. Maria da Glória da Costa Santos (mãe) - 21XXX/17 - 15-05-2017 - (desconheço) JessieB (Avô) - 26XXX/17 - 16/06/2018 - Não sei - fase final (acredito) Lucky Vigario - 30XXX/17 - 11/07/2017 - não sei - em andamento Ivis Machado - 32XXX/17 - 21/07/17 - 25/10/17 - Em análise- Finalizado Lua Maria - 32XXX/17 - 24/07/2017 - 06/11/2017 - em irmã mjrjunior - 28XXX/17 - 24/07/17 - em andamento Marina (mãe) - 33XXX/17 - 27/07/2017 - 06/11/2017 - em andamento José (pai) - 36XXX/17 -numerado em 03/08/17 - analise em 24/11 e inicial em 04/01(não entendi!!!). Rita de Cássia - 36XXX/17 - 08/08/207 - 10-11-2017 Natalia Lopes - 37XXX/17 - 11/08/2017 - não sei - em andamento - Finalizado Maritsa de Meneses - 39XXX/17 - 19/09/2017 - 16/11/2017 - Não sei Maurício Carvalho - 43XXX/17 - 03/10/2017 - não sei - em andamento Guilherme Ebert - 49XXX/17 - acho que 16/10/17 Flávio Ebert - 49XXX/17 - acho que 16/10/17 Jorge Reis - 54XXX/17 - 15-11-2017 - não sei - em andamento Adenir Crespo - 54XXX/17 - 22/11/2017 - não sei - andamento Ana Paula Lessa - 56XXX/17 - 22/11/2017 - não sei - em andamento .
Olá pessoal, sou nova no grupo. Achei vocês pesquisando na net sobre processo de nacionalidade por Mangualde. Meu marido deu entrada no processo de nacionalidade dele (filho de mãe portuguesa) em Mangualde no final do mês de junho de 2017 ( enviamos por correio). Em novembro recebeu um comunicado de Mangualde sobre uma exigência a ser cumprida. Cumprimos e o documento chegou no inicio de janeiro de 2018 em Mangualde e foi anexado ao processo. O estranho é que só soube que os processos de Mangualde tinham sido transferidos para Viseu através de vcs, pois não fomos comunicados sobre essa mudança. Estamos na mesma expectativa de vocês sobre a finalização do processo. Pretendo ligar para a LR na segunda feira para saber se há alguma novidade. Obrigada por esse grupo que me ajudou muito.
Bom dia, pessoal! Meu pai ligou hoje para Viseu e disseram pra ele que o prazo estimado do processo dele é daqui 1 mês e meio. Ela pediu pra ele ligar de novo daqui 1 mês. Vai ser mais demorado do que estamos imaginando...
Na verdade descobri agora que ele ligou na LR e não em Viseu. Foi o prazo que eles estimaram, mas não acho que seja muito confiável, né? Melhor seria ver direto com a Conservatória.
. Encaminhei e-mail para a Conservatória de Viseu no dia 06 de ABRIL, solicitando informações sobre o andamento do processo de minha mãe, MARIA DA GLÓRIA, que deu entrada em Mangualde em 15 de MAIO de 2017, e recebi ontem (10 de ABRIL) a seguinte resposta:
Ex. Sr. Celio dos Santos
Durante o mês de abril darei informação sobre o processo da D. Maria da Glória.
Com os melhores cumprimentos.
A Conservadora Auxiliar
Maria Clara Borges ------ OBS.: Nesse período foram feitas duas exigências (agosto/2017 e Outubro/2017). Ambas prontamente atendidas e encaminhadas para serem anexadas ao processo.
Espero ter alguma resposta até o final do mês, conforme me foi prometido.
@Letícia Carvalho é complicado, quando liguei na LR me parecia que eles não estavam a par da situação Mangualde/Viseu, nem mesmo depois que houve a alteração dos processos... Então talvez não seja lá tãaao confiável assim o prazo que te deram, mas agora nos resta aguardar e ir acompanhando, infelizmente nenhum processo a mais foi finalizado (não que a gente tenha conhecimento), meu processo foi numerado em novembro também, a agonia já não cabe na gente!! Vamos torcer e aguardar!
