Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17677687707727731461

Comentários

  • editado September 2019
    @ANDREROLFESEN basta transcrever o casamento antes de iniciar o processo.
  • @Pedro as conservatórias em greve continuam trabalhando internamente.Não vejo necessidade de colocar esses dias parados na planilha
  • @JulianaBrasileiro até que foi rápido, agora é aguardar.
  • Gente me de Uma Luz no processo do meu irmao , gostaria de saber se posso pedir urgencia ,
    Ele tem um problema no figado (e tomado por um Monte de bolinha não da pra operar e não tem cura so acompanhamento ) e a veia safena da perna dele tbm não funciona ,gostaria de saber se e motivo de urgencia e se for como fazer para solicitar e os documentos necessarios agreço a quem poder ajudar
  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado September 2019
    @luan_soares Não vejo como plausível o motivo de urgência no caso do seu irmão.

    A não ser que ele precise de algum tratamento de longa duração na Europa ou precise passar por alguma cirurgia em algum país europeu e você tenha documentos que comprovem isso, não tem correlação o processo de nacionalidade e a condição dele.
  • @lucasmalafaia obrigado , perguntei porque li por aqui alguem perguntando se idade avançada era motivo e alguem respondeu que doenças eram motivo de urgencia
  • Olá, pessoal. Tudo bem? O processo do meu filho foi recebido em agosto, gostaria de obter a chave de acesso para acompanhá-lo pelo site, em qual e-mail devo entrar em contato para obtê-la? @JulianaBrasileiro se você puder me ajudar

    Obrigado!
  • @ferreirard, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Coloque nome completo e data de nascimento, pedindo a chave de acesso.
    às vezes eles demorar a responder, ainda mais com essa greve em curso, até o dia 4 de outubro!
  • Meu processo está em Porto. Vi que algumas pessoas vão pra Portugal com passagem pra outro lugar e eles acabam acelerando a entrega do registro. Isso só acontece se a pessoa for na própria conservatória onde está? Porque eu preciso ir pra Lisboa tirar meu passaporte, mas o meu processo está em Porto.
  • Bom dia,

    Como já disse a alguns topicos anteriores eu fiz a atribuição da minha mae pela ACP, e logo em seguida dei entrada na transcrição de casamento por Ponto Delgada, mas parece que eles estao com problema e esta demorando muuito para sair a transcrição! eu ja queria enviar meu documentos logo para dar entrada na minha nacionalidade!

    Existe alguma possibilidade de eu enviar meu processo para ACP sem ter concluido ainda a trancrição da minha mae?
    se sim, quais os documentos a mais devo providenciar?
  • Pessoal, tomei a liberdade de transformar as colunas 'Status' e 'Pagamento' da planilha em listas, porque a instrução de preenchimento da coluna 'Status' é um pouco confusa e já vi pessoas colocando valores errados. Me desculpem se fiz mal!

    Em 'Status' coloquei a lista:
    - Numeração,
    - Análise,
    - Exigência,
    - Despacho,
    - Concluído

    Em 'Pagamento' coloquei a lista:
    - Vale Postal,
    - Cartão de Crédito,
    - Cartão de Débito,
    - Dinheiro,
    - Gratuito.

    Link da planilha (de processos de atribuição pelo ACP):
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/
  • editado September 2019
    @PedroGaspar
    Achei muito bom. Apoiado.
    Não exclui a possibilidade de alguém escrever diretamente algo que não esteja na lista, mas facilita muito a troca de status.
    Provavelmente sua opção de não "rejeitar valores fora da lista" seja mesmo mais adequada.
    Eu já tinha uma consistência mudando de cor quando não batia com os valores da lista, mas assim ficou muito melhor.

    Examinando a planilha, eu percebi que o tempo médio de espera já empatou com o recorde histórico de julho/2017.
    O gráfico aparece ligeiramente mais alto em 2017 porque exigências (300+dias) e poucos registros fizeram subir a média.
  • Pessoal,
    Já faz uns meses que eu fiz todo o processo da cidadania pela ACP do meu pai e do meu irmão. Agora chegou a minha vez (finalmente!!!), então queria confirmar que os documentos que preciso enviar continuam os mesmos. Alguém consegue me confirmar, por favor?

    - Certidão de batismo de Portugal do português (meu pai, no caso)
    - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica apostilada com averbação do casamento comprovando a mudança do nome de casada (minha)
    - Apostilamento RG (minha)
    - Reconhecimento assinatura por autenticidade documento "Formulário 1C" (minha)
    - Pagamento por cartão de crédito (175 euros)
    - Envio para Portugal (correio) ACP

    E os prazos ainda continuam ótimos? O do meu irmão lembro que foi 3 meses desde a entrega até conclusão.
    Muito obrigada!
  • Gente, estou desesperada por causa do Brexit e essas greves atrasando o meu registro que foi pra despacho dia 10/09. Alguém sabe alguma forma de acelerar isso? Nem que seja indo pessoalmente, não sei... Porque pela planilha já está pro dia 02/11.
  • @Gabriela Meirelles, por garantia, mande uma via original de sua certidão de casamento, para comprovar a troca de seu nome. Já li em alguns posts aqui que alguns processos caíram em exigência mesmo tendo o casamento averbado!
    Os prazos no ACP estão um pouco mais longos, de 5 a 6 meses, devido às férias de verão e às greves!
  • editado September 2019
    @Gabriela...
    - Assento de Nascimento do Português...(Cópia simples)...
    - ACP tem exigido Certidão de Casamento quando tiver havido a alteração do nome...(Mesmo com as informações averbadas na Certidão de Nascimento)...
    De resto está OK...
    Ah...Esqueça prazo de 3 meses...!!!
    Basta ler algumas das últimas páginas da discussão sobre Atribuição pelo ACP para se inteirar da situação atual...(Incluindo 15 dias de greve em todas as Conservatórias de Portugal)...

