Bom dia. Em janeiro fiz uma reclamação para o SAIG e a resposta foi essa:
Exmª Sra.
Natalia Polvani
Reportando-me ao assunto em epígrafe, tenho a comunicar a V. Ex.ª que está em curso um plano de reestruturação e recuperação dos processos de nacionalidade e equacionada a possibilidade de extinguir o balcão da nacionalidade na Conservatória de Mangualde.
Assim, no âmbito dessa restruturação logo que o referido balcão seja extinto os processos de nacionalidade que estão nesta conservatória transitam para a conservatória do registo civil de Viseu, importando reformular o despacho nº 10/CD/2016, de sub-delegação de competências que neste momento está em preparação e que irá determinar essa e outras alterações nos balcões de nacionalidade existentes, aguardando-se que o despacho seja ultimado para posterior publicação.
Neste momento, entendemos não poder garantir quando é que esta questão estará definitivamente resolvida, mas será tão breve quanto possível, deixando assim, ao V. critério o procedimento a adotar relativamente ao processo de atribuição de nacionalidade que apresentou no balcão da nacionalidade da CRC de Mangualde.
Mais se informa V. Ex.ª que foi já contactada por estes Serviços a Sra. Conservadora em funções de dirigente na CRC de Mangualde, Dra. Zélia Nunes, solicitando que proceda ao envio dos processos de nacionalidade entrados no balcão da nacionalidade que funcionava na CRC de Mangualde pendentes para a CRC de Viseu por correio registado com respeito pelos limites da avença e mediante identificação em auto.
Por estes serviços foi ainda contatada a Sra. Conservadora Maria Clara que transitou da CRC de Mangualde para a Conservatória do Registo civil de Viseu, para que logo após a receção dos processos inicie o tratamento dos mesmos.
É quanto me cumpre informar, sem embargo de, como V. Ex.ª compreenderá, lamentar eventual atraso sucedido.
Com os melhores cumprimentos
Hoje encaminhei esse email para Viseu. A conservadora não pode demorar o tempo que bem entender. Isso não é qualidade de serviço.
Se a Conservatoria de Mangualde e a de Viseu não dão respostas concretas aos já processos enviados, nós podemos enviar em paralelo tudo de novo para outra Conservatoria? A exemplo, poderia enviar tudo novamente a Tontela?
@Natalia Lopes, esse texto diz claramente que a conservadora já deveria ter iniciado as tratativas. Será que enviar um novo e-mail não ajudaria? Essa Maria Clara está a fazer corpo mole!!!
Estou achando que é pura má vontade da conservadora... e não sei se tem alguma coisa que possamos fazer para resolver. Não acho que ninguém vá dar ouvidos pra gente... Estou muito arrependida de ter mandado para Mangualde e morrendo de medo de levar mais tempo que Lisboa...
Tem mesmo essa possibilidade de ser um grande descaso. Isso é muito triste. Sempre houve colaboração entre Brasil e Portugal, ainda mais recentemente. Por que disso agora?
Se a Conservatoria de Mangualde e a de Viseu não dão respostas concretas aos processos já enviados, nós podemos enviar em paralelo tudo de novo para outra Conservatoria? A exemplo, poderia enviar tudo novamente a Tontela?
Galera, alguém sabe se pode fazer isso?
Porque se eu ficar aqui chorando ou reclamando que lá não está funcionando, não vou resolver meu problema. Precisamos achar soluções, encher eles de e-mail não vai adiantar. Existem mil motivos para que o atraso possa estar acontecendo. Alguém tentou outra coisa não ser reclamar? Podemos enviar pra outra Conservatoria?
pelo que eu sei não. Quando baterem lá 2 processos eles não darão andamento. Vc tem que pedir para cancelar em Viseu e dar entrada em outra. Para cancelar, a conservadora precisa despachar. Levando em conta que achamos que ela está de má vontade, vc tem que avaliar os prós e contras de tentar cancelar...
