Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1356714

Comentários

  • @M Adelaida Velloso,

    Ah ok! Obrigado pela informação. Porque será que precisam desse endereço?
    Pode ser um endereço comercial?
  • @lo_nasc, quando vc faz o cartao cidadao precisa de endereço, se vc faz no país onde mora vc precisa dar seu endereço também.
  • @M Adelaide Velloso,

    Desculpe, não entendi. Então se estou tirando em Portugal (estou a turismo) preciso ter um endereço em Portugal?
  • editado February 2017
    @lo_nasc, exatamente. O endereço é obrigatório, pois será seu registro fiscal também. Será gerado o Número de contribuinte, e isso é obrigatório para portugueses com morada em Portugal.
    Não pode ser um endereço comercial, a não ser que ele tenha nº de porta, e aquela urna para ser depositado através do Correio Azul.

    Se estiver a turismo, assim que levantar seu CC, solicite a alteração de morada para seu endereço no Brasil. Assim que receber o PIN de confirmação terá de ir ao Consulado para validar.
    Outra opção é ativar a assinatura digital em seu CC, e fazer a alteração de morada pela internet, inserindo seu CC em um leitor de cartões. Isso dispensa a ida ao Consulado para validar (ainda não testei isso).
  • Obrigado @caiodib ! hmm certo.
    Só mais uma dúvida :)

    Então eu posso tirar meu CC em Portugal com o endereço do Brasil ?
    Pois minha situação é que irei trabalhar em Março em Portugal e não voltarei para o Brasil. Não tenho o CC.
  • @lo_nasc, pode fazer da seguinte forma caso não tenha uma morada quando chegar, e não tenha algum colega para emprestar-lhe: assim que se fixar em Portugal, vá a Conservatória mais próxima e peça o CC. Isso facilitará porque não precisará trocar, e assim que chegar o PIN, poderá levantá-lo na Conservatória.
    Não pode tirar com endereço do Brasil, porque o PIN para levantar o CC, chega na morada indicada.

    Só um detalhe: se sair do Brasil sem documentos portugueses, terá de obrigatoriamente, comprar passagem de volta e seguro saúde, e entrará em Portugal pela fila de imigração.

    Talvez valha apena, ir ao Consulado de seu estado fazer, mas isso vai depender do tempo que tem disponível, e do tempo que o Consulado demora.
  • Olá, @lo_nasc, @caiodib,
    complementando, se vai trabalhar em Portugal no início de março, terá que pedir o CC urgente para o consulado, e vai correr risco de não conseguí-lo a tempo, pois está difícil agendar.

    Sugiro tentar agendar e antes de pagar o boleto do consulado, entrar em contato e verificar quanto tempo eles estimam para a chegada do CC urgente.

  • Oi @Marcia,
    Semana que vem já estarei em Portugal..vou ficar 1 semana lá para tratar esses assuntos relacionados a documentos.
    Pelo que pesquisei aqui, levando minha certidão, passaporte e um endereço la (podendo ser da empresa e depois modificar) já é suficiente para emitir o CC lá. Você concorda ?

    Abraços e obrigado novamente
  • @o_nasc, se o empregador concordar, e o endereço da empresa for apto para receber as cartas PIN (correio azul), penso não haver problema algum.

    Só precisa do seu passaporte, que será seu documento de identificação para a Conservatória cadastrar no sistema, porque não terá um CC ainda, mas se tiver o assento, leve também. No meu caso eu só tinha o Nº do assento de nascimento, e a atendente imprimiu um na hora.

    Só verifique se o endereço da empresa tem número de porta. Se tiver, o endereço pode ser usado como sua morada. O problema é que vários estabelecimentos comerciais não têm esse número de porta, e as Conservatórias não deixam usar.
  • Carla FerollaCarla Ferolla Member
    editado February 2017
    Obrigada @MAdelaide @caiodib
    Minha mae ficara apenas 3 dias em Lisboa e 3 no Porto . Desta forma , segundo vcs relataram , melhor em Lisboa , conforme @MAdelaide relatou , pois tenho a opcao da tx de urgencia , certo ?Vou tentar agendar por aqui a data e horario .
    Ficou apenas uma duvida : existe a obrigatoriedade de incluir o CPF ( numero de contribuinte de la ) , ou ela pode dizer que reside no Brasil ?
    Desculpe mas nao entendi como alterar o endereco para o Brasil. Eh preciso alterar aqui no Consulado ? Aonde recebo o pin?
  • editado February 2017
    @Carla Ferolla, quando fizer o pedido do CC, terá de ter um endereço em Portugal. Mesmo que seja o pedido de urgência. Não sei se o de extrema urgência (aquele que fica pronto no dia) já pode ser informado o endereço do Brasil.
    Caso não possa, assim que for levantar o CC, já peça a mudança de morada, aguarde o PIN chegar, e leve-o ao Consulado de seu estado para validar. O PIN demora umas 2 semanas para chegar.

