Pedido de Urgência - 75+

145679

Comentários

• @EAF

O pedido do meu pai foi feito direto pela assessoria, não enviei documento nenhum a mais, pois entendi que eles já tem os documentos no processo e a assessoria também não me pediu nada a mais de documentação, só precisei pagar a elas mais 40 Euros pelo serviço.... A solicitação já foi deferida. A solicitação foi feita entre os dias 27 e 28 pelas trocas de e-mail que tive e no dia 09 apareceu na consulta o despacho de deferimento.

• editado June 26

@Kutka

Como contratou um serviço, é sempre melhor prestar ouvidos às orientações que lhe der a contratada.

O que pode fazer por enquanto:

Tem acesso à plataforma de acompanhamento? É lá que estão as informações referentes ao seu processo.

Não mencionou o artigo do seu processo (suponho que seja de netos; nesse caso, estão analisando os processos de netos maiores [art.º 1, n.º 1, alínea d) da LN] entrados na 1.ª quinzena de fevereiro de 2022), mas pode mandar um e-mail para a CRC Lisboa para receber a planilha automática que traz o artigo do seu processo e o período que está em análise (não significa que todos estejam em análise, só que alguns conservadores chegaram àquele período de processos entrados).

Com o número do seu processo, pode pedir urgência na tramitação do seu processo, já que é maior de 75 anos.

Preencha o requerimento abaixo e reconheça a sua assinatura por autenticidade em cartório brasileiro (não precisa apostilar nem mandar nenhum outro documento, pois os que provam a sua idade já serviram para instruir o processo) ou em consulado português. Anexo a deliberação da urgência aprovada para sua leitura.

Boa sorte.

• Bom dia a todos, trazendo a atualização do processo do meu avô, como disse os documentos já tinham sido entregues antes do projeto de indeferimento. O processo hoje foi para a etapa decisão novamente.

Então as datas constam assim:

Processo submetido em: 05/09/2023

Urgência Deferida em: 15/06/2026

Análise em: 23/06/2026

Para decisão em: 23/06/2026

Aguardando Resposta: 25/06/2026

Para Decisão em: 25/06/2026

Espero que não demorem muito para concluírem o processo….

• Bom dia,

Após o deferimento da urgência na tramitação (23/06), o processo do meu avô foi para decisão em 26/06. Sinceramente espero que o processo se conclua rapidamente...

Há alguma notícia de algum processo que teve a urgência deferida depois da decisão do IRN e que foi concluído?

• Prezados,

Enviei o requerimento relativo ao processo de meu irmão em 12/06 via DHL e foi recepcionado em Lisboa em 16/06. Hoje já aparece como DEFERIDO; nada anexado, apenas a autenticação da assinatura.

• @acard08

Obrigado por compartilhar. Faz sentido. Se o motivo da prioridade for ter +75 anos, não faz sentido enviar nenhum documento adicional. Tudo que eles precisam para confirmar a idade já está no processo.

• Agora é esperar…

• O meu pedido chegou hoje. Agora é aguardar os 14 dias .

• Torcendo demais pros pedidos de urgência acelerarem as aprovações!!

Esse mês de junho completou 4 anos desde que demos entrada na cidadania da minha avó (agora com 90 anos). Há 2 anos perguntei via email para a CRC se estava tramitando em caráter de urgência pela idade e me afirmaram que sim. Porém, a última movimentação foi em setembro/24, quando seguiu “para decisão”.

Seguimos na esperança de ter uma definição em breve!

• @felipevas

Não fique contando com uma resposta de dois anos atrás!!!

Se tem condição de a sua avó assinar um pedido de urgência e reconhecer firma, faça logo isso!!

• Pessoal, bom dia.

Eu tenho visto muita gente aqui relatar que mandou o pedido e conseguiu a movimentação do processo com a decisão de deferimento da prioridade.

Contudo, alguem de fato já teve o processo decidido com o deferimento da prioridade e na sequencia da nacionalidade?

Eu pergunto pelo seguinte.

Eu tenho dois processos da minha familia que foram protocolados em 15/06/22 e 06/10/22 e ambos com mais de 75 anos. Ou seja, ainda deveriam ter a prioridade. Ocorre que a movimentação deles já consta como para decisão desde de 2024.

