Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116471648165016521653

Comentários

• editado August 2

@ecoutinho Com esses novos conservadores e oficiais de registo que vão entrar, será que isso ajudar a estabilizar ou até mesmo acelerar os prazos ?

• @ecoutinho

concordo com as questões da IA e em parte o que Amanda minha amiga falou é real. Enfim, o caso narrado pelo @gustrava deve ser a exceção que foi para outra Conservatória.

Obrigada pela confirmação !

• Bom dia, @ecoutinho

Grata pela ajuda 🙏

Um bom domingo para todos nós 🙏

• Boa tarde! Irei enviar 3 processos de atribuição de nacionalidade 1C (minha mãe, tio e outro tio). Já separei os documentos de cada um em um envelope e, anexei todos em um outro envelope. O que devo escrever no envelope para o envio via DHL?

• @BrunoMendesA

Quando for à loja da DHL, é só fornecer o endereço do Arquivo Central do Porto.

Assegure-se de os envelopes dentro do envelope maior estarem bem-fechados. Eu fechei os meus com cola-bastão.

• @BrunoMendesA

Vou deixar aqui meu relato na DHL Rio de Janeiro loja da Av Atlântica. A atendente abriu o envelope que estava colado para conferiri o que havia dentro , disse que precisam conferiri pq a DHL não transporta por exemplo , passaporte. O envelope deu para ser reutilizado pois ela cortou e lacrou com a fita da própria DHL. e colocou tb dentro de um envelope deles.

Eu deixaria para colar lá após a conferência.

• Posição que recebi por e-mail.

• Pessoal, boa tarde!

Vou enviar para o Porto a documentação da minha irmã (atribuição 1-D), decidimos enviar mesmo com as últimas informações de alteração na lei (aguardando regulamentação).

Na última sexta-feira (31/07/26) pagamos a taxa de 175 euros, recebemos o formulário e vi que, além dos documentos básicos, no quadro 3 há a opção dos documentos que comprovem o conhecimento suficiente da língua portuguesa:

Foi postado aqui no fórum há algumas semanas o quadro 3 com mais opções de documentação, fiquei em dúvida se já alteraram o formulário novamente ou se o trecho abaixo refere-se à outro tipo de processo:

Enfim, apenas compartilhando com os colegas pois achei curioso esse detalhe, talvez eu tenha me enganado e possam esclarecer ou já até tenham postado à respeito eu não percebi.

Por aqui vamos para mais um processo, agora é só preencher o formulário, minha irmã assinar por autenticidade e enviarmos toda a documentação para o ACP.

Abraços !

• editado August 3

@LeoSantos @ecoutinho @CarlosASP

Processo de familiar concluído hoje. Modalidade 1C maior.

Entregue em 2 de maio de 2025.

Hoje passou pelas fases de analise, decisão e conclusão.

Interessante: de manhã, estava parado na fase "submetido". Cerca de três horas depois, passou em todas as fases.

• @eduardo_augusto meus parabéns! Muito sucesso. Sobre ter passado pra todas as fases, pode ter a probabilidade de nao terem atualizado quando foi para analise, e decisao, e so foram atualizar no site quando finalizou tudo, ne?

• editado August 3

@eduardo_augusto Parabéns pela conquista!! 👋Você viu pela manhã e 3 horas depois? Vi um relato parecido de uma pessoa num grupo do Facebook, que viu pela manhã e depois à noite e lá estava a resposta. Comemore muito!!

• editado August 3

Alias entraram 47 novos conservadores no IRN hoje, vi nas noticias. Espero que possamos ver resultados em breve..

• @Giulia1609

Sim, eu acho que isso é o mais provável, embora eles digam que o site de acompanhamento está atualizado.

Mas no caso específico de processos 1C, entre analisar e decidir, não deveria demorar mais que meia hora. É só conferir os documentos, não tem consulta externa, não tem restrição...

