Buscar certidão de batismo bizavô

Saudações a todos !

Venho pedir a grandioza ajuda de todos vocês para me ajudarem a encontrar a certidão de batismo do meu bizavô. Vou deixar abaixo as informações que tenho e desde já agradeço a ajuda e atenção de todos!

Nome: Antonio Gaspar

Nascimento: 13/12/1885

O que sei do nascimento: Conselho de Gouveia - Portugal

Pai: José Joaquim Borges

Mãe: Rosa dos Santos

Ele casou no Brasil com: Maria Lucarelli

Nos documentos do casamento dele no Brasil, tem somente um oficil onde diz que ele é natural de Conselho de Gouveia - Portugal. Não tem a Freguesia.

Segue em anexo tudo o que consegui levantar

Comentários

• editado July 8

@christophercgl qual foi a fonte da data de nascimento dele?

No Concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a freguesia mais provável seria de Lagarinhos onde existiam algumas pessoas com o nome de José Joaquim Borges, pai do Antônio.

Naquela época era muito comum num mesmo local existirem várias pessoas com mesmo nome, em gerações diferentes ou até contemporâneos. Muito provável que o pai dele fosse de Lagarinhos. Nas outras freguesias não vi esta semelhança de nomes.

A tabela abaixo do site do Cepese mostra isso:

Sugiro folhear os livros de Lagarinhos 5 anos antes e cinco depois de 1895, pois nem sempre essas datas de nascimento estão corretas.

https://tombo.pt/f/gva07

• @Nairolasai muito obrigado pela ajuda e te respondendo foi da carteira de trabalho que tenho dele do Brasil. Mas agora me atentando a certidão de óbito que tenho dele, ela foi emitida em 13/06/1966 e diz que ele tinha 86 anos. Então não bate com a data de nascimento que está na carteira de trabalho

• @Nairolasai um complemento, na certidão de casamento do meu avô, filho dele já bate a idade dele com a da carteira de trabalho 1885. Vou mandar ela aqui.

• Olá, obtive um novo documento onde informa a data de nascimento sendo: 13/01/1885.

Segue anexo

• @christophercgl

Como @Nairolasai indicou, a família é realmente de Lagarinhos.

Talvez o batismo dele seja esse, apenas como Gaspar. Vamos ver o que os colegas acham:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/41afef14e0414ed295b85d1f6b5822df?isRepresentation=false&selectedFile=64767312&fileType=IMAGE

Ele tem um irmão mais velho batizado como Antonio, que depois casou (e faleceu) ainda em PT como "Antonio Joaquim".

Aqui a árvore da família, com muitos registros anexados nas Fontes:

https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/PXY9-Z63

Os nomes dos pais (Jose e Rosa) aparecem de formas variadas nos batismos dos filhos - mas olhando os avós se confirma ser o mesmo casal.

Como o casamento de Antonio Gaspar (que você anexou) indica que ele apresentou "certidão de estrangeiro modelo 19", sugiro que peça a esse cartório para desarquivar a habilitação do casamento para ver essa certidão. Peça um PDF simples (para ser mais barato e rápido); não precisa de uma cópia "oficial",

Talvez esse registro de estrangeiro tenha alguma informação a mais que ajude. Com o número do modelo 19, peça ao Arquivo Nacional:

https://consulta.an.gov.br/orientacaoDesembarque/3

Outra coisa: desconfio que esse "Antonio Gaspar" da imagem de "registro de imigrantes" na hospedaria em 1908 seja um homônimo. Dando uma olhada nos passaportes emitidos na Guarda no início de 1908, tem esse Antonio Gaspar (número 348):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/8e6d9c6daa3440079a15798e36ed711a?isRepresentation=false&selectedFile=45644353&fileType=IMAGE

Pode ver que ele tem outra filiação no arquivo acima; ele é da freguesia de Ervas Tenras, no concelho de Pinhel - e também foi para SP (continua na imagem seguinte pois é uma página dupla).

