Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1246714

Comentários

  • Interessante os relatos, meninas!!!
    Mas não tenho endereço em Portugal somente do hotel em que estarei hospedada. Vou tentar pegar o de uma amiga, mas não sei se consigo.
    Obrigada
  • Então.. como as regras não parecem ser iguais para todos, e depende mais da vontade e do humor de quem atender, é bom ter mesmo um endereço.

    @Cynthia VandeKamp Washington, adorei a frase, e espero que realmente abra o tópico para que possamos aprender e agregar valor cultural também :)
  • @Cynthia, boa!! Seria ótimo!! rs...
  • agradeço aos relatos, mas sinceramente não li tudo e se alguem puder me ajudar eu agradeço.
    viajarei no fim do mes para portugal, destino Porto e conexao no voo em lisboa
    vou levar em mãos meu passaporte brasileiro e a dupla cidadania (certidão de nascimento lusa)
    ficarei hospedado na casa do meu Primo em Porto.
    vou pra tirar o CC e o passaporte europeu.
    Perguntas: preciso da passagem de volta? preciso de seguro saúde? extrema urgencia só em lisboa? em porto além da loja do cidadão , tem outro depto ou orgão que faz mais rápido?

    obrigadooo
  • @Ronaldo Muniz, resposta sim para as duas perguntas. Vai precisar da passagem e do seguro, pois entrará como brasileiro. O assento de nascimento não é aceito pelo SEF.

    Extrema urgência só em Lisboa.
    Já que vai ficar em Porto, tem a opção de fazer o CC urgente na 4ª CRC, que demora cerca de 5 dias. Use como endereço a residência de seu primo, mas depois lembre-se de muda-lo.
    Qualquer Conservatória ou Loja do Cidadão faz os documentos.
  • @caiodib obrigado amigo

  • Como pretendo enfrentar esta via crucis indo para Portugal para requerer minha cidadania suas experiencias são totalmente úteis para quem irá enfrentar esta burocracia. Obrigado
  • @Adilson, primeiro precisa saber se a situação do portugues da família está tudo certo!! ´Quem é o portugues? Casoui no Brasil? Já tem o assento do portugues?
    Posso passar a documentação, mas antes preciso saber do portugues
  • @Ronaldo Muniz,

    Em Lisboa é mais rápido!! Vc paga a taxa de urgencia para fazer o Cartão Cidadão no Campus da Justiça e sai no mesmo dia ou dia seguinte.
    O passaporte vc consegue no mesmo dia no Aeroporto de Lisboa, mas precisa primeiro tirar o Cartão Cidadão.
  • Lembrando que para obter o documento no mesmo dia, precisa ser feito até 11h.
  • Boa tarde amigos, gostaria de saber como eu faço para renovar o cartão cidadão no Porto, pois o que é emitido no Consulado não tem o NIF que é essencial em Portugal. Estou indo com a intenção de morar e tenho receio que não consiga alugar um imóvel em virtude de não ter o NIF.

    Se solicitar com urgência, posso pegar o cartão e a Carta PIN na Conservatória do Porto no dia seguinte? Somente em Lisboa é que é possível fazer no mesmo dia?

    Obrigado.

  • @Gabriel Gonçalves, para urgência no Porto, demora entre 3-5 dias, e precisa ter uma residência, ou indicar a de algum colega/amigo/parente para chegar a carta PIN. De posse dela, poderá ir à Conservatória levantar o CC.
    Extrema urgência somente em Lisboa.

    Uma opção é fazer o CC no Consulado, e o NIF assim que chegar a Portugal. Para isso, deverá se dirigir a qualquer Conservatória/Loja do Cidadão/Posto tributário para isso. A feitura do NIF posterior ao CC é gratuita.

    Para alugar imóveis, costuma-se pedir declarações de IRF. Alguns aceitam as declarações de IR do Brasil também.
  • Obrigado Caio, a dúvida é exatamente essa: tirar o NIF posteriormente ao cartão cidadão emitido pelo Consulado. O problema é que para fazer pedem comprovante de moradia em Portugal, o que por óbvio não tenho e nem conheço lá ninguém para indicar. Aí é que é o problema porque sem NIF não sei se é possível fazer o contrato para alugar algum imóvel ou quarto.
    E até para emitir um comprovante de morada na Junta da Freguesia, o NIF é necessário.

    Agradeço se puder me ajudar. Abraços.
  • @Gabriel Gonçalves, uma opção seria fazer um NIF provisório então. Ele pode ser feito, se abrir uma conta no banco Millenium BCP por exemplo (pode ser qualquer outro banco português). Existem agências desse banco em RJ e SP.
  • Boa noite,

    Preciso tirar o CC e o passaporte com urgência em Portugal e após ler todos os comentários ainda tenho algumas dúvidas, agradeço se alguém puder me ajudar a esclarecê-las:

    1- Para retirar o CC, temos que apresentar um comprovante de residência, gostaria de ter o NIF portanto precisaria de um endereço em Portugal. Tenho parentes que até hoje visito e que me dariam um comprovante para apresentar como endereço, mas com o nome deles, isso serviria? E se eles fizessem uma carta pra mim, afirmando que eu moro lá?
    2- É possível chegar no IRN Campus da Justiça e fazer o CC com urgência sem agendar? Qual horário ideal para chegar lá e retirar no mesmo dia? PS: Meu hotel é ao lado do Campus.
    3- Os documentos me são necessários porque estou indo morar na Noruega e preciso entrar no país com o passaporte portuguÊs. Posso entrar em Portugal com o passaporte brasileiro, sair de Portugal com o passaporte brasileiro e entrar na Noruega com o passaporte português? *Alguem sabe disso?

