Busca de certidão de batismo/nascimento do meu avô.

@andrelas Bom dia! Preciso da sua ajuda para localizar o registro de batismo do meu avô:

Nome:Manuel Gomes Pai: Manuel Gomes Mãe: Maria Ferreira

No registro de casamento civil ele passou a assinar Manoel Gomes da Costa e a grafia do nome do pai dele como Manoel Gomes.

Casamento: 14/10/1916 (2º casamento) no Brasil.Na certidão de casamento consta que ele nasceu em Pombal, Portugal. No FamilySearch GMYG-S5C consta o ano de nascimento em 28/05/1889 (Serodio/Abiul/Leiria) e batismo em 24/06/1889 (Abiul/Pombal/Leiria).

Localizei um número de passaporte no CRAV: PTADLRAACGCLRAH-D0010027001051 emitido em 27/10/1910, nº registro 941, onde consta que em 1910 ele tinha 21 anos.

Olhei centenas de registros mas não consegui localizar esse documento. Por favor me ajude. Obrigada

Comentários

• @Mara_1235

O batismo de 1889 é esse aqui:

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/366a273348b94a37aefe361dea4e82d6?isRepresentation=false&selectedFile=46340286&fileType=IMAGE

Serodio é um "lugar" (subdivisão) da freguesia de Abiul, concelho de Pombal.

O batismo diz que ele nasceu em Serodio.

O passaporte de 1910 também menciona Serodio.

Agora, esses nomes são todos muito comuns. E nesse batismo não tem menção nenhuma a "Costa", nem nos pais ou avós.

Acho que seria bom ver se consegue determinar que não são homônimos. A falta da origem do "Costa" pode levar ao conservador que examinar o processo de nacionalidade a ficar na dúvida se esse batismo é do Manoel certo.

Tem o link ou imagem desse casamento de 1916 para poder examinar? O que diz sobre o outro casamento? Tem o nome da primeira esposa, ou onde foi etc?

Você pode pedir ao cartório para desarquivar a habilitação desse casamento de 1916. Habilitação é o processo onde os noivos apresentam documentos (ou declaração corroborada por testemunhas) para provar quem são etc. Como era viúvo, teria que provar que a primeira esposa faleceu para poder casar de novo, Com isso, talvez ajude a chegar no primeiro casamento e mais alguma informação sobre ele em PT.

• @CarlosASP Bom dia! Muito obrigada pelo retorno. Solicitei ontem a certidão de casamento do civil, que será enviada via SEDEX, pois em 1916 já existia esse registro no Brasil. A informação que tenho do cartório é que na descrição do documento assinado o nome dele consta como Manoel Gomes, o local de nascimento Pombal, Portugal, os nomes dos pais estão corretos, o nome que ele passou a utilizar indica Manoel Gomes Costa e no momento em que ele assinou indicou Manoel Gomes da Costa.

Quando chegar a minha casa irei acessar o link que você enviou e darei um retorno. De imediato agradeço imensamente pela sua disposição em me ajudar. Que Deus te abençoe!

• @CarlosASP Bom dia! Muito obrigada pelo retorno. Solicitei ontem a certidão de casamento do civil, que será enviada via SEDEXpois em 1916 já existia esse registro no Brasil. A informação que tenho do cartório é que na descrição do documento assinado o nome dele consta como Manoel Gomes, o local de nascimento Pombal, Portugal, os nomes dos pais estão corretos, o nome que ele passou a utilizar indica Manoel Gomes Costa e no momento em que ele assinou indicou Manoel Gomes da Costa.

Quando chegar a minha casa irei acessar o link que você enviou. De imediato agradeço imensamente pela sua disposição em me ajudar. Que Deus te abençoe!

• @CarlosASP Boa noite!

Na certidão de casamento dele com a minha avó, consta que ele era viúvo e cita o nome completo da primeira esposa.

Quando do recebimento da certidão de casamento, enviarei uma foto para sua análise.

Agradeço por sua dedicação. Tentei achar esse registro de todas as formas, e olhei centenas de documentos, sem sucesso.

Abs,

• @CarlosASP Boa noite!

Na certidão de casamento dele com a minha avó, consta que ele era viúvo e cita o nome completo da primeira esposa.

Quando do recebimento da certidão de casamento, enviarei uma foto dessa para sua análise.

