Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17887897917937941461

Comentários

  • @Amanda282, precisa só transcrever o primeiro casamento. Sua prima não precisa do cartão cidadão da sua tia, só o assento de nascimento com o casamento averbado.
    Não sei qual a situação de sua tia, se ela quiser pedir a nacionalidade para o 2º marido pelo casamento, te que transcrever o 1º casamento, homologar o divórcio e transcrever o 2º casamento.
    Mas, se deseja apenas a atribuição de sua prima, basta transcrever o 1º casamento.
  • Oi pessoal, tudo bem? Concluí a cidadania do meu avô por Tondela e agora estou juntando a documentação para fazer a do meu pai pelo ACP. Estou na dúvida com umas questões de documentação, alguém consegue me ajudar? O documento de identificação deve ser o RG apostilado? Pode ser CNH ou passaporte brasileiro? Sendo passaporte ainda precisa de apostilamento?
    Sobre o pagamento, vou fazer via cartão de crédito pra não ter stress com os correios - não muda nada, né? Pode mandar pro ACP normalmente?
    Vi que agora existe uma ferramenta para acompanhar online, mudou mais alguma coisa nos novos processos?
    Obrigada!
  • @Mayara Miranda, o documento de identificação tem que ter menos de 10 anos de emissão. Pode ser RG, CNH ou passaporte.
    Fazendo o pagamento com cartão de crédito, eles mandam para o seu email um formulário 1C que serve como recibo. Imprima colorido, frente e verso, preencha com os dados do requerente e reconheça a firma por autenticidade. O formulário não precisa ser apostilado e pode ser mandado normalmente para o ACP.
    Os demais documentos são:
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada;
    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte;
    Cópia simples do assento do português.
    Não mudou nada para os processos, só a numeração e a chave de acesso estão demorando cerca de 1 mês para serem obtidas.
    Depois, é só acompanhar pelo site http://nacionalidade.justica.gov.pt
    Boa sorte!

  • Olá Pessoal, bom dia!
    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
    Tenho dupla nacionalidade e estou indo morar em Portugal com a esposa e filhos em Fevereiro de 2020.
    Fiz a cidadania dos meus 3 filhos (menores de 18) através da ACP e todos já foram aprovadas no final de Outubro.
    Gostaria de embarcar para Portugal com o assento das crianças.

    Pergunta 1: Enviar para ACP cópia das passagens e contrato de arrendamento é uma justificativa para acelerar o registro?
    Pergunta 2: Caso não consiga terei que comprar as passagens de volta da esposa e filhos?

    Obrigado!
  • O processo do meu tio de atribuição caiu em exigência pedindo a certidão de óbito do meu avô e um documento de identidade do meu avô, contudo o assento do meu avô é informatizado. Alguém já passou por isso?
  • @paulalemos, ser informatizado não necessariamente desobriga de apresentar esse documento extra. Este com certeza é para comprovação da fixação do nome completo na maioridade. O assento de seu avô deve ter sido a informatização de um assento de batismo e neste só eram registrados o(s) nome(s) próprio(s). Se no assento informatizado não constar o nome completo e não foi enviada a certidão cai em exigência mesmo.
    Pode ser a certidão de casamento inteiro teor apostilada ou certidão de óbito inteiro teor apostilada.
  • Amigos, a atribuição do meu marido foi finalizada em 28/10/19. Fiz o pedido no civil on line, mas ainda não obtive resposta, já que os assentos estão demorando. Minha dúvida, posso solicitar a transcrição de casamento no consulado antes de ter o número do assento?
  • editado November 2019
    @Chris...
    Não...Não pode...

    Assim como alguém que ainda "não nasceu"...Seja no Brasil...Portugal ou em qualquer outra parte do mundo não pode se casar...
  • Leonardo, as conservatórias e consulados são bem claras no sentido de que passagem aérea comprada não é justificativa p urgência no processo, mas não sei se isso mudaria com o contrato de arrendamento. De todo modo, tirando os gastos para enviar a documentação para PT, acho que não custa tentar.

