Documentação Atribuição - Formulário 1C

O formulário 1C precisa ser assinado por reconhecimento de firma por autenticidade.

Minha dúvida é se esse formulário precisa ser apostilado, na Apostila de Haia também.

Agradeço pelo esclarecimento.

Comentários

• Não precisa, porque o formulário já é um documento português. Só se apostila documentos estrangeiros para que possam ter validade em Portugal.

• Obrigada pelo esclarecimento, Lucas.

Eu imprimi o formulário em uma única folha, frente e verso, de modo que ficaram duas páginas na frente e duas no verso. Fiz isso para que a assinatura e o reconhecimento de firma por autenticidade fossem realizados em um único documento.p

Você saberia me informar se eles aceitam nesse formato?

• Se as duas primeiras páginas do formulário 1c foram impressas numa mesma folha (frente e verso), então está certo. O importante é que a página da assinatura esteja na mesma folha que a página dos dados pessoais.

• Minha esposa já é portuguesa, tem passaporte e cartão cidadão.

Posso pedir a nacionalidade pro nosso filho aqui no Consulado de São Paulo, ou é melhor mandar pra Conservatória de Lisboa ?

O tempo pra sair é o mesmo ??

• @fcapelato

Se seu filho tiver menos que 1 ano de idade, faz sentido ir pelo consulado. Se tiver 1 ano ou mais mande para o Arquivo Central do Porto usando o guia abaixo pois pelo consulado será muito mais demorado.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

• @ecoutinho

Meu filho tem mais que 18 anos ...

• @ecoutinho

E pra fazer cidadania pra Cônjuge ?

• editado March 10

@fcapelato

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Se você for no topo da página vai encontrar o botão "Guias e informações Úteis".

Todos esses guias estão lá. 90% das perguntas das pessoas por aqui são resolvidas apenas checando o que já está escrito alí.

• @ecoutinho

Muito obrigado...

Mais uma duvida: Eu mando os Processos pra Conservatória de Lisboa ou pro Porto ?

• @fcapelato

Por favor, leia o que já te mandei. Está tudo lá.

• @ecoutinho

Oi, confesso que não achei, ainda estou aprendendo a navegar na Comunidade....

Se vc puder responder: Eu mando os Processos pra Conservatória de Lisboa ou pro Porto ?

Agradeço

• editado March 12

@fcapelato

Não é necessário navegar pelo fórum, já te passei os links diretos para os guias, mas vou repetir:

o guia para filhos maiores é esse:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Para cônjuge esse

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

É só clicar em cada um e ler. Tem a lista de documentos, orientações gerais e ao final o melhor lugar para cada tipo de processo.

Não quero passar essa informação num post que vai ficar congelado no tempo e seriam os lugares corretos hoje, mas poderia levar as pessoas no futuro a erro ao lerem a informação aqui. Os guias são atualizados periodicamente, portanto se consultar sempre lá estará com a informação atualizada.

• @ecoutinho @SergioM

Gostaria de pedir esclarecimentos relativamente aos requisitos de assinatura e certificação do formulário de pedido de nacionalidade (artigo 1(1)(c)). Após efetuar o pagamento de 175€, recebo o formulário por e-mail para descarregar, preencher e assinar.

É obrigatório que este formulário seja assinado e certificado no Consulado de Portugal em Goa, ou é também aceite que a assinatura seja reconhecida por um advogado ou notário local na Índia, seguida de apostila?

Poderiam, por favor, confirmar qual destas opções é aceite para este tipo de pedido, de forma a evitar que o documento seja rejeitado ou que sejam necessárias verificações adicionais?

Agradeço desde já a vossa orientação.

• editado 7:26AM

@Picol22

Não tenho informação se o reconhecimento feito por um notário na Índia seria aceito.

Em teoria, faria sentido aceitarem, afinal aceitam o reconhecimento feito por um notário no Brasil, mas, como nunca vi nenhum caso, te recomendo que faça o reconhecimento da assinatura num consulado Português pois isso é 100% seguro que é aceito.

Reconhecimento de assinatura feita por advogado só é aceita se o advogado for inscrito na Ordem dos Advogados portugueses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.