Transcrição de casamento - Consulado do RJ

Olá a todos. Alguém aqui do fórum conseguiu recentemente fazer transcrição de casamento pelo Consulado do Rio? Estou há alguns dias tentando fazer agendamento pelo site e nunca tem vaga. Reparei que o agendamento pra processos de transcrição e atribuição ficam na mesma parte do site, é isso mesmo? Pq se for a mesma agenda vai ser impossível fazer, certo?

Comentários

• edited October 29
    Já li em algum post aqui no forum que, quando se consegue vaga para transcrição de casamento no consulado do RJ, a transcrição é feita imediatamente. MAS... o que pega é essa agenda que nunca abre (e, a julgar pelas datas que costumam abrir para CC/passaporte, a data às vezes é bem "pra frente").
    No final das contas, acaba sendo mais rápido mandar para Ponta Delgada, eles costumam ser rapidíssimos (em uma a duas semanas depois da chegada dos documentos lá, às vezes fazem em dias). Você pode mandar por Correios ou por DHL.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
  • @jhmelman obrigada pela resposta! pois é, eu preferia fazer pelo Consulado justamente por imaginar ser mais rápido com relação ao processo em si e também para economizar no envio e apostilamentos dos docs. Eu estou no aguardo do numero do assento do processo da minha avó (que ja foi aprovado), por isso estou tentando agendar nesse meio tempo. Se sair e não conseguir, farei o processo por Ponta Delgada mesmo.
  • O que você pode fazer de melhor para agilizar é já ter os documentos prontos para quando você tiver o número do assento. Acompanhe pela Linha de Registos e, assim que sair, mande a documentação da transcrição. Assim que mandar a documentação da transcrição para PD, já vá pedindo os documentos para a próxima geração. Quando chegarem os documentos, muito provavelmente a transcrição de casamento já terá sido feita por PD.

O custo acaba saindo parecido, porque 120 euros dá ~504 reais (pela cotação de agora) e pelo consulado dá 705 reais. Até sai um pouco mais caro fazer por PD, mas não muuuuito mais.
  • Boa tarde,

Tenho dois amigos casados aqui no brasil que tem a nacionalidade. Mas ainda não tem o CC nem Passporte PT.
    Ele tem um filha e querem passar a nacionalidade para ela e fazer o CC e Passp.

Tem alguma opção no Consulado do RJ que faça tudo isso junto?
    É em vantajoso?

Obrigada.
  • @Daniellexrei

Até existe essa possibilidade,mas será muito mais demorada a atribuição da filha

• E só a opção de fazer a transcrição e os documentos?
  • @Daniellexrei

Sim,pra fazer a transcrição + CC + PEP o consulado é uma ótima opção
  • @MariaNélida,

E qual seria essa opção no site do consulado, porque eu não achei.
  • edited October 31
    @Daniellexrei qual consulado vc está procurando?
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.