    Peço desculpas por tantas questões e agradeço a quem puder me ajudar!
  • editado March 2017
    @Patricia Esteves de Oliveira, não precisa pedir desculpas.

    1 – Não precisa nem de comprovante, pelo menos em meu caso. Apenas passei o endereço e pronto (quando perguntei se precisavam de comprovante, a atendente me disse que a informação que passei, era presumida verdade, e se estivesse incorreta, o problema era meu).

    2 – Chegue antes das 11h, que fica pronto no mesmo dia. Não precisa agendar, mas chegue cedo, e tenha paciência, que a fila é longa.

    3 – Pode fazer isso sim. O ideal é que use o mesmo passaporte para entrar e sair de Portugal. Como a Noruega faz parte do espaço Schengen, tem livre acesso por 90 dias, mas após isso, penso que terá de cumprir formalidades.
  • Caio, MUITO obrigada pela ajuda!
    3 anos esperando para finalmente poder ir para Noruega como portuga!

    Ps: se for para procurar emprego, todo português pode ficar por 180 dias na Noruega. Basta comprovar que você pode se bancar!
  • Olá pessoal,
    alguem sabe me dizer se o CC é aceito na imigração ao chegar na Europa? Ou apenas o passaporte? Tendo CC portugues mas só passaporte brasileiro eu terei que ir para a fila de "All passports?
    Obrigado
  • @Breno Coimbra,

    com passaporte brasileiro, e CC em mãos, vc consegue sair da fila da imigração.
  • @Marcia obrigado! Vc sabe me dizer se isso apenas em Portugal ou em outros aeroportos da Europa também?
  • @Breno Coimbra,

    teria que entrar por Portugal.
  • Boa noite... preciso de algumas dicas.
    Minha filha tem 1 ano de idade e já tenho o assento de nascimento dela desde q tinha 4 meses. Em outubro vamos passar uns 3 dias em Lisboa e seguir viagem para outros países.

    - Meu marido já tem o CC; ela, não; e eu também não, porque não tenho cidadania. Na entrada ele iria pela fila de cidadãos e eu e ela pela de imigrantes?

    - teremos esses 3 dias para tirar o CC e o passaporte dela. Chegamos lá no dia 05/10 às 6h da manhã, e só consegui agendar no dia 06/10 às 10h nos Registos Centrais (na Rua Rodrigo da Fonseca nº 198 Lisboa) para fazer o CC de extrema urgência. Teria que pedir o passaporte no dia seguinte cedinho no aeroporto, pois nosso voo parte no dia 08/10 às 6:30 da manhã. Será que consigo o passaporte pro mesmo dia 07?

    - ou será melhor fazer uma loucura e ir direto do aeroporto pro Campus da Justiça, tirar o CC de extrema urgência pro mesmo dia, e tentar voltar no aeroporto no mesmo dia pra pedir o passaporte? Assim teria os outros dias mais livres...

    - sabem se para tirar CC para bebe precisa de algo mais do que assento de nascimento e passaporte brasileiro dela, foto, CC do pai e passaporte brasileiro da mãe?

    Desde ja, muito obrigada!
  • Pessoal,

    Até semana que vem devo enviar o meu processo de atribuição para alguma conservatória.
    Vou para Portugal no dia 25 de setembro e não sei se até lá minha atribuição estará pronta. Caso não esteja, tenho a opção de tirar o CC e o passaporte em Lisboa. Mas para tirar o CC precisarei do meu assento original, certo? O assento será remetido à minha morada no Brasil. E se eu estiver em Portugal? Terei de emitir outro assento?
  • @Renato Nunes_Gomes, só o número do Assento já será suficiente. Assim que seu processo for concluído, peça o número, e faça o CC apenas com ele.
  • Que alívio, @caiodib !

    Só preciso decidir para qual conservatória enviar. Meu processo deve chegar em Portugal na primeira semana de julho e quero muito que seja concluído até setembro, no máximo. Estou em dúvida entre o ACP e OVAR. Ou procurar saber se existe alguma conservatória do interior que aceite pelos Correios, que NÃO mande o processo para Lisboa e que conclua o processo em menos de 2 meses. Se é que existe...
  • @Renato Nunes,Os processos em media estão demorando de 4 a 5 meses.Se quiser arriscar Mangualde..o tempo parece menor, mas a documentaçao tem q estar toda correta pq são bem exigentes.
  • @Vlad , e a ACP ? Li um relato de alguém que teve a atribuição concluída em menos de 2 meses, há cerca de umas 2 semanas atrás. Mas também não soube mais de nenhuma outra conclusão depois..
  • @Renato, ACP é uma incógnita.
  • @Renato Nunes_Gomes, julho a setembro são os meses de férias, e os processos correm mais devagar nestas datas. Acho meio difícil algum processo enviado em julho ficar pronto até setembro, mas não custa tentar.
  • Pessoal,
    Assim que eu tirar o passaporte e o CC pretendo passar 6 meses na irlanda a estudo como cidadão Europeu, ou seja, sem necessidade de visto expedido pela escola (escolas de inglês de baixo custo para locais, aulas ministradas por professores estagiários, sem certificados e sem carta de visto).
    A questão é: com o passaporte europeu apenas terei direito ao uso de hospitais ou qualquer suporte para questões de saúde em território europeu ou terei de contratar um seguro saúde no brasil?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.