Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1163816391640164116421644»

Comentários

• Boa noite! Irei realizar a atribuição 1C para a minha mãe! Houve alteração do nome da certidão de nascimento por conta do casamento! Devo enviar também além dos outros documento uma cópia da certidão de casamento dela? E essa cópia deve ser autenticada e apostilada?

• editado 2:33AM

@BrunoMendesA

Siga o guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

Envie a certidão de casamento em inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada.

• @imarlonjr !

Bom Dia! Pedido de Apensação ou dependência : Os processos tem que ser enviados juntos preferencialmente no mesmo envelope Juntamente com uma carta de solicitação de ambos( Pai(mãe) pedindo pelo filho e do filho pedindo dependência ao processo dos pai(mãe) Foi esse procedimendo que eu fiz em todos os processos. Os processos correram juntos mesmo tempo até o termino do processo do pai(mãe) e emissão do registo Português . Para depois o registo do pai(mãe) ser anexado ao processo do filho e o mesmo ser finalizado. LEMBRANDO que para tudo isso ser possível vai depender do entendimento do oficial que estiver analisando o processo do pai(mãe). Pois somente ele tem o poder de Aceitar ou Negar os pedidos de apensação. É um risco que teremos que seguir ou não.

• @RoseMoraes , aproveitando o questionamento do colega, como fez para preencher os formulário com os dados do português para o filho nesse caso? Estou cogitando assim que sair a nacionalidado do meu avô, entrar com um processo do meu pai (filho de português) com apensamento ao meu junto, por isso pergunto. Obg!

• @CarlosdaCosta

Nao precisa preencher, basta mandar uma cópia do assento.

• @eduardo_augusto teoriicamente meu pai não seria português ainda, por isso pergunto como preencheria o meu formulário no meu caso, ou se so colocaria o assento de batismo do meu avô junto

• editado 4:50PM

Pessoal bom dia. @ecoutinho @texaslady @CarlosASP e outros mais antigos.

Tenho três questões me preocupando.

1 - enviei 2 pedidos de nacionalidade pela DHL de menores de idade pela DHL para o porto, tenho comprovante de recebimento lá pela Carla Ribeiro (famosa - era a única que nos respondia), mas isso foi em 03/06/26, até agora não recebi por e-mail aquele protocolo de recebimento com o numero do processo, mesmo não tendo a senha eles mandam um pdf dizendo que recebem dia 03/06 e a submissão foi dia tal, mas sem senha e sem indicação da Conservatória. Mas até agora nada.

2 - tenho outros três processos de maiores que recebi esse papel, incluindo a senha, mas até agora não aparece no sistema de acompanhamento a designação da conservatória. A Submissão foi em 04/05/26, dos 3.

3 - e por fim, mandei 06/03/25 dois processos de filhos no mesmo dia , mesmo envelope pela DHl. foram protocolados com numera quase sequencial, diferença de 8 números, ou seja, recebidos e submetidos juntos. Um foi decidido e mandado o assento em 11/05/26, o outro até agora nada, no andamento aparece só submetido.

Podem me auxiliar sobre o que fazer em cada situação já que se manda email e só vem a resposta automática.

Obrigado

• @CarlosASP

O pedido será recusado, se você quiser iniciar agora um processo 1C, sem ter direito ainda.

Há um amplo histórico disso aqui no fórum.

• @eduardo_augusto Obrigado pelo retorno, não sabia!

• @viniciusmrocha

1- normal, o ACP costuma levar em torno de 2 semanas para enviar e ainda tem que considerar que estavam em greve semana passada.

2- os processos são distribuídos por sorteio, antes era rápido aparecendo em uns 2 dias, mas tenho visto relatos de demorar cada vez mais. Única coisa a fazer é torcer. Boa sorte.

3- normal também. Pegaram conservadores diferentes e cada um tem sua fila própria e sua velocidade. Deve sair a qualquer momento.

@CarlosdaCosta

O caso que a @RoseMoraes relata é um ponto fora da curva. Isso foi comum um tempo, mas foi oficialmente proibido pelo IRN em meados de 2024. Ela arriscou e conseguiu, mas temos outros relatos de colegas que não conseguiram. Vai da sua vontade de arriscar ou não.

• @SergioM Entendo, mas quando é assim, de ser negado o apensamento, o processo principal tramita normalmente correto? Ou o principal também é negado? Sabe me informar se de fato existe alguma proibição expressa sobre o assunto? De fato eu fiquei interessado em tentar, justamente por já me encontrar morando em Portugal desde o ano passado, mas queria saber mais sobre o assunto e os riscos….

• @CarlosdaCosta

Chega uma notificação exigindo anexação do assento português do ancestral português que serve de base para o processo, que deve ser atendido em até 30 dias, sendo o processo arquivado ao fim de 6 meses por ser considerado deserto.

Ou seja, chega uma exigência que você não pode atender e o processo é indeferido.

