@Bebel, o pessoal do Rio sempre comenta que o agendamento no consulado aí é problemático. Semana passada teve duas pessoas que comentaram que acabaram para maio e junho. Se você conhecer alguém que more em São Paulo pode utilizar o endereço dessa pessoa e fazer no consulado de lá, só que teria que ir a São Paulo para colher os dados biométricos.
Meus pais se casaram e faleceram no Brasil, portuguesa de 1911 (com nome alterado pelo casamento) e brasileiro. Ele foi o declarante em minha certidão de nascimento.
Para aquisição da nacionalidade, são esses os documentos que preciso enviar ao Arquivo Central do Porto?
1. Certidão de casamento deles; 2. Certidão de nascimento dele com o casamento já averbado; 3. Certidão de nascimento minha; 4. Cópia do meu RG; 5. Formulário 1C.
Os itens 1, 2 e 3 devem ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada? O item 4 deve ser autenticada e apostilada? Há necessidade de transcrever o casamento e o os óbitos?
Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada - Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos, passaporte dentro da validade. Se for mandar pro ACP também é aceita CNH dentro da validade. - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito. Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento a documentação. - Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros. Se for por vale postal juntar cópia do comprovante do vale, se pagar por cartão de crédito tem que obrigatoriamente mandar o formulário 1C que recebe por e-mail após a confirmação do pagamento, nele já consta o código de confirmação do pagamento
Se houve alteração no nome do requerente pelo casamento terá que justificar essa mudança caso ela não esteja averbada na certidão de nascimento juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.
Bom dia, Conseguimos agendar atendimento no consulado para o dia 24\06 para fazer o cartão cidadão. Confirmação dos documentos para o primeiro atendimento:
1- A Carta de confirmação e reconhecimento de Cidadão Português 2- Identidade atualizada 3- Comprovante de residência
Uma dúvida, precisamos estar com o nosso casamento atualizado para que o meu marido possa fazer o cartão cidadão ou pode ser feito com os seguintes documentos e depois quando for fazer o pedido de cidadania no meu caso atualizar. Obrigada.
@Vlad Pen, estou me baseando no seu comentário para levantar as documentos que preciso. Desde já, muito obrigado!
Estou com algumas dúvidas ainda.
Cenário: Bisavô português (Alvaro) casado com bisavó brasileira O português não foi o declarante no registro de nascimento da filha brasileira (Isaura) Não há averbação do casamento em portugal Na certidão de nascimento de Isaura consta filiação de "Alvaro Augusto Lopes" (nome oficial), porém na certidão de batismo em portugal consta apenas como "Alvaro Augusto". Houve alteração do nome da filha (Isaura) após o casamento
Entendi que preciso dos seguintes documentos:
1)Certidão de nascimento de Isaura - por cópia reprográfica - apostilado 2)Xerox do RG de Isaura - autenticado - apostilado 3)Formulário 1C de Isaura - firma reconhecida por autenticidade presencial 4)cópia do assento do português Alvaro - simples 5)Comprovante do pagamento de 175 euros 6)Certidão de casamento de Isaura - inteiro teor - apostilado
A) Caso peça para fazer a averbação do casamento de Isaura antes de solicitar a certidão de nascimento (1), posso desconsiderar a necessidade do documento (6)? Há algum problema não haver o sobrenome do português na certidão de batismo dele? C) A mãe do Alvaro também sofreu alteração do nome depois do nascimento (acreditamos que tenha se casado apenas depois do nascimento). De: Adelaide de Jesus Fernandes para Adelaide Fernandes Lopes. Qual problema posso ter com isso e o que preciso fazer?
@Diego A)Essa certidão se faz necessária para comprovar a mudança de nome de Isaura após o casamento. B)precisa da certidão de casamento ou óbito para comprovar o nome completo C)Nesse caso, não creio que seja preciso retificação.
OBS se o assento de Álvaro não estiver informatizado, vai precisar da cópia original certificada
@Vlad, vou solicitar a averbação de casamento através da filha do portugues. Vou usar a certidão de nascimento e casamento por cópia reprográfica, conforme orientação. Posteriormente, devemos dar entrada na nacionalidade dela. Devo pedir mais unidades do documento para dar entrada nos próximos pedidos? Pergunto pois o cartório já solicitou que fosse encaminhado um pedido para ser avaliado pelo juiz. Então, caso preciso de mais cópias, faria a solicitação desde já pra garantir.
@Vlad, outro problema se apresentou. Entrei em contato com o cartório e aparentemente minha bisavô nunca fui registrada. Não há certidão de nascimento dela, apenas a certidão de casamento. Saberia dizer se a certidão de óbito poderia substituir nessa situação?
Amigos por favor, estou com duvidas quanto a documentação do cartório para a transcrição do meu casamento porque vi relatos diferentes aqui...já tirei minha cidadania. _certidao de nascimento de inteiro teor apostilada do conjuge cettidao de casamento de inteiro teor com copia repografica apostilada É isso mesmo? ou a certidão de nacimento dele precisa ser repografica tambem?/
@Clinhares, as certidões brasileiras tem que ser apostiladas. Cópia autenticada do documento de identidade do requerente e requerimento da transcrição com firma reconhecida em cartório por autenticidade.
perdoem-me, tenho certeza que já fizeram esse questionamento, porém não o encontrei durante o tempo de navegação neste fantástico forum.
Em breve entrarei com o pedido de transcrição do casamento dos meus pais (mae portuguesa) e pai declarante (brasileiro), poderiam gentilmente confirmar a documentação necessária e qual a conservatória mais indicada?
Comentários
Se você conhecer alguém que more em São Paulo pode utilizar o endereço dessa pessoa e fazer no consulado de lá, só que teria que ir a São Paulo para colher os dados biométricos.
