Como fazer cidadania via conservatoria?
renas
Member
Ola,
Comecei a fazer meus papeis para enviar para o consulado geral aqui de Sao Paulo, mas vi que do ano passado para este mudaram certas coisas e a demora é maior, exigem mais papeis apostilados do que no final do ano mesmo, e me falaram para fazer via conservatória porque é mais rápido, alguem sabe o que tenho que fazer?
Comecei a fazer meus papeis para enviar para o consulado geral aqui de Sao Paulo, mas vi que do ano passado para este mudaram certas coisas e a demora é maior, exigem mais papeis apostilados do que no final do ano mesmo, e me falaram para fazer via conservatória porque é mais rápido, alguem sabe o que tenho que fazer?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para o processo de atribuição para filho de português precisa de:
- Certidão de nascimento reprográfica apostilada
- xerox autenticada e apostilada do RG emitido a menos de 10 anos
- Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade
Caso o assento de nascimento de sua mãe esteja informatizado basta informar o número / ano e local do assento no formulário (ou mandar uma xerox simples, caso prefira). Se não estiver informatizado terá que enviar o original.
- Vale postal no valor de 175 euros para o IRN com o endereço da conservatória escolhida
Modelo 1C e instruções de preenchimento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Endereços das conservatórias para envio de documentos e Vale Postal http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
Hoje 3a. CRC do Porto e Tondela são as mais indicadas.
Minha mae ja fez a transcrição do casamento e tenho a certidao de meu pai brasileiro apostilada e a minha
Apostilar agira meu rg e o formulario?
O formulário é só reconhecer firma do cartório por autenticidade (tem que assinar na presença do funcionário do cartório), não precisa apostilar.
A xérox autenticada do RG tem que apostilar.
Nos processos feito direto nas conservatórias não são utilizados os serviços consulares. Apenas utilizamos o consulado para requerer o Cartão Cidadão e passaporte após a conclusão do processo de atribuição.
Caso ambos os progenitores sejam portugueses é obrigatória a transcrição de casamento caso esses tenham se casado fora de Portugal, para processos em que o pai seja português e casado com estrangeira apenas ACP e VNGaia não exigem a transcrição de casamento.
O casamento normalmente é na mesma paróquia do registro do nascimento ou em alguma das redondezas.
Qual o ano de nascimento do pai dela?
O mais importante agora é saber se eles se casaram ou não para saber quais serão os passos e poder juntar a documentação certa.
Nossa, hoje está tão puxado (ainda estou trabalhando) que esqueci que você já tinha comentado do fato de ter localizado o assento de batismo e este estar no departamento DGLAB, desculpe. Normalmente já viria averbado o casamento. O importante é verificar se consta não serem casados na certidão de sua mãe pois como ambos eram portugueses as conservatórias vão exigir transcrição de casamento caso conste que eram casados. Nesse caso teria que localizar o nascimento da mãe dela também.
Acredito que na certidão inteiro teor de sua mãe virão, no mínimo, dados que nos levariam a conclusão se eram casados ou não.
simples, inteiro teor e reprográfica. As opções Inteiro Teor e Reprográfica, ambas na verdade são de inteiro teor.
Inteiro Teor = Inteiro Teor Digitada ( certidão digitada )
Reprográfica = Inteiro Teor por Cópia Reprográfica ( certidão por "xerox" do livro original )
Ainda sobre cidadania para filhos:
A certidão do português tem que ser enviada como? Original, autenticada?
Qual conservatória atualmente está melhor?
O RG realmente precisa ter menos de 10 anos?
A transcrição do casamento do filho pode ser feita ao mesmo tempo que a cidadania?
Se for pelo consulado é mais caro ou mais barato?
No caso do pai portugues ser casado com estrangeira e ser declarante do nascimento eu não precisaria de transcrição do casamento do pai, correto?
Caso após o envio dos documentos tenha alguma exigência que impeça o prosseguimento do processo eu perco o que paguei do Vale Postal?
Se a certidão estiver no sistema informatizado basta indicar o número / ano / local do assento ou enviar uma xerox simples da certião se você tiver. Caso não esteja informatizada terá que solicitar cópia certificada junto a conservatória ou arquivo distrital em que estiver o assento.
Se for fazer sem transcrição de casamento apenas ACP e VNGaia aceitam, ACP está mais rápida. Para processos com transcrição pode mandar também para Tondela ou 3a. CRC do Porto. 3a. CRC do Porto está mais rápida
Tem alguns relatos em que processos foram finalizados com documentos de identidade mais antigos mas o requisitado é documento com menos de 10 anos.
Algumas conservatórias aceitam os processos juntos, outras simplesmente devolvem o segundo processo pois depende da conclusão do anterior. Nem todas fazem processos de atribuição e transcrição de casamento.
Pelo consulado é mais demorado, mais burocrático e mais caro.
Caso tenha alguma exigência você será comunicado e será dado um prazo para resolver a pendência. Caso não cumpra o exigido o processo será negado e não existe reembolso da taxa.
CONTACTOS
registos.gouveia@irn.mj.pt
(351)238493438