Bom dia Pessoal, essa semana mandei um e-mail para Viseu e a conservadora auxiliar Maria Clara Borges me informou que o meu processo vai ser analisado este mês, e assim que tiver novidade me da um retorno por e-mail.
Lembrando que o meu processo é de 30XXX/17 - 11/07/2017
@Lucky Vigario ela está falando isso desde janeiro.... Não sei qual o problema em posicionar de maneira correta que pode ter ocorrido alguma dificuldade no processamento. Desse jeito teria sido mais rápido mandar para Lisboa do que pra lá.
Bom dia! Sexta-feira meu pai ligou para Viseu e falou com a Sra. Maria Clara. Ela disse pra ele que está analisando os processos de número 39 mil e o dele que é 43 mil será analisado em Maio.
O meu que é 56 deve ser só em junho ou julho então... que arrependimento de não ter mandado para Tondela... O do meu pai ficou pronto em 5 meses em Tondela. Mandei o meu para Mangualde porque tinham me falado que estava sendo feito em 2, 3 meses...
Isso realmente é uma informação importante. O meu processo é 32 e ainda não tive nenhum retorno. No dia 9 ela respondeu um e-mail meu dizendo que meu processo ainda não havia sido finalizado, mas provavelmente até o final desse mês ele seria...
Vou tentar ligar na linha de registro. Se eu tiver alguma novidade eu mando aqui.
Liguei agora na linha de registros e meu processo continua em análise.
Liguei em Viseu e uma senhora me atendeu super simpática diEndo que ia verificar... minutos depois ela voltou e perguntou se eu dei entrada pessoalmente ou por correio... falei que foi pelo correio e ela me deixou esperando mais um pouco...
Minutos depois ela voltou, mas não estava tão simpática, e falou que os processos estão atrasados por conta de toda mudança então tem que esperar. Perguntei se eles me avisam por e-mail quando ele for finalizado e ela disse “não da pra saber. Tem que esperar” falando de um jjeito meio rude...
Me parece que eles estão bem desorganizados, isso sim. E que não estão analisando em ordem nenhuma. Talvez analisem de acordo com o quanto você cobra eles... ou seja, sabemos que a orientação é de não ficar ligando ou mandando e-mail, mas também sabemos que os únicos processos finalizados daqui desse tópico só foram finalizados porque houve uma cobrança quase que diária.
Eu entendo perfeitamente que esse atraso é normal devido às circunstâncias e que não existe só os processos que constam aqui no fórum para eles analisarem (tem muitos que a gente nem sabe). Mas se for preciso cobrar mais, eu farei isso.
@Lua Maria, o processo do seu pai vc fez em Mangualde e foi rápido não é isso? Quando vc deu entrada e quando foi finalizado? Também estou com a impressão que não estão seguindo a ordem de entrada... mas como o meu é um dos últimos, nem tenho mais esperança de ficar pronto tão cedo.
Quando disseram que teriamos uma resposta em feveiro fiquei tão esperançosa... agora to com medo de levar mais tempo que Lisboa...
Acho que os unicos processos finalizados foram de pessoas que estavam em Portugal e iam toda hora em Viseu pedir noticias. E isso já tem tempo... de lá pra cá ninguém mais teve retorno.
O processo do meu pai foi dado entrada em Mangualde dia 3/05/17 e finalizado 29/06/17.
Eu não consigo acreditar que finalizaram o dele em menos de 2 meses e depois disso parece que tá tudo travado. O meu foi dado entrada um mês depois (25/07) e até agora nada.
Como eu já disse, entendo tudo o que aconteceu até agora, mas a partir da informação que eles deram de estar analisando os processos de número 39 e em seguida eles demonstrarem que nem sabiam do meu processo (de número 32) me parece que estão seguindo ordem nenhuma.
