Laços com Portugal - Neto
Achei a documentação pra entrar com o pedido para neto, mas com essa nova lei que pede laços com Portugal, como proceder? Ter que provar 5 anos é muito difícil. Acho que não dá mais para tirar a cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se puder, aguarde uns meses.
Ninguém sabe se a nova lei vai pedir outros laços com Portugal. Alguns interpretam que os laços são o conhecimento da língua e os critérios novos de conhecimentos da cultura e símbolos nacionais (que possivelmente terá um teste), outros entendem que ficou em aberto.
A questão é que a regulamentação, que tem um prazo de 90 dias, ainda não saiu e tem uma possibilidade considerável de demorar muito mais pelo histórico de Portugal, tipo alguns anos.
Eu se estivesse com tudo pronto mandaria logo, até porque a previsão otimista é de levar uns 5 anos até ser analisado. Até lá dá tempo de ver o que precisa e enviar para anexar ao processo que já vai estar na fila.
@SergioM
Ninguém sabe se a nova lei vai pedir outros laços com Portugal. Alguns interpretam que os laços são o conhecimento da língua e os critérios novos de conhecimentos da cultura e símbolos nacionais (que possivelmente terá um teste), outros entendem que ficou em aberto.
O que é exigido está claro na lei. O que está pendende é como será a comprovação de que o requerente atende os critérios.
Alguns países aplicam um teste, outros fazem uma espécie de entrevista.
Com tecnologia, uma entrevista virtual seria possível. Mas acho que vai demorar anos para Portugal conseguir implementar.
A solução mais "rápida" seria uma entrevista no consulado. Mas aí tem outro problema: o IRN é do Ministério da Justiça e os Consulados são do Ministério dos Negócios Estrangeiros, então ainda existiria toda uma "negociação" para implementar...
@eduardo_augusto
Eu concordo com a interpretação de que os critérios são os que estão explícitos no texto da lei, mas entendo os argumentos de quem acha que ficou em aberto e não acho impossível que o IRN interprete diferente.
Mas independente disso, acho que ainda vai demorar a termos uma resposta, por isso acho válido mandar o processo pra já entrar na fila e depois fazer o que tiver que fazer.
@SergioM
Mas independente disso, acho que ainda vai demorar a termos uma resposta, por isso acho válido mandar o processo pra já entrar na fila e depois fazer o que tiver que fazer.Eu concordo e se fosse comigo, também enviaria o processo de qualquer modo.
No entanto, tomei conhecimento de um relato de um processo apresentado após a mudanca na lei, que foi recusado pela conservatória. Segundo a pessoa, a conservatória informou que o processo foi apresentado sem cumprir todos os requisitos. Afinal, os requisitos já existem - embora ninguem saiba como os cumprir.
Pode ter sido um caso isolado, ou pode ser que a pessoa tenha se confundido, ou até mesmo inventado a história.
Vou tentar localizar o relato...
@CarlosASP @LeoSantos @Destefano @ecoutinho
Complementando o post acima, eu me confundi um pouco. O relato é que algumas pessoas que submeteram o processo depois da mudança da lei receberam email informando que o processo seria indeferido por conta das novas regras.
Um pouco diferente do que eu escrevi.
@eduardo_augusto
Será que consegues uma captura de tela desse e-mail com elas?
@eduardo_augusto justamente, tenho certeza que seria recusado. infelizmente estamos reféns desses "laços" que impedem o reconhecimento.
@Bea_Crotti
Nesse momento não dá para ter certeza de nada, infelizmente. Precisamos esperar um pouco para a poeira baixar e termos um pouco mais de informação sobre como vai funcionar a partir de agora.
O texto novo da lei abriu a possibilidade de complicarem bastante mas, da mesma forma, pode ser que os requisitos novos virem apenas campos adicionais no formulário para se marcar “Sim/Não” e na prática nada mude. Neste momento só sei que nada sei.
@ecoutinho verdade, no momento resta apenas aguardar, acho arriscado tentar o reconhecimento no momento. espero que deixem de lado esses requisitos ao menos aos netos de países que falam português.