Pedido de Urgência - 75+

1235

Comentários

• Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho uma dúvida. Estou fazendo o processo da minha avó por assessoria (infelizmente). Na época, eu não tinha conhecimento sobre esse fórum ou sobre o processo de cidadania portuguesa. Pedi a assessoria que fizesse o pedido de urgência já tem algumas semanas e até agora nada. É possível que eu faça o envio do pedido de urgência direto para a conservatória sem passar pela assessoria?

É claro que faremos a solicitação por meio de uma carta com a assinatura da minha a avó reconhecida por autenticidade. Eu só quero saber se podemos mandar direto pada a conservatória e parar de esperar pela assessoria.

Desde já agradeço a ajuda de vocês!

• @ecoutinho

O seu palpite faz todo o sentido e ajuda a desenhar perfeitamente o nó cego que virou o ano de 2022 nas conservatórias.

O processo da sua mãe (Abril/2021) pegou um fluxo muito mais limpo. Já o da minha mãe deu entrada em maio de 2022. Como a regra da idade só mudou em dezembro, o processo dela manteve a prioridade garantida por lei por ter entrado antes da virada. O grande problema não foi a perda do status legal, mas sim o estrangulamento operacional provocado por uma tempestade perfeita.

Pouco antes de a minha mãe dar entrada, em abril de 2022, o governo finalmente regulamentou a alteração da lei que acabou com a necessidade de comprovar laços efetivos (viagens, propriedades, etc.) para netos, bastando o domínio da língua portuguesa. Isso foi o estopim para o maior 'boom' da história do IRN: o número de pedidos explodiu para mais de 200 mil naquele ano.

Como a facilitação foi imensa, houve uma corrida gigantesca de netos idosos tentando aproveitar o benefício da prioridade 75+ antes que ela também acabasse em dezembro. O resultado? A própria fila de prioridades colapsou por excesso de contingente.

Vejo varias pessoas com uma expectativa imensa nesse retorno de prioridade, obviamente as pessoas precisam pedirem, mas eles precisam ter em mente que atras dos processos deles ainda existem muitos +75 na fila, como o da minha mae e varios outros "parados" na fila.

• @kagso

Claro! O processo é dela!

Mas é importante você saber que o assessor pode interpretar isso como uma quebra de confiança.

• @ugoesteves

Cheque hoje lá o seu como está.

Olha que maravilha! entrei hoje e está para decisão!!!! Gente que emoção, meu coração disparou. Meu Deus!!!!! Não dá para saber quanto tempo vai levar aí, mas só em já ter andado, é uma grande vitória!

@Bevilacqua diante dessa nova informação e as considerações de @ecoutinho talvez fosse bom, caso não tenha feito, entrar com a solicitação de prioridade. mas não sei dizer se seria de fato viável, considerando também o período que a conservatória está analisando.

• @Becagomes que noticia boa!!! Pedidos de prioridade finalmente fazendo andar os processos. Uma duvida pessoal, quando voces ligam pro IRN pra tirar duvida do andamento, eles pedem o numero do processo? Porque eu fiz por assessoria (infelizmente como o amigo comentou em cima) e eles sao muito nao transparentes, entao eu nao sabia que o processo tinha um numero especifico, so sabia da senha de acesso, que diz eles que nao receberam (era isso que eu tava tentando ligar pro IRN pra verificar). O numero do processo é recebido assim que voces fazem o pedido? Como é?

• @FelipePuerta Sim. peça a assessoria para fazer, no meu caso cobraram mais 40 Euros... Enfim, paguei. Mas tb nem sei como fizeram, só sei que fizeram e me dera retorno.

@kagso cobre, ligue, fique em cima.

mandei o e-mail abaixo:

Assunto: Solicitação de pedido de urgência – Processo de Nacionalidade nº XXXXX/XXXX

Prezadas, boa tarde.

Considerando que meu pai, xxxxxxxxxxx, possui atualmente 76 anos de idade e que o processo de nacionalidade portuguesa dele tramita sob o nº xxxxxx/xxxx, solicito, por gentileza, que seja avaliada e providenciada a apresentação de pedido de urgência junto à Conservatória competente.

