Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

16667686971

Comentários

• @gabihz

Essa é uma decisão pessoal.

Se tenciona tentar no ACP:

O ACP leva uns catorze meses para analisar e decidir sobre um processo 1c maior. Considerando a demora na CRC, penso que valha a pena, dependendo de como está o seu planejamento e o nível de pressa que tenha.

Reúna a documentação necessária e mande você mesma para o ACP, onde tenderá a ficar, mas peça para o seu advogado cancelar o processo na CRC: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @gabihz

Escolha difícil. Existe uma esperança de que os prazos parem de aumentar tanto por lá com a entrada dos novos conservadores. Se isso for suficiente para estabilizar o prazo de 1C maior em Lisboa, o seu deve sair entre 1 ano e meio e 2. Mandando pro Porto, imagino que leve um pouco menos de 1 ano e meio.

Claro que pode acontecer do prazo em Lisboa continuar aumentando alopradamente...

• Sinceramente eu não consigo acreditar que o pessoal de 2023 no ART 1D vai tem que esperar 5 a 6 anos para ter sua cidadania ....

• @William89

Infelizmente não é questão de acreditar ou não, é a situação atual. Veja um caso recente de aprovação aqui: processo submetido em Julho/2022 concluído em Agosto/2026 (4 anos). Se procurar outros exemplos de netos (maior de idade e sem urgência) vai encontrar prazos de 4.5 anos e casos que esbarram nos 5 anos. É péssimo mas é a realidade.

Vamos torcer para as mudanças recentes com entrada de pessoal novo ajude a melhorar um pouco esse prazo (que desde 2020 só piora gradualmente). De qualquer forma, ter a expectativa calibrada com o cenário real de hoje é bom para não gerar ainda mais frustração. Se a aprovação vier num prazo melhor, ótimo pois vc estará "no lucro".

• @ecoutinho 4 a 5 anos estava normal para netos meu amigo coutinho, nos já estávamos esperando por isso, desde o ano passado na planilha de netos já estava dando 4 anos a 4 anos e meio, mas 5 a 6 ... Essa foi novidade para mim ,se for 4 a 4 anos e meio está normal,nem ótimo e nem horrível mas normal, mas se ao invés de manter o tempo que já está ,aumentar mais, aí sim será muito pior...

• @GabrielCordeiro Vi sua análise, alguma novidade no processo? Por aqui continua parado.

• Alguem sabe como o aplicativo Citzcheck funciona? A pagina de consulta do andamento dos processos tem uma verificação com captcha para bloquear a automatização. Há alguma outra forma de consultar essa informação de forma automatizada?

• Olá,

Sabe se o prazo de processamento do artigo 3.1 (casamento) pode diminuir ou não? Com base no gráfico de barras, devo esperar um prazo de 55 a 56 meses para a conclusão do processo?

Obrigado.

• Finalmente meu processo foi concluído 😍😍😍

ARTIGO 6n1 Tempo de residência em Lisboa … ano passado em outubro pediram uns documentos em falta e só concluíram agora . Obrigada a todos e boa sorte 🍀

• @emirgocen

Não vejo nenhuma possibilidade do prazo diminuir no futuro próximo, nem mesmo de manter igual. Esse prazo de 55-56 meses que você falou é pra quem entrou em outubro de 21. Para manter, eles precisariam analisar 1 mês de processo a cada mês, enquanto que atualmente estão levando mais de 6 meses pra isso.

Com a entrada dos novos conservadores, a expectativa que tenho é que o prazo aumente menos do que nos últimos tempos, mas ainda assim aumente. Mesmo que consigam triplicar a velocidade de análise, o tempo ainda assim continuaria aumentando.

Eu mandei o da minha esposa esse ano e estou com uma expectativa de 10 anos na minha cabeça. Se vier antes é lucro.

• @SergioM 10 anos? Sinceramente, não acho razoável tratar isso como uma expectativa normal. A gente nem sabe o que estará fazendo daqui a 10 anos, muito menos se estaremos nas mesmas condições de vida.

Acho que esse tipo de pensamento acaba, mesmo que sem intenção, normalizando atrasos que são completamente prejudiciais para quem depende da cidadania para planejar a própria vida. No meu caso, por exemplo, quero construir minha carreira na Europa. Então, pela lógica de simplesmente aceitar esses prazos, eu teria que ficar esperando 8, 10 anos ou mais para conseguir me inserir plenamente no mercado europeu, caso a cidadania seja necessária para os meus planos?

