CRC - Lisboa: Processos enviados

13567107

Comentários

  • MaluMalu Member
    Para quem está esperando respostas sobre processos de Aquisição pela CRC Lisboa, aviso que esta semana foi enviado o assento do nascimento português de minha mãe, para o endereço no Brasil, e deve demorar de 2 a 3 semanas para chegar pelo correio!
    Este processo é de Março de 2015. Mas agora parece que estão sendo terminados com bastante rapidez. :)
  • Luiz_CarvalhoLuiz_Carvalho Member
    editado March 2016
    Excelente notícia Malu, parabéns!
  • Bom dia @Malu, e possível de saber quanto tempo o seu processo fiz na fase de despacho?O meu processo e de aquisição também é esta na fase de despacho desde o dia de 17 de fevreiro de 2016.
  • Boa tarde @Malu, entraram em contato com você informando que o processo foi finalizado e o assento do nascimento português estava sendo enviado para seu endereço no Brasil ou você teve que entrar em contato para obter essa informação?
    Meu processo é de Setembro de 2015 , entrei em contato por e-mail esses dias e recebi a resposta que o mesmo encontra-se em "análise superior" e que seria posteriormente informado sobre a decisão do mesmo. Você também foi informada dessa fase?

    Obrigado.
  • @Malu,

    Que ótimo! Te dá uma tranquilidade, saber que sua mãe já é portuguesa.
    Espero que esteja tudo bem com vc e esteja se adaptando da melhor maneira possível!
    Bjs.
  • José Oliveira - 398XX em 02/11/15 - AQUISIÇÃO - CRC, CONCLUIDO com sucesso, agora é só esperar o assento de nascimento. Obrigado a todos pela ajuda.
  • O meu Processo de aquisição foi enviado para CRC Lisboa em 01/DEZ/15. Recebeu o número 2.0XX/16 e hoje, 01/04/16, falei com Portugal e me disseram que o Processo seguiu hoje para a fase de despacho. Alguém sabe dizer o tempo médio que leva para despachar....... e se é nele, que se decide a cidadania?
  • @José

    Cerca de 5 meses uma Aquisição em Lisboa. Em Ponta Delgada sai em cerca de 45 dias.

    Parabéns, José! Seja bem vindo ao Clube dos Tugas.
  • @Savio,

    As Aquisições em Lisboa estão demorando agora cerca de 5 meses. Ou seja, provavelmente antes de maio você será português. Falta pouco.
  • @Theresa,

    Para chegar nesta fase do despacho, entendo que anteriormente, a parte de análise processual já foi concluída. Seria assim, quase certeza, que o despacho será positivo, Theresa?
  • @Savio Rolemberg considere-se desde já um Tuga.
    Seu processo foi deferido.
    Parabéns!
  • Oxalá, @Maria Nélida!
  • @MariaNelida o que quer dizer "processo deferido"?Cumprimentos
  • @Aladin
    Aqui no Brasil a gente uso o terno deferido ou indeferido quando nos referimos a um processo.
    Tanto pode ser judicial como administrativo.
    Deferido : é quando um pedido ou solicitação foi aceito
    Indeferido : é quando um pedido ou solicitação não foi aceito
  • AladinAladin Member
    editado April 2016
    @MariaNelida quando o processo deferido só aguarda a lavrar o registo de nascimento?Ou seja àqueles que tem os processos deferidos são já português? Cumprimentos
  • @Aladim,tudo leva a crer que sim.
  • @Aludin,

    Seu processo de cidadania foi aceito e só está aguardando numa fila para ser registrado.

    Ou seja, antes de Maio sairá o seu Assento e você será português.

    Depois eles enviam a Certidão pelos Correios. Demora um pouco pra chegar porque é carta comum (acho que vem de navio).

    Mas a partir do momento que sair o registro, basta que você solicite a numeração. Com ela você já pode pedir o Cartão do Cidadão e o Passaporte, se quiser.
  • @MariaNelida @ThereseLima, obrigado, vou ficar tranquilo e esperar .Boa sorte para todos de nos.
  • Liguei há pouco na Linha Registros para consultar o status do processo de meu pai que foi iniciado em Dezembro através do Consulado SP, e me informando o nome e data de nascimento o processo não foi encontrado.
    Segundo status no site do consultado, está desde 5/3 em "Aguarda integração, CRCentrais".
    Será que houve algum problema?
  • braz556braz556 Member
    Recebi um e-mail do CRC Lisboa dizendo o seguinte: Os processos são analisados por ordem de entrada. Neste momento estão a ser analisados os processos que deram entrada dia 20/11/2015 pelo que o seu processo ainda vai demorar a ser analisado.