Certidão de inteiro teor do nascimento do cônjuge NÃO precisa ser com cópia reprográfica, correto?
Meus pais se casaram e faleceram no Brasil, portuguesa de 1911 (com nome alterado pelo casamento) e brasileiro. Ele foi o declarante em minha certidão de nascimento.
Para aquisição da nacionalidade, são esses os documentos que preciso enviar ao Arquivo Central do Porto?
1. Certidão de casamento deles;
2. Certidão de nascimento dele com o casamento já averbado;
3. Certidão de nascimento minha;
4. Cópia do meu RG;
5. Formulário 1C.
Os itens 1, 2 e 3 devem ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada?
O item 4 deve ser autenticada e apostilada?
Há necessidade de transcrever o casamento e o os óbitos?
Certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica do interessado, apostilada
- Xerox autenticado e apostilado do documento de identidade do interessado. Pode ser RG emitido há menos de 10 anos, passaporte dentro da validade. Se for mandar pro ACP também é aceita CNH dentro da validade.
- Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade do requerente. Tem que assinar o formulário no cartório, na presença do funcionário. Reconhecimento de firma por semelhança não é aceito.
Se o assento do progenitor português estiver informatizado basta informar o número / ano / local do assento no formulário, caso queira pode juntar cópia simples do assento a documentação.
- Comprovante de pagamento da taxa de 175 euros. Se for por vale postal juntar cópia do comprovante do vale, se pagar por cartão de crédito tem que obrigatoriamente mandar o formulário 1C que recebe por e-mail após a confirmação do pagamento, nele já consta o código de confirmação do pagamento
Se houve alteração no nome do requerente pelo casamento terá que justificar essa mudança caso ela não esteja averbada na certidão de nascimento juntando também certidão de casamento inteiro teor apostilada do requerente. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.
È OBRIGATÓRIA A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para pagamento com cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Sobre vale postal
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
Conseguimos agendar atendimento no consulado para o dia 24\06 para fazer o cartão cidadão.
Confirmação dos documentos para o primeiro atendimento:
1- A Carta de confirmação e reconhecimento de Cidadão Português
2- Identidade atualizada
3- Comprovante de residência
Uma dúvida, precisamos estar com o nosso casamento atualizado para que o meu marido possa fazer o cartão cidadão ou pode ser feito com os seguintes documentos e depois quando for fazer o pedido de cidadania no meu caso atualizar. Obrigada.
Estou com algumas dúvidas ainda.
Cenário:
Bisavô português (Alvaro) casado com bisavó brasileira
O português não foi o declarante no registro de nascimento da filha brasileira (Isaura)
Não há averbação do casamento em portugal
Na certidão de nascimento de Isaura consta filiação de "Alvaro Augusto Lopes" (nome oficial), porém na certidão de batismo em portugal consta apenas como "Alvaro Augusto".
Houve alteração do nome da filha (Isaura) após o casamento
Entendi que preciso dos seguintes documentos:
1)Certidão de nascimento de Isaura - por cópia reprográfica - apostilado
2)Xerox do RG de Isaura - autenticado - apostilado
3)Formulário 1C de Isaura - firma reconhecida por autenticidade presencial
4)cópia do assento do português Alvaro - simples
5)Comprovante do pagamento de 175 euros
6)Certidão de casamento de Isaura - inteiro teor - apostilado
A) Caso peça para fazer a averbação do casamento de Isaura antes de solicitar a certidão de nascimento (1), posso desconsiderar a necessidade do documento (6)?
Há algum problema não haver o sobrenome do português na certidão de batismo dele?
C) A mãe do Alvaro também sofreu alteração do nome depois do nascimento (acreditamos que tenha se casado apenas depois do nascimento). De: Adelaide de Jesus Fernandes para Adelaide Fernandes Lopes.
Qual problema posso ter com isso e o que preciso fazer?
Mais uma vez, obrigado!
A)Essa certidão se faz necessária para comprovar a mudança de nome de Isaura após o casamento.
B)precisa da certidão de casamento ou óbito para comprovar o nome completo
C)Nesse caso, não creio que seja preciso retificação.
OBS se o assento de Álvaro não estiver informatizado, vai precisar da cópia original certificada
Vou usar a certidão de nascimento e casamento por cópia reprográfica, conforme orientação.
Posteriormente, devemos dar entrada na nacionalidade dela.
Devo pedir mais unidades do documento para dar entrada nos próximos pedidos?
Pergunto pois o cartório já solicitou que fosse encaminhado um pedido para ser avaliado pelo juiz. Então, caso preciso de mais cópias, faria a solicitação desde já pra garantir.
Entrei em contato com o cartório e aparentemente minha bisavô nunca fui registrada. Não há certidão de nascimento dela, apenas a certidão de casamento.
Saberia dizer se a certidão de óbito poderia substituir nessa situação?
_certidao de nascimento de inteiro teor apostilada do conjuge
cettidao de casamento de inteiro teor com copia repografica apostilada
É isso mesmo? ou a certidão de nacimento dele precisa ser repografica tambem?/
Em que ano vc nasceu,quem te registrou e com quanto tempo de vida vc foi registrada?
se vc não é fruto do primeiro casamento da sua mãe,não tem porque transcrevê-lo
perdoem-me, tenho certeza que já fizeram esse questionamento, porém não o encontrei durante o tempo de navegação neste fantástico forum.
Em breve entrarei com o pedido de transcrição do casamento dos meus pais (mae portuguesa) e pai declarante (brasileiro), poderiam gentilmente confirmar a documentação necessária e qual a conservatória mais indicada?
Muitissimo obrigado e uma semana iluminada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1