Boa noite A Dra Maria Clara mandou e-mails para varias pessoas dizendo que em fevereiro teríamos uma resposta sobre os processos de Mangualde, amanhã é dia 28, último dia, o que acham de mandarmos e-mails pra Viseu, copiando Mangualde e alguns outros e-mails da IRN? Já ficamos aguardando demais, acho que uma pressão não nos prejudicaria mais do que já estamos. Vou mandar email amanhã e vou a Viseu na quinta feira.
Enviei email no dia 23 e hoje, mas nada de respostas. Ela disse que se eu não recebesse a carta até o dia 01/03, poderia voltar lá para resolver. [APAGADO Vou na conservatória de Viseu na semana que vem.
Uma ressalva de prudência: para postar no forum é necessário estar cadastrado; para lê-lo, não. As informações estão públicas e disponíveis, indexadas pelo google. E é bom que o forum seja disponível a todos, muitos usuários chegam ao forum via google. Então, por mais que haja insatisfação e até mesmo indignação com a situação de alguma conservatória, é de bom tom manter a reclamação dentro de um razoável, sem imputar condutas a quem quer que seja. Simpático/antipático, polido/rude são meras impressões que as pessoas passam no tratar, má vontade/não quer trabalhar já são imputações de comportamentos a pessoas que podem se sentir ofendidas e mesmo tomar medidas a respeito. Cada um sabe de si, e escreve o que achar que deve, fica o comentário só como conselho mesmo.
Com referência ao assunto em epgrafe, informo V. Ex.ª, que a restruturação dos processos de nacionalidade abaixo mencionada, ainda não está concluida, pensei que a mesma estaria concluída no mês em curso, o que ainda não ocorreu, pelo facto peço as minhas desculpas, contudo a mesma poderá estar para breve, nessa altura, receberá informação destes serviços e decidirei o seu processo.
"decidir" é tomar a decisão de concessão ou não, apoiado na documentação apresentada e de acordo com leis e regulamentos. Não é "vou ver se vou com a sua cara e se te concedo ou não", ainda mais em processo de filhos, que não tem nenhuma análise subjetiva (ao contrário do processo de netos, que tem as tais "ligações efetivas"): é conferir os documentos, certo concede, errado e sanável abre exigência, errado e insanável, recusa. Mesmo estando tudo ok, tem que haver uma decisão, um ato administrativo.
O jhmelman está certo, mesmo que algum documento esteja faltando, eles pedem para compor o processo. De qualquer forma, quando estive na CRC VISEU, o funcionário disse que meus documentos estavam sem problemas, bastava só deferir..
@Natalia R, A mesma coisa comigo, ainda em Mangualde tinham me confirmado que estava tudo Ok, que bastava prosseguir para concessão, mas isso foi em Dezembro.
Acabei de ligar para Viseu e Sra Dília atendeu o telefone, expliquei a ela novamente a minha sitiação e ela foi a até a Dra Clara perguntar, retornou com a seguinte resposta:” A senhora Conservadora está a aguardar a IRN dar a autorização pra que o balcão de Nacionalidade possa trabalhar, tem que aguardar”
Realmente muito confuso, toda dia mudam a informação.
Pessoal, esses emails são do Setor de Avaliação, Inspeção e Gestão de Serviços do IRN, vamos mandar emails perguntando sobre o funcionamento do balcão de Nacionalidade de Viseu.
Estranho é que teve aquela moça da página do face que postou informando que conseguiu receber a nacionalidade proveniente de Viseu, repassada de Mangualde... Mesma situação que nós. Como ela teria recebido se eles estão sem o balcão? Está esquisito isso.
Vou encaminhar um e-mail a todos esses endereços do IRN informado, questionando isso. Se recebermos a informação de que está autorizado, temos que tentar novo contato com a conservatória.
Oi @pessoal Ontem falei com a Vivian (menina do face). O processo dela é diferente do nosso, pois ela é filha de portugueses (pai e mãe) ainda vivos, então pelo que eu entendi, já era pra ter sido finalizado muito antes dos 5 meses, caso não tivesse dado todos os problemas de Mangualde. O processo dela foi finalizado agora, dia 09 de fevereiro (data que consta na carta) em Viseu. Isso significa que algum coisa já está sendo feita em Viseu, mesmo que os nossos processos de atribuição ainda não tenham sido concluídos ou até mesmo reiniciada as análises.
