Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17587597617637641451

Comentários

  • e qual o e-mail que entro em contato para saber se meus documentos foram recebidos?
  • editado September 2019
    Boa tarde , tem um processo de nacionalidade de um conhecido e não consigo ter informações sobre ele no ACP do Porto.
    Acredito que já foi despachado.
    Alguém teria acesso e poderia me ajudar ?
    Já envie e-mail e tentei telefonar e não obtive sucesso.
    Agradeço desde já.

  • Obrigado @Carolina Seixas.

    Já acessei a planilha em:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/

    E cadastrei o meu processo:
    Número do Processo: 518XX/2019
    Data Numeração: 03/07/2019
    Nome: Pedro Gaspar
    Status: Análise
    Pagamento: Cartão de Débito
    Observações: Pessoalmente dia 03/07; Ainda não liguei na LR e pelo site está no passo 1 ainda.

    Assim que der vou ligar na LR (Linha Registos):
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
    (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 novamente

    Para obter status do processo somente via telefone mesmo, não é?
    Ou existe algum endereço de e-mail para esse fim?

    Eu estava fazendo o acompanhamento do estado do processo pelo site (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), mas nunca saiu do Passo 1 (Foi recebido), e hoje vi um texto dizendo que aparentemente o meu caso (atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português) não pode ser consultado por lá:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206317/#Comment_206317
  • @NiltonHessel
    Pois é...
    Só que fiquei sem entender, pois em 22/07, quando eu fiz o pedido, o Euro estava a R$ 4,1944 ????
    Se for um valor menor, melhor......Mas estou achando estranho.....
  • @pessoal
    É com grande alegria e satisfação que venho comunicar que meu processo de Nacionalidade, foi finalizado, deferido e teve seu Registro criado... Após quase 2 meses aguardando registro, finalmente mais um Tuga !!!!!
    Envio : 27/03/19
    Recebido : 01/04/19
    Numerado : 08/04/19
    Despacho : 12/07/19
    Finalizado : 09/09/19 - Registro criado.
    Acabei de solicitar civil on-line
    Vou atualizar a planilha
    abs a todos
  • @jccs q maravilha.... estava aflita por voce, parabens....
  • @mairalima
    Nem me fala......kkkkkkk
    Mas acho que vão soltar muitas nacionalidades esta semana....
    abs
  • @jccs noosssa que ótimo!!!! ufa... estou aguardando ansiosamente o meu agora, que esta pra registro desde 10/07. Entrei agora e ainda está na etapa 5 =(
  • @PaulaG
    Não sei qual a regra... O meu foi para registro em 12/07 .... Pela regra, o seu deveria ter saído antes.
    Mas, deve estar na boca do forno para sair....
  • editado September 2019
    Boa tarde.
    Processo enviado via DHL.
    (Bem mais prático e com seguro)
    Pagamento: cartão de crédito.
    (Quem puder, é mais prático)
    Recebido:11/07/2019 por Glória Costa.
    Número processo: 573XX/19
    (Hoje após 1 hora de espera na LR ( via skype), consegui o número do processo da minha mãe, da minha tia não. O atendente abriu exceção por eu ser filha e passou somente da minha mãe, referiu que para senha de acesso estava muito cedo).
    Eu ja tinha enviado email, porém sem sucesso, então resolvi ligar.
    Obrigada @Leticia L pela ajuda.

  • @PedroGaspar

    Obrigada por contribuir com a planilha.

    Em relação ao acompanhamento do processo, sugiro que seja realizado pelo site mesmo (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), ao invés, de por ligações para a LR. Pelo que tem sido falado aqui no fórum, o site está sendo bem atualizado. No entanto, não compreendi bem qual a origem da sua atribuição? Não é por filiação (no caso, por pai)? Eu tenho certeza que é possível acompanhar pelo site processos de atribuição de nacionalidade por casamento e por filiação (tanto pai quanto neto).

    Já com relação ao tempo, em geral, após chegar o processo fica estagnado por, em média, 90~100 dias na fase 1 ("foi recebido") que corresponde a "em análise" na LR (que não significa a real análise do processo). Da fase 2 a 5 é que realmente acontece a análise do processo.
    Mas por isso seu processo ainda está na fase 01 no site, é perfeitamente normal, até porque eles ainda estão iniciando a análise dos processos enviados em maio (esses processos estão indo somente agora para a fase 2).
  • Obrigado novamente pela resposta @Carolina Seixas.

    Sim, o meu pedido de nacionalidade é por atribuição por filiação, através do meu pai. É que como não ocorria nenhuma atualização (eu achava que pelo menos iria para o Passo 2 rapidamente) eu achei estranho, e hoje vi aquele texto que comentei, que diz que não é possível fazer a consulta online no caso de atribuição por inscrição de nascimento (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206317/#Comment_206317), então eu achei que fosse esse o problema.

