Requerer uma cópia do Registo civil no site www.portaldocidadao.pt sem ter o número

Olá, sou neto de português e estou pensando em fazer o processo para a minha mãe, para depois fazer para mim. Possuo apenas a certidão de casamento de meu vô que já é morto. Nessa certidão não há qualquer espécie de identificação numérica do meu vô. Como posso buscar essa numeração para depois fazer o pedido online? O site pede o 'Nº Identificação Civil' para que eu possa avançar no formulário.
Grato.
«1

Comentários

  • Ele nasceu em 1911.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ele casou em Portugal ou no Brasil?
    Na certidão diz concelho, freguesia, distrito de onde ele era em Portugal? Alguém sabe de onde ele era?
    Geralmente certidões com mais de 100 anos não podem ser emitidas por este site.
  • @webill você está querendo uma cópia da certidão? Para o processo de atribuição, basta informar no formulário o número e ano do assento. Agora, como vc não tem esses dados, se souber onde seu avô nasceu, pode ser fácil conseguir. Descubra o concelho e a freguesia, depois mande um e-mail para a conservatória (cartório) correspondente.
  • David, ele casou no Brasil, mas na certidão não especifica nada além de ter nascido em Portugal e em qual data.
    Roberto, se eu descobrir qual o concelho e a freguesia, onde encontro a lista de cartórios para enviar o e-mail?
  • E sim, queria uma cópia da certidão pois ela é necessária, não?
  • editado October 2015
    Webill,

    informe no campo NIC - 99999999

    Para mais de 100 anos:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/26031/#Comment_26031
  • Interessante. Vou tentar. Adianto aqui que ao ligar para o consulado, me informaram que por já ser morto, não há necessidade de um 'Registo civil', apenas da transcrição de óbito feita por aqui: http://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-obito/
  • editado October 2015
    Webill,

    para processos em Portugal não necessita de transcrição de óbito. Se o avô foi o declarante do nascimento de sua mãe, também não precisa transcrever o casamento.
  • Roberto BrantRoberto Brant Member
    editado October 2015
    @webill, você não precisa ter acesso à certidão do seu avô português não. Basta saber o n.º e ano do assento. A Conservatória do concelho onde ele nasceu pode te informar por e-mail.Segue o link da lista de conservatórias. A melhor forma de saber onde ele nasceu é conversando com parentes. Caso não consiga, comece a procurar em sites de genealogia. No meu caso foi fácil porque minha mãe, aos 15 anos, foi com meu bisavô conhecer a terra natal dele, no caso, a freguesia de Sarzedo, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf
  • Excelente. Obrigado! Vou acessar.
  • WebillWebill Member
    editado October 2015
    Pessoal, acessei o formulário e um determinado item oferece três opções:
    Tipo de certidão:
    Narrativa
    Cópia integral
    Modelo Internacional

    Qual escolher?

    P.S. Localizei o concelho e o distrito! Ainda aguardo resposta do cartório.
  • WebillWebill Member
    editado October 2015
    .
  • Vou só dividir algo estranho que aconteceu comigo, sobre a solicitação que fiz para o Concelho de 'Oliveira do Hospital'. Recebi um e-mail de confirmação de recebimento com um título diferente, mas associado ao meu pedido, no entanto o remetente nesse e-mail era eu mesmo. Bizarro... Mas estou no aguardo.
  • Nova atualização: A conservatória me respondeu e localizou o número e ano do assento. Já enviei o pedido pelo portão do cidadão da certidão narrativa. Vamos aguardar.
  • Certidão recebida! Só que o consulado de SP quer a de óbito que está difícil de achar. Tem outra forma de fazer sem a certidão de óbito?
  • Webill,