    Fale que mora no Brasil, mas não sei se vão deixar de gerar o Nº do Contribuinte. Ele é gerado automaticamente.

    Veja este link que informa sobre a alteração de morada: https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-alteracao-de-morada
  • @caiodib o endereço é realmente importante caso seja de extrema urgencia?
    Como li em outros posts, se der entrada antes das 11h, no mesmo dia até 17h30 já pode retirar no local indicado por eles, ou seja, não aguarda nenhum PIN/Carta.
    Obrigado novamente!
  • Não sei no caso de extrema urgência (é feito somente em Lisboa), mas penso que seja indispensável, até para efeitos fiscais, e registro e controle.
    Sim. Feito em Lisboa fica pronto no dia ou no seguinte.
  • @MAdelaide , sabe se o seu filho agendou previamente ou apenas chegou cedo e entrou na fila ? Pelo link de agendamento ,postado acima , nao consta este endereco , apenas o boa hora ( acredito ser tipo poupa tempo ).
  • Para fazer o cc de extrema urgência voce vai precisar apresentar um comprovante de residência oficial, no seu nome é claro. Eu levei uma carta de extrato do banco do brasil. Com endereço do brasil é claro.
    Foi bem tranquilo. So que por vc nao ter endereço em Portugal eles nao vao criar o numero de identificaçao fiscal, que equivale ao nosso cpf. Para recolhimento de imposto e tal. Mas depois, para os que pretendem trabalhar e morar em portugal, pode pedir quando tiver residência fixa em portugal.
    A carta pin é entregue junto com o cc, no mesmo dia, caso vc tenha dado entrada antes do horário máximo estabelecido por eles. Acho que é 10 ou 11h da manhã.
    Ai voce volta no mesmo lugar e pega o cc e a carta Pin. A carta pin nada mais é uma carta que contem uma senha. Vc tem que guardar essa carta com a sua vida e pra sempre. Parece que ela é meeeega importante em caso de vc perder o cc.
    O passaporte pode ser tirado em um dia tbm. Mas vale a mesma regra de dar entrada ate certo horario.
    O cc de extrema urgência é mais caro que o normal, se ainda é o mesmo preço que eu paguei, é 35 euros.
    O passaporte tbm é beem mais caro, 100 euros.
    Mas para quem precisa com urgência vale a pena. E mesmo assim sai mais barato que tirar pelo consulado no brasil
  • Obrigada pelas informacoes @MariahPires
  • Boa noite,
    Ficou super esclarecido o cc de urgência com endereço do Brasil e a carta PIN ser super importante.
    Só não entendi que a passagem tem que ter 3 meses, comprei a minha com 5 ou 6 meses de antecedência, tem problemas?
  • A passagem de volta ter que ter data retorno de no máximo 3 meses desde a sua chegada na europa.
    Isso por que os brasileiros tem direito a visto de turismo em todos os países da UE de 3 meses apenas. Entao voce NAO PODE ficar na europa (legalmente com visto de turista) por mais de 90 dias.

    Lembra que sem cc ou passaporte, vc é so mais um imigrante/turista. Terá que ir para a fila "All passports" ou "Non EU". E será tratada como imigrante (no pior sentido da palavra).

    Salvo excepções, como pessoas que estao indo estudar e tem a carta da escola, eles recebem visto de turista de x dias no aeroporto e precisam solicitar o visto de estudante dentro do prazo dado pela imigração. E é mais ou menos assim que funciona para trabalho/ quando vc é casado com europeu.... Esses sim podem chegar a europa com passagem de retorno com mais de 90 dias desde a chegada.

