Até que enfim....chegou do consulado portugues aqui de SP os docs todos com um carimbo do consulado....achu que foi legalizado....bom agora preciso saber que que eu faço....achu q eh a parte mais complexa e que devo ter mais cuidado....por favor...estou a ouvidos...obrigada
Dei uma repassada rapida no seu topico e nele esta tudo explicado o que tem que fazer. Leia-o a partir de 5 de janeiro e se tiver mais duvidas pergunte aqui.
Denise agora eu vou requerer a nacionalidade de meu pai por atribuição...olha ve se eh isso.....como ja foi falado msm...
Juntar os documentos necessários, ir ao correio pagar um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros , anotar o numero desse vale no formulario 1C, colocar uma copia do mesmo junto com os demais documentos e enviar tudo por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no formulario. ou ems que d apra rastrear a operação CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa Portugal
Ta só pra ficar bem claro.... Os documentos são....formulario 1C, certidão de nasc do meu pai (requerente da nacionalidade), certidão de nasc do meu avô(portugues), RG-todos legalizados tanto pelo Itamaraty como consulado.....A certidão de meu avô é só uma cópia d livro com o carimbo em alto relevo é necessário mandar?tenhu medo de se perder..... Esse valor de 175 euros..eu vou n correrio já com o valor convertido em reais de acordo com a cotação do euro no dia?Pode ser eu ou meu pai deve ir junto?Eu pago aos correios isso e recebo um comprovante?é assim msm Qual a diferença de EMS e sede mundi? BOm é isso se vocês pudere me responder agradeço.......
1- certidao de nascimento do seu pai em inteiro teor autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues 2- copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado portugues 3- formulario 1C assinado frente a um funcionario do consulado portugues ou em um cartorio reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos. Preencha os dados da certidao portuguesa no 1C e se quiser mande uma copia simples da mesma. Se quiser pode mandar a que original que voce tem.
Coloque todos os documentos em um envelope com o endereco que aparece no 1C. No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no nome do seu pai. Leve um documento dele (RG, por exemplo). Anote o numero do vale no 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia pra voce e mande tudo por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
Está tudo correto e entendi tbm o que é necessário ser feito.O formulário já esta preenchido....só uma dúvida o quadro 3 não é necessário ser preenchido eh no formulário?
A e outra coisa é melhor eu enviar a certidão original(do meu avô) ou a cópia mesmo serve?To com medooo de mandar a original....a e esses docs não voltam mais neh!!
Gabi, Segundo as instrucoes de preenchimento, o quadro 3 só deve ser preenchido caso quem assina nao seja o interessado. Se voce mandar a certidao original, eles nao terao que pedir outra em Lisboa. Esses documentos nao voltam. Se realmente nao quiser se desfazer da mesma, mande uma copia simples.
Enviei hj todos os docs...ai dá um medo mas achu q foi td certo...agora preciso saber como acompanho o pedido, uma vez que chegar lá?Ahhhh e eu mandei por EMS eles naum tinham sedex mundi disponivel.....
Gabi, Veja se voce pode rastrear a sua correspondenica com o numero do seu envio. Demorará uns 5 dias para chegar la. Espere umas 2 ou 3 semanas despues que chegue e ligue para 00 351 21 381 7603 para pedir o seu numero de processo. Dai terá que esperar uns 3 meses para que aprovem o seu processo, mas pode ligar de vez em quando para ver como progride. Boa Sorte!
Então realmente ta a caminho já de Portugal, mandei por correio EMS e rastreei hoje, chegando lá ligarei então nesse número e pego o referente ao meu processo né, e então é só esperar!Obrigadaaa por tudo...
Ok Mario...vou esperar mais um pouco então!!Valeu....a e referente o número que a Denise passou devo colocar alguma coisa na frente ou disco direto aquele número? Obrigada
Então eu moro em SP/capital....achu q eh isso mesmo...ii pelo visto entao eh dificil falar com eles...eu ligo e soh da ocupado....mas vou dar mais um tempo como o Mário falou....
Eu liguei algumas vezes e fui atendida na primeira. Muitos dos companheiros aqui da comunidade tem ligado tambem. Sera que voce esta discando bem? Em caso positivo, tente em outros horarios.
Então liguei para o Consulado Português aqui em SP e me passaram um número diferente. Agora consegui falar, me pediram pra ligar daqui uns 15 dias pois nada constava lá....estranho né.....to com medo....será que perderam? Ah o telelefone: 0021351213817600...ah única coisa que me passaram pra vistos.....sei la...acho que a mulher ficou meio brava...
Gabi, Nao se preocupe, esta demorando para que dem o numero do processo, mesmo. Devem ter MUITO trabalho. Agora, nao entendi o que vc disse: te passaram para vistos??? Explique, pois é importante que saibamos se ha alguma modificacao nos numeros telefonicos de la. Aquele que te dei sempre atende. O que voce passou é novo pra mim. Paciencia, tudo vai dar certo.
