Erros de grafia, e erros evidentes, podem ser corrigidos no cartório onde está o registro...

AssisAssis Member
editado October 2016 em Retificação de documentos
Prezados amigos, depois de tanto aprender nesse maravilhoso fórum, gostaria de compartilhar com os amigos e amigas, que necessitam retificar certidões brasileiras, que podem fazer de maneira gratuita, usando o artigo de numero 110 da lei 6.015/73 que dá o direito do próprio interessado, ou um procurador, sem a necessidade de um advogado, e de forma isenta, não paga nada para corrigir erros de grafia, apenas erros de grafia, e erros evidentes, podem ser corrigidos nesta via!!!
«134

Comentários

  • Bom saber!! Ótima informação!
  • @Assis,
    obrigada pelo seu relato!
  • Se alguém precisar acertar algum erro de grafia de forma gratuita, é só falar, que eu posso mandar o modelo de
    como pedir o acerto da certidão de nascimento, casamento, ou óbito!!!
  • Assis,
    Se você puder enviar para mim o modelo de petição para retificação de Certidão de Casamento e também de Certidão de Nascimento, agradeço muito. Obrigado.
  • Prezado Luiz Baeta, a lei que me refiro, é a 6015 de 31 de dezembro de 1973, que no seu artigo de numero 110, dá o direito ao interessado alterar erros de grafias em certidões de nascimento, casamento ou óbito, desde que, seja erros simples e de fácil comprovação com documentos anteriores ao fato, e normalmente referente a troca de letras, exemplo: alguém com o nome de JESUS e na certidão consta jesuZ...Essa lei é brasileira, e só tem poder em território nacional brasileiro...Lei de Registros Públicos - Lei 6015/73 Artigo 110...Se seu caso for esse, me confirme e passo o modelo de petição para a referida retificação...Forte abraço!!!
  • @Assis, por favor, pode me enviar o modelo para pedir retificação nas certidões de casamento dos portugueses e Nascimento da filha ( minha avo ). Os 3 docs estão em divergências no nome do pais da minha bisavó.
    Preciso resolver c urgência. Pode me ajudar?
  • Carol Girão, Pode demonstrar que tipo de erro consta na certidão???
  • Gente, alguém pode me dar um help?
    Na certidao de nascimento da minha tia veio que is pais dela eram wspanhois.
    Mas é claramente um erro, ja que temos a certifao se nascimento do meu vo portugues, alem da de casamento e das de nascimento de todos outros 4 irmaos dela.
    Porem, no cartorio, não aceitam a certidao que Portugal me mandou.
    Alguém sabe dizer que certidão tenho qie pedir?
  • Boa tarde, minha avó me entregou sua certidão de nascimento, porém quando vi, na certidão o nome dela está com "Z" e nos restantes dos documentos brasileiros consta com "S". O que posso fazer para arrumar isso? Visando que estou precisando fazer a transcrição do casamento dela.
  • @Henrique, isso não tem problema!! A fonetica não muda!! Se fosse algo Angelica e colocaram Angelina, são nomes diferentes e muda a forma de falar. Entende? Qual é o nome? Coloca pra gente dar opinião
  • Então, o nome dela na certidão está Maria Izabel Pais, e em todo resto dos documentos brasileiros está como Maria Isabel Pais.
  • @Henrique, isso não vai atrapalhar nada!! Não muda a forma de falar(fonética)!
  • Muito, muito obrigado, isso me deixa muito aliviado!
  • Olá, tudo bem?
    Estou com o seguinte problema: o sobrenome da minha família é Gama. Na certidão de casamento de meus pais o nome está correto, mas na certidão de nascimento da minha mãe consta que ao se casar ela passou a assinar Marlene Goma - com O. Me disseram há um tempo no cartório que eu só conseguiria alterar isso com advogado - mas de acordo com essa lei que vocês mencionaram, eu conseguiria fazer sozinha, não é isso?
    Alguém pode me passar o modelo pra fazer esse pedido?
    Obrigada!!!!
  • @Fernanda Gama analise só: Na certidão de nascimento na averbação do casamento dela, se na certidão de casamento está correto, não tem que mudar nada!! Na de nascimento eles vão olhar, nome dela, da ta de nascimento e nome dos pais. Quando for transcrever o casaemtno dela vai olhar a certidão de casamento, então não tem que consertar!!
    Quem é o portugues? Cidadania de quem vai fazer?
  • Ola tudo bem?
    Estou com uma dúvida. Na certidão de nascimento da minha avó (filha de português) consta que o declarante é Gaspar Fernando (no caso o português), porém nao consta mais nenhuma informação, como data de nascimento ou nome dos avós paternos. Na certidao de nascimento do portugues está como Gaspar Fernandes. Gostaria de fazer o processo por ponta delgada. Como devo proceder nesse caso que a única informação que comprove o vinculo com o portugues é nome? Como eles saberão que é a mesma pessoa?
    Obrigada
  • Pessoal, meus avós são portugueses casados em Portugal. Meu pai é o primeiro filho nascido no Brasil e seu nome possui um erro de grafia que herdei: meu avó CORREIA. Meu pai e eu CORREA (sem I). Precisarei retificar o meu sobrenome? E minha avó, mãe de meu pai, não possui esse sobrenome. Seria mais fácil requerer a cidadania por ela? Obrigada
  • @MaFernanda

