Certidão de Nascimento
Olá pessoal,
Estou começando a tirar minha cidadania e estou com milhares de dúvidas e problemas.Bom começando meu avô era Português nascido em Lousã, Coimbra em 1907 veio para o Brasil (Santos) e lá morou,casou(com uma brasileira) e morreu.Meu avós hoje são falecidos.
Meu avô morreu quando meu pai tinha 5 anos, logo meu pai não tem muitas informações dele.Bom enfim eu consegui o passaporte de emigrante o RG de estrangeiro do meu avô, certidão de óbito, e certidão de casamento só falta a certidão de nascimento.Eu entrei no portal do cidadão e lá não consigo tirar já que hoje se ele estivesse vivo teria 102 anos.Bom entrei em contato com o arquivo da Universidade de COimbra, eles me informaram que lá eles só tem registros até 1901(ele nasceu em 1907).Eles pediram então que eu entrasse em contato com a Conservatória de Registros Civil e Predial Comercial de http://xn--lous-joa.Me passaram e-mail, endereço e telefone.
O e-mail não existe, nem consigo mandar(crcpcom.lousa@dgm.mj.pt).Já o telefone eu tentei o dia todo e só dá ocupado.Eu não sei mais oque faço.Preciso dessa certidão já que é o primeiro passo para tirar a cidadania né!?
E aproveitando o gancho gostaria de saber que que faço depois?
Obrigada
OBS:os doc de minha avó possuo todos!
Estou começando a tirar minha cidadania e estou com milhares de dúvidas e problemas.Bom começando meu avô era Português nascido em Lousã, Coimbra em 1907 veio para o Brasil (Santos) e lá morou,casou(com uma brasileira) e morreu.Meu avós hoje são falecidos.
Meu avô morreu quando meu pai tinha 5 anos, logo meu pai não tem muitas informações dele.Bom enfim eu consegui o passaporte de emigrante o RG de estrangeiro do meu avô, certidão de óbito, e certidão de casamento só falta a certidão de nascimento.Eu entrei no portal do cidadão e lá não consigo tirar já que hoje se ele estivesse vivo teria 102 anos.Bom entrei em contato com o arquivo da Universidade de COimbra, eles me informaram que lá eles só tem registros até 1901(ele nasceu em 1907).Eles pediram então que eu entrasse em contato com a Conservatória de Registros Civil e Predial Comercial de http://xn--lous-joa.Me passaram e-mail, endereço e telefone.
O e-mail não existe, nem consigo mandar(crcpcom.lousa@dgm.mj.pt).Já o telefone eu tentei o dia todo e só dá ocupado.Eu não sei mais oque faço.Preciso dessa certidão já que é o primeiro passo para tirar a cidadania né!?
E aproveitando o gancho gostaria de saber que que faço depois?
Obrigada
OBS:os doc de minha avó possuo todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
o meu caso foi semelhante com o seu, meu avô tambem nasceu em 1907 na povoa de varzim e eu consegui a certidão dele no portal do cidadão, quando coloquei a data de nascimento dele coloquei da forma que não ultrapassasse os 100 anos ai lá embaixo em outras informações coloqeui a data certa, e deu certo eles me enviaram a certidão. tu tens todos os dados dele concelho, freguesia, data nasciemnto, nome completo dele e dos pais, coloca todas as informações aqui pra gente ve se consegue te ajudar. ok
abraços
Na certidão de casamento ta escrito que ele é de Lousã, Coimbra..nascido em 05/09/1907...
Então....surgiram mais algumas dúvidas....bom eu até entrei no portal do cidadão e fiz oq vc flou mudei o ano de nascimento de meu avô...mas isso nao dificulta pra eles encontrarem?e outra coisa eu coloco fins diversos ou atribuição de igualdade luso-brasileira?e a certidão eh narrativa?
Atenciosamente
quando fiz o meu pedido foi assim: cópia integral,certidão de nascimento, fins diversos e lá embaixo em informação adicional a conservatoria tu coloca a data certa do nascimento, eu fiz assim e eles conseguiram achar a certidão, qualquer coisa que precisar entra em contato, abraços.
p.s. - coloca aqui o nome completo do teu avô e dos pais dele, pra ver se a gente consegue achar algo.
Então... no portal do cidadao eu coloco a data com o ano certo ou só coloco o dia e o mês?!
Então quem me registrou foi meu pai (filho de Portugues), já o meu pai não existe declarante na certidão de nascimento dele.Eu num sei pq, vou entrar em contato com o cartório em Santos e pedir a certidão de inteiro Teor talvez lá exista(eu espero)
Nome dos meus bisavós (portugueses):Joaquim Dias e Maria da Piedade Dias
Nome do meu Avô(portugues):Manoel Dias
Nome do meu Pai(brasileiro):Nilo Dias
Nome da Minha mãe(brasileira):Eliete da Silva Dias
Meu Nome:Gabriela da Silva Dias
Então eu até queria fazer o processo com advogado mas já que não tenho pressa e é muito caro vou fazer sozinha!!
Só tenho medo de não conseguir!!
Entãoo valew Pela força viu!!
Só a certidão de nascimento do meu vô que preciso conseguir a priore.....