O pedido poderá ser fundamentado na Deliberação do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, de 20 de maio de 2026, especialmente no art. 2º, alínea g), que considera como fundamento atendível para apreciação prioritária dos processos de nacionalidade a idade igual ou superior a 75 anos, levando em conta o impacto da idade e da esperança média de vida na efetividade do direito ou legítima expectativa de aquisição da nacionalidade portuguesa.

Encaminho, em anexo, a referida informação do IRN.

Ressalto que os documentos pessoais do requerente já se encontram em posse do escritório, podendo ser utilizados para comprovação da idade, caso necessário.

Dessa forma, solicito que seja requerido, com a devida celeridade, que o processo seja tratado com urgência, com base no referido critério.

Solicito também, por gentileza, a confirmação do recebimento deste e-mail e retorno quanto às diligências adotadas. Permaneço à disposição caso seja necessária alguma informação adicional ou demais providências.

Atenciosamente,

Após esse e-mail troquei mais alguns e-mail com eles que me responderam que já estavam avaliando e queriam saber se além da idade do requerente tinha mais alguma coisa para ajudar no processo....

Informei que meu pai tem alguns problemas de saúde, mas que os relatórios médicos que temos talvez não fossem suficientes para "ajudar" :

seria mais adequado manter o pedido de forma objetiva, com base apenas na idade do requerente, uma vez que esse critério parece ser simples de comprovar e diretamente previsto na deliberação. Tenho receio de que a inclusão de questões médicas possa demandar comprovações adicionais, laudos específicos ou outros documentos, criando novos pontos de análise ou questionamento, sendo a prioridade a mesma. 

depois mandei mais 2 e-mail cobrando...

até que me disseram que já haviam feito a solicitação e alguns dias depois , mandaram a mensagem de deferimento e quando fui checar estava na notificação, como mostrei no print anterior.

@Giulia1609 Você acompanha o processo com a senha? Quando você entra lá, aparece o número do processo. veja nos prints de tela.

• @Becagomes , tudo bem? Obrigada pelo retorno rapido. Entao, eu nao recebi a senha ainda. Foi o seguinte, a assessoria que eu contratei, diz pra todos os clientes que a senha chega ate x meses. Eu ja ate consegui contactar alguns outros clientes dessa assessoria no reddit e eles disseram que a assessoria repassa o mesmo tempo de entrega da senha pra todos os clientes. Ai eu nao tenho nem a senha, e tambem nao tenho o numero do processo. Eu iria ligar pro IRN pois estou achando muito demorado a entrega da senha, vai fazer agora 8 meses, e eu ainda entrei com esse pedido ai da prioridade a 2 semanas tambem com o pessoal. Ai eu pensei em ligar diretamente o IRN pq eu acho que essa assessoria ta meio enrolada com muitos clientes, ai queria ver se ligando pro IRN eles viam de liberar a senha, ou enfim. So que eles pediram numero do processo, e eu fiquei sem o que dizer kkk

• @Becagomes meus parabéns! Se Deus quiser em breve os nossos estarão assim também, vai nos atualizando!

• editado June 16

@ugoesteves @Becagomes

Estou muito ansioso, porque em 15 dias chega o pedido de urgência para minha avó de 92 anos, e vendo os relatos de vocês me dá ainda mais esperança que o processo dela talvez saia ainda esse ano!

• @Giulia1609 eu não estava acompanhando aqui diariamente, mas na época que foi dado entrada ( 29/08/2023 ) só recebi a senha quando o processo foi submetido em 21/11/2023, então levou um tempinho para eu receber a senha, após isso estava acompanhando o grupo mais de perto e tinha gente que depois dessa época estava demorando cada vez mais... hoje não sei a média de tempo que tem levado.

@CarlosdaCosta e @Lucasms92

Esperança renovada! Espero que o de vocês andem logo também e vamos torcer para que não fique estagnado por muito tempo aí no "Para decisão".

• @Becagomes então deixa eu ver se entendi, o numero do processo só sabemos quando recebemos a senha por email? É isso? Isso que eu tava em duvida

• @Giulia1609 até onde sei sim... A assessoria informou o número do processo junto com a senha. em todo caso, mesmo que não enviem o número do processo, mas enviem a senha, ao acessar a consulta, você verá o número do processo.