Comentários
Até que enfim....chegou do consulado portugues aqui de SP os docs todos com um carimbo do consulado....achu que foi legalizado....bom agora preciso saber que que eu faço....achu q eh a parte mais complexa e que devo ter mais cuidado....por favor...estou a ouvidos...obrigada
Que processo voce vai fazer?
Refresque a nossa memoria.
Denise agora eu vou requerer a nacionalidade de meu pai por atribuição...olha ve se eh isso.....como ja foi falado msm...
Juntar os documentos necessários, ir ao correio pagar um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros , anotar o numero desse vale no formulario 1C, colocar uma copia do mesmo junto com os demais documentos e enviar tudo por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no formulario.
ou ems que d apra rastrear a operação
CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003
Lisboa
Portugal
Ta só pra ficar bem claro....
Os documentos são....formulario 1C, certidão de nasc do meu pai (requerente da nacionalidade), certidão de nasc do meu avô(portugues), RG-todos legalizados tanto pelo Itamaraty como consulado.....A certidão de meu avô é só uma cópia d livro com o carimbo em alto relevo é necessário mandar?tenhu medo de se perder.....
Esse valor de 175 euros..eu vou n correrio já com o valor convertido em reais de acordo com a cotação do euro no dia?Pode ser eu ou meu pai deve ir junto?Eu pago aos correios isso e recebo um comprovante?é assim msm
Qual a diferença de EMS e sede mundi?
BOm é isso se vocês pudere me responder agradeço.......
Veja bem a informacao abaixo.
1- certidao de nascimento do seu pai em inteiro teor autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues
2- copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado portugues
3- formulario 1C assinado frente a um funcionario do consulado portugues ou em um cartorio reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Preencha os dados da certidao portuguesa no 1C e se quiser mande uma copia simples da mesma. Se quiser pode mandar a que original que voce tem.
Coloque todos os documentos em um envelope com o endereco que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no nome do seu pai. Leve um documento dele (RG, por exemplo). Anote o numero do vale no 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia pra voce e mande tudo por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
Postado pela Sandra.
[http://www.irn.mj.pt/sections/ir
Está tudo correto e entendi tbm o que é necessário ser feito.O formulário já esta preenchido....só uma dúvida o quadro 3 não é necessário ser preenchido eh no formulário?
Segundo as instrucoes de preenchimento, o quadro 3 só deve ser preenchido caso quem assina nao seja o interessado.
Se voce mandar a certidao original, eles nao terao que pedir outra em Lisboa. Esses documentos nao voltam. Se realmente nao quiser se desfazer da mesma, mande uma copia simples.
Enviei hj todos os docs...ai dá um medo mas achu q foi td certo...agora preciso saber como acompanho o pedido, uma vez que chegar lá?Ahhhh e eu mandei por EMS eles naum tinham sedex mundi disponivel.....
Alguéém sabe? e tb qnt tempo demooora
Veja se voce pode rastrear a sua correspondenica com o numero do seu envio.
Demorará uns 5 dias para chegar la.
Espere umas 2 ou 3 semanas despues que chegue e ligue para 00 351 21 381 7603 para pedir o seu numero de processo. Dai terá que esperar uns 3 meses para que aprovem o seu processo, mas pode ligar de vez em quando para ver como progride.
Boa Sorte!
Então realmente ta a caminho já de Portugal, mandei por correio EMS e rastreei hoje, chegando lá ligarei então nesse número e pego o referente ao meu processo né, e então é só esperar!Obrigadaaa por tudo...
Ligue depois de uns 15 ou 20 dias.
Ja se passaram alguns dias...achu que vou ligar hj pra ver se eles tem novidade...
Ok Mario...vou esperar mais um pouco então!!Valeu....a e referente o número que a Denise passou devo colocar alguma coisa na frente ou disco direto aquele número?
Obrigada
O número que dei está completo para discagem internacional.
Nao sei se na sua regiao no Brasil ainda tem que discar a operadora.
Então eu moro em SP/capital....achu q eh isso mesmo...ii pelo visto entao eh dificil falar com eles...eu ligo e soh da ocupado....mas vou dar mais um tempo como o Mário falou....
Então liguei para o Consulado Português aqui em SP e me passaram um número diferente. Agora consegui falar, me pediram pra ligar daqui uns 15 dias pois nada constava lá....estranho né.....to com medo....será que perderam?
Ah o telelefone: 0021351213817600...ah única coisa que me passaram pra vistos.....sei la...acho que a mulher ficou meio brava...
Nao se preocupe, esta demorando para que dem o numero do processo, mesmo. Devem ter MUITO trabalho.
Agora, nao entendi o que vc disse: te passaram para vistos??? Explique, pois é importante que saibamos se ha alguma modificacao nos numeros telefonicos de la.
Aquele que te dei sempre atende. O que voce passou é novo pra mim.
Paciencia, tudo vai dar certo.
00 saida internacional
21 é a companhia operadora no BR.
351 código de Portugal