Talvez a diferença do dela é que ela tem pai e mãe portugueses pelo que eu entendi. Talvez eles priorizem isso... Acho que cada conservatória lida com isso do seu jeito. Por exemplo, Tondela coloca os menores de idade na frente. O estranho é ter finalizado dia 09 de fevereiro e de lá pra cá nada mais... e outra coisa é que se fizeram o dela então já tem a tal autorização do IRN.
Tá muito confuso tudo isso, né?! Eu acabei de mandar outro e-mail pra Viseu, citando o fato de um processo que foi dado entrada após os nossos ter sido concluído antes... espero que me respondam..
@Lua Maria, existem duas formas de se instaurar um processo de nacionalidade: Por transcrição, que é o que se envia o formulário 1c junto com os documentos. Por inscrição, onde a pessoa vai presencialmente a uma Conservatória e declara querer ser português. Neste caso o 1c é dispensado. usa-se outra forma de instauração e o processo segue outra forma de trabalho e uma fila diferente. Por isso da pergunta.
Boa tarde Estive agora pela manhã com a Dra Clara, em Viseu. Ela me informou que realmente aguarda a IRN inserir Viseu no sistema, disse que é uma empresa terceirizada que faz o procedimento, me falou que processos que deram entrada presencialmente ela consegue fazer, pois acho que esse procedimento já existiu em Viseu. Ela me pediu desculpas e disse que deu a informação de finalizar os processos em Fevereiro porque a IRN havia lhe informado em Janeiro que seria um processo rápido, porém não aconteceu até hoje. Segundo ela, ela cobrou deles essa semana novamente e responderam já irão resolver e que já era pra ter resolvido. Resumindo, ela me falou que a IRN pode resolver isso hoje como pode resolver mês que vem, não depende dela, mas ela falou que assim que liberar no sistema, ela vai tentar finalizar os quase 200 processos parados lá em 2 semanas. Temos que achar uma forma de cobrar isso em LISBOA, diretamente na IRN. Bom final de semana a todos
Nem sei mais o que dizer. Porque aquele email que recebi em janeiro era do saig do IRN. Tenho vontade de esquecer e esperar, mas toda hora preciso dos documentos porque já vivo em Portugal. Estressante demais,
Já preparei um email para: [APAGADO] Mas só irei envia lo na segunda feira pela manhã, assim tenho mais chances de que alguém leia. Qualquer novidade, posto aqui
Acredito que hoje entendi sim o que está realmente acontecendo. Há meses estou na mesma situação que todos, porém somente esta semana mergulhei no problema.
Bom, existiu uma evidente mudança em todas as conservatórias. Algumas delas deixaram de prestar serviços e outras atribuíram serviços dos quais elas não realizavam. Coincidentemente me parece ter relação com a ultima mudança da lei de nacionalidade portuguesa realizada no ano passado.
Desde que enviei meu processo a Mangualde entrei em contato com eles apenas 2 vezes e logo no início. Foi um contato por email e um por telefone. Depois de meses, já esta semana, entrei em contato com Viseu e da mesma maneira fiz apenas um contato por telefone e outro por email. E em todas essas 4 vezes, as informações não foram diferentes, eles me informaram exatamente a mesma coisa. Me informaram que meu processo está em analise, é preciso aguardar e que esperavam alguma tipo de indicação, informação ou procedimento por parte do IRN.
E o que esses dois pontos tem relação conosco? Tudo. O que me foi passado realmente está coerente e acredito que não tenha ninguém nos enrolando lá não. Tudo que falaram faz todo o sentido, pois após estas mudanças nas conservatórias foram preciso novos procedimentos a definições por parte do IRN para que todas as conservatórias continuassem a funcionar de maneira coerente. Pelo que entendi, o IRN limitou os serviços para algumas e aumentou para outras. Na prática, Mangualde recebia via postal e via presencial os processos de nacionalidade. Com as mudanças, o IRN possivelmente definiu que Mangualde não libera processos recebidos pela via postal e por isso surgiu o motivo da transferência dos nossos processos, que no caso transferiu para Viseu. Logo em seguida, o IRN pode ter sim indicado a transferência dos processos recebidos via postal por Mangualde para Viseu, PORÉM o IRN ainda não comunicou ou liberou Viseu a realizar os processos por via postal e os processos via postal oriundos de Mangualde.
Então galera, acredito que o problema não está nas poucas pessoas que trabalham em Mangualde ou Viseu e sim, algo muito mais a cima, que realmente tem prazo para ser solucionado e resolvido. o IRN deve estar prestes a oficializar a mudança e comunicar e liberar Viseu.
