Pedido de Urgência - 75+

1234568»

Comentários

• Passando para compartilhar que o processo do meu avô passou pela etapa de análise hoje, e já foi para a fase de decisão, então as datas ficam assim:

Processo submetido em: 05/09/2023

Urgência Deferida em: 15/06/2026

Análise em: 23/06/2026

Para decisão em: 23/06/2026

Espero que não demore muito mais para o processo ser concluído....

• editado June 23

Do que a conservadora me informou, talvez essas fases não correspondam lá tanto à realidade.

Pedido de urgência deferido, o pedido de nacionalidade vai ser classificado (entendo que aqui o oficial de registos vai analisar se há fundamento legal para o pedido) e vão ser espoletadas as consultas externas, só depois disso é que vai mesmo para decisão.

Agora é esperar.

• Bom dia a todos!

Informo que o processo de casamento da minha esposa teve o pedido de urgência deferido ontem.

O pedido foi feito através de requerimento simples redigido por mim com firma da minha esposa, presencial, reconhecida em cartório e apostilada.

Além disso anexei cópia autenticada da identidade dela.

Preferi seguir a orientação que consta na decisão que determinou a aceitação do pedido de urgência, lá constam estas exigências, autenticação presencial, apostilagem, apresentação de prova em papel do motivo do pedido.

Para pleitear benefício tão importante preferi gastar um pouco mais e me assegurar do resultado positivo.

Tenho visto que alguns foristas conseguiram aprovação sem reconhecimento de firma e sem envio de comprovante do motivo alegado para solicitar urgência, no caso da minha esposa o documento de identidade, mas preferi me resguardar e seguir as instruções determinadas.

Então agora é esperar o envio do processo para análise e decisão.

O da minha sogra, processo de neta, pulou no mesmo dia, 16/06/26, do item 1 para o item 3 e está aguardando decisão.

Então quando houver qualquer novidades nesses processos volto aqui imediatamente para divulgar.

Extremamente animado com as mudanças ocorridas em relação às prioridades, muito feliz mesmo.

Abs

Ugo Esteves

• @ugoesteves

Vc poderia compartilhar o que vc usou de argumentacao para sua esposa?

Obrigada

• @ugoesteves

Tenho visto que alguns foristas conseguiram aprovação sem reconhecimento de firma

O resto vi, isso aí não.

Em todo caso, creio que haja casos suficientes para afirmar que só o requerimento com reconhecimento de assinatura por autenticidade em cartório brasileiro ou no consulado de Portugal baste para os casos de urgência por idade avançada.

• Farei o meu envio amanhã não sei se faço expresso DHL ou standard 15 dias úteis

#Alguém aqui já teve algum pedido indeferido ?

Meu processo fevereiro 2023

#Os processos estão levando em média duas semanas para o resultado do deferimento ou não,

#meu receio é ter um enxurrada da pedidos que pode levar a espera hoje de duas semanas ir para alguns meses , por isso a dúvida de fazer o envio expresso.

#conforme escrevi tenho receio do meu pedido entrar em uma fila grande. Oque vocês acham ??

• @ugoesteves tem como passar esse link que costa para para decisão para cópia autenticada e apostilada ?

Li que muitas pessoas não precisaram apostilar e autenticar . Tenho até receio de algum conservador exigir

• Encontrei esse artigo no irn tem outros tópicos interessante.

• Olá, pessoal,

Tendo em vista que o processo da minha avó foi submetido antes de 20/05 (data da publicação dos novos critérios de prioridade) e ela completará 75 anos na primeira semana de agosto, surgiu-me o seguinte questionamento: os requerentes que completarem 75 anos após 20/05, mas que tiveram seus processos submetidos antes dessa data — como é o caso da minha avó — terão direito à urgência por idade? Alguém tem algum entendimento/hipótese/conhecimento em relação a essa situação?

• @fabricmagalhaes

Se o seu processo foi enviado à CRC em 20-maio-2022, já teve a urgência concedida automaticamente.

Do contrário, é preciso solicitá-la (pois não é automático mais), por meio de carta enviada à conservatória onde repousa o processo, com assinatura da requerente reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro ou em consulado português.

Leve a requerente para assinar o requerimento tão logo complete 75 anos.

Há uma minuta do requerimento neste tópico poucos posts atrás. Não é preciso enviar nada mais além do requerimento com assinatura reconhecida por autenticidade, já que todo o necessário para comprovar a idade avançada já consta no processo.

• @carlasimone @carlasimone No caso tenho que enviar para : certo .
    • Rua Rodrigo da Fonseca n.º 198, 1099-003 Lisboa.
    • Email: registos.centrais@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 213 817 600

• @amadasilva

O seu processo está na CRC Lisboa? Se sim, está correto.

