Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

15354555759

Comentários

• @guedesmarcia

Levaria 4 anos se eles voltassem a analisar agora e conseguissem analisar, em 4 anos, todos os processos acumulados dos últimos 4 anos. Voltar a analisar agora é possível, mas conseguir tratar 4 anos de processos acumulados nesse mesmo período é completamente irrealista.

Se retomassem as análises agora, pode-se dizer com relativa certeza que o processo demoraria, no mínimo, 8 anos. Num cenário hipotético como este, isso significaria que, em 2034, estariam a analisar processos que deram entrada em 2026. A situação na CRC é muito pior do que aparenta.

• @Giulia1609 Bom dia, Giulia. Tudo bem?

Tenho um filho menor, de 1 ano e 4 meses, e pretendo dar entrada este mês no processo de cidadania dele pelo Art. 1º. Minha dúvida é: vale mais a pena enviar diretamente para a ACP ou fazer pelo consulado aqui no Brasil?

Pergunto porque, pela imagem que você mandou, parece que pelo consulado o processo está mais rápido. Procede?

Muito obrigado!

• editado May 8

@Vortex sim,infelizmente é uma previsao horrivel,vc está certo.

Tento ser otimista,mas contra fatos e matemática nao há argumentos.

Quem entrar agora seguindo a matemática pode nem estar vivo pra ver seu processo findar.

• @igorsalvochaves bom dia! Esse print que eu mandei no grupo mes passado é referente aos processos de cidadania de LISBOA. Eu nunca entrei com processo pelo consulado, mas pelo que vejo no forum, nao é uma boa ideia nao. Pelo que eu vejo a melhor opcao é ACP mesmo.

Aproveitando, onde voce achou o formulario? Nao acho de jeito nenhum kkkk

• @igorsalvochaves processos via consulados em geral são mais demorados, mas parece que estão mudando isso pro caso de menores, com alguns relatos recentes de processos concluídos em poucos meses, portanto mais rápido que mandando pra Portugal. Só um detalhe, o mês que aparece na tabela não é o mês que a pessoa submeteu o processo no consulado, é o mês que o consulado mandou o processo para integração em Lisboa. No caso de adultos, já vi relato de consulado levar 1 ano e meio pra fazer isso.

• editado May 8

@igorsalvochaves

É o que digo para todo mundo que faz essa pergunta: Te desafio a encontrar um caso sequer no fórum de alguém que entrou com um processo de cidadania de um filho que tenha mais que 1 ano de idade e que não esteja frustrado e arrependido!

O pessoal acha legal pq vc agenda no consulado, vai pessoalmente, entrega a papelada, um funcionário confere um monte de bobagem na hora, cria caso com detalhes irrelevantes como se uma certidão o Antônio está escrito como Antonio ou Anthonio, paga na hora, dá aquela sensação de "dei uma desenrolada, agora a coisa vai!". Sente mais confiança do que colocar os documentos no envelope e mandar por correio para Portugal.

Só que um ou dois anos depois vc descobre que está no escuro sem informação nenhuma e descobre que o processo de filho que leva 1 ano na conservatória vai levar 4 ou 5 anos no consulado. Ou pior, inventam uma exigência que vai dar um trabalho e custo enormes para resolver que na conservatória nem seria considerada por ser irrelevante para o direito à cidadania. É um baita atraso de vida.

Falo sem medo de errar: Onze em cada dez pessoas que fizeram via consulado se arrependem. A única exceção é pedido de cidadania de filhos recém nascidos (menos de 1 ano), para esses apenas o consulado compensa.

• @ecoutinho salve! Voce por acaso sabe aonde eu acho o link do formulario de 1c maior? Nao consigo encontrar esse formulario

• editado May 8

@Giulia1609

Para filhos maiores vc vai receber como anexo do email com o recibo de pagamento da taxa de 175€. Os dados de confirmação de pagamento estarão “chumbados” no cabeçalho da primeira página do pdf.

No guia tem o link direto para a página de pagamento, ou entao vc pode ir no google e procurar por “nacionalidade irn”

• @guedesmarcia

É triste, mas um conservador apontado pelo IRN para liderar a CRC pode, na prática, retirar um direito previsto na lei a milhares de pessoas, simplesmente ao criar um sistema de prioridades que paralisa completamente um determinado tipo de processo, enquanto outros conservadores apontados como lideres em outras conservatorias continuam a tratar essas mesmas solicitações normalmente. Isto acaba por criar uma situação de discriminação entre requerentes, em que alguns veem os seus processos analisados e outros ficam sem ver os seus direitos respeitados. Trata-se de um sistema disfuncional, em que um funcionário público acaba por, na prática, decidir quem vê os seus direitos aplicados ou não à luz da lei. É uma situação analoga a uma ditadura.