Sei que como eu, muitas pessoas aqui estão dependendo disso para que as expectativas de vida melhorem o quanto antes ou até mesmo que existam quando esse processo for concluído, porém como em qualquer lugar do mundo existem definições e diretrizes que precisam serem respeitadas para que o nosso próprio direito prevaleça. Por hora, devemos continuar aguardando nossos processos serem deferidos e acompanhar como necessário e é claro, podemos sim solicitar o IRN para que nos ajudem. A final, é uma demanda considerável e são centenas de pessoas diretamente envolvidas que fazem jus a uma atenção especial.
Ainda que eu também não esteja satisfeito com a demora, pois minha expectativa era outra, devemos lembrar que essas alterações estão sendo realizadas para o nosso bem, para garantir nossos direitos. Basta olhar um pouco mais para a nossa direita e ver que em diversos outros paises hoje estão cada vez mais dificultando e tirando direitos, mesmo eles agindo contra a própria constituição. É assim que estou acreditando e estou escolhendo também acreditar, pois foi assim que me demonstraram ser e acontecer. E acredito que realmente é assim que está acontecendo, devemos agradecer por não termos problemas sob direitos e sim em tempo de reestruturação e novas demandas para a garantia dos nossos próprios direitos.
Enfim, cada um tem uma escolha e reação, a minha reação foi de buscar informações e entender, e recebi um ótimo feedback. Acredito que brevemente todos nós teremos o tão esperado deferimento do processo de nacionalidade portuguesa, no caso daqueles que respeitaram os procedimentos e as necessidades solicitadas pelo IRN.
É isso, galera. Grande abraço a todos e boa sorte. Paz e bem. Kleyton Vieira.
Se até quarta não houver novidades em Viseu, estou me programando para ir a Lisboa na quinta feira. Alguém com mais conhecimento sobre a IRN que possa saber onde eu ir ou com quem falar para que surta mais efeito?
Vou ligar para Viseu na quarta às 15:30 pra saber.
Pessoal, entendo suas necessidades e preocupações, mas preciso ponderar algumas coisas.
Em primeiro lugar, de nada adianta enviar emails e/ou ligar para a conservatória de Viseu, pois eles estão sem poder fazer nada pelos seus processos, aguardando ordens superiores (publicação de decreto, etc).
E em segundo lugar, não gostaria de ver este espaço sendo usado para palanque de revoltas. Este fórum tem por objetivo trocar experiências, a fim de que todos possam pedir suas nacionalidades, sem intermediários, de forma clara e econômica. Não tem por objetivo, reunir nenhum grupo para discutir com IRN. Essa ação vem contra nossos objetivos, portanto, e não pode partir deste ambiente.
Se querem criar grupos, e lutarem por isso, o que é um direito de vocês, que se organizem através de outros meios. Estou, portanto, apagando todos os emails de presidentes de conselhos, e responsáveis quaisquer.
O fórum não é ambiente para postar "ofensas" aos funcionários das conservatórias. Também apaguei algumas postagens que achei inadequadas. Espero que as pessoas pensem muito antes de escreverem aqui. A palavra escrita fica para sempre enquanto as faladas são levadas pelo vento.
A minha idéia foi a de NÃO perturbar, pois o efeito será completamente avesso. Perturbar, cobrar e encher o saco das conservatórias e de quem lá trabalha, só vai atrapalhar, vai aumentar o trabalho deles e poderá criar até um impedimento. Haja negativo, viva negativo. Precisamos lembrar que ninguém está lá trabalhando a toa não, com certeza quem está na linha de frente respondendo e recebendo as perguntas quer o quanto antes resolver e finalizar todos os processos. Vamos pensar positivo e ter energias boas. Pense positivo, viva positivo.
Por esses dias não posso ir até VIseu, mas tenho tempo livre no dia 23/03 e vou pra lá de qualquer forma, posso passar na CRC, Se tiver alguma novidade eu posto aqui também.
De qualquer forma, mandei email para o saig, quem sabe eles ajustam os pontos de uma vez.
@Natalia você sabe me dizer ou alguém mais, se é possível depois que minha avó estiver com a cidadania finalizada se eu (neto) posso tirar logo em seguida? Ou realmente meu pai tem que tirar também pra depois eu?
@mateusBH para fazer o processo como neto tem que comprovar laços efetivos com Portugal. O processo só é feito por Lisboa e vai demorar bem mais que fazer o processo de seu pai e depois o seu.
@mateusBH Como disse o Daniel, você até pode fazer direto depois do seu avo, porém terá que apresentar os laços efetivos. Com certeza é mais garantido fazer primeiro do seu pai, depois o seu processo. Boa sorte
Pessoal por acaso quando é feito o processo de atribuição e transcrição de casamento presencialmente nas conservatórias, o processo sai mais rápido ou a fila pra quem manda pelo correio ou faz lá na conservatória é a mesma?