• Bom dia Como encontro uma certidao de óbito em Villar Formoso em 1916 ? CONCEICAO ALVES DE ANDRADE.Agradeço

• @christophercgl É bastante provável que o batismo do Antônio Gaspar seja esse mesmo apontado pelo @CarlosASP, até porque não foi encontrado um registro com o nome de António próximo das datas suspeitadas e o ano coincide (1885). Também na árvore genealógica (embora não seja uma informação precisa) não consta nenhum Antônio.

A questão seria saber como o Gaspar virou Antônio Gaspar no Brasil e como isso vai afetar a questão da obtenção da nacionalidade, pois o Conservador pode não aceitar que no registro do José Gaspar esteja o nome do pai como Antônio e no registro português esteja Gaspar, que poderia ser um irmão do Antônio, já que os nomes dos pais coincidem em ambos os registros.

Em relação à questão do registro na Hospedaria de Imigrantes, existem dois Antônio Gaspar que deram entrada naquele local em 1908. O primeiro em 29/04, com 25 anos, e o segundo em 10/08, com 24 anos. No primeiro, que já foi apontado acima, existe uma observação de que a última residência teria sido na Capital 1 ano atrás, o que leva a suposição de que já estaria no Brasil antes de 1908. No segundo, essa mesma observação diz que veio de Santos há 6 dias.

https://web.arquivoestado.sp.gov.br/uploads/acervo/textual/hospedaria/L01B_169.pdf registro 7899.

• @Nairolasai e @CarlosASP Muito obrigado pela ajuda de vocês e eu vou no cartorio pedir o desarquivamento. Assim que receber, eu trago aqui a copia da certidão de estrangeiro que ele apresentou. Desde já eu agredeço a ajuda e atenção de vocês.

• @Mari1969

Vilar Formoso é uma freguesia do concelho de Almeida, distrito da Guarda.

Os livros de óbitos de 1916 aparentemente já foram para o Arquivo Distrital. Mas não estão disponíveis para consulta online.

Use o guia abaixo, mas ao invés de "Reprodução", peça Pesquisa para poderem buscar.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Se realmente acharem, depois você pede o óbito. Se for para fins "oficiais", peça a Reprodução como descrito acima.

Tudo indica ser desse lugar mesmo, pois há um inventário dela em 1916 lá também:

https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/11962e9e96ba4892871d89fdc62d9c89

Pode ter mais certeza se reconhecer o nome do inventariante (Perpétuo), pois em geral era algum parente.

• Muito obrigada @CarlosASP

• Agradeço a ajuda.sou nova aqui @CarlosASP e estou aprendendo rsrs ja fiz a pesquisa e responderam que, tanto a certidão de óbito da Sra Conceição como a certidão de casamento do sr Perpetuo ( o viuvo) estao na conservatória de registro civil de Almeida Supostamente o sr Perpetuo casou se novamente entre 1916 e 1918 em Villar de Formoso antes de vir para o Brasil com a sra Maria da Paixão Trigueiro. Mas nao achei nada.Podem me ajudar a localizar as certidões que sao detidas por essa conservatória?

• @CarlosASP fiz o pedido desse inventário, ja que foi o único documento que encontrei relacionando o nome do sr Perpetuo, mas nao tem nenhuma informação relevante. Eu achei a certidão de nascimento da sra Mª da Paixão, a 2ª esposa mas, para pedir a cidadania da filha deles, preciso da certidão de casamento certo? E se essa nao existir , da certidão de óbito da 1ª esposa, esta informação esta correta? Sr Perpetuo Jose Joaquim Guerra nasceu por volta de 1890 em Senouras ou Vilar Formoso mas ru não achei nada.

