Divergência de grafia em documentos

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida sobre divergência de grafia em documentos antigos portugueses/brasileiros.

No caso da minha bisavó portuguesa, encontramos diferenças no sobrenome dependendo do documento:

Documentos da minha bisavó:

• no assento português de batismo, inicialmente entendíamos como “Granja”;
  • já em uma certidão brasileira antiga de casamento, o sobrenome aparenta estar como “Granger”;
  • além disso, a transcrição do casamento em Portugal (realizada em 2020) também ficou registrada como “Granja”.

Documento da minha avó:

• na certidão brasileiro inteiro teor digitada de nascimento aparece “Granje”.

Ou seja, atualmente temos:

• Granja
  • Granje
  • Granger

Todos os demais dados coincidem (filiação, datas, localidade, cônjuge etc.).

A dúvida é:

essas diferenças costumam ser entendidas apenas como variações gráficas/interpretação de caligrafia antiga ou normalmente geram exigência de retificação?

Obrigado desde já!

Comentários

• editado 4:18PM

@FilipeSantiago98

essas diferenças costumam ser entendidas apenas como variações gráficas/interpretação de caligrafia antiga

Sim.

ou normalmente geram exigência de retificação?

Já que todos os demais dados coincidem (filiação, datas, localidade, cônjuge etc.),

é pouco provável que exijam retificação. Não retifique nada sem que lhe seja exigido (porque não sabe se seria necessário retificar só isso ou mesmo se vai ser necessário), mas tenha documentos prontos e estratégia preparada para proceder caso exijam. Via de regra, documentos mais velhos sobrepujam documentos mais novos (se precisar de uma retificação em cascata, seria o batismo português [sem retificar] apostilado para retificar o casamento brasileiro que retificaria o assento transcrito de casamento português).

• @FilipeSantiago98

Os nomes são bem parecidos, possivelmente ao longo do tempo foi se modificando por causa do sotaque.

Como todos os demais dados estão coerentes nos documentos, acho difícil que peçam alguma retificação.

Não impossível, mas difícil.

Antigamente aqui no fórum havia uma visão de que "precisa retificar tudo, 100%, antes de enviar os processos". De fato, essa é a maneira mais segura para evitar problemas. Mas ao longo do tempo, observamos que os conservadores também utilizam do bom senso e que coisas menores, que não deixam dúvidas sobre quem são as pessoas mencionadas nos documentos, são aceitáveis.

Assim, a sugestão é mandar do jeito que está. se vier uma exigência de retificação ou explicação, você resolve.

lembrando: todo mundo aqui no fórum é um "estranho da internet" e você assume a responsabilidade sobre as decisões que tomar. acho importante sempre lembrar as pessoas disso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.