Nossa gente, não é possível!!!!! Liguei lá pra tentar uma ajuda, pois estou morando na Irlanda e meu visto já venceu, se não fosse por conta desse atraso eu ja teria a cidadania, e infelizmente nao puderam fazer nada (pedi apenas um email dizendo que meu processo encontra-se lá e por razoes tecnicas esta atrasado) pois seria a unica maneira de extenderem meu visto por aqui. Estamos de mãos atadas? Já não sei mais o que fazer!!
Comentários
Eu acabei de mandar outro e-mail pra Viseu, citando o fato de um processo que foi dado entrada após os nossos ter sido concluído antes... espero que me respondam..
Como assim por inscrição @caiodib.
Por transcrição, que é o que se envia o formulário 1c junto com os documentos.
Por inscrição, onde a pessoa vai presencialmente a uma Conservatória e declara querer ser português. Neste caso o 1c é dispensado. usa-se outra forma de instauração e o processo segue outra forma de trabalho e uma fila diferente.
Por isso da pergunta.
E sim, ela deu entrada no processo presencialmente em mangualde.
Estive agora pela manhã com a Dra Clara, em Viseu.
Ela me informou que realmente aguarda a IRN inserir Viseu no sistema, disse que é uma empresa terceirizada que faz o procedimento, me falou que processos que deram entrada presencialmente ela consegue fazer, pois acho que esse procedimento já existiu em Viseu. Ela me pediu desculpas e disse que deu a informação de finalizar os processos em Fevereiro porque a IRN havia lhe informado em Janeiro que seria um processo rápido, porém não aconteceu até hoje. Segundo ela, ela cobrou deles essa semana novamente e responderam já irão resolver e que já era pra ter resolvido.
Resumindo, ela me falou que a IRN pode resolver isso hoje como pode resolver mês que vem, não depende dela, mas ela falou que assim que liberar no sistema, ela vai tentar finalizar os quase 200 processos parados lá em 2 semanas.
Temos que achar uma forma de cobrar isso em LISBOA, diretamente na IRN.
Bom final de semana a todos
Obrigada pelas informações!
Nem sei mais o que dizer. Porque aquele email que recebi em janeiro era do saig do IRN. Tenho vontade de esquecer e esperar, mas toda hora preciso dos documentos porque já vivo em Portugal.
Estressante demais,
Obrigada. É, isso de poder resolver hj ou daqui a um mês é estressante. Mas a notícia de que ela vai tentar terminar tudo em duas semanas é boa.
Enviei um e-mail também ao IRN. Imagino que pressionar o IRN é o caminho agora. Ou então essa empresa terceira também. Vamos ficar de olho!
Mas só irei envia lo na segunda feira pela manhã, assim tenho mais chances de que alguém leia.
Qualquer novidade, posto aqui
Acredito que hoje entendi sim o que está realmente acontecendo. Há meses estou na mesma situação que todos, porém somente esta semana mergulhei no problema.
Bom, existiu uma evidente mudança em todas as conservatórias. Algumas delas deixaram de prestar serviços e outras atribuíram serviços dos quais elas não realizavam. Coincidentemente me parece ter relação com a ultima mudança da lei de nacionalidade portuguesa realizada no ano passado.
Desde que enviei meu processo a Mangualde entrei em contato com eles apenas 2 vezes e logo no início. Foi um contato por email e um por telefone. Depois de meses, já esta semana, entrei em contato com Viseu e da mesma maneira fiz apenas um contato por telefone e outro por email. E em todas essas 4 vezes, as informações não foram diferentes, eles me informaram exatamente a mesma coisa. Me informaram que meu processo está em analise, é preciso aguardar e que esperavam alguma tipo de indicação, informação ou procedimento por parte do IRN.
E o que esses dois pontos tem relação conosco? Tudo.
O que me foi passado realmente está coerente e acredito que não tenha ninguém nos enrolando lá não. Tudo que falaram faz todo o sentido, pois após estas mudanças nas conservatórias foram preciso novos procedimentos a definições por parte do IRN para que todas as conservatórias continuassem a funcionar de maneira coerente.
Pelo que entendi, o IRN limitou os serviços para algumas e aumentou para outras. Na prática, Mangualde recebia via postal e via presencial os processos de nacionalidade. Com as mudanças, o IRN possivelmente definiu que Mangualde não libera processos recebidos pela via postal e por isso surgiu o motivo da transferência dos nossos processos, que no caso transferiu para Viseu.
Logo em seguida, o IRN pode ter sim indicado a transferência dos processos recebidos via postal por Mangualde para Viseu, PORÉM o IRN ainda não comunicou ou liberou Viseu a realizar os processos por via postal e os processos via postal oriundos de Mangualde.
