Como achar o registro de nascimento feito na ilha da madeira?
Olá Pessoal, sou novo por aqui e estou na busca da certidão de nascimento do meu pai ( português) , já achei pelo family search dados da minha vó e que inclusive consta a informação que meu pai veio com ela para o brasil ainda menor , mas infelizmente não consigo chegar até o registro dele , alguem pode me ajudar ?
Desde já grato.
Nome : Jose Mendes da Silva
Filiação : Madalena de Jesus Moniz e Braz Mendes da Silva
Nasc: 26/12/1938
Local de nascimento creio ser em Campanario ou machico , sei que foi em funchal ilha da madeira .
Desde já grato.
Nome : Jose Mendes da Silva
Filiação : Madalena de Jesus Moniz e Braz Mendes da Silva
Nasc: 26/12/1938
Local de nascimento creio ser em Campanario ou machico , sei que foi em funchal ilha da madeira .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O registro de casamento dos seus avós estão na Conservatória de Ribeira Brava:
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=591520
Tio : https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1SK-NZR -
Tia: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:V1SK-VPL
Envie pedido da certidão do seu pai à Conservatória de Ribeira Brava citando a freguesia de Campanário:
crcpncom.ribeira-brava@dgrn.mj.pt
Muito obrigado por sua ajuda !!!
Estou enviando o email conforme sua orientação , desde já , grato!!!!
Nome: Manoel Pereira
Natural: Ilha da Madeira
Nascimento: 22 de junho de 1873
Filiação: Joaquim Pereira Branco e Izabel Pitta
Desde já, agra
deço no aguardo de resposta.
Data: 09-07-1882
Paróquia / Conservatória: Canhas
FILHO: Manuel
Pai: Joaquim Pereira
Mãe: Isabel Pita
Livro: 3936-A
Folha: 22 v.º
O Manuel tinha irmãos com nomes: Maria, José, João, Carolina e António?
Caso se confirme envie e-mail à Conservatória de Ponta do Sol e solicite o registro enviando os dados encontrados: registos.psol@irn.mj.pt
Sou neta da tia do marido da Vera e tambem estava procurando essas informacoes! O meu bisavô tinha esses irmaos que a senhora comentou!
Estou com uma duvida e talvez vc possa nos ajudar!
Os documentos dele do Brasil constam o sobrenome Branco. Crio que tenha sido adicionado aqui, quando chegaram.
Como devo proceder em casos de alteracao de nome? A senhora teria alguma informacao?
Obrigada!
Os sobrenomes eram acrescentados na vida adulta, geralmente no ato do casamento. Os assentos de batismos só registravam o primeiro nome. Você não terá problema com o acréscimo do apelido.
Mas minha preocupacao é que parece q o nome do Pai dele tambem alterou para Pereira Branco!
E ele ja era casado!
O assento de batismo é Manuel e o de casamento é Manuel Pereira Branco?
Até aí sem problemas.
O nome do pai tem um sobrenome a mais, não vejo motivo para preocupações. O nome da mãe reforça se tratar da mesma pessoa.
Obrigada pelas informaçoes.
Solicitarei a certidao de nascimento do meu bisavô. É necessario certidao se casamento dos pais dele?
outro problema é a data de nascimento que esta diferente tambem! Como proceder?
Não precisa pedir a certidão de casamento dos pais do português. É mais comum ter divergências nas datas de nascimento que não ter.
A data 1873 que a Vera informou é no documento de estrangeiro o qual não será apresentado. Na certidão de casamento tem referência a essa data? A divergência está muito grande.
Ainda nao solicitei a certidao de casamento e nao sei ao certo! Mas creio que esteja 1873 mesmo. Talvez ele tenha dito tal data por ser menor de idade ao vir p o Brasil. Mas nao sei!
Apesar da grande diferença na data, creio que os documentos encontrados sejam da familia, pois os nomes dos irmaos estao corretos!
Com data de nascimento diferente aqui, o que é preciso fazer?
É preciso ter a certidão de casamento de inteiro teor para averiguar.
Obrigada pelas informacoes! Vou solicitar a certidao de casamento dele e assim que eu tiver alguma informaçao aviso aqui!!
Abraços
Poderia me ajudar por favor na busca do numero de assento de minha bisavó?
Consegui já este dado dela: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-7CXH
Mas creio que está errado o local de nascimento, acho que é Cantanhede o local.
Mas olhei lá nos registros de batismo e não consegui achar ;/
Teria alguma dica para de dar de onde posso procurar por esse numero de assento?
Os registros portugueses vêm certificados, não apostilados.
Qual o ano do registro?
Se após 1911 preciso saber a freguesia para que eu te indique o local próprio para envio da solicitação.
Se for para pedido de nacionalidade você não precisa obter o documento em papel, o número informatizado é suficiente para o preenchimento do requerimento. Porém, caso deseje o documento físico vc poderá solicitar no Consulado mais próximo ou enviar um pedido do registro à Conservatória de Ribeira Brava: registos.rbrava@irn.mj.pt
Veja se consegue seguindo essas dicas:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3012/como-solicitar-uma-certidao-no-portal-cidadao
Essas certidões vêm certificadas, não apostiladas.
Peça atribuição pelo pai sim, a falta do sobrenome da mãe não dará problema. Eles se casaram na Ilha da Madeira?
Se foi no Brasil vc terá que transcrever o casamento deles.
Sim os dois se casaram na Ilha da Madeira, inclusive um irmão do meu sogro já obteve a nacionalidade através da mãe que ainda está viva.
O nosso receio é o fato de uma divergência do nome da mãe estar incompleto na certidão de nascimento do requerente, meu sogro.
Pai Português, mãe Portuguesa e todos os dados de avós corretos, apenas o nome da mãe "Maria Augusta da Silva Sargo", abreviado para "Maria Augusta da Silva".
A mãe foi a declarante, se pedirmos pelo pai Português acha que irão ignorar a divergência?
Esse tipo de divergência é aceita. Sugiro que envie para a Conservatória de Ovar. E que fique no processo que o casamento ocorreu em Portugal.
É importante que de alguma forma fique claro que se casaram em Portugal.
Tudo bem? por gentileza, estou com dificuldade de achar a certidão de nascimento da minha bisavó, na certidão de casamento dela aqui no Brasil, consta que ela não sabia ler e nem escrever e apenas que morava na Ilha da Madeira, então pedi o desarquivamento para tentar achar mais informações, e apenas constava que foi uma declaração verbal de ambas as partes, ou seja, ela não apresentou nenhuma documentação.
Os dados que tenho são:
Helena de Jesus (bisa) Nasc: 03/junho/1890
Pais: Francisco de Souza Jesus e Antonia de Jesus
obs: Conversando com minha mãe, ela disse que minha bisá veio escondida dos pais, e não era maior idade quando se casou, sendo assim, ela alegou ter 21 anos na época, fiz a busca no Tombo.pt em todas as freguesia com arquivos disponíveis, no ano 1890 a 1899 (Pois acredito por ter mentido sua idade busquei por 9 anos de diferença) e não encontrei.
Há outra maneira de fazer a busca? Desde de já agradeço sua atenção!