Transcrever divórcio brasileiro
Kdu
Member
Quando fiz minha nacionalidade portuguesa, eu era solteiro. Na ocasião só peguei a identidade.
Anos depois eu casei (não alterei meu nome) e não averbei o casamento. Porém atualmente estou DIVORCIADO.
Minha dúvida é: para renovar meu documento de identidade e pegar meu passaporte portugueses, eu preciso averbar o divórcio, mesmo não tendo averbado o casamento antes?
Estou perguntando porque dois advogados que lidam com documentação portuguesa me disseram opiniões opostas.
Anos depois eu casei (não alterei meu nome) e não averbei o casamento. Porém atualmente estou DIVORCIADO.
Minha dúvida é: para renovar meu documento de identidade e pegar meu passaporte portugueses, eu preciso averbar o divórcio, mesmo não tendo averbado o casamento antes?
Estou perguntando porque dois advogados que lidam com documentação portuguesa me disseram opiniões opostas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
E para tirar o passaporte, precisa?
E depois para obter o cartão cidadão e passaporte é indispensável fazer a transcrição de casamento antes ou se pode obter a documentação sem atualizar o estado civil?
Tendo que fazer a atualização, é possível fazer transcrição da certidão de casamento com averbação do divórcio de uma vez só para atualizar o estado civil direto para divorciado?
Aproveitando o gancho da @Deborah, tenho uma amiga a qual estou ajudando, ela é divorciada 2 vezes, ela fara a atribuição da mãe (pai portugues) e depois a dela, Pergunta para ela fazer a atribuição das filhas é imprescindível fazer primeiramente as averbações dos casamentos e divórcios sucessivamente?
Se as filhas forem frutos do primeiro casamento não precisará atualizar os outros eventos, apenas o primeiro mesmo.
Se tiver filhos do segundo casamento terá que transcrever o primeiro + homologar o divórcio + transcrever o segundo casamento.
É bom lembrar que o estado civil em Portugal e consequentemente o nome ficará de acordo com as atualizações
Ela tem 2 filhas maiores do primeiro casamento e 1 menor do segundo casamento, ocorre que ela quer se mudar para Portugal assim que sair a atribuição dela, no caso da atribuição da filha menor e as outras providencias, ela podera fazer em Portugal o que facilitaria.
(Bisavó portuguesa)
cidadania do meu avô em processo.
Ha duvida esta no da minha mãe. Hoje, atualmente, minha mãe é divorciada e não pretende se casar e ter mais filhos kkk
ela consegue tira a cidadania dela como solteira ? ou é obrigatório a averbação do divorcio dela ?
essa e minha grande duvida.
1. Minha mãe tinha essa nome de nascimento "N. Faria"
2. Se casou e trocou de nome "N. Faria da Cunha".
3. Separou-se judicialmente (não é divorcio) e voltou ao nome de solteira (nascimento) "N. Faria"
4. Agora ela tem certidão de nascimento e RG atual como "N. Faria"
Dúvida:
a) Minha certidão de nascimento tem o nome dela de casada. E a atribuição dela inicialmente terá o nome de solteira. Quando for fazer minha atribuição, eu terei que transcrever o casamento dela (aí ele volta para "N. Faria da Cunha", né?) e depois homologar a separação judicial em portugal?
b) Considerando que após a transcrição do casamento dela, ela vai voltar a ter o nome de Casada completo e o mesmo na minha certidão de nascimento. Terei que homologar a separação judicial, considerando que na ficha 1C dela terei que preencher o estado civil como "SEPARADA JUDICIALMENTE"?
c) Alguém vislumbra uma forma/possibilidade de não ter que fazer a homologação da separação em Portugal, já que sabemos que é bem mais trabalhoso?
no link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11253/homologacao-de-divorcio-em-portugal#latest
Sempre Grato a vcs, Mariza, Vlad, et al.
Rafael
1) Quais são os documentos necessários para transcrever minha União Estável em um fórum português para quem já tem um filho fruto desta união?
2) Terei que atualizar o estado civil como divorciado e depois casado (União Estável), ou basta proceder com o estado civil atual?
Desde já agradeço
Seu pai pode pedir o CC sem necessidade de atualizar o estado civil
Quando o pai é portugues e foi o declarante da(o)filha(o)não precisa transcrever o casamento e nem o divórcio,A não ser que o filho seja do segundo casamento e ele queira regularizar o estado civil da esposa em Portugal
Só quando a mulher é a portuguesa
Pode sim
Grata pela resposta
São os mesmos documentos de uma transcrição de casamento que não houve divórcio não é?
Posso enviar os documentos para Ponta Delgada ou devo enviar para outra Conservatória?
Sim,mesma documentação
Por enquanto, Ponta Delgada está com melhor prazo
Muito grata pelas respostas,vou buscar informações sobre preenchimentos do formulário de transcrição .
Vocês são anjos nos ajudando, pois com as informações dadas somos capazes de realizar processos com menor custo.
Veja aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento#latest