    Aqui no fórum não usamos o DESserviços dos consulados por ser demorado, burocrático e dispendioso.
    Enviamos nossos processos pelos Correios diretamente para Portugal. E em Portugal NINGUÉM exige transcrição de óbito.
    Atualmente elegemos a Conservatória de Ponta Delgada como a mais rápida (o processo de atribuição mais demorado foi concluído em apenas 10 dias).
    Sugiro que você gaste um tempo lendo TODOS os tópicos do nosso fórum. Você passará a ter um conhecimento profundo do seu próprio caso. E se dúvidas persistirem, basta postar que todos nós nos ajudamos.
  • Guilherme,
    Tentei digitar 9999 no campo destinado ao código de acesso e não funcionou. O que posso estar fazendo de errado?
  • Por favor, estou também tentando obter uma certidão, tenho o nome completo e o numero da ID, então consegui entrar no Portal do cidadão, porém quando pede "conservatória/cartório" eu não tenho essa informação, só sei que a pessoa era do Porto. tenho outras informações, como filiação e data de nascimento, Nesse portal do cidadão não tem opção de busca? ou existe algum site de busca?
  • Cleo,

    No Portal é possível solicitar a cópia do registro desde que você tenha todas as informações, mesmo assim se ocorrido após 1911. Se você não sabe a freguesia abra uma discussão no Fórum e deixe os dados para que possamos ajudá-la.
  • WebillWebill Member
    @Cleo, não cheguei a encontrar site de buscas, mas você pode ir mandando email para cada uma das conservatórias com os dados que você tem. Limite-se a Porto e mande para todas de lá.
  • Boa tarde
    meu noivo quer tirar a nacionalidade portuguesa ,a avo materna dele era de la e gostaria de saber se a certidão que a gente pede no portal do cidadão já vem autenticada ou precisamos fazer mais alguma coisa ?
    tem outra forma de se obter essa certidão ?
    obrigada
  • @Catarine
    A mãe do seu noivo está viva?

    Você não precisa da certidão de papel, necessariamente. Se souber onde a avó nasceu (concelho e freguesia lá em Portugal), pode mandar um e-mail para a conservatória onde o registro está feito e pedir o NUMERO DO ASSENTO da avó. Você só precisa desse número.

    Quando tiver o número, aí tem que ver se a mãe do seu noivo está viva. Se estiver, seria melhor que a mãe dele peça a nacionalidade dela por atribuição, e então seu noivo faz a dele por atribuição também, logo depois da mãe dele.

    Se a mãe dele for falecida, e se faleceu sem pedir a nacionalidade dela, então ele terá que fazer o processo de nacionalidade dele por AQUISIÇÃO (naturalização).
  • Olá, como faço para descobrir em qual freguesia meu Bisavô nasceu? nascimento foij em 01/01/1908 em AnaDia
  • editado February 2017
    Gente tenho o RNE ("Rg para estrangeiro") do meu avô em mãos e a certidão de óbito (local SP Brasil). E agora, POR FAVOR ME AJUDEM! [EDITADO]
  • Thiago, vc não tem nenhum parente que possa lhe ajudar com pelo menos uma possibilidade de distrito/concelho/freguesia que ele tenha nascido?
  • LUCIANA VC DEVE PREENCHER 999999999 ATÉ ENTUPIR O CAMPO ATÉ EXAURIR / ESGOTAR / ACABAR SRRS BRINCADEIRA - MAS COMIGO DEU CERTO, o problema é que tem muitos colegas dizendo que as conservatórias estão cag... pra vc e não respondem emails caso surjam problemas, ou extravio.
  • Dica de ouro: Ligue lá na conservatória, liguei lá na minha e em 4 minutos consegui
  • Amigos, em 2014 depois de muitas buscas achei o livro de batismo de meu bisavô e pedi a informatização do assento de nascimento dele. Estou querendo este documento dele em mãos, mas a Conservatória de São Pedro do Sul mandou eu pedir ao Consulado. É
    isso mesmo? Ou consigo tirar pelo Portal do Cidadão? E como acessar?
  • Flavia, pode solicitar no portal do cidadão, é só informar o número informatizado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.