• Backoffice e pedidos de nacionalidade por correio: Rua Rodrigo da Fonseca n.º 198, 1099-003 Lisboa.
    • Email: registos.centrais@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 213 817 600

• editado June 24

@carlasimone, o processo foi enviado em 21/09/22, minha avó tinha 71 anos na época, logo, não teve a prioridade concedida.

Obrigado pela explicação.

• Boa tarde,

Passo aqui para informar-lhes que foi deferida a urgência no processo de nacionalidade do meu avô. O pedido chegou na CRC no dia 09/06 e hoje (23/06) foi deferida a urgência. Quanto aos documentos enviados: utilizei do requerimento modelo que enviaram aqui no fórum, foi assinado por autenticidade e apostilado; não enviei cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade. Caso ocorra qualquer movimentação, venho aqui para avisá-los.

Obrigado a todos que me auxiliaram e, caso precisem de ajuda, fiquem à vontade para me mandarem mensagem.

• Boa noite! O processo do meu pai, 87 anos, neto de português, enviado em novembro/22 e submetido em março/23, está sendo conduzido por uma advogada. Assim que vi aqui no fórum que havia a possibilidade de solicitar urgência com base na deliberação de 20/05/26, entrei em contato com ela e pedi que ela entrasse com o pedido de urgência. Segundo ela, o pedido foi apresentado em 22/05. No entanto, até hoje não houve nenhuma alteração no status do processo. Não vi o texto do pedido, mas, como foi apresentado pela procuradora, sei que ele não foi assinado pelo meu pai. Acham que essa pode ser a razão para até agora não termos tido resposta? Ou vislumbram alguma alguma outra razão?

Alguém mais aguarda há mais de um mês a resposta ao pedido de urgência?

Valeria à pena apresentar novamente o pedido de urgência, desta vez da maneira que os colegas foristas vêm fazendo (com assinatura do requerente reconhecida em cartório)? Ou devemos apenas aguardar?

O que opinam os colegas mais experientes?

• @carlasimone Estou postando hoje no envelope escrevi "“anexar a processo n.º XXXXX-23." Só não coloquei o nome do requerente no envelope creio nao ser necessário. E atrás o endereço do CRC lisboa .

• @EAF

É difícil contratar um profissional e depois não saber se a pessoa está fazendo o trabalho.

A minha primeira recomendação é sempre ter confiança na pessoa que contratou.

Mas faltando isso, o requerente tem sempre direito de entrar em contato diretamente com o IRN e se informar.

O caminho para isso é ligar na Linha Registos.

• @EAF

Procuradores têm legitimidade para apresentar o pedido de urgência. Está no texto da deliberação.

• Gostaria de sugerir aos administradores do grupo, caso haja a possibilidade de criar na estatística dos processos, os subgrupos de urgência +75 Lisboa e Porto.

• editado 1:30PM

Prezados amigos foristas, boa noite!

Ontem fiz a comunicação da aceitação do pedido de urgência que a minha esposa recebeu no pedido de nacionalidade dela como esposa depois de aguardar desde 24/11/2024, foi uma enorme surpresa que nos alegrou muito e hoje, rapidamente o processo sofreu movimento, a responsável pelo processo está perguntando se ela morou fora do Bsasil e pedindo certidão criminal do período que tiver morado

Acontece que ela morou nos EUA de 2004 a 2007 e terá que apresentar esse documento em 30 dias.

[removido]

Tenho o prazo de 30 dias para cumprir essa exigência e um dia já se foi.

Agradeço a todos

Muito obrigado

Ugo Esteves

• editado 6:44AM

@ugoesteves

Há um guia escrito por um colega explicando como solicitar o documento.

link aqui: Estados Unidos

• @ugoesteves

Para a gente entender a "profundidade" das consultas externas do IRN: no formulário, a sua sogra havia mencionado esse período em que morou nos EUA, mas a certidao criminal não foi enviada; ou foi o IRN que descobriu por conta própria?

Outra: se me recordo bem, foi você que pediu a priorização do processo dela, pouco antes da publicação do despacho, certo? Talvez esse seja o motivo de estarem pedindo uma prova de vida. Acho que o pessoal que veio depois, com a orientação de que é o próprio requerente que deve fazer o pedido, assinado e com reconhecimento de firma, não deve sofrer essa exigência.

• Passando para atualizar sobre o caso do meu avô, o processo dele caiu em exigência hoje dia 25/06/2026, e está na etapa aguarda resposta. Solicitaram o comprovante de casamento do português pois não foi ele que declarou a filha, mãe do meu avô. O mais estranho é que a advogada submeteu e entregou a CRC de Lisboa os documentos complementares no dia 15 de junho de 2026, e análise foi feita sem eles no processo. Não imaginava que demorassem tanto para anexar documentos no processo.... Mas enfim, pelo menos o documento já está na Conservatória, agora é aguardar. A advogada já informou que o documento já fora entregue. Qualquer nova atualização informo por aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.