Minha questão é: para estarem para decisão desde 24, já nao devem estar com prioridade ou eu tb devo mandar o pedido de prioridade?

Essa imagem eh de um dos processo, mas as datas são as mesmas em ambos, salvo a submissão.

Agradeço a opinião de todos que puderem contribuir. Obrigado.

@ecoutinho @eduardo_augusto @carlasimone

• @viniciusmrocha

Eu tenho visto muita gente aqui relatar que mandou o pedido e conseguiu a movimentação do processo com a decisão de deferimento da prioridade.

Sim, muitos "se movimentaram" para a fase de analise ou até para a fase de decisão.

Contudo, alguem de fato já teve o processo decidido com o deferimento da prioridade e na sequencia da nacionalidade?

Pelo que eu tenho acompanhado, ainda não teve nenhum efeito.

Eu fiquei até surpreso, estão lendo e lançando no sistema esses pedidos de prioridade muito mais rápido que eu imaginava. Porém, não sabemos como eles são tratados. Se há conservadores dedicados para as prioridades, ou se eles jogam todas as prioridades na frente da fila, ou se fazem um esquema de sequenciamento, tipo a cada tres processos, pega uma uma prioridade... realmente isso eles não divulgam, é algo interno.

Inclusive a gente não sabe se quem está formalmente pedindo prioridade agora, se está passando na frente de quem tinha a prioridade "automática" de quem deu entrada no processo lá em 2021 e 2022. Realmente não sabemos.

A única coisa que é certa é que estão caindo centenas, talvez milhares, de pedidos de prioridade, então ainda estou bem cético se isso vai ter algum resultado prático.

Ainda há de se considerar, que uma boa parte do atraso é pelo tempo de resposta das "entidades externas"...

• Não deve mudar muita coisa na CRC.

Tenho mais esperanças para o ACP.

Mas, do que me foi dito pela conservadora, o pedido de urgência é deferido: o pedido vai ser classificado e dá-se início às consultas externas.

Estas recebidas, sabe-se lá quando é que se decide o processo.

• @viniciusmrocha

Minha questão é: para estarem para decisão desde 24, já nao devem estar com prioridade ou eu tb devo mandar o pedido de prioridade?

No seu lugar, eu mandaria sim um pedido de prioridade. Já sabemos como está a organização no IRN, não contaria com algo de 2 anos atrás.

Na migração para o sistema eletrônico, não sabemos como essa questão da prioridade foi tratada/registrada.

• @viniciusmrocha

Posso estar enganado, mas acho que o que eles estão fazendo agora é diferente do que havia até 2022. Entendo que o que havia antigamente era prioridade para processos acima de 75 anos, da mesma forma que existe prioridade para menores de idade até hoje.

Atualmente não se pede "prioridade", se pede "urgência". Imagino que sejam coisas diferentes. Ainda não sabemos a diferença que isso vai fazer, mas se eu tivesse com algum processo de parente acima de 75 anos eu certamente mandaria solicitação de urgência.

• @viniciusmrocha

Salvo engano, essas datas que aparecem foram um bug.

Mande o pedido de urgência.

• @SergioM @viniciusmrocha

Para deixar claro, em nenhum momento citei "urgência" no requerimento que enviei para o meu irmão, escrevi "prioridade". Acho isso irrelevante se o artigo for citado.

• Na linha dessa discussão semântica… tampouco creio que faça tanta diferença. Idosos tinham prioridade automática até 2022 (alguém sabe me dizer se era 75+, como agora?); a questão é que quase todos os processos de neto eram de idosos, porque a última maior leva de migrantes lusos para o Brasil foi no final do século XIX e no começo do século XX.

• editado July 3

Fala turma, um relato que talvez possa ajudar na forma de envio de alguém que esteja em dúvida. 23/06 postei o requerimento de minha avó via correios por 27 reais. A opção foi a standard, sendo a express +200 reais em cima desse valor já mencionado e para a minha surpresa o prazo de entrega foi metade do que o correios informava. A diferença no preço entre o express e o standard era enorme, mas no prazo eram cerca de 5 dias a menos para o express... Pensei comigo que 200 reais a mais por menos prováveis 5 dias de espera não compensa e acabei me surpreendendo. Documento recebido em 01/07 e a previsão pelos correios era dia 08/07.

