa autenticar o rg.... o que vcs dizem?
  • Fernando, no processo do meu pai a gente mandou a cópia do RG sem autenticar e a CRC recusou, mandaram cartinha pedindo autenticação no RG. Isso atrasou o processo em umas 3 semanas.... enviamos então a cópia do RG autenticada em cartório e legalizada no consulado e logo que chegou na CRC o processo foi aprovado. Portanto a resposta é: AUTENTIQUE e LEGALIZE tudo rssss.
  • Fernando,

desculpe a franqueza, mas fico pasma em ver como o consulado se mete onde nao eh chamado, veja bem, primeiro ele insiste em dizer que precisa de antecedente criminal, o fato eh que nao precisa, agora insiste em dizer que nao precisa legalizar o RG, o fato eh que precisa, se fazem isso ha anos, deveriam saber que atribuicao NAO PRECISA de antecedentes e que todos os documentos devem ser legalizados pelo Consulado.

Ja nao sei mais o que dizer ao Sr Igreja .....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.