Como achar o registro de nascimento feito na ilha da madeira?

Olá Pessoal, sou novo por aqui e estou na busca da certidão de nascimento do meu pai ( português) , já achei pelo family search dados da minha vó e que inclusive consta a informação que meu pai veio com ela para o brasil ainda menor , mas infelizmente não consigo chegar até o registro dele , alguem pode me ajudar ?
Desde já grato.

Nome : Jose Mendes da Silva
Filiação : Madalena de Jesus Moniz e Braz Mendes da Silva
Nasc: 26/12/1938

Local de nascimento creio ser em Campanario ou machico , sei que foi em funchal ilha da madeira .
«1

Comentários

  • Henrique,
    O registro de casamento dos seus avós estão na Conservatória de Ribeira Brava:
    http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=591520

    Tio : https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1SK-NZR -
    Tia: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1SK-VPL

    Envie pedido da certidão do seu pai à Conservatória de Ribeira Brava citando a freguesia de Campanário:
    crcpncom.ribeira-brava@dgrn.mj.pt
  • Mariza ,

    Muito obrigado por sua ajuda !!!
    Estou enviando o email conforme sua orientação , desde já , grato!!!!
  • Boa tarde. Estou em busca da certidão de nascimento do avô de meu marido; através de documento de entrada no Brasil (Serviço de Registro de Estrangeiros), tenho os seguintes dados:
    Nome: Manoel Pereira
    Natural: Ilha da Madeira
    Nascimento: 22 de junho de 1873
    Filiação: Joaquim Pereira Branco e Izabel Pitta
    Desde já, agra
    deço no aguardo de resposta.
  • @Vera

    Data: 09-07-1882
    Paróquia / Conservatória: Canhas

    FILHO: Manuel
    Pai: Joaquim Pereira
    Mãe: Isabel Pita

    Livro: 3936-A
    Folha: 22 v.º

    O Manuel tinha irmãos com nomes: Maria, José, João, Carolina e António?

    Caso se confirme envie e-mail à Conservatória de Ponta do Sol e solicite o registro enviando os dados encontrados: registos.psol@irn.mj.pt
  • @Mariza
    Sou neta da tia do marido da Vera e tambem estava procurando essas informacoes! O meu bisavô tinha esses irmaos que a senhora comentou!
    Estou com uma duvida e talvez vc possa nos ajudar!
    Os documentos dele do Brasil constam o sobrenome Branco. Crio que tenha sido adicionado aqui, quando chegaram.
    Como devo proceder em casos de alteracao de nome? A senhora teria alguma informacao?
    Obrigada!
  • @corguinha

    Os sobrenomes eram acrescentados na vida adulta, geralmente no ato do casamento. Os assentos de batismos só registravam o primeiro nome. Você não terá problema com o acréscimo do apelido.
  • @Mariza
    Mas minha preocupacao é que parece q o nome do Pai dele tambem alterou para Pereira Branco!
    E ele ja era casado!
  • @corguinha

    O assento de batismo é Manuel e o de casamento é Manuel Pereira Branco?
    Até aí sem problemas.

    O nome do pai tem um sobrenome a mais, não vejo motivo para preocupações. O nome da mãe reforça se tratar da mesma pessoa.
  • @Mariza

    Obrigada pelas informaçoes.
    Solicitarei a certidao de nascimento do meu bisavô. É necessario certidao se casamento dos pais dele?
    outro problema é a data de nascimento que esta diferente tambem! Como proceder?
  • @corguinha

    Não precisa pedir a certidão de casamento dos pais do português. É mais comum ter divergências nas datas de nascimento que não ter.

    A data 1873 que a Vera informou é no documento de estrangeiro o qual não será apresentado. Na certidão de casamento tem referência a essa data? A divergência está muito grande.
  • @Mariza
    Ainda nao solicitei a certidao de casamento e nao sei ao certo! Mas creio que esteja 1873 mesmo. Talvez ele tenha dito tal data por ser menor de idade ao vir p o Brasil. Mas nao sei!
  • @Mariza,
    Apesar da grande diferença na data, creio que os documentos encontrados sejam da familia, pois os nomes dos irmaos estao corretos!
    Com data de nascimento diferente aqui, o que é preciso fazer?
  • @corguinha

    É preciso ter a certidão de casamento de inteiro teor para averiguar.
  • @Mariza

    Obrigada pelas informacoes! Vou solicitar a certidao de casamento dele e assim que eu tiver alguma informaçao aviso aqui!!
    Abraços
  • @Mariza Guerra

    Poderia me ajudar por favor na busca do numero de assento de minha bisavó?
    Consegui já este dado dela: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-7CXH
    Mas creio que está errado o local de nascimento, acho que é Cantanhede o local.