Obrigadaaaa Por tuuuudo e agente mantém contatoo,,,
coloca assim 05/09/1910, que ai da menos de 100 anos ai lá embaixo em informações adicionais tu coloca a data certa do nascimento 05/09/1907,outra coisa tu vai fazer tua cidadania por atribuição ou por naturalização? por atribuição tu tem que fazer primeiro a do teu pai, ai depois a tua, por naturalização tu podes fazer direto a tua mas é mais demorado e exige mais documentos tambem.
Eh eu sei só que quanto mais eu leio mais dúvidas aparecem....!!Você ja conseguiu sua nacionalidade!?Conseguiu fácil a certidão de nascimento?
Ah vou fazer por atribuição....a do meu pai primeiro jpa que o processo é mais rápido neh...vale a pena....mas se viu que que eu falei sobre o declarante....depois que vi que a mensagem naum era pra mim...mas era uma duvida q tinha tb....mas entaoo se acha que no cartorio se eu pedir a certidao correta eles possuem o declarante(do caso do meu pai)...?Jorge se tem msn por acaso?
Estou agora no portal do cidadao fazendo o pedido da certidão...vamos ver oqq dá...!Voce teve que primeiro conseguir a cidadania pra sua mãe pra depois pedir a sua ou sua mae ja era portuguesa?
Aiii Gennteee fiz o pedido lá no portal do cidadçao mas coloquei o ano errado lá e agora???!!Será que vou perder o dinheiro......?Ai num tinhaaaaaaaa como arrumar....ai me ajuuuuuuuuuuuuuuudemmm
Genteee me ajuuudemmm
mas diga que ano vc escreveu no pedido, pois se o erro for de poucos anos normalmente nao tem erro, eles encontram mesmo assim.
na tua certidão de nascimento mesmo não sendo de inteiro teor deveria constar o declarante, mas mesmo assim tens que pedir a certidão nova, mas a tua não é preciso pedir agora, pois primeiro vai fazer a cidadania do teu pai, tens que pedir a certidão de inteiro teor do teu pai e ve na certidão dele quem é o declarante do nascimento, gabi onde colocasse a data errada lá no portal no inicio ou la no fim nas informações adicionais, entra no portal e manda um e-mail pedindo para avisar a conservatoria. meu msn é jotacassino@hotmail.com, continua mandando tuas duvidas que a gente tenta ajudar. abraços
Eu fiz isso...ontem mandei um email pra o portal e hoje já recebi a resposta, eles pediram o nº do processo e qual era a retificação.A diferença era de apenas 2 anos.Tomara que eles encontrem.
Bom em relação a certidão de nascimento é exatamente a de meu pai que não consta o declarante.Mas eu entrei em contato com o cartório de Santos e vou pedir nova via da certidão de nascimento de Inteiro Teor eu espero que lá tenha quem foi o declarante do nascimento do meu pai.Eu andei lendo que se for me avô vai facilitar as coisas pra mim né!?
Outra dúvida, a partir de qual passo eu posso começar a fazer os tramiter direto com Portugal e como faço?Existe um site ou algo desse tipo!?Eu andei lendo que fazendo direto com eles o processo é menos demorado.
Obrigada....bjuuuuuuuuuuu
espera primeiro vir a certidão do teu avô , pois pode ter alguma divergencia de nomes e ai pode ser preciso retificar a certidão do teu pai ai então já faz tudo junto.
"A sua mensagem já foi reencaminhada para a respectiva conservatória, juntamente com a cópia do seu pedido."
Viuuu? legal néé,,,espero que dê certoo....!!
Tendo mais alguma novidade voo te avisar...brigadooo
bjuu
Demora muito pra Conservatória localizar a certidão de nascimento?
Obrigada
se eles localizarem a certidão é entre 10 e 15 dias pra chegar, consegui mandar um e-mail pra conservatoria de lousã mas não me responderam ainda.
Jorge eles ainda naum me responderam o e-mail, ainda não tenho nenhuma notícia do portal do cidadão...Será q eles encontram?AIiiiiiii to com medo....
O pedido esta desde o dia 23/11 em processamentoo........
Olha só acabei de entrar no e-mail e olha oqq eles falaram...
A conservatória informa que a sua certidão será enviada hoje. Qualquer dúvida em relação aos seus pedidos, agradecemos que contacte directamente a conservatória.
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuul...to taooooooooooo feliz.....ta qual o proximo passo??
Então é do meu pai...
A certidão ei já fui atras e vou buscar no cartório de Santos...só estou esperando pra ver se os dados do meu avo batem com os do meu pai pq se não antes mesmo de pegar já peço a correção.A cópia da certidão de nasc do meu pai e avô...devo levar as originais ou podem ser copias autenticadas?Demora mto pra o Itamaraty autenticar?
E outra coisa...eu queri saber se posso fazer o procedimento todo por Portugal pelo que li é mais rápido...Valewww bjuu
Então tá....vou por etapas....acho que fica menos confuso....Bom vo esperar chegar a certidão de nasc. só to com um medo....eu tenho tds cópias de óbito casamento de meu avô....eu num posso autenticar isso?
Valeu peja ajuda...