Certidão de Nascimento

13

Comentários

• Gabi,

pode apenas assinar o formulário no cartório, tem que ser por AUTENTICIDADE, os outros documentos devem ser legalizados pelo consulado ( certidão de nascimento e cópia do RG ), se estiver em SP, as legalizações são feitas via correio, entra no site do consulado que está bem explicado, tem os valores das legalizações, o requerimento que deve ser preenchido e como fazer o pagamento pra eles.
  • RG não é autenticado no Itamaraty
  • Thiago/ Cibele...Pessoal...

Beleza....só pra ver se entendi certinhu...
    Primeiro vou receber a certidão do meu pai de inteiro teor e vou mandar essa pra o itamaraty pra legalizar.....depois quando voltar as minhas mãos eu levo em um cartório e meu pai que assina o documento necessário (1C) na frente do funcionário e isso fica registrada com um selo de autenticidade certo?!( no caso a primeira cidadania eh do meu pai, logo é ele quem deve assinar correto?)
    No mesmo dia peço uma cópia autenticada do RG...depois com esses documentos em mãos....Eu envio tudo por sedex para o consulado? Eh isso?
    Obrigadaaa pela paciencia....
  • Bruno

nao precisa levar o cpf nao .

eu levei só o rg .
  • Thiago/Pessoal...

Então eu já enviei a certidão ao Itamaraty inclusive deve estar retornando a mim!
    Eu preciso esclarecer algumas dúvidas que tenho ainda:
    1)Como sei que a certidão foi legalizada no Itamaraty?
    2)Eu gostaria de saber se é válido isso de assinar o formulário em frente ao funcionário do cartório(por autenticidade) e enviar ao consulado, pois, li em algum tópico da comunidade que o consulado não aceitava mais isso.É verdade?
    3) Os itens que vão ao consulado é xerox RG autenticado, formulário 1C, certidão de inteiro teor?Dessa vez a certidão de nasc do meu avô portugues não vai?Como eu sei que foi autenticado tudo certinho no consulado?Tem como eles negarem?
    4) A certidão do meu avô(portugues) é soh tirar uma cópia mesmo não precisa mandar a original?Já a certidão de meu pai (inteiro teor) deverá ser mandada a original?

Acho que é isso...surgindo mais dúvidas eu envio aqui

Obrigadaa
  • Gabi,

a certidão legalizada no Itamaraty, tem um carimbo deles de autenticação. Sobre o formulário, tem duas opções, ou assina pessoalmente no Consulado, ou assina no cartório por AUTENTICIDADE. Os documentos para serem legalizados no Consulado são a cópia do RG e a certidão de nascimento do requerente ( seu pai ), e esses documentos virão com o selo Consular. Sobre a certidão do seu avô, não precisa de nenhuma legalização, ou você envia a original ( recebida de Portugal ) ou anota os dados dela no formulário 1C e envia uma cópia simples, mas como esse é o primeiro processo, e por não estar arquivado na CRC, diria pra você enviar a certidão original, isso ajuda muito mais.

Ps. A certidão do seu pai deve ser enviada original, com todas as autenticações ( Itamaraty e Consulado ).
  • Dúvida..

Gente posso apenas pedir pro meu pai assinar o formulário 1C e ir em algum cartório onde meu pai tenha a assinatura pra que seja reconhecida a assinatura..?
  • NÃO, NÃO PODE !!!!! Super importante que a assinatura seja presencial, seu pai tem que ir pessoalmente assinar, não pode ser por semelhança, tem que ser por AUTENTICIDADE !!!!!! Do contrário, o processo não vai pra frente.
  • Ahhh Cibele vai alguma coisa constando que a assinatura foi presencial ou por semelhança então neh?!E outra coisa...eh vdd q o papel(formulario 1C) deve ser impresso colorido?
  • Colorido e frente e verso na mesma folha.
  • Tem diferença sim, na escrita do selo de autenticação, e eles são super rigorosos nisso.

O formulário pode ser em folhas separadas ou frente e verso, sempre colorido.
  • Formulário 1C reconhecido por autenticidade

No tópico abaixo, rolou uma dúvida se o 1C leva ou não leva tb o selo branco do consulado português.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5208322224999999483&na=4&nst=51&nid=31227596-5208322224999999483-5426995180683580073

Por via das dúvidas,escolho pecar pelo excesso e enviá-lo junto com o RG e a certidão para autenticar no consulado (no meu caso, em Brasília).
  • Rê, Você tem duas opções:

1 - ASSINAR NA FRENTE DO FUNCIONÁRIO CONSULAR, LEVARA O SELO DO CONSULADO

2 - ASSINAR EM UM CARTÓRIO DE NOTAS BRASILEIRO E RECONHECER A FIRMA (ASSINATURA) POR AUTENTICIDADE.
  • Pessoal...

