Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1…438439441443444

Comentários

• Ola a todos,

Morei em Portugal ate 2023 e me mudei para a França. Enttetanto, tenho cartão de residente português expirado apenas esse ano, em Abril.

Acabo de receber uma oferta de trabalho para Portugal e entrei com pedido de urgência com base nessa oportunidade. O que acham?

Obrigado antecipadamente,

Alexandre.

• editado September 11

@Destefano, discordo por completo da tese de que os processos com exigência causam grandes atrasos na análise.

Claro que a reanálise de processo atrapalha, mas de modo algum podo justificar minimamente o atraso atual.

Analisando a planilha que temos aqui no fórum, pode-se verificar que o número de processos finalizados que tiveram exigência é insignificante se comparado com o total de processos analisados.

A verdade precisa ser encarar sem pudor ou rodeios, não é preocupação de Portugal gastar tempo e dinheiro com a análise de processos tratados nesse tópico, infelizmente.

• @Ricosne quem está falando que eu disse isso é você. Eu não disse que isso justifica o atraso atual, apenas falei que a exigências ajudam a causar atraso. Isso é simples e fácil de entender. Falei o óbvio e não quis ofender a inteligência de ninguém, mas apenas chamando a atenção para que tomemos mais cuidados. Até porque "muito do trabalho que ocasiona o atraso" não pode ser lido como "causam grandes atrasos na análise".

• @Destefano, indiscutivelmente é necessário que todos nós prestemos bastante atenção em relação aos documentos e procedimentos dos processos.

Por você ter dito que "...muito do trabalho que ocasiona o atraso são processos mau organizados, com documentos faltantes ou errados", acabei, por uma possível interpretação, entender que você estaria dizendo que grande parte do atraso seria decorrente das exigências o que, pelo visto, ambos nós dois concordamos que não faz muito sentido.

• Boas, agora com novos Conservadores que não vejo movimento dos processos 😢…

• Bom dia, vamos para mais uma semana de esperança!

• Bom dia/Boa tarde... uma dúvida... enviei o processo de nacionalização de minha esposa em jan/26..e já recebemos o número do processo e código de acesso... entrando lá no site de verificação de andamento, consta a seguinte informação: "Submetido 03-07-2026", os outros andamentos "...Em análise... Para decisão... Concluído.. " não tem nenhuma data..

Vi aqui neste fórum que existe uma "planilha" de acompanhamento...

Como faço para incluir o processo de minha esposa nessa planilha ?? tem custo para isso ???

Desde já agradeço a atenção.

• @sergio_loureiro

É uma planilha colaborativa do fórum, onde cada usuário cadastra seu processo para que todos possamos ter uma ideia do andamento global. Não tem custo nenhum.

https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

• @sergio_loureiro ,

Vc poderia compartilhar as datas de envio do processo e recebimento da senha?

• Boa tarde a todos, enfim meu processo foi finalizado hoje, 1771 dias, desejo boa sorte a todos

• Parabéns!

• @SergioM Obrigado.. já cadastrei as informações dela na planilha.. no caso, quando movimentar eu tenho que ir lá na planilha e atualizar ??

@PauloN Enviamos o processo no dia 29/01/26, via SEDEX - Correios.. para enviar via DHL com pedido de coleta onde trabalho estava com extrema burocracia... então usei o SEDEX mesmo.. o processo chegou lá em Portugal no dia 07/02/26(ou 08/02)... e recebemos o e-mail com as informações de número de processo e senha no dia 03/07/26... pelo que o pessoal comenta aqui, foi +- no prazo de 5/6 meses...

Contando agora com essa entrada de novos servidores em Portugal para ver se esse processo resolve em até 18 meses...