    Em relação à segunda pergunta, também não sei ao certo, mas acredito que se você entrar no país com sua documentação portuguesa e levar a certidão de casamento apostilada (ou a certidão de casamento pt, se já estiver transcrito o casamento) e as certidões de nascimento dos menores também apostiladas, não terá problema na imigração. Sua esposa e filhos tem direito a morar em PT por reagrupamento familiar.
  • Chris Brito, se estiver com mta pressa, liga na Linha de Registros e solicita o número do assento.

    @Amanda282 só para não ficar nenhuma dúvida, sua prima NÃO precisa do cartão cidadão da mãe dela. Assim que finalizada a atribuição da sua tia, será necessário apenas transcrever o primeiro casamento, do qual sua prima é fruto. Após a transcrição, já é possível atribuir a nacionalidade para sua prima. Depois disso tudo, se sua tia quiser regularizar o estado civil e o sobrenome, ela poderá homologar (judicialmente) o divórcio e depois transcrever seu segundo casamento =)
  • Tem processos que estão aguardando o registro desde início de agosto 2019.

    ACP acelerou nos processos mas parece que agora empacou nos registros.
  • Processo numerado em 10/05, e aguardando registro desde 17/09; complicado :/
  • @ferrju muito obrigada! Vou ligar amanhã na madrugada!!!!
  • Bom dia! Enviei a documentação das minhas duas filhas, para atribuição de nacionalidade, via DHL para ACP, verifiquei que a documentação foi lá recepcionada em 15/05/2019.
    Já se vão quase 6 meses, e tenho tentado sem sucesso falar na LR. Sempre a gravação de aguardar ou pedindo para ligar mais tarde.
    Há algo que possa ser feito para se obter informação sobre os processos?
    Qual tem sido a previsão de conclusão dos assentos pela ACP?
    Agradeço.
  • editado November 2019
    @monica...
    Envia um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt. solicitando senha de acesso ao sita de consulta do mj de Portugal...

    Procure enviar a solicitação fazendo uso do mesmo endereço de email que usou no preenchimento do formulário 1 C de suas filhas...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/208574/#Comment_208574
  • Bom dia, Gostaria de saber se alguém tem o e-mail do Sr. Mario da ACP de Porto, pois mandei meus documentos por correio e gostaria da senha para consulta via internet, ou o telefone, pois o numero do site cai no fax!!! Obrigado
  • @Danie...
    A orientação de como proceder para solicitar senha de acompanhamento de processos está na mensagem postada imediatamente anterior á sua...!!!
  • @Danie, solicite a senha por email ao rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Veja comentário acima do @Nilton Hessel!!
  • Boa tarde pessoal, enviei a minha documentação para a atribuição e foi recebido ontem 4 de novembro no AC Porto, gostaria de saber como acompanho o andamento do processo. Obrigada.
  • Caros, normalmente prioridades são somente atendidas em função de matrícula em universidades (com matriculas já realizadas) e em que conste justificativa da própria universidade dos motivos que façam você ter uma cidadania em medida urgente; de emprego, em que o empregador esclareça que precise ser nacional para trabalhar naquela função e quais razões disso; e por problemas graves de saúde. Vi muitos casos, nas minhas idas a conservatórias de Portugal neste mês de Outubro, de pessoas que pediam urgência por estarem morando no país e a resposta sempre foi a mesma: "Tire o visto ou a residência no SEF. Você ter uma viagem ou estar cá residindo não é motivo de urgência".
  • Oi Pessoal, tudo bom? Estou me batendo nesse site novo, e não encontrei o link para realizar o pagamento, alguém poderia me passar? E alguém sabe se neste momento a ACP ainda está mais rápida ou se seria melhor eu mandar para outra conservatória? Obrigada!
  • Pessoal, vejo várias mensagens de perguntas simples repetidas aqui no tópico, por gentileza leiam as páginas anteriores, ou busque na página inicial. Isso acaba sobrecarregando os tópicos com assuntos repetidos.