    Com os melhores cumprimentos
    Helena Paiva
    Dei entrada no meu processo diretamente na conservatória na data 01/03/2016 to pensando em desistir e dar entrada em outra conservatória, pois estou achando que eles estão muito enrolados com os processos!
  • @braz556,

    aqui no fórum tem relatos de 2 pessoas que conseguiram cancelar o processo, sem que entendessem que trata-se de uma desistência pela cidadania, e entrar com o mesmo processo em outra conservatória.

    Porém, observo o seguinte:
    - não devolvem a documentação enviada
    - não devolvem o valor do vale postal integral. Se não me engano, devolveram a metade para essas duas pessoas.

  • Olá...
    Recebi um e-mail da CRClisboa informando processo de naturalização, que corre termos nesta Conservatória sob o nº 16xxx-16, encontra-se numa fase inicial de tramitação (digitalização e classificação de documentos)"

    Alguem sabe informar quanto demora o andamento a partir daí???

    O processo deu entrada em 24/03/2016.

  • @braz556, o melhor é você telefonar. enviei 4 e-mail para CRC Lisboa e a resposta foi sempre a mesma,

    "Em resposta ao v/e-mail de xx/xx/2016, informa-se V.ª Ex.ª que o seu processo de nacionalidade tem o nº XXXX/2016, mais se informa que o mesmo será analisado sumariamente pela ordem da sua recepção nestes serviços pelo que, logo que possível, será informada do que houver por conveniente."

    Então passei a telefonar e a informação era outra... Seu processo aguarda analise sumaria que é de até 30 dias, depois, seu processo aguarda resposta das diligencias que normalmente é em até 30 dias, depois, seu processo recebeu resposta das diligencias e aguarda parecer que normalmente é feito em 45 dias....

    As informações por telefone batem com os prazos do Decreto-Lei nº 237-A/2006

    Dei entrada dia 01/03/2016, já fizeram analise sumaria, diligencias e agora aguarda parecer... Pelo menos, no meu caso os prazos estão certos...
  • editado May 2016
    @JonesPereira,

    Conforme coloquei ao braz556, não confio nos e-mails...tenta telefonar...dia 24/03 já é para estar aguardando resposta das diligencias...quando numerado eles tem até 30 dias para fazer analise sumária...não pode estar em classificação se já tem número....pode sim ocorrer de outras conservatórias serem mais rápidas, isto devido ao volume que recebem, mas todas inclusive CRC Lisboa obedecem os prazos do Decreto-lei, eles são fiscalizados quando há atrasos, eles emitem estatísticas ... é folclore que CRC Lisboa demora...eles apenas tem muito volume, mas respeitam os prazos, salvo em casos em que o processo tenha algum problema...falta de documentos, erros...se estiver tudo ok os prazos são cumpridos...
  • Os processos de Aquisição na CRC de Lisboa demoram cerca de 1 ano para serem concluídos.
  • @theresaLima,
    Oi Theresa, dia 01/04 você postou 5 meses em CRC Lisboa...o que bate com o Decreto lei...mudou alguma coisa?
  • Se a CRC de Lisboa demora mais porque tem muitos processos ou se demora porque são mais burocráticos por exigirem todas as transcrições, isso não altera o resultado final: demora mais. Portanto, não é folclore, é fato.
  • @Daniela,

    Não foi uma afirmação e sim um espanto. 5 meses para uma Aquisição em Lisboa é MUITO rápido pois o normal é levar cerca de 1 ano, infelizmente. Ainda não descobrimos de que maneira o José conseguiu esse tempo.
  • @Daniela,

    o que temos visto por aqui é atribuição demorar de 5 a 6 meses na CRC Lisboa.
    Aquisição estão demorando bem mais.
  • Bem amigos, não foi minha intenção criar polemica. Meu processo está na CRC Lisboa e até o momento os prazos descritos no Decreto-Lei nº 237-A/2006 estão sendo cumpridos. Se por um acaso não cumprirem e sem que haja uma justificativa aceitável eu formalizo uma reclamação junto ao IGSJ (Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça) que é quem fiscaliza o IRN (Instituto dos Registos e Notariado). Eles não estão me fazendo um favor...se é meu direito eles devem cumprir a lei e os prazos. Lutamos tanto, buscamos tanto por informações e ajuda aqui, não pode chegar lá e eles demorarem mais do que é o regulado por lei....Enfim...é só minha opinião, eu reclamo se tiver no meu direito...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.