Não acho que devamos simplesmente nos conformar com isso. Uma coisa é reconhecer que existem dificuldades e que os processos podem demorar; outra é naturalizar atrasos abusivos como se fossem inevitáveis.

Eu estou cansado de ver pessoas aceitando esse tipo de situação como se não houvesse nada a fazer. Acho que o caminho deveria ser justamente o contrário: nos organizarmos, cobrarmos transparência, pressionarmos as autoridades e brigarmos pelos nossos direitos. Quanto mais pessoas aceitarem esses prazos como algo normal, menor será a pressão para que o problema seja resolvido.

Entendo o seu ponto de vista, Sérgio, mas pessoalmente prefiro lutar para que esses prazos sejam reduzidos do que simplesmente considerar 10 anos uma expectativa aceitável.

• @ancmonteiro

Entendo sua revolta, mas sou realista. Não existe solução mágica. O governo está tomando medidas para melhorar a situação, mas nada é rápido como gostaríamos que fosse.

Primeiro digitalizaram os processos e fizeram a criação automática do assento ao final do processo, o que economizou 6 meses (ou mais) no prazo - sim, esse era o tempo que estavam levando para criar o assento manualmente após a conclusão do processo, agora leva poucos minutos.

Contrataram mais de 100 novos conservadores, o que certamente vai aliviar a situação, mas não vai resolver. Precisaria de muito mais, mas não faria sentido. Digamos que contratassem o triplo de conservadores e zerassem a fila em poucos anos. Iam fazer o quê com esses funcionários depois? Sendo que não podem ser simplesmente demitidos.

Mudaram recentemente a lei de nacionalidade, acabando com a via sefardita (responsável por boa parte dos processos pendentes), aumentando o tempo de residência e criando algumas complicações para os netos. Gostemos ou não, essas medidas vão diminuir o número de processos nos próximos anos dando uma folga nos prazos.

E, convenhamos, dizer que um indivíduo precisa se planejar não é motivo para um governo tomar medidas exageradas que levariam a outros problemas para o coletivo. É difícil escrever isso sem parecer grosso, mas isso não é um problema do governo português.

• editado September 9

@ancmonteiro

Não se trata de normalizar um prazo absurdo, e sim de ser realista: encarar a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse. Eu sou menos pessimista que o @SergioM : estou trabalhando com o horizonte de uns 5 anos para o processo de minha esposa, mas de qualquer forma o resultado é o mesmo: o prazo é muito longo e não há perspectiva de melhora no curto prazo.

Se parar de piorar já vai ser um bom começo pois desde que comecei a acompanhar esse tema esses prazos só fazem aumentar.

Por último, no caso específico de cônjuges não é preciso esperar nada. Se a família tem planos de se mudar para Portugal basta ir e chegando lá pedir o cartão de residencia para o cônjuge. O agendamento demora, mas são alguns meses, não anos como o pedido de cidadania.

• O fato é que é difícil ser otimista quando os prazos seguem a aumentar, a despeito das medidas adotadas pelas autoridades competentes.

Meu processo é do tipo 6.1 e está no ACP desde agosto de 2024 (sem sair do estado "submetido"). Quando dei entrada o prazo estimado era de 18 meses. Hoje gira em torno dos 33 meses. Gostaria de, mas não é fácil, acreditar que a situação irá melhorar no futuro próximo.

Cabe registrar que os processos como o meu possuem documentação reduzida e a comprovação dos fatos é relativamente simples. Grande parte dos processos é bem mais complexa. A preocupação/desânimo dos colegas foristas é perfeitamente compreensível.

Que todos nós tenhamos uma melhor sorte.

• @Luciapedrp parabéns espero ser o próximo entramos em exigencia na mesma altura força aí boa sorte

• @ancmonteiro exatamente, eu dependo dessa cidadania pra me mudar também ,tenho menos de 30 anos e as coisas aqui no Brasil vão de mal a pior, eu não entendo porque não fazem uma fila diferente para pessoas mais jovens que vão pra lá pra somar e construir, no final das contas a impressão que dá é que o Titanic está afundando aqui e o bote salva vidas está travado em uma corda sem descer de uma vez.

• @Luciapedrp parabéns.

Quais foram os documentos faltantes?

