Averbar falecimento e outros..
Sou neto de português já falecido e alguns tios meus já obtiveram dupla cidadania.. porém ao obter a certidão de nascimento narrativa de meu avó notei que não havia sido averbado o falecimento do mesmo ( embora meus tios tenham feito o processo muito após o falecimento dele ) gostaria de saber então como faço para averbar o falecimento do meu avô para depois entrar com o processo de atribuição de nacionalidade para meu pai e depois para mim???
Grato pela ajuda!!!
Grato pela ajuda!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
providencie as certidões de nascimento de INTEIRO TEOR sua e de seu pai e legalize no itamaraty. Cópia autenticada do RG seu e de seu pai, que vc legaliza no consulado junto com as certidões de nascimento. Fora isso só precisa do formulário 1C (link no Guia de Ajuda da comunidade) preenchido e assinado presencialmente.
Onde vc mora?
Documentos para a atribuição do seu pai:
- CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DO PORTUGUES(ou só o numero de assento,data, freguesia e concelho de nascimento, filiação dos portugueses)
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SEU PAI(com firma reconhecida de quem emitiu, autenticada no Itamaraty e autenticada no consulado)
- XEROX DO RG DO SEU PAI (autenticada no cartorio e autenticada no consulado)
- REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE NO CONSULADO
- VALE POSTAL(dinheiro certo) NO VALOR DE 175 EUROS(em nome da CONSERVATORIA DE REGISTOS CENTRAIS - LISBOA O ENDEREÇO APARECE NO REQUERIMENTO)
- ENVIAR POR SEDEX MUNDI
A sua atribuição só poderá ser requerida quando o seu pai seja português, mas voce pode ir agilizando os seus documentos fazendo a parte de Itamaraty e Consulado juntamente com o seu pai, economizando assim tempo e dinheiro com correio. Segundo os companheiros da comunidade os documentos são válidos por 1 ano (informe-se no consulado da sua cidade).
Veja também a Guia de Ajuda desta comunidade onde encontrará endereços do Itamaraty e seus escritórios de representação, consulados portugueses e outras dicas interessantes.
aqui aconcelhamos a quem tem direito e opcao de atribuicao e aquisicao. Sempre aconcelhamos a Atribuicao. Eh quando a linha de descendentes nao foi quebrada, no seu caso seu pai ainda esta vivo estou certa?
Neste caso vc fara a primeira do seu pai e depois a sua.
A quantidade de documentos exigidos eh menor e vc nao corrre nenhum risco de ser negado.Sem contar q para aquisicao Avo>Neto , esta levando 7 a 8 meses e atribuicao
Pai>Filho 2 a 3 meses . No final a espera eh a mesma ate chegar a vc , mas as vantagens sao maiores.
De qualquer maneira vc ira precisar da certidao de seu avo. Na realidade vc precisa, eh dos dados q estao nessa certidao para preencher o formulario 1C se vc tem essa certidao, ja eh quase meio caminho andado.
Coloca os documentos que vc tem de seu avo.
Se vc tiver a certidao dele que em Portugal chama-se assento, veja o numero, o concelho ,a freguesia onde ele nasceu, cheque se todos os nomes batem com a certidao de seu pai. Poois as vezes existemalguns disparates de grafia.
veja isso primeiro. e volte aqui.
Quanto ao tempo.... atualmente está demorando acima de 4 meses cada processo uma vez recibidos em Portugal.
respondemos juntas rsrsrsrsrss
Pois é... ainda bem que nossas respostas foram coerentes.
Beijos.
abraço
Pra ser cidadao vc somente precisa provar que eh filho ou neto de Portugues
Se morreu ou nao interessa pro conservador. Isso nao muda o fato de vc ser filho pou neto.
Parece obvio nao?!
Hoje qdo penso nisso vejo o tanto q gastei com besteira, talvez se eu fosse pelo obvio e pensasse de maneira mais simples sem escutar essas besteiras de advogados e consulado.
Bom mas na epoca qdo fiz da kinha mae demorou 2 anos so com essas besteiras , de obito, e transcricao de casamento. quando na realidade ela era filha de portugues pelos 2 lados, pai e mae. Imagina q fiz o obito e a trasncricao de meus avos. affffffffffff
Bom, siga em frente nao polua sua cabeca com essa informacoes desnecessarias . Va em frente e firme pra conseguir seus objetivos mais rapidos.
Boa sorte
fatima
sem palavras pra agradecer os conselhos é duvidas, coisa que nunca conseguiria na comunidade mais populosa.
Abraços
Não precisa outra certidão do seu avô (português), pois necessitará apenas os dados da mesma para preencher o formuário 1C que você encontrará na guia de ajuda da comunidade. Imprima-o a cores frente e verso. Se quiser pode mandar uma cópia simples da certidão só para constar, pois em Portugal eles se escarregarão de conseguir uma nova.
A taxa se paga no correio através do serviço chamado "dinheiro fácil" quando vocè for mandar os documentos.
Antes disso, porém, você deve providenciar os documentos mencionados nas mensagens anteriores (certidões brasileiras de inteiro teor, etc)
REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE NO CONSULADO..
Posso levar esse requerimento ao consulado e autenticá-lo por lá antes de levar os demais documentos para autenticação???
Outra dúvida... o itamaraty reenvia os documentos que eu enviar de qual maneira? Não é preciso pagar taxa de sedex ou carta registrada?