Meu processo não foi exigido nada novo e ele me parece ser simples, pois meu pai não foi casado, ou seja, nao precisei averbar nenhum casamento ou divórcio, e foi ele quem me registrou quando eu nasci...
O processo do meu marido é do numero 37×××/17 Guilherme Gonçalves, 4/9/17 sua comunicação e 10/11/2017 dado o numero.. Ate agora nada. Alguém tem o email para passar? Pois quem estava fazendo tudo era a irmã dele.
Pois é @Lua. O do seu pai deve ter sido um dos últimos a dar certo em Mangualde. Porque o mais antigo aqui da nossa lista é de 15/05 e tá parado até hj... To com muito medo disso se estender por muitos meses ainda.
. Se for seguida a ORDEM DE ENTRADA em Mangualde, o processo de minha mãe de 15/05/2017, deverá ser o primeiro a obter alguma resposta. Estou sinceramente apreensivo. Não somente com a demora. Mas porque tenho a sensação que a Conservadora é extremamente insegura e, logo, exigente. O medo de "errar" e dar atribuição de nacionalidade portuguesa a alguém irregular, tem como consequência essa lentidão. Por isso, não vou mais encaminhar nenhum processo para Viseu.
Manterei todos informados caso receba algum comunicado. A promessa que recebi por e-mail, deva conta de que ATÉ o FINAL DE ABRIL, haverá alguma resposta. Algo me diz que receberei uma NOVA EXIGÊNCIA. Talvez uma virgula ou algum acento faltando. .
Célio, a resposta pro teu e-mail foi exatamente a resposta pro meu email... não sei se eles estão respondendo com base nos processos mesmo, ou só jogando um prazo aleatório
Acho que a senhora conservadora está ficando brava:
"Não sei a que titulo o Sr. Raphael, está a perguntar por o estado do processo, dado que o processo com o nº 36XXX/17, se refere a uma senhora com o nome de Rita, e não foi junto nenhuma procuração ao processo em que o representante da D. Rita é o Sr. Raphael. Mais informo que a identificação no impresso enviado, do assento em Portugal, se encontra mal identificado, e caso não esteja averbado o casamento ao assento de nascimento da cidadã portuguesa, não se encontrará estabelecida a filiação quanto à progenitora portuguesa face á lei portuguesa Posteriormente será dado a D. Rita mais informações no que se refere o último assunto."
O que diabos seria isso, impresso enviado do assento em Portugal...? seria o número do assento da minha avó? alguém sabe me explicar? Será que consultaram o assento de minha avó e não consta a transcrição de casamento?
@Lua acho que o prazo é aleatório... lembra que já tivemos o prazo de fevereiro, de março e agora abril? Sinceramente estou muito preocupada... não tenho noção de qual é o problema lá... Lembra que alguém teve um retorno que assim que os processos fossem liberados para viseu eles tentariam resolver tudo em 15 dias? Quanto tempo já tem isso? Estou com muito medo de acabarmos 2018 sem isso estar resolvido...
Também acho que não adianta ficar mandando email nem ligando... não estão dando atenção para isso. A única coisa que adiantou foram as pessoas que puderam ir lá pessoalmente. Só os delas foram resolvidos... Infelizmente a maioria não não pode fazer isso...
@JessieB obrigado pela resposta. Minha avó me mostrou um documento dela do consulado informando o estado civil atualizado. Eu não enviei certidão junto, apenas os documentos básicos para a atribuição. acho estranho ter caído nessa exigência.