    O meu processo, fiz todo ele, do zero mesmo, não tinha nenhuma noção, somente lendo os tópicos anteriores, não fiz uma pergunta, pois todas elas já haviam sido respondidas anteriormente.

    PS. Não sou moderador nem nada, apenas uma pessoa que acessa o site algumas vezes por dia para acompanhar o processo, vem a notificação no tópico, ai você vai lá (todo ansioso) ver se saiu algum assento ou algo do tipo, ai a pergunta é: "onde/como solicitar chave de acesso?" dentre outras...
  • Boa tarde pessoal, gostaria de informar que meu irmão Sandro C. A. enviou o documento dia 25/10 e foi recebido hoje por Hermogenes, e foi pago via cartão de crédito se alguém puder colocar na planilha eu agradeço, tenho medo de bagunçar. Obrigada
  • Muito obrigada @Liane! Onde consigo encontrar aqui o endereço do ACP?
  • @Rodrigo Arraiol...

    Concordo com você 200%...!!!

    Se esse excelente canal de troca de informações e experiências relacionadas à Nacionalidade Portuguesa...Este forum.cidadaniaportuguesa.com ...Se por qualquer razão infeliz se perder de uma hora para outra...Serão esses espertalhões...Adeptos da famosa "Lei de Gerson"...Que mais sofrerão da síndrome de abstinência...

    Pois deixarão de ter esse acesso a esse manancial de informações de qualidade ao alcance de um "Clic do Mouse"...
    Esses que não tem coragem de ler nem mesmo a própria página em que estão postando suas dúvidas farão o que...?
    Provavelmente terão que ir vampirizar em outra freguesia...!!!

    Tem muitos ajudando a manter o Fórum atualizado com informações pertinentes e confiáveis...Mas confesso que já percebi sinais de falta de paciência até dos mais pacíficos dos colaboradores aqui do Fórum por conta de certos tipos de conduta por parte de uns e outros que somente enxergam o próprio nariz...(Se muito...!!!)...

    Queiram Desculpar aqui o desabafo...
    Mas como bem escreveu acima o @Rodrigo...Tem pessoas que se sentem importunadas com esse tipo de coisa...

    Muitos acessam o Fórum em busca de informações relevantes sobre andamento de processos para poder traçar uma estimativa de conclusão de processos de familiares...Possíveis alterações nas diretrizes das Conservatórias Portuguesas para se prevenirem de cometer algum equívoco e ter seu processo ou o de algum familiar caindo em exigência...

    Então acessamos o Fórum e tem lá um sujeito novo...Ele acabou de abrir quinze novas discussões...:

    #1 para perguntar se alguém pode fazer o favor de passar para ele o endereço do ACP...
    #2 outra para alguém passar a lista de documentos necessários para fazer a "cidadania dele"...
    #3 outra perguntando onde é que ele encontra o formulário da "Cidadania"...
    #4 outra perguntando se ele pode mandar os processos do Avô...Mãe...Dele e de mais três irmãos tudo junto...

    ......................E por aí vai...........

    PelamordeDeus...
  • @luciana veja as respostas acima do seu post.
  • editado November 2019
    @Pessoal é exatamente isso q o @NiltonHessel e o @RodrigoArraiol disseram.Algumas pessoas tem preguiça de pesquisar nos tópicos anteriores e tópicos fixos e volta e meia perguntam sempre a mesma coisa .Vamos tratar de pesquisar mais e evitar repetir sempre as mesmas perguntas.Lembrando q desde 25 de agosto estão bloqueados os acessos de novos integrantes neste fórum até decidirmos sobre o novo fórum.
  • @monicabranco Segredo da LR: Ligar exatamente às 09 horas de Portugal e aguardar quase um hora para a atendente falar com você .... Paciência .... Entre aquisição e atribuição, são quase 10000 nacionalidades por mês ....
  • Nossaaaa Nenhuma mudança sobre os assentos ainda????????
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.