Como fazer cidadania via conservatoria?

2»

Comentários

  • Nossa, já responderam o e-mail em menos de 10 minutos. Foi informatizado em 2014. Me passaram o número.
  • Pessoal,

    Aproveitei e perguntei a conservatória de Gouveia se o casamento de meu avô está transcrito, ao que obtive a seguinte resposta:

    "Informo que o casamento do seu avô se encontra transcrito e averbado ao assento de nascimento dele."

    Penso que neste caso eu posso utilizar quaisquer uma das conservatórias correto? Não precisaria ser especificamente ACP e VNGaia, certo?


  • @danielbpereira pode utilizar qualquer conservatória.
  • editado January 2018
    Obrigado @Vlad Pen. Reuni toda a informação que obtive aqui e fiz um post explicando todo meu processo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10871/processo-para-neto-sem-pular-geracao e perguntando algumas coisas
  • @danielhenriques Somente hoje consegui pegar no cartório a certidão de nascimento reprográfica. Nesta diz que o declarante é o pai(citando o nome dele, idade, nacionalidade e estado civil).E agora qual proximo passo?
  • @Adilton CG e consta os pais sendo casados ou não?
  • @danielhenriques Sim casados neste cartório e diz que os dois são portugueses.
  • Certo @Adilton CG, se eles eram casados tem que verificar se no assento do português está averbado o casamento. Você já tentou procurar no tombo.pt se o livro com o registro dele está online? Se estiver já pode confirmar se está averbado o casamento senão vai ter que pedir uma certidão em Portugal para conferir e caso não esteja tentar localizar o casamento. Você tem informações de quando eles imigraram, por onde entraram no Brasil, etc?
  • @danielhenriques O assento português tem mais de 100 anos e tentei ver o lance do tombo.pt que vc falou mas a pesquisa é estranha, só aparece códigos, nada esclarecedor.
  • @danielhenriques Achei o assento do português naquelas imagens dos livros de batismo e lá informa o casamento e agora? o que faço ?
  • @Adilton CG, que bom que encontrou o registro e já está averbado o casamento. Agora tem que pedir uma cópia certificada do assento em Portugal. Você falou que até já localizou onde está o registro, caso ainda não tenham te passado as informações de como solicitar a certidão entre em contato novamente e solicite as instruções. Quando chegar basta juntar o restante da documentação e enviar o pedido de nacionalidade.

    Para o processo vai precisar de:
    - Cópia certificada do assento de batismo do português (o original que vai vir de Portugal)
    - Certidão de nascimento reprográfica do requerente, apostilada, emitida há menos de 1 ano
    - Xerox autenticada e apostilada do documento de identidade do requerente, emitido há menos de 10 anos. Pode ser o RG ou passaporte modelo novo (que consta a filiação). Algumas conservatórias aceitam CNH mas não são todas.
    - Formulário 1C com assinatura do requerente reconhecida em cartório por autenticidade (tem que assinar na presença do funcionário do cartório)
    - Vale Postal no valor de 175 euros

    O formulário e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    O destinatário do vale é sempre o IRN, IP e o endereço é o da conservatória escolhida para envio da documentação. Os endereços das conservatórias que aceitam pelos correios você pode ver em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • @danielhenriques Sobre "Agora tem que pedir uma cópia certificada do assento em Portugal". Existem diferenças nessas cópias? Caso eu peça uma cópia dessa certidão do livro da igreja tenho que especificar que quero certificada?
  • @Adilton CG as certidões que você pede em Portugal vem assinadas pelo responsável e com marca em relevo no papel que certificam a autenticidade dela. Normalmente vem até escrito que a pessoa que assina certifica que é reprodução do assento numero tal, em tal livro, etc
    Para o processo de atribuição tem que ser uma certidão original, não é aceita, por exemplo, uma xerox autenticada dessa certidão ou a impressão da imagem que você encontrou no tombo.pt
    Para comparar seria como uma segunda via de certidão brasileira, que vem em papel especial, com assinatura do tabelião mas no caso de Portugal é da maneira que descrevi, com marca em relevo, etc
  • @danielhenriques Volto aqui neste forum depois de 10 meses para AGRADECER e dizer que toda orientação recebida aqui deu frutos, consegui via Conservatoria obter a certidão de nascimento de minha mãe cujos pais eram portugueses. Agora acho que tenho que fazer a comunicação do casamento dela.
  • Landelino Landelino Member
    editado February 2019
    Olá, meu pai Alfredo Rodrigues da Costa, nascido no dia 18 de janeiro de 1910, assentamento digitalizado número 21/2013. Parada de Ester, Castro Daire.
    Mãe Alzira Lins Costa, Brasileira.
    Meu pai era português e minha mãe brasileira. Como faço para obter minha cidadania. Me chamo Landelino Rodrigues da Costa.
    No meu caso não preciso transcrever o casamento dos meus pais em Portugal?
    Ambos já falecidos.
    Preciso da certidão de nascimento reprográfica já estando digitalizado o assentamento?
    Como devo proceder?

  • Bom dia,

    Estarei enviando hoje os meus documentos para Portugal, poderia me tirar duas dúvidas?

    1 - A minha certidão de nascimento de inteiro teor e apostilada completa um ano que foi feita em março de 2020 e provavelmente meu processo ainda estará sendo feito, tem algum problema?

    2 - A conservatório mais indicada continua sendo a do Porto? Quanto tempo está demorando mais ou menos?

    Desde já, agradeço!
  • @Lucas a certidão de nascimento tem q ser por cópia reprográfica apostilada.ACP do Porto continua sendo a conservatória indicada.Prazo: 6 a 8 meses.
  • Boa tarde.Conclui o processo da minha mãe e ja fiz a transcrição de casamento dela através do consulado.
    vou começar a minha e gostaria de fazer direto pelo Porto. Pergunta:tem algum detalhe no preenchimento do formulário por ela ser brasileira? ele fez o processo com o nome de solteira pois ja estava separada, na transcrição tem o nome de casada, tem algum problema?

  • @Sergioa, nenhum problema! Se você mandar uma cópia do registro de nascimento português não precisa preencher os dados dela no Formulário 1C
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.