Laços com Portugal - Neto
Achei a documentação pra entrar com o pedido para neto, mas com essa nova lei que pede laços com Portugal, como proceder? Ter que provar 5 anos é muito difícil. Acho que não dá mais para tirar a cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se puder, aguarde uns meses.
Ninguém sabe se a nova lei vai pedir outros laços com Portugal. Alguns interpretam que os laços são o conhecimento da língua e os critérios novos de conhecimentos da cultura e símbolos nacionais (que possivelmente terá um teste), outros entendem que ficou em aberto.
A questão é que a regulamentação, que tem um prazo de 90 dias, ainda não saiu e tem uma possibilidade considerável de demorar muito mais pelo histórico de Portugal, tipo alguns anos.
Eu se estivesse com tudo pronto mandaria logo, até porque a previsão otimista é de levar uns 5 anos até ser analisado. Até lá dá tempo de ver o que precisa e enviar para anexar ao processo que já vai estar na fila.
@SergioM
Ninguém sabe se a nova lei vai pedir outros laços com Portugal. Alguns interpretam que os laços são o conhecimento da língua e os critérios novos de conhecimentos da cultura e símbolos nacionais (que possivelmente terá um teste), outros entendem que ficou em aberto.
O que é exigido está claro na lei. O que está pendende é como será a comprovação de que o requerente atende os critérios.
Alguns países aplicam um teste, outros fazem uma espécie de entrevista.
Com tecnologia, uma entrevista virtual seria possível. Mas acho que vai demorar anos para Portugal conseguir implementar.
A solução mais "rápida" seria uma entrevista no consulado. Mas aí tem outro problema: o IRN é do Ministério da Justiça e os Consulados são do Ministério dos Negócios Estrangeiros, então ainda existiria toda uma "negociação" para implementar...