• arturmoesarturmoes Member

Processo do meu pai (neto) na CRC andou:

Processo:

101XXX/22

Submetido 14/07/2022

Pedido de Urgência (75 anos) deferido: 25/06/2026

Em análise 03/07/02026

Para decisão 03/07/2023 (ainda no lápis)

Ansioso aqui.

• @Pedroca2 Muito bom , quando recebi os meus assentos já aconteceu de receber em 7 dias mais geralmente era de 12 a 14 dias que já chegou a 20 dias.

O grande problema é lá na alfândega de Curitiba.

Fiquei muito na dúvida da DHl ou correios. O problema sós correios é o seguro.

Optei pela DHL R$331,00 enviei dia 24 e chegou em 04 dias.

• @arturmoes pode me falar como voce conseguiu prioridade? Perguntei a minha advogada sobre esta possibilidade e ela disse que nao existe mais. Como você conseguiu?

• editado July 4

@Racabral

Há pouco mais de 1 mês o IRN soltou um documento orientando quais as possibilidades de solicitar prioridade, uma delas é se o requerente tiver mais de 75 anos. Busque os posts anteriores nesse tópico e vai encontrar o PDF com esse documento e lá verá todas as possibilidades, ou melhor ainda: solicite a sua advogada que consulte se vc se enquadra em algum desses critérios.

• Amigos foristas , uma informação que poderá ajudar a todos , uma assessoria que presta serviços para alguns conhecidos meus , deu entrada no pedido de prioridade para um cliente que já possue 82 anos e nos informou que

no momento do pedido a conservatória informou que os processos de maiores de 75 anos, já estão sendo beneficiados pela tramitação urgente, por força de orientação interna.

atendimento foi prestado na CRC Lisboa .

na minha opinião deveriam tornar público no site do IRN a fim de evitar centenas de requerimentos .

• @dududuedu

Todos os processos ou apenas os que estão sendo protocolados?

Na deliberação, está bem claro que é algo que deve ser solicitado pelo requerente do processo ou pelo seu mandatário.

• @dududuedu essa me foi a resposta também ao pedido de urgencia. Mas mesmo com essa celeridade, os processos ainda demoram bastante. O de minha avó já tem 4 anos e 1 mês quase…

Porém o meu só mudou “pra decisão” após enviar o pedido.

Não sei realmente se essa mudança das bolinhas realmente gerou alguma mudança, mas pelo menos gerou expectativa.

• jessycaccjessycacc Member

Oi Pessoal,

Atualizando:

Envio do pedido de urgência: 05/06

Chegada do pedido de urgência em Lisboa: 17/06

Deferimento do pedido: 03/07

Aguardando os próximos passos 🙏🏻

• @carlasimone , a informação que o advogado recebeu foi que todos os processos de maiores de 75 anos, já estão sendo beneficiados pela tramitação urgente, por força de orientação interna, mas só vamos saber se realmente isso vai acontecer com o tempo , bem como se foi uma decisão interna e exclusiva da própria CRC .

• @dududuedu

Sem crítica aos profissionais do IRN, mas sabendo da situação geral da instituição, você confiaria nesse "automático"?

Eu mandaria o pedido de prioridade, para desencargo de consciência... pelo menos estaria tranquilo de saber que "a minha parte, eu fiz".

• arturmoesarturmoes Member

@Racabral , não sei os detalhes, quando dei entrada em 2022, foi por um escritório especializado aqui do rio de janeiro que tem escritórios também em Portugal, meu pai não tinha 75 ainda, cheguei a perguntar quando ele fez 75, e eles informaram que poderiam fazer mas que, na época, isso poderia agilizar o processo em apenas alguns meses, dependeria muito da conservatória e que isso poderia acarretar exigências maiores no curso do processo, deixei de lado a ideia, e por um tempo eles pararam de dar prioridade, meu pai está agora com 77 anos, acompanho o processo sempre e me surpreendi em ver que foi protocolado e deferido um pedido de urgência por eles, provavelmente o escritório de Portugal está bem informado das mudanças nas conservatórias e achou por bem protocolar agora (visto que voltaram a aceitar). assim sendo não tenho detalhes de como fizeram.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.