    https://tvi24.iol.pt/economia/23-09-2019/trabalhadores-dos-registos-e-notariado-arrancam-nova-greve
  • @Lucas Rocha

    Enviei meus documentos p/ atribuiçao antes da transcriça ter sido finalizada, mas só porque a previsao de conclusao era para os próximos dias, entao "sabia" que seria concluída antes do meu processo ser numerado. É um risco.
  • Bom dia amigos! Finalmente consegui falar com a Linha de Registos hoje. O processo do meu marido foi recebido em maio/2019 e só hoje consegui pegar o número e a senha de acesso. Ainda está na fase 2, mas pelo menos já temos a senha. Alguém pode incluir na planilha por favor?
    Alexandre dos Santos Pereira, recebido no Porto em 29/05/2019, numeração 450**/2019
  • @Natália Medeiros

    Já o processo de transcrição da minha mãe tá desde julho ja! E nada até agora!

    Eu vi alguns relatos aqui no fórum que a ACP no meu caso aceita minha atribuição sem antes ter trancristo o casamento da minha mae, basta enviar as certidões de casamento da minha mãe, para provar a troca de nome e mais os meus documentos pra dar entrada no processo de nacionalidade!

    Gostaria só que me informasse se isso é verdade?
    Se sim quais os documentos certos enviar a mais?
  • editado October 2019
    @Chris Brito, eu inclui o processo do seu marido na planilha:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/

    Informe por favor qual a foi a forma de pagamento e preencha também o campo 'Observações'.
  • Lucas Rocha, isso não é verdade. Se bastasse enviar a certidão de casamento, ninguém faria o processo de transcrição. Não há documentos a enviar a mais nesse caso. Você tem que esperar a transcrição ficar pronta, caso contrário seu processo de atribuição cairá em exigência.

    Como a Natália falou, o que você pode fazer é enviar na cara e na coragem, na esperança da transcrição sair antes de ACP analisar seus documentos. Mas isso é um risco q só vc pode assumir e não há nenhum documento adicional para te resguardar nessa situação.
  • Bom dia, estou ajudando meu sobrinho a tirar sua cidadania, ele tem 13 anos quais são os documentos necessários?
  • Oi pessoal, como faço para obter a certidão do avô do meu amigo, sem ser pelo civil on line? Fui tentar por lá e só pode solicitar para pessoas de até 100 anos... Ele nasceu em 1910, qual outra forma de conseguir? Meu amigo só tem o passaporte português do avô, serve? Acredito que não pq não tem número do assento de nascimento...
    E já deixo aqui minha imensa gratidão por esse fórum e todos que aqui me ajudaram até agora! E parabéns pela iniciativa da migração para um novo site!
  • @prispb...
    Precisa saber se esse Registo já foi digitalizado...
    Para isso deve enviar um email com os dados do Cidadão Português para a Conservatória da região de Nascimento em Portugal...
    Se for Registo de Batismo...Terá que solicitar a Certidão ao Arquivo Distrital...(Vem por Correios)...
    Se for um Registo digitalizado...Poderá solicitar pelo civilonline.pt preenchendo o campo do Ano de Nascimento com um ano mais recente...Um pouco abaixo vai encontrar um campo para "Observações"...Ali deve ser informada a data correta (Ano) de Nascimento...
  • @prispb , @Nilton Hesses, se não estiver digitalizada, tem que pedir a certidão narrativa CERTIFICADA ao Arquivo Distrital, porque as Conservatórias não têm acesso direto a esses dados.
  • Pessoal,
    Quando o processo cai em exigência, quanto tempo após o envio e recebimento da documentação na ACP, é comunicada que a exigência foi sanada?
  • editado October 2019
    @ana...
    Nenhuma Conservatória faz essa comunicação...
    Se mandou oque eles solicitaram...O processo "volta a andar"...
    Se não mandou...Depois de seis meses o processo é indeferido...
  • Boa tarde. Meu processo foi para registro em 22/08/2019 pelo site justica.gov.pt e esta na bolinha verde numero 5 e com os dizeres abaixo: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português" e desde o dia 22/08/2019 não muda esse status e nem anda nenhuma bolinha. Afinal será que já saiu meu registro? Tenho marcado Consulado para o dia 11/10/2019 para tirar CC e estou com medo de não dar tempo. Alguém pode me dar uma luz? Obrigado a todos.
  • @LuizFerrao infelizmente com a greve as etapas "congelaram" estou com o mesmo problema que o seu, só que a minha agenda no consulado é para o dia 03/10.... A greve deve terminar no dia 04/10 depois com certeza as coisas irão se acelerar, creio que a sua agenda está salva.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.