• editado August 12

@Mari1969 Pelo que entendi vc vai buscar a cidadania que passa pela filha ou para a filha do Perpétuo e da Maria da Paixão que se casaram em Portugal, certo? Para isso nao precisa da certidão de casamento. Basta que no registro da sua mãe no Brasil a perfiliação esteja estabelecida.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @Mari1969

Só para confirmar o que @Nairolasai questionou, a pessoa que vai pedir a cidadania é descendente do casamento de que pessoas? De Perpetuo e Maria da Paixão? Ambos são PT?

Sobre os registros:

Eu pediria à conservatória de Almeida o casamento de Perpetua e Maria, de qualquer jeito. O casamento vai dizer exatamente onde Perpetuo nasceu, Como os livros ainda estão na conservatória, não tem como você procurar. Tem que entrar em contato por email e pedir:

Registo Civil Predial Comercial de Almeida

Email: registos.almeida@irn.mj.pt

Cada conservatória tem seu tempo para responder a esses pedidos.

Notei que a de Almeida está com horário reduzido; deve ser férias de verão, Só não sei se isso se refere somente a presencial ou para tudo:

Atendimento encerrado a partir das 14h00 de 18 de agosto a 11 de setembro.

Atendimento encerrado de 4 a 17 de agosto.

Paralelamente, eu tentaria outra pesquisa no CRAV, dessa vez para batismo em si de Perpetuo. Como essas freguesias de Senouras e Vilar Formoso são bem pequenas, será bem rápido procurar nas 2 para os anos por volta de1890-1891.

Imagino que tenha os nomes dos pais dele, que me parecem ser José (ou José Joaquim) Guerra e Maria Rosa.

Mencione no pedido ao CRAV que notou que os livros duplicados de batismo dessas 2 freguesias estão no AD, mas não estão online:

https://tombo.pt/f/ald30#DBIRT

https://tombo.pt/f/ald26#DBIRT

(Se nos links acima clicar no sinal de + ao lado de Duplicados, vai abrir a lista de livros. Mas não estão em azul (estão em negro), o que indica que os livros não estão disponíveis para você buscar online - mas os livros físicos devem estar no AD Guarda)

Já olhou o registro de nascimento BR inteiro teor do filho/a desse casal? Quando foi feito o registro (quanto depois do nascimento) e quem foi no cartório registrar a criança, dizer que é pai/mãe/terceiro e assinar o livro?

E, mesmo que tenha sido o progenitor PT que registrou a criança na menoridade, ao analisar o processo, o conservador pode notar que ambos os pais são PT e casados. Se o registro não falar explicitamente que casaram em PT, o conservador pode achar que foi no BR e pedir a transcrição do casamento. Mas, se foi realmente em PT, você já manda o registro desse casamento em PT para deixar claro que não foi no BR.

• @CarlosASP fiz o pedido desse inventário, ja que foi o único documento que encontrei relacionando o nome do sr Perpetuo, mas nao tem nenhuma informação relevante. Eu achei a certidão de nascimento da sra Mª da Paixão, a 2ª esposa mas, para pedir a cidadania da filha deles, preciso da certidão de casamento certo? E se essa nao existir , da certidão de óbito da 1ª esposa, esta informação esta correta? Sr Perpetuo Jose Joaquim Guerra nasceu por volta de 1890

• editado August 13

Prezados srs@Nairolasai e @CarlosASP bom dia.Sim DThereza é descendente do sr Perpetuo e Mª da Paixão, ambos PT e supostamente casados entre 1916 e 1918 em PT.a certidao dela esta com a idade de ambos errada , com o nome da avó materna errada e com o nome do pai incompleto.Odeclarante foi o pai.

[removido]

Em todas as buscas que fiz pelo CRAV a resposta é a mesma Conservatória de Almeida.Quanto tempo em média eles demoram pra responder?Eu achei a certidao da sra MPaixao nos livros de Villar de Formoso e ja pedi a narrativa por Correios, mas do sr Perpetuo não achei nada , só o inventário da 1ª esposa a sra Conceição. Ja pedi por e-mail para a Conservatória o assento de batismo do sr Perpetuo. E a suposta certidão do 2º casamento Agradeço a atenção

• editado August 13

@Mari1969

Antes de tudo... No comentário acima, o primeiro anexo (final 0055) é o resultado de um exame.