O servico no Itamaraty é gratuito e eles enviam para sua casa os documentos tambem sem custo.
Leve ao consulado todos os documentos de uma so vez inclusive o formulario preenchido mas nao assinado.
LIGUE para o Consulado Portugues em Salvador (voce esta ai, ne?) e fale com o Sr. Igreja para que ele te oriente com relacao a legalizacao dos seus documentos amazonenses, horários, custos, etc.
Fale com o Sr. Igreja (9961-1429) antes mesmo que cheguem as certidões de inteiro teor, pois de repente ele tem alguma indicação que te fazer.
Lembre que primeiro tem que mandar ao Itamaraty e depois ao Consulado.
Sorte.
Nao o conheco. Fiz um contato via e-mail para poder ajudar voce e ele me respondeu muito amavelmente e autorizou que eu desse o numero do celular para voce tirar suas duvidas. Acho melhor ligar no horario do consulado, cujo endereco e demais dados estao da guia de ajuda desta comunidade no topico consulados portugueses.
Nao deixe de mencionar que as certidoes sao do Amazonas.
Boa Sorte!
Oi!
Também moro em Salvador e estive recentimente no consulado resolvendo a minha documentação. Fiz por atribuição direto com a CRC.
O Sr. Igreja é um senhor muito simpático, mas ele questionou o método de resolver as coisas diretamente com a CRC, me deixando bem preocupada. Ele me disse que seria impossível conseguir a minha cidadania assim e que eu teria que mandar vários outros documentos, tudo através do consulado. E ele falou realmente sério.
Bom, fiz tudo como o pessoal daqui recomenda. O meu processo foi aberto e estou no aguardo.
Boa sorte e não se intimide com a seriedade das palavras dele. Acho que é somente uma postura tradicional.
Qualquer ajuda que eu possa te dar aqui em SSA, é só falar.
Um abraço.
*recentEmente!!!
Cheguei tarde hj e acredito não ser possível falar com o Sr Igreja agora, mas amanhã ligarei logo cedo para esclarecer algumas dúvidas, pois estive no consulado ano passado e não me fizeram nenhuma observação em especial quanto a certidão de nascimento ( apenas que fosse de inteiro teor )
Erica.. caso se sinta a vontade, pode me add para mantermos contato sobre nossa cidadania, já que moramos na mesma cidade e acredito que possamos nos ajudar mutuamente ( conforme o princípio dessa comunidade )
Um grande abraço a todos
Soube agora há pouco que minha irmã havia contratado um escritório especializado em "dupla cidadania" porém ela me disse que amanhã dariam entrada inicialmente na averbação o falecimento de meu avô ( foi dado um prazo de cerca de 4 meses ) e posteriormente todo o processo de dupla cidadania...
Há algum risco se eu enviar os documentos da atribuição de meu pai antes? Já que imagino que para transcrever o falecimento de meu avô dure cerca de 4 meses e pelo que li o processo de atribuição de nacionalidade dura quase isso, não?
pode enviar a documentacao do seu pai, nao vai atrapalhar em nada.
Desculpem a minha chateação!!!!
Abração!!!!
Conversei agora pela manhã com o Sr. Igreja que foi bastante simpático,porém ressaltou a importância de se seguirem os protocolos consulares ( como averbar casamento, falecimento etc... ) e ele me orientou a levar a certidão de inteiro teor de meu pai para que seja feita a verificação da assinatura do tabelião..
Pude notar que há muito boa vontade por parte do consulado, porém há ainda o entrave da burocracia!
Devo dizer a ele que pretendo enviar os documentos diretamente à CRC?
Use apenas o consulado para autenticações, mesmo que eles te digam o contrario.
Agradeca a gentileza de Sr Igreja, afinal de contas ele eh do Consulado rsrsrsrsrsr.
Aprendi na vida que diplomatas e os setores burocratico de chancelaria sao burocraticos demais e se sentem os donos da verdade. Nao ajudam muito e detestam ser contrariados, isso sem contar que se paga por esses servicos. Entao, se vc nao fizer obviamente o q ele te informou sera menos dinidin pra eles.Concorda?
O consulado nada mais eh do que um cartorio de representacao no outro pais. O que muita gente as vezes confunde com Embaixada.
Consulado = Cartorio.
Cartorio= $$, burocracia, poderia ate dizer coisas piores mas fica na experiencia de cada um rsrsrsrsr
Nao entre em atrito, seja sempre gentil pois outros precisaram dele tb, de uma desculpa e diz q alguem fara pra vc em PT direto na CRC, e que vc somente precisa das legalizacoes.
Se vc pesquisar mais aqui na comunidade vera que so temos caso de sucesso , poucas foram as demoras , e mesmo essas demoras foramde 4 meses.
Pesquise e vc confirmara isso.
Um abraco e boa Sorte!!
Adicionado!
Como eu te disse... Sr. Igreja vai insistir pra que tudo seja feito da forma mais burocrática, logicamente através do consulado.
Eu fiquei sem saber o que dizer quando estive la. Acabei dizendo que preferia arriscar mesmo, mandando direto pra PT.
Acho otima a idéia de Fatima de dizer que alguém vai resolver isso pra você diretamente na CRC. Fale o mínimo possível e, se ele insistir, apenas agradeça.
Boa sorte!