• @Vortex é o que vem acontecendo com os processos 1 C em Lisboa,onde TODOS os processos andaram menos os de filhos,e casamento também ficaram parados quase 1 ano.

• @guedesmarcia Na verdade, já ultrapassa mais de 1 ano que decidiram não querer analisar processos de filhos, netos e cônjuges. Só vejo de naturalizados a sair e passar à frente de muitos. Se isso já não é corrupção e falta de transparência, então não sei por que isso não tem qualquer lógica nem justificação.

Se os funcionários do IRN não querem trabalhar ou estão a prejudicar os direitos das pessoas apenas pra fazer birra contra o governo porque só querem mais regalias (porque isso acontece muito na função pública), então que deixem os seus trabalhos para outras pessoas que realmente querem trabalhar. Já começo a ficar com raiva pela forma como menosprezam processos de originários.

• @MiraiAx

Acho que acusar os funcionários da Conservatória de corrupção não é correto, pois não existe qualquer evidência disso. Poder-se-ia especular sobre a existência de uma espécie de ‘greve branca’, mas, nesse caso, porque motivo isso aconteceria apenas na CRC?

Há, no entanto, um facto evidente: a CRC adota um sistema de priorização de determinados tipos de processos que acaba por manter outros tipos parados até que os processos colocados no topo da prioridade estejam regularizados. Na prática, isso dificilmente acontecerá, porque existirá sempre uma fila — mesmo que pequena — de processos prioritários, fazendo com que os restantes permaneçam constantemente parados.

O salário de um conservador é atualmente de cerca de €2.843,06. Trata-se de uma função que exige licenciatura em Direito e, embora não seja um salário particularmente elevado, está relativamente alinhado com aquilo que muitos advogados recebem no setor privado. Já os oficiais de registo, que frequentemente suportam uma carga de trabalho maior, também necessitam de ser titulares de licenciatura em Direito. e o salario e bem menor

• @RafaelM essa tabela não parece estar correta. De onde você recebeu ela? Como podem estar analisando processo de agosto de 2026? tem algo estranho nessa tabela.

• @pbragam

Eu reparei a mesma coisa, provavelmente erraram o ano.

Eu recebi essa tabela mandando um e-mail diretamente para o ACP (arquivocentral.porto@irn.mj.pt), e recebi essa tabela como resposta automática.

• ACP parou de analisar Art 6o. no. 1? Já está há meses em Outubro de 2023... 😞

• editado May 9

@JoaoFarias

6.1 exige "consultas externas" (AIMA, PJ etc).

Já foi amplamente discutido que as respostas às consultas tem demorado muito para chegar (especialmente da AIMA).

Enquanto ACP não receber essas respostas (que vem de outros órgãos; eles não tem como acelerar isso), os processos 6,1 (e outros que dependem de consultas externas - 1D maiores de idade e 6.7) não vão andar mais rápido na ACP.

Os de filhos (1c) vão andar mais rápido, pois filhos não precisam dessas consultas

• @CarlosASP @MiraiAx

Estas consultas são todas efetuadas de forma eletrónica e, regra geral, não demoram mais do que alguns minutos. Apenas em casos mais raros — quando existem registos criminais ou algum tipo de inconsistência — é que são necessárias investigações mais aprofundadas, o que naturalmente pode aumentar o tempo de resposta.

Perante estas demoras, existem algumas hipóteses. A primeira é a de que os organismos consultados estejam efetivamente a atrasar o tratamento dos pedidos. Outra possibilidade é que as conservatórias não estejam a ser totalmente transparentes ao afirmarem que os processos se encontram pendentes devido a consultas externas ainda sem resposta.

Da mesma forma, quando alguém consulta um processo 1C (maior) na CRC, é frequentemente informado de que estão a ser analisados processos da segunda semana de 2022, quando, na prática, isso não parece corresponder à realidade. Tudo indica que a análise desses processos terá sido interrompida quando a fila ainda se encontrava em fevereiro de 2022.

• @Vortex

Perante estas demoras, existem algumas hipóteses. A primeira é a de que os organismos consultados estejam efetivamente a atrasar o tratamento dos pedidos

Acho que estamos falando a mesma coisa. Independente do motivo da demora de um órgão externo, o resultado prático é o mesmo: os processos que dependem de consultas externas não podem avançar nas conservatórias. As conservatórias (e o requerente) não tem controle sobre a velocidade de resposta de outros orgãos.

Da mesma forma, quando alguém consulta um processo 1C (maior) na CRC, é frequentemente informado de que estão a ser analisados processos da segunda semana de 2022, quando, na prática, isso não parece corresponder à realidade. Tudo indica que a análise desses processos terá sido interrompida quando a fila ainda se encontrava em fevereiro de 2022.

Não entendi bem o cometário, pois me parece que saiu meio truncado.

