Processo para Neto sem pular geração

editado January 2018 em Tenho como conseguir?
Pessoal,

Minha situação é a seguinte: Sou neto de avô português pela parte de minha mãe. Minhã mãe não possui a cidadania e estou buscando realizar o processo para mim sem pular geração, ou seja, vou primeiro fazer a cidadania de minha mãe.

A certidão de nascimento de meu avô está informatizada, já possuo o número do assento e segundo a conservatória o casamento de meu avô com minha avó brasileira "se encontra transcrito e averbado ao assento de nascimento dele". De qualquer forma o declarante do nascimento de minha mãe foi o pai.

Pelo que li aqui no fórum eu preciso fazer os seguintes passos:

1- Reunir a documentação de minha mãe e enviar para Portugal (Copiado de um post de @Daniel Henriques)
1.1 - Certidão de nascimento reprográfica apostilada
1.2 - Xerox autenticada e apostilada do RG emitido a menos de 10 anos
1.3 - Formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade
1.4 - Informar o número / ano e local do assento no formulário
1.5 - Vale postal no valor de 175 euros para o IRN com o endereço da conservatória escolhida

2 - Após o processo acima concluído, realizar a transcrição do casamento de minha mãe com meu pai (Ainda não me informei como se faz isso)

3 - Realizar o passo-a-passo 1 para mim.

Minhas dúvidas ão as seguintes:

1 - Está correto o meu entendimento?
2 - Falta algum passo?
3 - No caso de eu não pular gerações eu não teria que me preocupar com a nova lei dos netos, correto?
4 - Como o casamento de meu avô está transcrito, neste caso eu posso utilizar quaisquer uma das conservatórias? Não precisaria ser especificamente ACP e VNGaia, certo? (Edição: Esta dúvida já foi respondida por @Vlad Pen: Pode ser qualquer conservatória)

Comentários

  • editado January 2018
    @danielbpereira
    1 - Sim, correto
    2 - Para os processos não falta nada. Após a finalização de cada etapa pode pedir o Cartão Cidadão e Passaporte no consulado, caso tenha interesse. No caso de sua mãe se for pedir é melhor já ter feito a transcrição de casamento para sair com estado civil atualizado.
    3 - Correto


    Para transcrição de casamento tem o modelo do requerimento, explicações de preenchimento e documentação necessária em
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • editado January 2018
    1) Sim. O "1.2" pode ser também do passaporte modelo novo, que tem a filiação na página de identificação.
    2) Os passos 1, 2 e 3 estão corretos. Para transcrição, procure o tópico de transcrição de casamento em Ponta Delgada, que é a mais rápida para transcrever casamentos (mas não faz atribuições).
    3) Correto. Cada atribuição confere aos descendentes diretos o direito à nacionalidade portuguesa.
    4) Qualquer uma. Atualmente, Tondela e 3aCRC do Porto tem tido os melhores prazos, mas veja os tópicos das outras também e escolha de acordo com suas impressões. Tondela prioriza processos de menores de idade.
  • Muito obrigado pessoal. Esse fórum tá me ajudando bastante.
  • A ideia é essa mesmo! :)
    Eu só lamento não ter encontrado esse forum antes, teria me poupado quase 1 ano de procedimentos, quando fiz a nacionalidade da minha mãe!
  • Pessoal, mais uma dúvida: o post que orienta o preenchimento do 1c diz p eu enviar uma copia autenticada da certidão de casamento da minha mãe. Essa copia autenticada precisa ser apostilada? Pode ser com base na certidão atual ou tem que tirar uma nova?
  • @danielbpereira É aconselhável enviar uma recente apostilada.
  • Entendi. Entao vou tirar uma nova certidao de casamento da minha mae. Precisa ser reprografica tb?
  • @danielbpereira não precisa ser reprográfica.
  • Pessoal, consegui enviar hoje a documentação e o Vale postal para 3 Crc do Porto. Agora só aguardar. Saberiam dizer por alto quanto tempo deve levar?
  • Pessoal, os documentos foram entregues na 3 CRC do Porto em 28/03 e o vale postal foi pago em 02/04, mas ainda não obtive nenhum contato da 3 CRC. O que vocês me recomendam? Devo entrar em contato para saber o número de processo?
  • @danielbpereira, Aguarde uns 20 dias e ligue pra Linha Registros

    00 (xx) 351 21 195 0500

    No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
  • Pessoal, conforme disse acima, os documentos foram entregues na 3 CRC do Porto em 28/03 e o vale postal foi pago em 02/04. Todo mês ligo para a linha registros, liguei hoje inclusive, mas ainda não há número de processo. Será que posso fazer mais alguma coisa?
  • @danielbpereira,

    em junho, a 3a CRC do Porto teve encerrado seu balcão de nacionalidade. Veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12848/atribuicao-crc-vila-do-conde-acompanhamento-e-processos


    Sugiro que peça o cancelamento do processo e dê entrada em outra conservatória.
  • No meu caso é o de meu avô, pois estou fazendo o processo de minha mãe.
  • Se possível me ajudarem com esta dúvida,
    O fato do meu avô por parte de pai ter vindo ainda criança de Portugal para o Brasil, ter se casado e tido filhos no Brasil, sendo um destes filhos o meu pai que já está falecido e não possuía nacionalidade/cidadania Portuguesa, isto dificulta a aquisição da minha cidadania ? pelo fato de eu estar pulando uma geração...? Ouvi falar que seria necessário ter moradia em Portugal para conseguir a cidadania, é isso mesmo ? alguém consegue me ajudar...? Muito obrigado !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.