    Vou aguardar mais tranquilo passar por esses 100 primeiros dias, então.
  • @PedroGaspar

    Entendo. Mas não se preocupe, é totalmente possível acompanhar processo de atribuição pelo site. Só ir nas páginas anteriores que você verá muitos casos de pessoas que souberam da conclusão ou da ida para despacho pelo site! Eu mesma estou acompanhando por lá o meu processo e o da minha irmã (ambos numerados 17/05), só foram mudar para a fase 2 nos dias 27 e 30 de agosto. E agora estão esperando na fase 2.
  • @vlad pen boa tarde, a certidão do meu irmão é de Janeiro e ele só vai conseguir enviar os documentos depois do dia 11 de outubro, pois ele só conseguiu nesta data para reconhecer a assinatura no consulado português, pois ele está fora do Brasil, você acha melhor pedir outra certidão? Obrigada
  • ÁguedaÁgueda Member
    editado September 2019
    Boa noite! Enviei o pedido de cidadania de minha filha para o ACP pela DHL e por vale postal. Foi recepcionado hoje. Será que alguém podeira atualizar a planilha para mim? Não sei usar a planilha. O nome dela é Andreza Paccelli de Brito Freitas Salgado. Agradeço se alguém puder me fazer essa gentileza! Agora é aguardar ansiosos para que tudo dê certo! Saudações a todos!
  • @SAMANTHA não há necessidade de pedir outra certidão.
  • Olá pessoal,

    Vocês sabem me dizer se a ACP Porto ainda exige prova de vida para maiores de 80 anos?

    Precisa ser obrigatoriamente realizada no consulado ou pode ser uma declaração assinada e reconhecida por autenticidade no cartório?

    Obrigado!

    Abraço
  • @Arthur Ivanoff no processo da minha avó a exigência pedia prova de vida feita no consulado!
  • @JCCS,
    Parabéns! E obrigada. Quando vi que seu processo tinha finalizado, fui conferir dos meus filhos e também foram finalizados! Tinha olhado hoje pela manhã e continuava na fase 5 e agora essa surpresa!
    Obrigada a todos do fórum!
    Não sei muito bem as datas:
    Envio DHL
    Recebido 01/04/19
    Numerado 08/04/19
    Finalizado 09/09/19
    As informações deste fórum são muito valiosas!
    Boa sorte a todos!

  • @JCCS, parabéns!!! Agora acabou a ansiedade, vai dar tempo de ir ao Consulado!! Boa sorte!!
  • Parabéns aos novos "Tugas"...
    abs
  • @Jefferson souza
    Obrigado pela resposta!
    É bastante curiosa essa exigência, pois os documentos já são assinados por autenticidade, mas enfim...
    ACP ou o consulado fornecem o modelo ou informam como tem de ser e o que deve constar nessa declaração?
    Obrigado novamente!
  • @Arthur Ivanoff, leia o comentário do @Vlad Pen no link abaixo:
    Ele é uma das pessoas que mais entendem de nacionalidade aqui no Fórum!
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13497/prova-de-vida#latest
    "Faça prova de vida no cartório e envie o processo para Tondela"
  • @Arthur Ivanoff no consulado ja tem o padrão de prova de vida! É a coisa mais simples do mundo!
    Queria deixar uma observação!
    Eu cheguei a fazer a prova de vida no cartório conforme me indicaram e foi rejeitada!
    Foi só dinheiro e tempo perdido!
    No consulado é de graça, é rápido e garantia de ser aceito!
  • Agora começa a saga 2....
    Nacionalidade do meu filho ( maior de idade)...
    Averbar meu casamento ( preciso ver se faço via consulado de Santos-SP , que dizem ser rápido ou se envio para Portugal).
    Abs
  • 4 meses já e nada de sair da primeira bolinha.
  • Bom dia, pessoal.
    Meu processo que foi numerado dia 17/05 e hoje mudou de status.
    Até a fase 5 está tudo verdinho. A fase 6 está sem cor nenhuma e a 7 está marrom.
    A mensagem que aparece é "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português".

    Alguém sabe me informar quanto tempo leva mais ou menos para que eu peça a certidão no CivilOnline?
  • @pessoal
    MAIS UM TUGA NA ÁREA!!!!
    Envio : 21/03/19
    Recebido : 01/04/19
    Numerado : 08/04/19
    Despacho : 18/07/19
    Finalizado : 10/09/19 - Registro criado.

    Finalmente a espera acabou! Obrigado por toda ajuda!!!!
  • editado September 2019
    @mariapaulafernandes
    Ate 2 meses atras essa fase durava 1 semana. Ai vieram as ferias de verão e greves e subitamente subiu pra 5 semanas.
    Processos numerados em 17/05 estão previstos para 23/10 pelo ritmo atual, mas pode antecipar e sair ate dia 14/10.
  • @gandalf, bom dia

    Você sabe se os processos numerados em 10-05, estão sendo concluídos ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.