Se estiver se referindo à segunda versus primeira quinzena de fevereiro de 2022, pessoalmente acho meio irrelevante a diferença e que as pessoas dão valor exagerado a essa informação. Sempre achei melhor usar esse dado apenas como um indicador bem aproximado do andamento de processos, já que existem muitas razões para processos individuais estarem um pouco mais ou menos atrasados em relação ao informado nessas tabelas.

Também ressalto que CRCentrais Lisboa informa data de "Análise", que entendo ser quando ainda está com os Oficiais; uma etapa anterior à de "Decisão", que é uma competência exclusiva dos conservadores. Apenas para 3.1 (casamento), Lisboa separa na tabela essas duas etapas - e processos para "Decisão", no caso deste artigo específico, estão com um mês de atraso em relação aos em "Análise" (dados para março 2026)

• O motivo do meu comentário sobre os processos 6.1 parecerem estar parados é que até os últimos meses de 2025 estávamos a ver andamento da fila, quase todos os meses a tabela mostrava avanço de uma quinzena ou duas. Acredito que em dezembro de 2025 já apresentava outubro de 2023 na tabela para este artigo e desde então não houve mais avanço.

• Alguém com processo de casamento 3.1 de outubro de 2021 finalizado recentemente? Pelo que acompanho aqui, já tem umas 2 semanas que não mencionam nenhuma conclusão. Processo que acompanho é de 01/10/2021 (o que não condiz com a alegação que seguem estritamente a ordem de entrada).

• Boa tarde,

Tabela de hoje ás 09:18

• Bom dia, alguém que vive em Toronto submeteu o pedido de visto 1C para adultos ao consulado em Toronto no início de 2025 e recebeu alguma atualização, comunicação ou a certidão de nascimento?

Quando apresentei o meu pedido, disseram-me que demoraria cerca de 18 meses a ser finalizado e que me enviariam a certidão de nascimento pelo correio. Já passaram 13 meses e duvido que receba alguma coisa nos próximos 6 meses. Por esta altura, espero apenas receber uma notificação de que o meu pedido foi recebido. 😥

• @JoaoFarias Acho que tu tens razão. Depois de dezembro de 2025, o Artigo 6.1 avançou muito lentamente. Por

• editado May 11

Tenho muitas dúvidas se puder ajudar:

1. Em 2019, fiz com um golpista o meu processo sozinha, com orientação dele, e desde o início eu já estava achando que o processo estava sendo feito errado, pelas minhas pesquisas e não sabia da existência do fórum antes. Dei entrada em Novembro de 2019 como NETA, mas sou bisneta, minha mãe que é neta, quem deveria dar entrada primeiro, meu Processo errado: 103760/19 TAIANE DIAS DE ARAUJO, como eu deveria solicitar o cancelamento ou encerramento, para quando sair o da minha mãe corretamente eu daria entrada de forma correta.
    2. Em Maio/24 Dei entrada no Processo de Cidadania da minha mãe de forma correta com uma Consultora, desde então tudo certo e não teve nenhuma exigência até hoje. Poderiam anexar na planilha de acompanhamento de vocês, Neta de Português processo em Lisboa, segue em anexo o Processo.

• @Moari

Tem certeza de que esse primeiro processo não foi analisado? Lisboa já está em fevereiro de 2022…

• @D_Carreiro se olhar na tabela do post acima do seu vai ver que Lisboa está analisando 1C maior de idade via consular que entraram lá na 1ª quinzena de agosto de 24. Tem que contar aí que essa é a data que o consulado enviou para Lisboa e não a data que você deu entrada no consulado.

• @Moari

Não sou advogado, por isso não tome a minha opinião como aconselhamento jurídico. Apenas um advogado pode dar-lhe uma orientação 100% confiável.

Dito isto, pelo conhecimento que tenho, os processos não são imediatamente cancelados quando a conservatória recebe o pedido de cancelamento. Normalmente, o pedido só é analisado quando o processo é atribuído a um oficial de registo.

Na prática, quando o seu processo chegar ao oficial de registo, ele será indeferido, uma vez que não existe base legal para o pedido. Ou seja, com ou sem solicitação de cancelamento, o processo acabaria por ser indeferido no mesmo prazo.

De qualquer forma, considero mais adequado solicitar o cancelamento, informando que o processo foi iniciado por engano e apresentando uma declaração clara de que não pretende dar continuidade ao mesmo.

Não se esqueça de indicar:

• nome completo;
    • número do processo;
    • assinatura reconhecida por notário.

Quando a cidadania da sua mãe for concluída, poderá apresentar um novo pedido com base no artigo 1.º, n.º 1, alínea c).

Aqui está o formulário:

https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

• @GustavoSouza

A tabela que recebeu corresponde ao mês passado. A de abril ainda não foi publicada.

• Boa tarde pessoal. Alguem ja conseguiu a tabela de abril de Lisboa CRC?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.