    É meio confuso, mas espero que tenha ajudado.
  • @Carla Ferolla,

    Meu filho deu um endereço de uma amiga de PT, não apresentou comprovante, mas sabe como é nem sempre a regra é para todos os atendentes.
    Meu filho não agendou, chegou na hora que abriu e fez o CC e todos os outros serviços oferecidos, os numeros ficam gravados no próprio cartão, já saiu com o CC, carta PIN e liberado. Já saiu de Portugal usando o CC no aeroporto.Ele não fez passaporte, se quisesse fazer era só pedir no próprio aeroporto de Lisboa, mas ele tinha compromissos e voltou para Inglaterra.
  • @lo_nasc,

    se o @caiodib falou, está falado!
  • Que otimo @MAdelaide , obrigada pelo esclarecimento.Passarei para minha mae .
  • @lo_nasc
    Pedindo o CC do tipo super urgente, não precisará de endereço. Moro nos EUA e fiz cartão do cidadão assim: marquei hora pela internet, fui na conservatória, expliquei para a atendente que morava fora e que o consulado de Washington (pasmen!!!) não faz CC, só aquela identidade antiga... [Isso agora mudou, Washington já está fazendo CC, mas não quando fiz o meu] Foi ela quem me explicou que, fazendo o urgente, você vai lá no endereço que eles indicam para buscar sua carta PIN e o CC. Prepare-se para ESPERAR na fila lá na hora de buscar, mas funciona muito bem. Demorou mais de uma hora para me chamarem.
  • @Cynthia, meu filho foi segunda retrasada no Campos da Justiça em Lisboa e precisou sim de informar um endereço, fez o CC urgente, saiu no mesmo dia, no final da tarde.Chegando as 9h para conseguir que saia no final da tarde. Ele pagou 35 Euros, taxa de urgente.
  • Acho bom ir preparado para qualquer um dos casos, e com o máximo de documentos e comprovativos possíveis. Como as regras não são “tão claras”, e para cada pessoa funciona de um jeito, a discricionariedade impera.
  • Obrigada @Mariah Pires, pelas tuas informações!!!

    Acho que a @Cynthia tem razão, até vou levar comprovante de endereço do Brasil, mas se você faz urgente pega a carta PIN e não fica esperando chegar na tua casa, não faz sentido .....
    corre para o aeroporto fazer o passaporte!!!
  • @Claudia Menna Barreto, meu filho fez o CC urgente em Lisboa, pegou no mesmo dia e entregaram a carta Pin junto com o Cartão. Eles pediram para informar um endereço de Portugal, ele mora na Inglaterra, mas não serviu. Ele deu endereço de uma amiga, sem apresentr comprovante, foi avisado na hora, não tinha como ter levado o comprovante
  • Claudia,
    tentei fazer isso de correr para o aeroporto assim quem peguei meu cc. Mas foi perda de tempo.
    Eles distribuem um numero de senhas limitados para tirar o passaporte no aeroporto por dia.
    O CC so fica proto la pelas 17h. Quando chega no aeroporto ja nao tem mais senha disponivel.
    Te aconselho ir no dia seguinte bem cedinho. Confere no site o horario que eles abrem e chega uns 20/15 min antes.
    Fiz isso e ja tinha gente fazendo fila na porta. Ai é garantido de voce pegar o passaporte no mesmo dia.
    Boa sorte
  • @Marah Pires, verdade.... Meu filho so conseguiu pegar o CC as 18:10h a moça ja estava falando pra ele que podia até não chegar! Mas as 18h chegou e o voo dele era as 19:40h para Inglaterra. Vc so consegue fazer o passaporte se chegar pela manha no aeroporto apos ter feito o CC, meu filho nao podia ficar ate o dia seguonte pra fazer, resolveu ir embora e deixar pra depois.
  • Ah, que interessante, Caio e MAdelaide! Juro que para mim não pediram endereço em Portugal nenhum. Fiz isso em agosto de 2016. Mas não custa a pessoa ter lá um endereço de algum amigo, para constar na papelada. Como dizia minha avó de Vila Verde, já lá com a fronteira da Espanha, "O que abunda não carece". Qualquer dia vou abrir um tópico só com as frases maravilhosas que ela usava... Resgate cultural divertido e singelo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.