• @carlasimone, ah sim, já esclareceu minha dúvida principal, obrigado!

• @CarlosdaCosta

Olá! pelo que entendi o seu avô ainda aguarda o término do pedido de cidadania como neto ? Nesse caso o melhor a fazer é aguardar. Pois para iniciar o pedido de cidadania de seu pai precisará do registo Português de seu avô. Quando você iniciar o pedido de seu pai, caso queira: Se arriscar. Poderá montar o seu processo de filho também juntando todos os documentos exigidos( No seu processo é lógico que irá faltando o registo Português de seu pai ( principal documento) Ai é que você pode se Arriscar( como eu) fazer um pedido por escrito da Dependência do registo Português de seu pai ao seu processo. E enviar os 2 processos juntos no mesmo envelope. É ARRISCADO ? Sim. Mas o máximo que poderá acontecer e o oficial que pegar os processos Negar logo no início e te enviar um comunicado da negativa. O processo de seu pai continuará normalmente até o final. Ou você não receberá nenhum e-mail ou notificação de negativas e os processos continuarem no submetidos até o final ( assim como aconteceu com os meus) após conclusão do processo de seu pai com emissão do registo. Ou eles enviam notificação para você enviar pelo correio o registo do seu pai para ser anexado ao seu. Ou eles mesmo ( conservador) já anexa direto e conclui no seu processo no mesmo dia. Assim como foi nos meus conforme declarei acima. Lembrando de que : É um risco. E que vai depender do oficial que pegar os processos para analisar. Somente eles podem aceitar ou recusar de acordo com entendimento de cada um. Os meus processos ( total 7) foram submetidos em 20/12/2025. Todos com pedidos de Dependência ( Apensação) Finalizados ontem 16/06/26 os . Sorte ou não. Não sei. Foram aceitos. Mas muitos relatos aqui no fórum de recusas. Cabe a cada um correr ou não o risco. Mas no seu caso . Primeiro aguardar o processo de seu avô finalizar.

• editado 6:42PM

@RoseMoraes Irei aguardar o processo do meu avô finalizar e irei pensar em tentar arriscar o apensamento. Você poderia me disponibilizar, se não se incomodar o modelo do pedido de dependência que utilizou (removendo os dados obviamente)? Por fim, quanto ao requerimento de nacionalidade em si, no meu caso, seria para deixar em branco campo dos dados do português então né?....como o processo do meu avô aprovaram a urgência dele, to começando a mexer aos poucos com os documentos do processo do meu pai, por isso to estudando a possibilidade. Muito obrigado pela paciência e pelas explicações.

• Prezados

Bom dia!

Alguém tem alguma noticia sobre quando será concluída a atualizacao dos impressos de solicitacao de nacionalidade (formulários), que há vários dias aparece no site do IRN como "Impressos nacionalidade - em atualização"?

Ainda podemos utilizar os formulários antigos para novos pedidos?

Obrigado!

• Olá pessoal, bom dia! Conforme já mencionei antes enviei varios processos no mesmo envelope (mas todos separadinhos certinho dentro) para o Porto.

Chegaram lá dia 28/05 e ontem recebi o e-mail com a senha de acesso - 3 eram de netos menores de idade e 2 de filho maior de idade - o problema é que recebi 4 e-mails, 3 dos processos dos menores e 1 do processo 1C maior, ficou faltando o e-mail com a senha de acesso de um dos processos de filho maior.

Gostaria de saber se já devo mandar algum e-mail perguntando sobre este que não foi enviado a senha (já que todos os outros vieram praticamente um e-mail seguido do outro, tudo ontem) e para onde eu mandaria perguntando?

• Outra dúvida que fiquei é porque no e-mail da senha de acesso do processo do meu filho, que eu mandei como de NETO menor de idade, veio assim:

Como se eu não tivesse enviado os documentos de identificação do representante legal, mas eu enviei tudo certinho (copia autenticada e apostilada do meu RG e do meu marido), tenho tudo escaneado o que foi enviado (conforme orientação deste forum!!).

Devo entrar em contato por algum e-mail ou telefone e questionar ou eu espero o processo andar e ver se vai cair em exigência?

• oi! Alguém saberia dizer quanto tempo está levando o registo online de nascimento, por favor? Já tem 1 mês e meio que fiz o pedido e até agora nada recebi…

• editado 9:49PM

@FerVet

É normal as senhas virem separadas, já vi vários relatos. Espere mais uns dias.

E quanto ao documento de identificação, é assim mesmo. Você e o pai são os requerentes e não representantes. Representante legal seria alguém fazendo por procuração, como um advogado ou solicitador.

Mas essa sua imagem me chamou a atenção para outra coisa. Eles colocaram e marcaram caixas para os novos itens que surgiram com a mudança da lei, como declaração solene e documentos comprovativos dos conhecimentos sobre Portugal. Como estão marcados dá a entender que esses itens sejam presumidos para menores. Tomara que seja assim mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.