Eu mandei e-mail pra Viseu e não tive nenhum retorno. Sei que estão todos indignados com a demora(eu também) e, principalmente, com o fato de algumas informações "não baterem", mas a única opção que eu vejo é esperar...
@Lua Maria, bom dia meu processo é a mesma coisa que essa moça do Facebook. na verdade, enviei o processo primeiro da minha mãe para que na sequência pudesse dar continuidade no meu. Mas atrasou tudo junto com o de todo mundo também. Não entendo o motivo de ter atrasado tanto assim e o dela ter sido "priorizado".
MAs o teu é processo de filiação? Porque o meu eu também estou pegando do meu pai, porém meu pai teve que fazer o dele antes, pegando da minha avó. Meu processo é de atribuição.
De qualquer forma, posso estar sendo inocente, mas não vejo motivos ou qualquer outra coisa pra “priorizarem” o dela... acredito realmente que seja outro tipo de processo e sabe lá o porque, já foi finalizado e o nosso não..
Comentários
Exmª Sra.
Natalia Polvani
Reportando-me ao assunto em epígrafe, tenho a comunicar a V. Ex.ª que está em curso um plano de reestruturação e recuperação dos processos de nacionalidade e equacionada a possibilidade de extinguir o balcão da nacionalidade na Conservatória de Mangualde.
Assim, no âmbito dessa restruturação logo que o referido balcão seja extinto os processos de nacionalidade que estão nesta conservatória transitam para a conservatória do registo civil de Viseu, importando reformular o despacho nº 10/CD/2016, de sub-delegação de competências que neste momento está em preparação e que irá determinar essa e outras alterações nos balcões de nacionalidade existentes, aguardando-se que o despacho seja ultimado para posterior publicação.
Neste momento, entendemos não poder garantir quando é que esta questão estará definitivamente resolvida, mas será tão breve quanto possível, deixando assim, ao V. critério o procedimento a adotar relativamente ao processo de atribuição de nacionalidade que apresentou no balcão da nacionalidade da CRC de Mangualde.
Mais se informa V. Ex.ª que foi já contactada por estes Serviços a Sra. Conservadora em funções de dirigente na CRC de Mangualde, Dra. Zélia Nunes, solicitando que proceda ao envio dos processos de nacionalidade entrados no balcão da nacionalidade que funcionava na CRC de Mangualde pendentes para a CRC de Viseu por correio registado com respeito pelos limites da avença e mediante identificação em auto.
Por estes serviços foi ainda contatada a Sra. Conservadora Maria Clara que transitou da CRC de Mangualde para a Conservatória do Registo civil de Viseu, para que logo após a receção dos processos inicie o tratamento dos mesmos.
É quanto me cumpre informar, sem embargo de, como V. Ex.ª compreenderá, lamentar eventual atraso sucedido.
Com os melhores cumprimentos
Hoje encaminhei esse email para Viseu. A conservadora não pode demorar o tempo que bem entender. Isso não é qualidade de serviço.
Se a Conservatoria de Mangualde e a de Viseu não dão respostas concretas aos já processos enviados, nós podemos enviar em paralelo tudo de novo para outra Conservatoria? A exemplo, poderia enviar tudo novamente a Tontela?
Paz e bem!
Será que enviar um novo e-mail não ajudaria?
Essa Maria Clara está a fazer corpo mole!!!
@Natalia, como podemos acionar esse SAIG para pedir orientação? É via e-mail?
Se a Conservatoria de Mangualde e a de Viseu não dão respostas concretas aos processos já enviados, nós podemos enviar em paralelo tudo de novo para outra Conservatoria? A exemplo, poderia enviar tudo novamente a Tontela?
Galera, alguém sabe se pode fazer isso?