Comentários
R. Conselheiro Afonso de Melo, 31 - 1º
VISEU - PORTUGAL
3510-024
Eximo Sr. Celio Santos
O processo da sua mãe, Maria da Glória da Costa Santos, deu entrada no dia 15/05/2017, tendo-lhe sido atribuído o nº 21XXX/17 Sitpro,
Maria da Glória da Costa Santos (mãe) - 21XXX/17 - 15-05-2017 - (desconheço)
JessieB (Avô) - 26XXX/17 - 16/06/2018 - Não sei - fase final (acredito)
Lucky Vigario - 30XXX/17 - 11/07/2017 - não sei - em andamento
Ivis Machado - 32XXX/17 - 21/07/17 - 25/10/17 - Em análise- Finalizado
Lua Maria - 32XXX/17 - 24/07/2017 - 06/11/2017 - em
irmã mjrjunior - 28XXX/17 - 24/07/17 - em andamento
Marina (mãe) - 33XXX/17 - 27/07/2017 - 06/11/2017 - em andamento
José (pai) - 36XXX/17 -numerado em 03/08/17 - analise em 24/11 e inicial em 04/01(não entendi!!!).
Rita de Cássia - 36XXX/17 - 08/08/207 - 10-11-2017
Natalia Lopes - 37XXX/17 - 11/08/2017 - não sei - em andamento - Finalizado
Maritsa de Meneses - 39XXX/17 - 19/09/2017 - 16/11/2017 - Não sei
Maurício Carvalho - 43XXX/17 - 03/10/2017 - não sei - em andamento
Guilherme Ebert - 49XXX/17 - acho que 16/10/17
Flávio Ebert - 49XXX/17 - acho que 16/10/17
Jorge Reis - 54XXX/17 - 15-11-2017 - não sei - em andamento
Adenir Crespo - 54XXX/17 - 22/11/2017 - não sei - andamento
Ana Paula Lessa - 56XXX/17 - 22/11/2017 - não sei - em andamento
.
Meu pai ligou hoje para Viseu e disseram pra ele que o prazo estimado do processo dele é daqui 1 mês e meio. Ela pediu pra ele ligar de novo daqui 1 mês.
Vai ser mais demorado do que estamos imaginando...
Eu desisto de criar expectativas referente a esse lugar. Situação lamentável.
Encaminhei e-mail para a Conservatória de Viseu no dia 06 de ABRIL, solicitando informações sobre o andamento do processo de minha mãe, MARIA DA GLÓRIA, que deu entrada em Mangualde em 15 de MAIO de 2017, e recebi ontem (10 de ABRIL) a seguinte resposta:
Ex. Sr. Celio dos Santos
Durante o mês de abril darei informação sobre o processo da D. Maria da Glória.
Com os melhores cumprimentos.
A Conservadora Auxiliar
Maria Clara Borges
------
OBS.: Nesse período foram feitas duas exigências (agosto/2017 e Outubro/2017). Ambas prontamente atendidas e encaminhadas para serem anexadas ao processo.
Espero ter alguma resposta até o final do mês, conforme me foi prometido.
Manterei todos informados.
Lembrando que o meu processo é de 30XXX/17 - 11/07/2017
Qualquer novidade posto pra vocês.
Não sei qual o problema em posicionar de maneira correta que pode ter ocorrido alguma dificuldade no processamento.
Desse jeito teria sido mais rápido mandar para Lisboa do que pra lá.
Sexta-feira meu pai ligou para Viseu e falou com a Sra. Maria Clara. Ela disse pra ele que está analisando os processos de número 39 mil e o dele que é 43 mil será analisado em Maio.
Espero que esteja fluindo.
No dia 9 ela respondeu um e-mail meu dizendo que meu processo ainda não havia sido finalizado, mas provavelmente até o final desse mês ele seria...
Vou tentar ligar na linha de registro. Se eu tiver alguma novidade eu mando aqui.
Liguei em Viseu e uma senhora me atendeu super simpática diEndo que ia verificar... minutos depois ela voltou e perguntou se eu dei entrada pessoalmente ou por correio... falei que foi pelo correio e ela me deixou esperando mais um pouco...
Minutos depois ela voltou, mas não estava tão simpática, e falou que os processos estão atrasados por conta de toda mudança então tem que esperar.
Perguntei se eles me avisam por e-mail quando ele for finalizado e ela disse “não da pra saber. Tem que esperar” falando de um jjeito meio rude...
Me parece que eles estão bem desorganizados, isso sim. E que não estão analisando em ordem nenhuma.