Agradeço por sua dedicação. Tent achar esses registros de todas as formas, e olhei centenas de documentos, sem sucesso.

• @CarlosASP

Boa tarde! Estava lendo alguns comentários em outras postagens e me surgiu uma dúvida: O meu avô era viúvo quando se casou com a minha avó, assim antes de solicitar a cidadania, terei que regularizar o estado cívil dele em Portugal?

• @Mara_1235

A chave é olhar a certidão de nascimento do filho/a do PT (no caso, seu pai ou mãe).

Você precisa ver quem foi o declarante do nascimento dessa pessoa. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que é pai/mãe/terceiro da criança e assina o livro de registro.

Se foi o ascendente PT (no caso, Manoel) quem fez isso e ainda na menoridade (melhor ainda se foi antes de um ano de vida), então a "perfilhação" de acordo com a legislação PT de nacionalidade está estabelecida.

[imagino que seu pai/mãe não nasceu depois de1978; se nasceu, as regras são diferentes]

Com a perfilhação estabelecida, em geral não precisa atualizar o estado civil do ascendente PT.

Outra coisa que deve fazer é comparar os registros do PT (Manoel) e de seu filho/a para ver se os dados batem entre si (nome dos pais e avós etc). Era meio que a isso que me referia quando comentei a coisa de ter ou não "Costa". Isso para o caso de você estar fazendo um processo 1C (para filhos de PT) para seu pai ou mãe.

Caso seu pai/mãe já tenha falecido, terá que fazer um processo de neto (1D) e aí precisa comparar também a certidão de nascimento desse neto com as das duas gerações anteriores.

Olhe os guias de documentação do fórum para o caso que for 1C ou 1D:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

• Gostaria de achar a certidão de casamento dos meus avós, ele se chama Álvaro Pereira Maia e ela se chama Laura Ferreira Maia. Álvaro nasceu em 1911/1912 em Escada/Pernambuco e os pais dele são Carlos da Cunha Maia e Áurea Pereira Maia e Laura nasceu em Lisboa/Portugal em 1901 e os pais dela são Antônio de Jesus Ferreira e Etelvina Martins Ferreira. Não estou achando de jeito nenhum essa certidão de casamento dos dois e nem o passaporte dela vindo ao Brasil. Sei que provavelmente ela veio de Portugal com o primeiro marido/namorado dela chamado Antônio Francisco Gonçalves e aqui no Brasil tiveram 3 filhos (David 1925, Alzira 1927 e Raul 1928), sendo que Antônio Francisco morreu e ela se casou com meu avô Álvaro e tiveram 4 filhos, a mais velha foi minha tia Coracy em 1937 e o mais novo meu pai Arnobio em 1943. Minha avó Laura morreu aqui em Pernambuco em 1949 e sua certidão de óbito está ilegível no 2º Registro Civil das Pessoas Naturais - Recife/PE (antigo 3º). Ou seja, não sei se ela casou com esse Antônio Francisco e nem sei se ela casou com meu avô Álvaro, gostaria muito da ajuda de vocês para desvendar esse mistério.

• editado August 3
  • @Viniciusmaia

O casamento de Laura e Alvaro foi no Recife em 06/02/1937.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G1PK-3JC

O topo da imagem abaixo é o "final" do texto, mas claramente dá para ver que é o casamento deles (com a assinatura de ambos no fim). Ele aparece como Alvaro Cunha Maia, Ela com o nome de casada pela primeira vez (Laura Ferreira Gonçalves)

Houve um problema na microfilmagem desse livro pelo Family Search e parece que ficaram faltando muitas páginas, inclusive o começo desse casamento.

Mas dá para ver que esses casamentos foram no Palácio da Justiça. E que o de Laura dever ser o número 4851. Com isso, deve conseguir achar o cartório certo e lá dar o número e data do casamento.

Pode ver que bem no alto da página começa falando "agosto de 1934" - que é quando o primeiro marido de Laura morreu. Provavelmente o texto na página que falta deve dizer algo como "viúva de Fulano, falecido em xxxx".

Aqui o óbito do primeiro marido (número 8084):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6XCS-N3R

Aqui o primeiro casamento de Laura dos Santos Martins Ferreira com o Antonio, em Recife em 19/07/1924; foi no "cartório de Santo Antonio":

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-81PR-4MY

Os jornais de Pernambuco noticiaram a morte de Laura em maio de 1949. Deve ter sido dia 18/05/1949.