• Enviamos a solicitação da minha esposa em janeiro de 2025. Em outubro de 2025, quando recebemos a senha de acesso, eles solicitaram os antecedentes criminais do país de origem; enviamos o documento e ele foi aceito em novembro de 2025. Isso significava que o processo havia avançado para a etapa 1. No entanto, nada aconteceu desde então. Isso é normal ou o processo deveria ter voltado para a etapa 3? Sei que estamos apenas no segundo ano de um período de cinco anos, mas gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante?

• Parabéns!

• @LUCIANOCAMOES, parabéns!!!! Quando submeteu o processo? Obrigada

• @LUCIANOCAMOES, vi agora em seus comentários anteriores. Foi dia 08/11/21, né? Falta pouco para o meu que é do dia 10/11/21. Rezando por mim e por todos!

• Olá, Luciano, por favor, diga-nos a data de entrega do processo.

• @sergio_loureiro

Sim, as atualizações são manuais pelos próprios usuários. Os mais otimistas estão com previsão de 5 anos. Sair em 18 meses só com milagre! 🤣

@Destinyportugal

A sua exigência veio logo na fase de submissão porque era a falta de um documento básico. Agora ficará anos e anos parado sem nenhuma mudança. Só vai sair de "Submetido" quando faltar poucos meses para a conclusão.

• @SergioM Obrigado pelo feedback. Faz sentido. Ainda faltam mais de 3 anos.

• Parabéns @LUCIANOCAMOES que maravilha. Levando em consideração o tempo entre o processo @SoaresRachel de 03/11/2021 e o de @LUCIANOCAMOES de 08/11/2021, foram 20 dias de analise para percorrer 5 dias de andamento nos processos. Se isso for uma media real (20 p/ 5) o processo da minha esposa de 30/11/2021 irai finalizar em seu aniversário de 5 anos.

• Bom dia @Youssef , @Marta Vianna @geoberth meu processo era de 08/11/21, vou ficar acessando para comemorar com vcs!

abraços

• Maiis uma informação importante, fiquem atentos as infomrações do assento de nascimento, ao checar percebi que o nome da minha mãe esta errado, estou agendando visita ao consulado para ver o que fazer pra corrigir, não sei se por este motivo conseguirei de imediato fazer o cartão cidadão.

• @SergioM

Mesmo tendo apresentado os antecedentes criminais e com o processo completo, eles exigiram uma versão específica. Isso significa que nosso caso provavelmente sofrerá um atraso de mais alguns meses ou anos devido a essa exigência?

• @LUCIANOCAMOES, manda um e-mail para a conservatória apontando o erro. Eles corrigem e mandam de novo. O consulado não vai alterar nada. E com erro não fazem os documentos. Vamos comemorar sim!

• @Destinyportugal

Como foi na submissão entendo que não deve atrasar mais. Atrasa quando passa pela análise, tem que esperar a resposta e depois ser analisado novamente. Mas isso é um chute meu, não temos relatos assim ainda.

@LUCIANOCAMOES

Não vá ao consulado tirar o CC com erro no assento, vai perder viagem. Mande e-mail para a Conservatória que fez o processo pedindo a correção. Deve precisar mandar algumas vezes, mas é o caminho.

• @leonardocouto bom dia, primeiramente grato pela ajuda, entrei emc ontatto com o consulado que me respondeu me instruindo a solicitar via e-mail ao crc de lisboa, fiz antes de ler sua inatrução, vou aguaradar para ver se resolvem assim, se não obtiver resposta farei pelo seu caminho, obrigado tambem a @Marta Vianna pela instrução.

Grato

• @leonardocouto acho que o seu caminho ficou inviavel para mim, pelo menos por enquanto pois ainda não tenho o cartão cidadão para cadastrar a chave movel digital.

• Bom dia!

Finalmente o processo da minha esposa finalizou hoje.

Demos entrada presencialmente na CRC Lisboa no dia 08/11/2021, recebemos a senha na hora e o processo não teve nenhuma exigência.

Muito obrigado a todos aqui no forum pela ajuda com informações.

Vou atualizar a planilha agora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.