Requerer uma cópia do Registo civil no site www.portaldocidadao.pt sem ter o número
Webill
Member
Olá, sou neto de português e estou pensando em fazer o processo para a minha mãe, para depois fazer para mim. Possuo apenas a certidão de casamento de meu vô que já é morto. Nessa certidão não há qualquer espécie de identificação numérica do meu vô. Como posso buscar essa numeração para depois fazer o pedido online? O site pede o 'Nº Identificação Civil' para que eu possa avançar no formulário.
Grato.
Grato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Na certidão diz concelho, freguesia, distrito de onde ele era em Portugal? Alguém sabe de onde ele era?
Geralmente certidões com mais de 100 anos não podem ser emitidas por este site.
Roberto, se eu descobrir qual o concelho e a freguesia, onde encontro a lista de cartórios para enviar o e-mail?
informe no campo NIC - 99999999
Para mais de 100 anos:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/26031/#Comment_26031
para processos em Portugal não necessita de transcrição de óbito. Se o avô foi o declarante do nascimento de sua mãe, também não precisa transcrever o casamento.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf
Tipo de certidão:
Narrativa
Cópia integral
Modelo Internacional
Qual escolher?
P.S. Localizei o concelho e o distrito! Ainda aguardo resposta do cartório.
Aqui no fórum não usamos o DESserviços dos consulados por ser demorado, burocrático e dispendioso.
Enviamos nossos processos pelos Correios diretamente para Portugal. E em Portugal NINGUÉM exige transcrição de óbito.
Atualmente elegemos a Conservatória de Ponta Delgada como a mais rápida (o processo de atribuição mais demorado foi concluído em apenas 10 dias).
Sugiro que você gaste um tempo lendo TODOS os tópicos do nosso fórum. Você passará a ter um conhecimento profundo do seu próprio caso. E se dúvidas persistirem, basta postar que todos nós nos ajudamos.
Tentei digitar 9999 no campo destinado ao código de acesso e não funcionou. O que posso estar fazendo de errado?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4330/problemas-com-o-site-portal-do-cidadao
No Portal é possível solicitar a cópia do registro desde que você tenha todas as informações, mesmo assim se ocorrido após 1911. Se você não sabe a freguesia abra uma discussão no Fórum e deixe os dados para que possamos ajudá-la.
meu noivo quer tirar a nacionalidade portuguesa ,a avo materna dele era de la e gostaria de saber se a certidão que a gente pede no portal do cidadão já vem autenticada ou precisamos fazer mais alguma coisa ?
tem outra forma de se obter essa certidão ?
obrigada
A mãe do seu noivo está viva?
Você não precisa da certidão de papel, necessariamente. Se souber onde a avó nasceu (concelho e freguesia lá em Portugal), pode mandar um e-mail para a conservatória onde o registro está feito e pedir o NUMERO DO ASSENTO da avó. Você só precisa desse número.
Quando tiver o número, aí tem que ver se a mãe do seu noivo está viva. Se estiver, seria melhor que a mãe dele peça a nacionalidade dela por atribuição, e então seu noivo faz a dele por atribuição também, logo depois da mãe dele.
Se a mãe dele for falecida, e se faleceu sem pedir a nacionalidade dela, então ele terá que fazer o processo de nacionalidade dele por AQUISIÇÃO (naturalização).
isso mesmo? Ou consigo tirar pelo Portal do Cidadão? E como acessar?