Eu imagino que o número do processo só é gerado ao ser submetido e não ao ser dado entrada. Mas é um palpite, pode te dizer melhor quem protocolou sozinho.

• @Becagomes obrigada! Entao nem sei se me adianta ligar pro IRN e perguntar sobre a senha, porque o atendente me perguntou o numero do processo. Ou ele nao entendeu a minha pergunta kk. Alguem teve experiencia de ligar pro IRN perguntando sobre a senha, sem ter absolutamente dado nenhum kk?

• @Giulia1609

Os Portugueses tem uma "lógica" diferente da nossa.

Não estou dizendo que foi isso que você fez, mas por exemplo, se vocé pergunta, "o senhor pode me informar a chave de acesso?", na cabeça do funcionário, ele pensa, "ora, claro que posso, basta você pedir".

Então, tem que ser bem objetivo. É ligar e dizer, "meu nome é tal. Na data tal, enviei meu processo para a conservatoria tal e os documentos foram entregues na conservatoria na data tal. Até o momento não recebi o número do processo e nem a chave de acompanhamento. Por favor me informe o numero do processo e a chave de acompanhamento."

Tem que saber falar com eles 🙂

• Boa @eduardo_augusto , eu sou uma pessoa que no telefone, com uma autoridade, eu fico meio nervosa kkkkk.... Medo bobo a parte, então quando eu expliquei a ele que nao tinha recebido a senha, e ele me perguntou o numero do processo 2x, eu congelei e nao sabia muito bem desenrolar depois dali, ele nao entendeu a minha pergunta. Então vou tentar amanha de manha novamente

• @eduardo_augusto Ai só pra entender, ele costuma perguntar o nome do requerente? Eles conseguem achar o processo só com isso?

• @Becagomes, bom dia!

Valeu muitíssimo a dica!

Obrigado, meu amigo

Entrei lá e verifiquei que foi hoje para ANÁLISE...

Tá chegando o grande dia...

Pessoal 75+ corre atrás que a mudança está realmente funcionando.

• @Giulia1609 uma coisa que ajuda bastante (já funcionou com pessoas que eu estava auxiliando), é anotar em uma folha de papel, os dados que você tem e as perguntas que quer fazer.

Deixe essa folha na sua frente quando for ligar. Faça as perguntas de modo direto e objetivo. Por exemplo:

"Por favor, me informe a senha de acesso à consulta do processo?"

Na hora que estiver conversando, facilita bastante.

• @ugoesteves caramba!! Otima noticia! Parabens!!

@LeoSantos obrigada!! Vou fazer isso

• @Bevilacqua

Pouco antes de a minha mãe dar entrada, em abril de 2022, o governo finalmente regulamentou a alteração da lei que acabou com a necessidade de comprovar laços efetivos (viagens, propriedades, etc.) para netos, bastando o domínio da língua portuguesa. Isso foi o estopim para o maior 'boom' da história do IRN: o número de pedidos explodiu para mais de 200 mil naquele ano.

Uma pequena correção: Essa mudança nos requisitos para processos de netos que vc descreveu aconteceu em Novembro de 2020 com a Lei Orgânica n.º 2/2020, de 10/11. Assim que tomei conhecimento da mudança, corri para fazer o pedido da minha mãe imaginando que essa janela não ficaria aberta por muito tempo. Acabou sendo uma boa decisão pois conseguimos que o processo dela terminasse num prazo que na época achei demorado, mas hoje vejo que dei muita sorte.

O que causou o boom de processos em 2022 foi uma mudança decorrente do DL n.º 26/2022, de 18/03 que passou a exigir efetiva ligação para descendentes de judeus sefarditas. Quem tinha direito à naturalização por essa via correu para dar entrada antes que a mudança entrasse em vigor e isso gerou um acúmulo gigante de processos naquele ano (não lembro se 200 mil, mas algo nessa ordem de grandeza).

• @ugoesteves meus parabéns, estou ansioso por essa movimentação no processo do meu avô, vocês estão me dando esperanças demais kkk

• editado June 16

@Giulia1609

Eles conseguem achar o processo só com isso?

Sim... Conseguem. Vão perguntar outros dados para ajudar a localizar (como data de nascimento, nome da mãe etc), mas conseguem.