Clique logo para editar e remover do site, pois só tem uma hora para fazer isso. Depois de uma hora só o @Admin pode.

É só clicar na rodinha que aparece no canto superior direito do seu comentário

Sobre os outros pontos:

Quanto tempo em média eles demoram pra responder?

Já respondido antes; não tem uma média:

"Cada conservatória tem seu tempo para responder a esses pedidos.

Notei que a de Almeida está com horário reduzido; deve ser férias de verão, Só não sei se isso se refere somente a presencial ou para tudo:

Atendimento encerrado a partir das 14h00 de 18 de agosto a 11 de setembro.

Atendimento encerrado de 4 a 17 de agosto."

Pode até ser que eles estejam completamente fechados (mesmo para trabalhos internos) até 17/08 e depois com expediente reduzido até 11/09 - época de férias de verão.

com o nome da avó materna errada e com o nome do pai incompleto

O que você tem é uma certidão DIGITADA. Muitas vezes há erros de digitação; já peguei algumas com meia dúzia de erros. Peça a REPROGRÁFICA para poder conferir o que realmente está no livro de registros. Inclusive é a reprográfica que é exigida por PT nos pedidos de nacionalidade,

Vi que o nascimento menciona que os pais casaram em PT, o que é ótimo. Em todo caso, acho bom ter essa certidão de casamento PT em mãos, caso o conservador resolva exigir.

Não sei se já tinha visto isso, mas no casamento de um filho de Perpetuo, chamado Thomas, ele menciona a data do nascimento do pai (às vezes colocam errado nos documentos, mas fica como informação).

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8G-27RR

Interessante que esse irmão nasceu em La Linea, na Espanha, que é grudado em Gibraltar. Imagino que, por isso, o nome da mãe apareça "espanholizado" nos documentos dele para "Pasion Triguero".

• editado August 13

@Mari1969 Vc disse ter achado o registro de batismo da Maria da Paixão Triguero. Poderia compartilhar aqui? O motivo disso é que na árvore genealógica da família no Brasil o 1º filho do casal, Tomaz Guerra Triguero, aparece como tendo nascido em 1918 na Espanha:

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/G2WC-ZYR

Adicionalmente, no processo de naturalização do Thomaz como brasileiro, em 1953/54, ele tb aparece como espanhol e filho de Perpetuo Guerra e da espanhola (???) Pasion Triguero (pasion = paixão), confirmando os dados dele na árvore.

https://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_VV/0/0/1953027048/BR_RJANRIO_VV_0_0_1953027048_d0001de0001.pdf

Se a 2ª esposa do Perpétuo for espanhola, mudam as observações acima sobre a não necessidade de transcrição do casamento. É bem possível que tenham casado em La Línea de la Concepción, Cádiz, Andaluzia, Espanha, onde nasceu o Thomaz. Ele veio para o Brasil com 2 meses de idade.

Vc tb poderia solicitar o registro de estrangeiro do Perpetuo Guerra no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Pode trazer algum dado adicional sobre a data e local de nascimento.

Basta entrar com o nome dele (Perpetuo Guerra) https://web.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia que vai aparecer o link para pedir a certidão do registro.

Deixo tb mencionado o @CarlosASP que acompanha esse caso.

• Caros @CarlosASP e @Nairolasai perdoe pelo exame :( enviado errado .Infelizmente ontem nao consegui acessar o fórum. Nao tinha achado a certidão de casamento do Thomaz não, grata. E sim, de fato ele nasceu na Espanha .So não tínhamos levantado a questão se eles se casaram na Espanha e nao em Portugal...Ja fiz o pedido no acervo público de SP também e obrigada pela dica da cópia reprográfica. Vou atualizando vocês.Tenham um bom dia

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.