Porque se eu ficar aqui chorando ou reclamando que lá não está funcionando, não vou resolver meu problema. Precisamos achar soluções, encher eles de e-mail não vai adiantar. Existem mil motivos para que o atraso possa estar acontecendo. Alguém tentou outra coisa não ser reclamar? Podemos enviar pra outra Conservatoria?
pelo que eu sei não. Quando baterem lá 2 processos eles não darão andamento. Vc tem que pedir para cancelar em Viseu e dar entrada em outra. Para cancelar, a conservadora precisa despachar. Levando em conta que achamos que ela está de má vontade, vc tem que avaliar os prós e contras de tentar cancelar...
A Dra Maria Clara mandou e-mails para varias pessoas dizendo que em fevereiro teríamos uma resposta sobre os processos de Mangualde, amanhã é dia 28, último dia, o que acham de mandarmos e-mails pra Viseu, copiando Mangualde e alguns outros e-mails da IRN?
Já ficamos aguardando demais, acho que uma pressão não nos prejudicaria mais do que já estamos.
Vou mandar email amanhã e vou a Viseu na quinta feira.
Enviei email no dia 23 e hoje, mas nada de respostas. Ela disse que se eu não recebesse a carta até o dia 01/03, poderia voltar lá para resolver.
[APAGADO
Vou na conservatória de Viseu na semana que vem.
Cada um sabe de si, e escreve o que achar que deve, fica o comentário só como conselho mesmo.
[APAGADO]
Resposta veio pelo José Fernando.
Disse também que não é possível definir um prazo...
Que situação
Com referência ao assunto em epgrafe, informo V. Ex.ª, que a restruturação dos processos de nacionalidade abaixo mencionada, ainda não está concluida, pensei que a mesma estaria concluída no mês em curso, o que ainda não ocorreu, pelo facto peço as minhas desculpas, contudo a mesma poderá estar para breve, nessa altura, receberá informação destes serviços e decidirei o seu processo.
Mesmo estando tudo ok, tem que haver uma decisão, um ato administrativo.
O jhmelman está certo, mesmo que algum documento esteja faltando, eles pedem para compor o processo.
De qualquer forma, quando estive na CRC VISEU, o funcionário disse que meus documentos estavam sem problemas, bastava só deferir..
Mandei e-mail dia 19/02 e eles não me responderam.
Devemos continuar pressionando, quem sabe assim vai pra frente.
Realmente muito confuso, toda dia mudam a informação.
Já enviei email para eles em janeiro e nunca responderam, mas talvez tenham lido.
[APAGADO]
Mesma situação que nós.
Como ela teria recebido se eles estão sem o balcão? Está esquisito isso.
Vou encaminhar um e-mail a todos esses endereços do IRN informado, questionando isso. Se recebermos a informação de que está autorizado, temos que tentar novo contato com a conservatória.
Ontem falei com a Vivian (menina do face). O processo dela é diferente do nosso, pois ela é filha de portugueses (pai e mãe) ainda vivos, então pelo que eu entendi, já era pra ter sido finalizado muito antes dos 5 meses, caso não tivesse dado todos os problemas de Mangualde.
O processo dela foi finalizado agora, dia 09 de fevereiro (data que consta na carta) em Viseu. Isso significa que algum coisa já está sendo feita em Viseu, mesmo que os nossos processos de atribuição ainda não tenham sido concluídos ou até mesmo reiniciada as análises.
Eu mandei e-mail pra Viseu e não tive nenhum retorno.
Sei que estão todos indignados com a demora(eu também) e, principalmente, com o fato de algumas informações "não baterem", mas a única opção que eu vejo é esperar...
meu processo é a mesma coisa que essa moça do Facebook. na verdade, enviei o processo primeiro da minha mãe para que na sequência pudesse dar continuidade no meu.
Mas atrasou tudo junto com o de todo mundo também.
Não entendo o motivo de ter atrasado tanto assim e o dela ter sido "priorizado".
De qualquer forma, posso estar sendo inocente, mas não vejo motivos ou qualquer outra coisa pra “priorizarem” o dela... acredito realmente que seja outro tipo de processo e sabe lá o porque, já foi finalizado e o nosso não..
Só acho estranho a conservadora falar que precisa da autorização do IRN para despachar, sendo que ja finalizou o processo da Vivian.