    Mas olhei lá nos registros de batismo e não consegui achar ;/
    Teria alguma dica para de dar de onde posso procurar por esse numero de assento?
  • @Mariza Guerra sabe informar como eu consigo uma certidão de nascimento apostilada da ilha da madeira?
  • @apartme

    Os registros portugueses vêm certificados, não apostilados.
    Qual o ano do registro?
    Se após 1911 preciso saber a freguesia para que eu te indique o local próprio para envio da solicitação.
  • apartmeapartme Member
    editado July 2017
    @Mariza Guerra a certidão dela é o assento de número 930/2015 (informatizado), da Conservatória de Ribeira Brava, eu preciso dessa certidão apostilada para realizar uma petição aqui no Brasil...como consigo?
  • @apartme

    Se for para pedido de nacionalidade você não precisa obter o documento em papel, o número informatizado é suficiente para o preenchimento do requerimento. Porém, caso deseje o documento físico vc poderá solicitar no Consulado mais próximo ou enviar um pedido do registro à Conservatória de Ribeira Brava: registos.rbrava@irn.mj.pt
  • @Mariza Guerra eu enviei um e-mail para eles, que responderam com um e-mail genérico para que eu solicite no portal cidadão, porém é impossível acessar esse portal parece que precisa instalar umas coisas e ter um leitor de chip, preciso dessa certidão para um processo de retificação aqui no Brasil
  • @Mariza Guerra só emitem 3 tipos de certidão no portal e parece que nenhuma delas vem apostilada, parece que terei que solicitar essa certidão junto ao ministério públido português (unidade de Funchal) que é a unidade da Ilha da Madeira...enviei um e-mail e estou no aguardo, muita burocracia para conseguir uma certidão Portuguesa apostilada...
  • @apartme

    Essas certidões vêm certificadas, não apostiladas.
  • @Mariza Guerra aqui em são paulo a maioria dos cartorios apostilam, lá parece que só o ministério público, mas todo esse trabalho para realizar uma retificação na certidão de nascimento do meu sogro... falta um sobrenome da mãe portuguesa, mas o detalhe é que ele é filho de mãe e pai Portugueses da Ilha da Madeira. Será que se pedimos atribuição pelo pai daria problema o nome incompleto da mãe?
  • @apartme

    Peça atribuição pelo pai sim, a falta do sobrenome da mãe não dará problema. Eles se casaram na Ilha da Madeira?
    Se foi no Brasil vc terá que transcrever o casamento deles.
  • apartmeapartme Member
    editado July 2017
    @Mariza Guerra

    Sim os dois se casaram na Ilha da Madeira, inclusive um irmão do meu sogro já obteve a nacionalidade através da mãe que ainda está viva.

    O nosso receio é o fato de uma divergência do nome da mãe estar incompleto na certidão de nascimento do requerente, meu sogro.

    Pai Português, mãe Portuguesa e todos os dados de avós corretos, apenas o nome da mãe "Maria Augusta da Silva Sargo", abreviado para "Maria Augusta da Silva".

    A mãe foi a declarante, se pedirmos pelo pai Português acha que irão ignorar a divergência?
  • @apartme

    Esse tipo de divergência é aceita. Sugiro que envie para a Conservatória de Ovar. E que fique no processo que o casamento ocorreu em Portugal.

  • @Mariza Guerra se aceitassem assim seria uma maravilha, só não entendi essa parte do casamento?
  • @apartme

    É importante que de alguma forma fique claro que se casaram em Portugal.
  • @Mariza

    Tudo bem? por gentileza, estou com dificuldade de achar a certidão de nascimento da minha bisavó, na certidão de casamento dela aqui no Brasil, consta que ela não sabia ler e nem escrever e apenas que morava na Ilha da Madeira, então pedi o desarquivamento para tentar achar mais informações, e apenas constava que foi uma declaração verbal de ambas as partes, ou seja, ela não apresentou nenhuma documentação.
    Os dados que tenho são:
    Helena de Jesus (bisa) Nasc: 03/junho/1890
    Pais: Francisco de Souza Jesus e Antonia de Jesus

    obs: Conversando com minha mãe, ela disse que minha bisá veio escondida dos pais, e não era maior idade quando se casou, sendo assim, ela alegou ter 21 anos na época, fiz a busca no Tombo.pt em todas as freguesia com arquivos disponíveis, no ano 1890 a 1899 (Pois acredito por ter mentido sua idade busquei por 9 anos de diferença) e não encontrei.

    Há outra maneira de fazer a busca? Desde de já agradeço sua atenção!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.