Posso preencher a mão o formulario 1c?
  • GEnte,
    Eu também tenho a dúvida: se o formulário for assinado no cartório com a firma autenticada por AUTENTICIDADE, deve-se ou nao legalizá-lo no consulado.
    É muito importante que tenhamos essa informacao bem clara aqui na comunidade.
    Please!!!
  • Denise

olá .

se for feito no cartorio não tem necessidade de legalizar no consulado. Eu confirmei isso com a CRC antes de enviar meus documentos.

segue copia do email :

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Se no modelo 1C a assinatura for reconhecida por autenticidade, já não é necessário reconhecer no Consulado.

A Ajudante
    Conceição Girão
    -----Mensagem original-----
    De: Janaina
    Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 13:40
    Para: crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt
    Assunto: RE: duvida sobre atribuição de nacionalidade

Maria da Conceição bom dia tudo bem?

assinando o formulario 1c em cartorio, por AUTENTIDADE aqui no BRasil , é necessário levar esse formulario no consulado portugues para legalização , ou seja, para aplicação do selo consular???

abraços
  • Denise

Denise então pelo que entendi para que não seja necessário o agendamento no consulado para a confirmação de assinatura pode ser feito isso em um cartório, leva o formulário 1C e assina na frente do oficial isso...autenticidade....de qualquer forma deverá passar pelo consulado português de sua cidade para que sejam efetuados os devidos pagamentos bem como receber o selo branco para então ser encaminhado a CRC!!
  • Pessoal...

O formulário que devo mandar para o consulado é um que eu encontro no próprio site num eh não aquele modelo 1C que encontro na IRN...
  • Alguémm sabe??
  • Gabi, vc preenche, vai em um cartório que você tenha firma (assinatura, se não tiver pede pra abrir uma). Fala que você quer reconhecer a sua firma no formulário por AUTENTICIDADE.
  • Pessoal

Alguém sabe quanto tempo demora até que o consulado aki em SP retorne os documentos?
  • Gabi

eles devolvem os documentos em 5dias uteis .
  • Pessoal...

Chegaram os documentos em casa, pois bem, veio escrito assim!
    ''Por meio desta acuso a recepção de seus docs e da quantia de 60 reais em cheque bancario e os devolvo por apresentarem a deficiencia assinalada abaixo''
    1)o valor necessário para proceder as 3 legalzações de docs é de 116,38 junto ao processo fotocopia do recibo emitido pelo banco ou pela agencia dos correios.
    2)enviar somente o documento a ser legalizado

Bom o negócio é o seguinte
    1) Eu enviei o valor necessário para apenas uma legalização que é oque preciso, legalização apenas de meu pai, logo ao meu entender R$60,00
    2)Enviei aquilo que estava escrito para enviar exatamente:formulário 1C, cópia do RG autenticada, certidão do meu pai a ser legalizada pelo consulado...

E ai alguém sabe o que que pode ter acontecido...fiz td certo.....com cautela....

Obrigada
  • Pessoal...

Achu q entendi oqq fiz...eu conclui que era soh a legalização de uma pessoa(meu pai)...eu achei q o valor das legalizações fossem por pessoa e naum por documento...eu mandei o valor de um documento sendo que deveriam ser legalizados esses tres documentos(formulário 1c, RG autenticado,certidão de inteiro teor) num eh isso?
  • Gabi

Vc confundiu mesmo. veja o que esta escrito no site do consulado de SP

custos (os valores abaixo já incluem os portes de correio)
    A) Se reside no estado de São Paulo ou Mato Grosso do Sul.
    A.1) e deseja receber os documentos no seu endereço:
    a) Uma legalização : R$ 60,00
    b) Duas legalizações : R$ 88,19
    c) Três legalizações : R$ 116,38
    d) Quatro legalizações: R$ 144,56
    e) Cinco legalizações : R$ 172,75
    (para cada legalização adicional, ir somando R$ 28,19 ao valor acima)
    A.2) e deseja receber os documentos em Portugal (no envelope de devolução deve colocar o endereço de Portugal, mas forneça também um contacto no Brasil, caso seja necessário devolver os documentos sem efectuar o pedido):
    a) Uma legalização : R$ 125,00
    b) Duas legalizações : R$ 153,19
    c) Três legalizações : R$ 181,38
    d) Quatro legalizações: R$ 209,56
    e) Cinco legalizações : R$ 237,75
    (para cada legalização adicional, ir somando R$ 28,19 ao valor acima)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.