@Anabar

Isso mesmo. Olhei de manhã, estava só com a data de submissão. Cerca de 3 horas depois, chegou o email do sistema avisando a mudança de status e a conclusão do processo. Conferi no sistema, e as três fases seguintes estavam marcadas como concluídas.

• Galera processo do meu pai 08/04/2025 acp 1c ate hj na bolinha 1 mais alguem dessa data tbm assim?

• @imarlonjr

Esse é o mês atualmente em análise no ACP para esse artigo.

• @eduardo_augusto ótima notícia, parabéns pela conquista!

• @eduardo_augusto

Aeeehhh, parabéns pela conquista!!! 🥳🥳 Comemore bastante!

Sobre o processo amanhecer em “submetido e “percorrer” todas as fases numa janela de poucas horas, aconteceu com vários processos da minha família também.

• @applessa esta tabela é referente a junho de 2026, convinha sabermos como fechou julho...

• Boa tarde, tabela atualizada que recebi pelo e-mail do ACP dia 04/08! Referente a julho.

• Mas pela as planilhas do fórum já devem ter processos da 2 quinzena de de maio de 25 sendo analisados para 1C

• @caiomarcelo7 verdade. Nem percebi. Fiz confusão. Desculpa.

• @RafaelM por favor poderia colocar a mensagem que consta logo abaixo da tabela ? Obrigado

• @dududuedu IMPORTANTE: - Processos com data de entrada anterior às indicadas no quadro supra que não se encontrem no estado de decidido: poderá dever-se a fatores externos, como a falta de resposta oficiosa por parte das entidades externas (AIMA, DGAJ, PJ e UCFE), aguardando a receção dos respetivos pareceres – situação aplicável aos artº 1 d), artº 6º nº1 e art.º 6º nº7 LN.

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

·         Meios de pagamento dos pedidos de Nacionalidade:

- Cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, menção “à ordem” da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, EPE”. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;

- Cartão de crédito - no site http://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos, na área Registos Centrais – Nacionalidade, deve selecionar o pedido de nacionalidade que pretende formular e, posteriormente, na secção “Pagamento”, em “modalidade de pagamento”, optar pela plataforma de pagamentos, tendo em atenção as instruções aí indicadas.

- Referência Bancária unicamente de entidades com representação em Portugal - deverá ser solicitada à Conservatória para a qual envia o pedido de nacionalidade via CTT.

• Boa tarde a todos,

Alguém que mandou seu pedido para Porto, poderia me ajudar?

O IRN aceito o novo CIN? ou devo enviar a copia do passaporte para pedido de nacionalidade filho maior 1C ?

Grata pela ajuda 🙏

• @UrsulaCCCanada

Aceita CIN (≠ CNH), sim. É documento nacional de identificação com filiação. Mande cópia autenticada apostilada.

• Olá pessoal, só vim atualizar a situação dos processos, que falei semana passada que fazia um mês que eles foram submetidos e não tinha local do pedido.

Esta semana entrei para verificar e agora sim consta o local do pedido como `Arquivo Central do Porto` 🙌

Já estou muito aliviada, achei que poderia ter sido enviado para Lisboa, mas ainda bem que não, foi só demorado pra atualizar.

• Bom dia @carlasimone

Grata pela ajuda 🙏

• editado August 5

Bom dia, pessoal!

Processo de filho do meu irmão foi finalizado hoje (N211XX_2025). Enviado para ACP via Correios em 08/04/25 e entregue em 30/04/25. Chave de acesso recebida em 13/05/25. Notificação sobre a conclusão do processo e registo recebidos por email no dia 05/08/2026.

Agora aguardo a finalização do meu processo, enviado junto com o dele, no mesmo envelope.

• Bom dia, Pessoal!

Finalmente vou iniciar meu processo de filho de português (minha mae recebeu assento depois de quase 5 anos aguardando!!)

Ja separei todos os documentos, paguei e preenchi o requerimento que eles enviam por email.

Na hora de enviar a Portugal, sei que precisa chegar ao Porto. Conseguem me confirmar o endereço quem ja enviou?

Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.