    Divergências tão pequenas como Correia X Correa são aceitas. Nos registros portugueses antigos a esposa não adquiria o sobrenome do marido como é comum no Brasil.
  • @Andressa Baltazar França

    Ponta Delgada não mais possui balcão de nacionalidade. Terá que enviar para Tondela, Ovar ou Gaia.
    Junte ao processo a certidão de casamento de Gaspar.
  • @MarizaGuerra Obrigada pela ajuda! Tenho uma outra dúvida, entrei em contato com a Conservatória de Aveiro e eles me passaram os nº de assentos das certidões de nascimento e casamento de meus avós. E me informaram que as mesmas se encontram no sistema informatizado e é só solicitar ao Consulado. Saberia me dizer se primeiro devo solicitar o serviço de emissão de certidões e depois dar entrada na cidadania ou faço tudo ao mesmo tempo? Agradeço novamente pela ajuda.
  • MaFernanda

    Se a Conservatória enviou os números dos assento vc não precisa solicitar em papal para o processo. Basta utilizar um dos números com os dados do português para o preenchimento do formulário 1C.
  • @marizaguerra
    Eu preciso fazer a averbação da certidao de casamento? Ou somente enviar junto?
  • @Andressa

    Se o português foi declarante e casado com brasileira não precisará transcrever o casamento se vc enviar para Tondela. Desde que obtenha todas as certidões reprográficas.
  • Boa tarde. Meu sobrinho é interditado (enviamos a certidão de interdição daqui do Brasil) e a Conservatória de Vila Nova de Gaia nos disse que é necessário proceder à revisão e confirmação da sentença que decretou a sua interdição em Tribunal da Relação Portugues, ou seja, o Tribunal da Relação de Lisboa. Alguém tem alguma informação sobre como devemos proceder neste caso? Grata.
  • Mu HespMu Hesp Member
    editado January 2017
    Oi Pessoal, tudo bem?

    A mãe de minha bisavó tem o nome com grafia diferente em portugal. Faz-se necessário retificar?
    Nome da trizavó no Brasil: Ismenia Adelaide
    Nome da trizavó em Portugal: Esménia Adelaide

    Outra coisa... O Assento de Baptismo diz que minha bisaavó nasceu em 27.11.1906 e aqui no brasil os documentos dizem 27.11.1908. É preciso retificar isso também? Essa retificação se enquadra no artido 110 da lei 6.015/73?

    Um abraço e obrigado, pessoas incríveis!!
  • Flavia PiresFlavia Pires Member
    editado January 2017
    Pessoal, quero tirar a cidadania de minha avó primeiro, pois seu pai era portugues.
    Mas na certidao de nascimento da sua esposa (brasileira, casados aqui) foi registrado o nome errado de sua mae, como Helena ao inves de MAgdalena... Será que vai dar problema?
  • @marizaguerra, vc consegue me ajudar, please??? :) S2
  • Por favor , também preciso de ajuda ! estou com esse problema de grafia , alguns documentos da minha avó estão nemezia com z outros nemezia com s , assim como os sobrenomes rodrigues , alguns com s outros com z ! Isso tem algum problema ou se enquadra no que li acima que como não muda a pronuncia , não tem problema ? Desde já , muito obrigada pela ajuda de vocês
  • @Sílvia

    Essas divergências que vc citou são aceitas. Não se preocupe.
  • Boa tarde, datas erradas também pode pedir no cartório? obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.