• @William89

Tua ideia de acelerar para quem vai somar e construir é boa mas certamente todos diriam a mesma coisa para receber a cidadania mais rápido e no fim daria no mesmo.

Quanto a acelerar para jovens eles tinham eliminado a preferência para quem tem mais de 75 anos e voltaram atrás por causa da expectativa de vida então acho que essa tua ideia vai no caminho contrário do entendimento deles.

O que ajudaria todos seria uma simplificação dos processos, e acredito que eles estão planejando algo neste sentido. Espero que sim.

• @ClaudioFotos @William89 pra mim, muito mais significativo e combativo do que criar filas de prioridade, seria aumentar o corpo de atuação (mais conservadores e agentes) e aumentar independência da IA nos processos. Já era pra chegar tudo mastigado e digitalizado e eu sinto que eles nao devem usar a IA de forma tao inteligente e eficaz como eles poderiam usar. O grande problema é que mexe com dados pessoais, e talvez isso de algum problema pra usar a IA, mas eles poderiam ter um modelo da propria conservatoria pra isso, enfim. Não sei se eles tem se concentrado em reforço tecnológico pra aliviar as costas deles e ter um trabalho menos duplicato. Por exemplo, nao sei dizer se qualquer ação que eles façam digitalmente no processo, eles depois tem que ir no site do IRN e dar baixa. Poderia ser algo interligado, ja poupa tempo, enfim.

• Para o registo de nascimento através de inscrição (artigo 1.º, n.º 1, alínea c)), no caso de um requerente maior de idade, poderá ser necessário apresentar o casamento dos pais transcrito em Portugal.

É necessário apresentar a certidão de casamento para o processo no registo civil, ou o registo pode ser consultado através da certidão de nascimento do progenitor, uma vez que o casamento está averbado na mesma?

• @velosos peço mil desculpas pela demora em minha resposta. Esses últimos 15 dias foram de loucos.

infelizmente o meu processo encontra-se na mesma .

Espero mesmo que até o fim do ano, os nossos processos estejam concluídos.

não se preocupe que assim que souber de qualquer novidade informo aqui. :))

@JoaoFarias ainda nao tive tempo de olhar a fundo, mas é diferente do que aquele novo que o pessoal tem vendido em todos as redes sociais. Espero essa semana conseguir parar um pouco e fazer um sniffing e tentar pegar algo. Mantenho atualizado aqui

• @ClaudioFotos Se minhas contas estiverem certas meu processo já está lá na CRC há 3 anos e meio , ele só vai ser analisado em 2030 ou 2031 se seguirem o ritmo atual, daqui a pouco EU vou ter 75 anos também, daqui a pouco 75 anos vai ser REQUISITO pra deferir a cidadania,dizem que não passam de 4 anos a 4 anos e meio mas o pessoal de 2023 vai passar disso facilmente pelo visto.

• @Giulia1609 o Brasil se ofereceu para ajudar e eles negaram, parece que eles querem mesmo que demore, não sei se pensam que a pessoa vai desistir ou se tem ódio de quem pede, nós dependemos disso para "VOLTAR PRA CASA" e eles nem ligam, eu não quero um passaporte vermelho para turistar , eu quero pra voltar para o lugar que meus antepassados fizeram a idiotice de ter saído, igual a mim tem milhares disso tenho certeza, e não acho justo que nós estejamos na mesma fila do pessoal que está confortável no Brasil e só quer o passaporte vermelhinho para turistar, não é justo,enfim....

É só um desabafo não vai mudar nada mesmo

• Pessoal, boa noite.

alguém teve notícias sobre o mês de análise na Conservatória de Lisboa?

obrigada .

• Extremamente lento, não é?! 😥

• Meu processo de março de 2023 finalmente foi para análise e para decisão (no mesmo dia). Alguém sabe dizer quanto tempo, em média leva agora para sair a decisão?

Outra dúvida, caso tivesse problema em algum documento, já teriam encaminhado para decisão?

• @gabrielapolippo pelos relatos aqui, é bem comum atualizar essas etapas em um intervalo de poucas horas.

Entendo que eles enviam as exigências na fase de análise, mas deixo pros mais experientes confirmarem.

seu processo é de filha ou neta?

• @LumiS ah perfeito, muito obrigada pelos esclarecimentos! Meu processo é de filha. É de março de *2022*, apenas corrigindo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.