Talvez analisem de acordo com o quanto você cobra eles... ou seja, sabemos que a orientação é de não ficar ligando ou mandando e-mail, mas também sabemos que os únicos processos finalizados daqui desse tópico só foram finalizados porque houve uma cobrança quase que diária.
Eu entendo perfeitamente que esse atraso é normal devido às circunstâncias e que não existe só os processos que constam aqui no fórum para eles analisarem (tem muitos que a gente nem sabe).
Mas se for preciso cobrar mais, eu farei isso.
Qualquer novidade eu aviso.
Também estou com a impressão que não estão seguindo a ordem de entrada... mas como o meu é um dos últimos, nem tenho mais esperança de ficar pronto tão cedo.
Quando disseram que teriamos uma resposta em feveiro fiquei tão esperançosa... agora to com medo de levar mais tempo que Lisboa...
Acho que os unicos processos finalizados foram de pessoas que estavam em Portugal e iam toda hora em Viseu pedir noticias. E isso já tem tempo... de lá pra cá ninguém mais teve retorno.
Eu não consigo acreditar que finalizaram o dele em menos de 2 meses e depois disso parece que tá tudo travado. O meu foi dado entrada um mês depois (25/07) e até agora nada.
Como eu já disse, entendo tudo o que aconteceu até agora, mas a partir da informação que eles deram de estar analisando os processos de número 39 e em seguida eles demonstrarem que nem sabiam do meu processo (de número 32) me parece que estão seguindo ordem nenhuma.
Meu processo não foi exigido nada novo e ele me parece ser simples, pois meu pai não foi casado, ou seja, nao precisei averbar nenhum casamento ou divórcio, e foi ele quem me registrou quando eu nasci...
Me parece falta de organização deles
Ate agora nada.
Alguém tem o email para passar? Pois quem estava fazendo tudo era a irmã dele.
Se for seguida a ORDEM DE ENTRADA em Mangualde, o processo de minha mãe de 15/05/2017, deverá ser o primeiro a obter alguma resposta. Estou sinceramente apreensivo. Não somente com a demora. Mas porque tenho a sensação que a Conservadora é extremamente insegura e, logo, exigente. O medo de "errar" e dar atribuição de nacionalidade portuguesa a alguém irregular, tem como consequência essa lentidão.
Por isso, não vou mais encaminhar nenhum processo para Viseu.
Manterei todos informados caso receba algum comunicado.
A promessa que recebi por e-mail, deva conta de que ATÉ o FINAL DE ABRIL, haverá alguma resposta.
Algo me diz que receberei uma NOVA EXIGÊNCIA. Talvez uma virgula ou algum acento faltando.
.
Acho que a senhora conservadora está ficando brava:
"Não sei a que titulo o Sr. Raphael, está a perguntar por o estado do processo, dado que o processo com o nº 36XXX/17, se refere a uma senhora com o nome de Rita, e não foi junto nenhuma procuração ao processo em que o representante da D. Rita é o Sr. Raphael.
Mais informo que a identificação no impresso enviado, do assento em Portugal, se encontra mal identificado, e caso não esteja averbado o casamento ao assento de nascimento da cidadã portuguesa, não se encontrará estabelecida a filiação quanto à progenitora portuguesa face á lei portuguesa
Posteriormente será dado a D. Rita mais informações no que se refere o último assunto."
O que diabos seria isso, impresso enviado do assento em Portugal...? seria o número do assento da minha avó?
alguém sabe me explicar? Será que consultaram o assento de minha avó e não consta a transcrição de casamento?
Obrigado.
Também acho que não adianta ficar mandando email nem ligando... não estão dando atenção para isso. A única coisa que adiantou foram as pessoas que puderam ir lá pessoalmente. Só os delas foram resolvidos... Infelizmente a maioria não não pode fazer isso...
Minha avó me mostrou um documento dela do consulado informando o estado civil atualizado.
Eu não enviei certidão junto, apenas os documentos básicos para a atribuição. acho estranho ter caído nessa exigência.