3 processos: 1 só finalizado

Olá, gostaria de saber se alguém já passou por isso. Enviei os processos de filho maior para mim e dois irmãos no mesmo envelope. Apenas um foi concluído, o do irmão mais novo.

Eu e outro irmão estamos aguardando faz 3 semanas e nada. Todos foram recepcionados na mesma data.

Comentários

• @KarinaBL

Parece normal para mim. Apesar de chegarem no mesmo dia, eles vão ser analisados em datas próximas mas não necessariamente juntos.

• @ecoutinho você me deixou mais tranquila. Na minha cabeça, eles simplesmente esqueceram do meu processo. Já até enviei e-mail perguntando, mas sem resposta.

• É normal, os processos são distribuídos entre os vários conservadores, alguns são mais rápidos, outros mais lentos. Devem sair a qualquer momento.

E eles não respondem e-mail sobre andamento de processo mesmo.

• Dois processos, recebidos no mesmo dia. 1 já foi decidido há 55 dias atras o outro nada.

• @SergioM processos no mesmo envelope deveriam ser distribuídos ao mesmo conservador, até para facilitar a vida deles. Mas, só me resta aguardar.

• @viniciusmrocha nossa, um absurdo isso. E o pior é não poder fazer nada.

• @KarinaBL

Se os processos não foram apensados à data de entrada, o que, em tese, deveria fazer que fossem analisados pelo mesmo conservador e que seria o máximo possível em seu controle para harmonizar os prazos, então não há nada a ser feito, porque é possível que cada processo tenha caído para um conservador diferente, que têm os seus próprios ritmos.

• @KarinaBL

Por quê? Como isso facilitaria a vida deles? Pra eles tanto faz, cada processo é um processo como qualquer outro, não faz diferença se estavam no mesmo envelope. O oficial simplesmente pega os documentos e coloca no sistema para distribuição ao conservador. O conservador mesmo nem fica sabendo de envelope.

Para serem analisados pelo mesmo conservador, só pedindo apensação.

• editado June 24

@KarinaBL

processos no mesmo envelope deveriam ser distribuídos ao mesmo conservador, até para facilitar a vida deles. Mas, só me resta aguardar.

Na verdade facilita a nossa vida mas para eles, como disse o @SergioM, tanto faz. Se os processos vão ser analisados pelo mesmo conservador ou cada um por um conservador diferente, para eles não faz diferença pois os processos são independentes.

Eles só são analisados "ao mesmo tempo" pela mesma pessoa quando são apensados para aproveitar algum documento comum (como o assento de batismo de um avô, por exemplo).

• @carlasimone @Sergio76 @ecoutinho bom, teria sido melhor então fazer isso: um documento para todos. Nunca pensei nessa hipótese. Para mim, documentos no mesmo envelope, da mesma família, recebidos no mesmo dia, seriam analisados e concluídos em datas próximas. Mesmo porque analisam por ordem de chegada. Mas o que faz sentido para mim, não faz sentido para eles. Só me resta aguardar a boa vontade do conservador. E espero que todos tenham voltado da greve.

• @viniciusmrocha estou aqui pensando se existe a possibilidade de ficar pronto um assento e eles não enviarem? Falo isso porque pedi uma correção no assento de minha mãe e nunca me avisaram ou enviaram. Fiquei sabendo que fizeram quando pedi o assento para fazer meu processo.

• @KarinaBL

Se tivesse pedido apensação sairiam todos juntos, mas se seria bom ou ruim nunca saberemos. Poderiam cair num conservador rápido, mas também poderiam cair em um conservador lento.

Quanto ao assento ficar pronto, hoje em dia creio que não aconteça mais. Antigamente quanto o assento era criado manualmente isso acontecia com alguma frequência, mas agora o assento é criado automaticamente pelo sistema quando o conservador emite o despacho.

• @SergioM verdade, não dá pra saber se seria pior ou melhor. O caso da retificação no assento de minha mãe não é antigo, é do início do ano. Por isso fiquei com essa dúvida...se não seria o caso de pagar os 10 euros para pedir o assento...da que ele está lá e eu não sei. Mas vou esperar mais um pouco.

• @KarinaBL retificações são feitas manualmente por um oficial, só a criação do assento é que é automática.

• @SergioM entendi. Obrigada

• @KarinaBL já aconteceu comigo.

Eu pedi a correção e ela foi feita, mas nao foi enviada. Pedi para enviarem e me responderam que nestes casos não enviam.

Não me recordo bem agora, depois eu ver nos meus e-mails, mas acho que formulei uma reclamação a algum órgao e acabaram me enviando corrigido.

• @ecoutinho @Sergio76 @ViniciusCarvalho passando aqui para agradecer as orientações e informar que saiu minha cidadania e a do irmão que faltava.

Aproveitando, nao sei se seria no mesmo tópico...enviei o pedido de transcrição do meu casamento para Santos. Sabem me dizer quanto tempo está levando lá ?

Preciso entrar com processo de cidadania pra minha filha, maior de idade, de 2004, então tenho que aguardar obrigatoriamente essa transcrição né?

• @KarinaBL

Se sua filha nasceu depois de 1978 e foi registrada antes de completar 1 ano de nascida a falta da transcrição de casamento não é impedimento para o pedido de cidadania dela. Pode mandar já.

Na verdade, como ela é maior de idade, o processo dela deve levar uns 14 meses e quando o conservador for avaliar a transcrição provavelmente estará constando no sistema.

• @ecoutinho ela foi registrada antes de 1 ano som, mas meu marido que fez o registro e ele não tem cidadania portuguesa. Sera que mesmo assim a falta de transcrição não seria problema?

De qualquer forma, melhor eu já enviar mesmo. Muito obrigada

• editado July 10

@KarinaBL

meu marido que fez o registro e ele não tem cidadania portuguesa

Como eu disse antes: Se ela nasceu depois de 1978 isso não faz diferença alguma. O que interessa é que conste o nome da portuguesa, no caso você, como mãe.

• @ecoutinho sim, consta meu nome. Mas acrescentei o sobrenome de meu marido quando casei. Como houve essa alteração, tem problema?

• @ecoutinho sabe me dizer em quanto tempo está saindo a transcrição em Santos? Ouvi dizer que RJ está mais rápido, mas acho que não posso enviar para lá também né?

• @KarinaBL No Rio a transcrição é mais rápida e estão aceitando processos de outros estados sim.

Veja as instruções no site do consulado do Rio.

• @Nairolasai o problema é que já enviei para Santos. Acho que não posso mais enviar pro RJ.

• @KarinaBL Melhor aguardar de Santos. Correndo tudo bem deve levar uns 45 dias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.