• @CarlosASP você é fera demais!! muito obrigado de verdade! Agora na certidão de nascimento do meu avô o nome da mãe de Lara não tem esse “dos Santos”, será que vou precisar retificar?

• Tens o link desse jornal anunciando a morte dela?

• @CarlosASP você é fera demais!! muito obrigado de verdade! No caso quando a pessoa fica viúva e casa novamente, como foi com minha avó aí, eu preciso apenas averbar os dois casamentos né? Preciso fazer mais algo?

• @Viniciusmaia Adicionalmente, para sua árvore familiar, encaminho esses 2 arquivos abaixo:

casamento dos pais de Laura: https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/7b13ca10c1704c8ca00b08dd80c4bdd9?isRepresentation=false&selectedFile=26750457&fileType=IMAGE . Freguesia de Encarnação, Lisboa em 1899.

Nascimento do António, pai da Laura: https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/53f664ad385e4279a738ebe6adafaeda?isRepresentation=false&selectedFile=34278577&fileType=IMAGE , Freguesia de Cedrim, Aveiro, em 1874.

Em relação ao passaporte da Laura, que vc mencionou querer encontrar, sugiro pedir no cartório do 1º casamento dela, com Antônio Gonçalves, se possuem os documentos de habilitação que foram apresentados para tal casamento . Pode constar cópia do passaporte dela ou de passaporte familiar em nome do pai. O casamento, postado pelo @CarlosASP, foi feito na 4ª vara daquela época, que hoje deve corresponder ao 1º RCPN.

• editado August 4

@Viniciusmaia

Agora na certidão de nascimento do meu avô o nome da mãe de Lara não tem esse “dos Santos”, será que vou precisar retificar?

Imagino que esteja se referindo a algum filho de Laura e Álvaro, certo?

Para entender melhor, quem estaria fazendo o pedido de nacionalidade, algum filho vivo de Laura e Alvaro, ou um neto deles?

Pois precisa comparar os nomes (dos pais e avós de cada registrado) nas certidões a serem apresentadas para ver se bate com o que está nas outras. Se é um processo de filho (1C), só tem certidão de 2 gerações: a PT Laura e seu filho BR. Se for de neto, aí já são 3 gerações: Laura, filho BR e neto/a BR.

O ideal é tudo bater perfeito, Porém, opinião pessoal minha, algumas pequenas diferenças podem (sem ter certeza) passar numa avaliação do conservador, caso o conjunto da documentação deixe claro que é a mesma pessoa.

No caso quando a pessoa fica viúva e casa novamente, como foi com minha avó aí, eu preciso apenas averbar os dois casamentos né

Supondo que a PT Laura não foi a declarante do nascimento de seu filho BR (em geral, na época, era o pai que ia declarar) antes de um ano de idade. Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que é pai/mãe/terceiro e assina o livro de registro:

Primeiro, o registro dessa criança tem que ter sido feito ainda na menoridade. De preferência, antes de um ano (se não foi antes de 1 ano, dá uma chateação a mais, mas em geral se resolve).

Por ser um nascimento antes de 1978 e sem o genitor(a) PT declarar o nascimento, a solução é trancrever em PT o casamento dos pais (supondo que esse casamento foi anterior ao nascimento). Isso é para "perfilhar" a criança para fins de processo de nacionalidade PT.

Em um segundo casamento, tem que:

transcrever o primeiro casamento (taxa 120 euros)

"dissolver" o primeiro casamento; isso se faz transcrevendo o óbito do cônjuge (sem taxa)

transcrever o segundo casamento (outra vez 120 euros)

Para transcrever vai precisar do nascimento (ou batismo) dos noivos e da certidão de casamento.

Aqui entra uma nuance:

O consulado do Rio é muito rápido para fazer transcrições, mas tende a ser bem chato com qualquer divergência entre os documentos. A CRC Porto é bem mais lenta, mas tende a deixar passar algumas coisas.

