Busca de certidão de batismo/nascimento do meu avô.
@andrelas Bom dia! Preciso da sua ajuda para localizar o registro de batismo do meu avô:
Nome:Manuel Gomes Pai: Manuel Gomes Mãe: Maria Ferreira
No registro de casamento civil ele passou a assinar Manoel Gomes da Costa e a grafia do nome do pai dele como Manoel Gomes.
Casamento: 14/10/1916 (2º casamento) no Brasil.Na certidão de casamento consta que ele nasceu em Pombal, Portugal. No FamilySearch GMYG-S5C consta o ano de nascimento em 28/05/1889 (Serodio/Abiul/Leiria) e batismo em 24/06/1889 (Abiul/Pombal/Leiria).
Localizei um número de passaporte no CRAV: PTADLRAACGCLRAH-D0010027001051 emitido em 27/10/1910, nº registro 941, onde consta que em 1910 ele tinha 21 anos.
Olhei centenas de registros mas não consegui localizar esse documento. Por favor me ajude. Obrigada
Comentários
@Mara_1235
O batismo de 1889 é esse aqui:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/366a273348b94a37aefe361dea4e82d6?isRepresentation=false&selectedFile=46340286&fileType=IMAGE
Serodio é um "lugar" (subdivisão) da freguesia de Abiul, concelho de Pombal.
O batismo diz que ele nasceu em Serodio.
O passaporte de 1910 também menciona Serodio.
Agora, esses nomes são todos muito comuns. E nesse batismo não tem menção nenhuma a "Costa", nem nos pais ou avós.
Acho que seria bom ver se consegue determinar que não são homônimos. A falta da origem do "Costa" pode levar ao conservador que examinar o processo de nacionalidade a ficar na dúvida se esse batismo é do Manoel certo.
Tem o link ou imagem desse casamento de 1916 para poder examinar? O que diz sobre o outro casamento? Tem o nome da primeira esposa, ou onde foi etc?
Você pode pedir ao cartório para desarquivar a habilitação desse casamento de 1916. Habilitação é o processo onde os noivos apresentam documentos (ou declaração corroborada por testemunhas) para provar quem são etc. Como era viúvo, teria que provar que a primeira esposa faleceu para poder casar de novo, Com isso, talvez ajude a chegar no primeiro casamento e mais alguma informação sobre ele em PT.
@CarlosASP Bom dia! Muito obrigada pelo retorno. Solicitei ontem a certidão de casamento do civil, que será enviada via SEDEX, pois em 1916 já existia esse registro no Brasil. A informação que tenho do cartório é que na descrição do documento assinado o nome dele consta como Manoel Gomes, o local de nascimento Pombal, Portugal, os nomes dos pais estão corretos, o nome que ele passou a utilizar indica Manoel Gomes Costa e no momento em que ele assinou indicou Manoel Gomes da Costa.
Quando chegar a minha casa irei acessar o link que você enviou e darei um retorno. De imediato agradeço imensamente pela sua disposição em me ajudar. Que Deus te abençoe!