Então galera, acredito que o problema não está nas poucas pessoas que trabalham em Mangualde ou Viseu e sim, algo muito mais a cima, que realmente tem prazo para ser solucionado e resolvido. o IRN deve estar prestes a oficializar a mudança e comunicar e liberar Viseu.
Sei que como eu, muitas pessoas aqui estão dependendo disso para que as expectativas de vida melhorem o quanto antes ou até mesmo que existam quando esse processo for concluído, porém como em qualquer lugar do mundo existem definições e diretrizes que precisam serem respeitadas para que o nosso próprio direito prevaleça.
Por hora, devemos continuar aguardando nossos processos serem deferidos e acompanhar como necessário e é claro, podemos sim solicitar o IRN para que nos ajudem. A final, é uma demanda considerável e são centenas de pessoas diretamente envolvidas que fazem jus a uma atenção especial.
Ainda que eu também não esteja satisfeito com a demora, pois minha expectativa era outra, devemos lembrar que essas alterações estão sendo realizadas para o nosso bem, para garantir nossos direitos. Basta olhar um pouco mais para a nossa direita e ver que em diversos outros paises hoje estão cada vez mais dificultando e tirando direitos, mesmo eles agindo contra a própria constituição.
É assim que estou acreditando e estou escolhendo também acreditar, pois foi assim que me demonstraram ser e acontecer. E acredito que realmente é assim que está acontecendo, devemos agradecer por não termos problemas sob direitos e sim em tempo de reestruturação e novas demandas para a garantia dos nossos próprios direitos.
Enfim, cada um tem uma escolha e reação, a minha reação foi de buscar informações e entender, e recebi um ótimo feedback. Acredito que brevemente todos nós teremos o tão esperado deferimento do processo de nacionalidade portuguesa, no caso daqueles que respeitaram os procedimentos e as necessidades solicitadas pelo IRN.
É isso, galera.
Grande abraço a todos e boa sorte.
Paz e bem.
Kleyton Vieira.
Alguém com mais conhecimento sobre a IRN que possa saber onde eu ir ou com quem falar para que surta mais efeito?
Vou ligar para Viseu na quarta às 15:30 pra saber.
EuU não tenho conhecimento sobre o IRN.
[APAGADO]
entendo suas necessidades e preocupações, mas preciso ponderar algumas coisas.
Em primeiro lugar, de nada adianta enviar emails e/ou ligar para a conservatória de Viseu, pois eles estão sem poder fazer nada pelos seus processos, aguardando ordens superiores (publicação de decreto, etc).
E em segundo lugar, não gostaria de ver este espaço sendo usado para palanque de revoltas. Este fórum tem por objetivo trocar experiências, a fim de que todos possam pedir suas nacionalidades, sem intermediários, de forma clara e econômica. Não tem por objetivo, reunir nenhum grupo para discutir com IRN. Essa ação vem contra nossos objetivos, portanto, e não pode partir deste ambiente.
Se querem criar grupos, e lutarem por isso, o que é um direito de vocês, que se organizem através de outros meios.
Estou, portanto, apagando todos os emails de presidentes de conselhos, e responsáveis quaisquer.
Obrigada.
Concordo com TUDO que a @Marcia postou.
O fórum não é ambiente para postar "ofensas" aos funcionários das conservatórias. Também apaguei algumas postagens que achei inadequadas. Espero que as pessoas pensem muito antes de escreverem aqui. A palavra escrita fica para sempre enquanto as faladas são levadas pelo vento.
A minha idéia foi a de NÃO perturbar, pois o efeito será completamente avesso. Perturbar, cobrar e encher o saco das conservatórias e de quem lá trabalha, só vai atrapalhar, vai aumentar o trabalho deles e poderá criar até um impedimento. Haja negativo, viva negativo.
Precisamos lembrar que ninguém está lá trabalhando a toa não, com certeza quem está na linha de frente respondendo e recebendo as perguntas quer o quanto antes resolver e finalizar todos os processos.
Vamos pensar positivo e ter energias boas.
Pense positivo, viva positivo.
Paz e bem a todos.
boa semana
Por esses dias não posso ir até VIseu, mas tenho tempo livre no dia 23/03 e vou pra lá de qualquer forma, posso passar na CRC, Se tiver alguma novidade eu posto aqui também.
De qualquer forma, mandei email para o saig, quem sabe eles ajustam os pontos de uma vez.
Valeu galera.
Falei agora com Viseu e a Dra Clara informou que a IRN não posicionou nada ainda.
Abçs
Pessoal por acaso quando é feito o processo de atribuição e transcrição de casamento presencialmente nas conservatórias, o processo sai mais rápido ou a fila pra quem manda pelo correio ou faz lá na conservatória é a mesma?
Valeu.