Alguem teve experiencia de ligar pro IRN perguntando sobre a senha, sem ter absolutamente dado nenhum kk?

Sem ter dado algum não, né rsrs Precisa ser o requerente (ou convencer a pessoa do outro lado de que vc é o requerente) e informar os dados pessoais que o requerente obviamente sabe (qual seu nome completo, sua data e local de nascimento, nome da mãe etc etc). Eu fiz isso para o processo do meu sobrinho menor de idade. No caso fiz "cosplay" do meu irmão, se é que me entende rsrs. Consegui tanto o número do processo quanto a senha sem problema algum, mas é preciso ter os dados de identificação pessoal (que foram preenchidos no quadro 1 do formulário) todos na ponta da língua. Obviamente como se tratava do meu sobrinho e o responsável era irmão eu sabia os dados de ambos de cabeça, mas ter uma imagem do formulário preenchido à mão para usar como cola resolve.

A dica é fazer o que o @eduardo_augusto e @LeoSantos explicaram bem:

1 - Seja cordial, mas faça perguntas diretas e objetivas (sem contar história triste como: "ahhh faz um tempão que mandei os documentos, vi que foi entregue mas ainda não recebi o código, não sei se está tudo certo, esse processo é muito importante para mim, bla bla bla bla...")

2 - Ter de cabeça (ou numa colinha) os dados do processo (as informações que foram preenchidas no formulário) e as perguntas que quer fazer.

• Pessoal, a urgência é somente para 75+?

Minha mãe tem 71, mas tem sérios problemas de saúde.

• O pedido de urgência tem que ser apostilado? Alguém enviou sem apostilha de Haia e deu certo?

• @gikacangika

Pode pedir se o tratamento médico só puder ser feito em país da União Europeia para nacionais dos Estados-membros.

Para isso, vai ter de atestar todos os laudos, declarações, etc., apostilar e enviar com requerimento assinado em cartório pela requerente, apostilado (por precaução).

• @ecoutinho

É verdade, a mudança na lei que facilitou a comprovação dos laços efetivos (passando a presumi-los através do conhecimento da língua) aconteceu em novembro de 2020, com a Lei Orgânica n.º 2/2020.

Como eu já tinha a cidadania italiana e morava há muitos anos na Inglaterra, acabei fazendo o processo da minha mae com mais calma. Também enfrentei dificuldades para localizar os documentos portugueses, os quais só encontrei com a preciosa ajuda do pessoal do grupo.

Com o passar do tempo, o volume de pedidos de nacionalidade aumentou drasticamente. Consequentemente, todos os processos se tornaram muito mais demorados, sejam eles prioritários ou não.

Se não me engano, você também tem a nacionalidade irlandesa, não é? Hoje em dia, com o crescimento dos partidos de extrema-direita na Europa, depender de apenas uma cidadania tem se mostrado arriscado. Ter duas ou mais portas abertas é, sem dúvida, a melhor estratégia.

• @ugoesteves @BetoPaiva @Admin

Seria ótimo a criação de um tópico exclusivo pra tratar sobre as urgências.

Eu, por exemplo, que não sou caso de urgência, fico perdida em busca de novidades sobre os processos ordinários...

• editado June 17

@jsc1988 @Admin

Foi exatamente por isso que sugeri. Estou perdido no meio de todos estes pedidos de urgência, que se tornaram o assunto dominante nas últimas semanas.

Sou apenas um tipo comum...

• Boa tarde, amigos.

Processo de minha Avô, 94 anos. Data entrada: 20/06/2022.

Pedi a urgência só com firma reconhecida e sem apostilamento. Chegou na conservatória 09/06/2026.

Recebi esta mensagem, o que acham?

Despacho: 

Deferido o pedido de tramitação urgente, pese embora por força de orientação interna já dela beneficiasse, mas encontrando-se, ainda, na respetiva ordem de entrada dos demais processos relativos a titulares de idade igual ou superior a 75 anos.

Será que vai realmente mudar algo? 

• @jvtorres @ecoutinho @eduardo_augusto

Ao que parece, decidiram conceder a urgência internamente para todos os 75+, como falamos. O que acham?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.