Batismo de Laura: mãe "Etelvina Martins Ferreira"

Casamento (primeiro) de Laura com Antonio: mãe "Etelvina dos Santos Martins Ferreira"

O pai está igual nos dois documentos (Antonio de Jesus Ferreira)

Casamento (segundo) de Laura com Alvaro:

mãe "Etelvina dos Santos Martins Ferreira"; pai "Antonio dos Santos Jesus Ferreira"

Note também que, no segundo casamento, Laura é erroneamente descrita como "nascida neste estado" (ou seja, Pernambuco). No primeiro aparece como nascida em PT.

O consulado do Rio certamente implicaria com esses "dos Santos" nos dois casamentos. A CRC Porto talvez deixasse passar.

Antes de sair retificando algo, sugiro que descreva aqui o que está nas certidões dos envolvidos no processo de nacionalidade (seja para filho ou neto). Para pessoa ainda vivas, coloque o nome apenas como "Fulano" ou "Sicrana" para privacidade, mas é importante saber como estão pais e avós em cada elo da cadeia de certidões exigidas no processo de nacionalidade. Assim, outros foristas como @ecoutinho @carlasimone etc podem comentar.

Além disso, quando for a hora, poderia mandar tudo para transcrição no consulado do Rio, sem retificar nada antes. Eles vão avaliar primeiro (antes de cobrar pelo serviço) e dizer exatamente que retificações eles exigem para fazer a transcrição.

Note que vão haver dois momentos separados de "exame" das divergências: um é no pedido de transcrição de casamentos; outro no processo de nacionalidade em si. Por isso, recomendo cautela antes de fazer qualquer retificação - para não causar problemas nessas duas etapas distintas.

Tens o link desse jornal anunciando a morte dela?

Aqui duas matérias em Recife sobre o óbito de Laura, com menção ao Alvaro:

https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_12&pesq=%22alvaro%20pereira%20maia%22&pagfis=34154

https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_12&pesq=%22alvaro%20pereira%20maia%22&pagfis=34138

• @CarlosASP Laura é minha avó, meu pai é filho dela, sendo que ele ja faleceu. Então a cidadania seria pra mim que sou neta dela

• @CarlosASP muito obrigado, irei seguir o passo a passo que falaste!

• @Nairolasai muito obrigado pela ajuda!

• @CarlosASP sabe como posso enviar os casamentos e óbitos para transcrição no consulado do rio?

• @CarlosASP na certidão de nascimento do meu pai está "ANTONIO DE JESUS FERREIRA" e "ETELVINA MARTINS FERREIRA"; na minha certidão de nascimento também está "ANTONIO DE JESUS FERREIRA" e "ETELVINA MARTINS FERREIRA"

• @CarlosASP ou @Nairolasai vocês conseguem achar o assento de batismo desse antonio francisco gonçalves? preciso dele para averbar o casamento

• @Viniciusmaia

Laura é minha avó, meu pai é filho dela, sendo que ele ja faleceu. Então a cidadania seria pra mim que sou neta dela

na certidão de nascimento do meu pai está "ANTONIO DE JESUS FERREIRA" e "ETELVINA MARTINS FERREIRA"; na minha certidão de nascimento também está "ANTONIO DE JESUS FERREIRA" e "ETELVINA MARTINS FERREIRA

Não entendi. Essas duas informações não batem.

Se Laura é sua avó, na sua certidão de nascimento não vão aparecer os pais de Laura (seus bisavós Antonio e Etelvina). As certidões de nascimento BR só tem pais e avós do registrado.

Em relação à Laura. tem que comparar como Laura aparece na sua certidão (como sua avó), na de seu pai (como mãe) e com o batismo dela.

Na certidão de "Fulano" (seu pai) é que vão aparecer Antonio e Etelvina como avós dele. Aí comparar como eles aparecem no batismo de Laura (como pais dela). Olhando o batismo PT de Laura (postado pela colega), parece bater com o que você diz constar no nascimento de seu pai BR.

Sobre o consulado do Rio: só seguir à risca as instruções do site. Pode mandar em uma remessa só os 2 casamentos e óbito do primeiro marido. Sugiro separar a documentação de cada caso (primeiro casamento, óbito do primeiro marido, segundo casamento) em pastinhas transparentes. Fiz algo assim em um caso da família e coloquei uma "folha de rosto" em cima de tudo descrevendo todas as transcrições que estava pedindo.

Casamento:

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

Óbito:

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/obito#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a

Os batismos de Laura e Antonio que @Nairolasai colocou aqui - tem que pedir uma cópia física deles pelo CRAV:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.