Pedido Cidadania Neto Menor

2»

Comentários

• @Erich Kossatz

1- Não precisa de antecedentes criminais de ninguém e as cópias dos documentos de identificação tem que ser autenticadas e apostiladas.

2- não tem taxa

3- sim

• Obrigado @SergioM

Mais uma dúvida.

Como minha filha tem 8 anos, não precisa enviar nenhum documento, apenas a certidão de nascimento, correto?

Os meus documentos e o da minha esposa podem ser RG ou passaporte. Eles devem conter os nomes dos nossos pais neles ou não há necessidade?

• editado April 28

@Erich Kossatz correto, apenas a certidão de nascimento reprográfica apostilada é suficiente.

Já para a segunda pergunta, acho que ela se responde ja que ambos os documentos possíveis (RG ou passaporte) contém filiação, então “não tem pra onde correr” e qualquer saída vai conter os nome dos seus pais e de sua esposa

• Tem que conter a filiação sim, essa observação existe por que passaportes emitidos em consulados costumam vir sem filiação.

• @SergioM essa ausência de filiação no passaporte emitido por consulados é algo internacional ou restrito aos consulados brasileiros? Acho que nunca tinha recebido essa informação, e se recebi acho que apaguei da memória.

• editado April 29

@lucena

Como o @SergioM disse: os passaportes brasileiros emitidos fora do Brasil (pelos consulados brasileiros) geralmente não têm filiação. O meu por exemplo não tem. No caso de menores de idade (ou se vc pedir) eles colam uma etiqueta em papel especial (a mesma etiqueta usada para os vistos) com a filiação impressa em letras miúdas na página seguinte à da foto (o da minha filha, por exemplo tem isso veja abaixo). Não sei dizer se a filiação apresentada dessa forma traria algum problema num processo de nacionalidade.

essa ausência de filiação no passaporte emitido por consulados é algo internacional ou restrito aos consulados brasileiros?

Eu chutaria que tem a ver com o fato de os passaportes no Brasil serem emitidos pela PF e nos consulados pelo MRE (Itamaraty), pode ter a ver com a base de dados de cada instituição (mas isso é puro palpite, não tenho nenhuma informação que permita afirmar isso).

O passaporte português também não tem filiação (independente de onde foi emitido). Não sei dizer sobre outros países.

• Outra dúvida.

Caso meu processo de filho saia antes do da minha filha de neto, posso informar eles para que seja mudado para o processo de filho?

• editado April 29

@Erich Kossatz

Sim, pode. Precisará enviar um formulário novo (o de filhos), mas poderá baixar o gratuito da internet pq a taxa já estará paga e precisará fazer uma cartinha pedindo a convolação (conversão) do processo, mas é possível e com isso o processo dela será avaliado como filha.

• @ecoutinho poderia tirar uma dúvida sobre isso por gentileza? quando isso ocorre, como fica a questão dos prazos? ele passa a contar do zero no processo de filho, certo? é como se a pessoa tivesse acabado de entrar na fila? muito obrigado desde já.

• @brunommdc

ele passa a contar do zero no processo de filho, certo?

Negativo. O que interessa é a data em que os documentos foram entregues na conservatória. Se estava há 2 anos esperando como neto e mudou para filho, passou a ser um processo de filho que entrou há 2 anos. Em Lisboa acho que atualmente não faz muita diferença no prazo pois filhos por lá já está passando de 4 anos, mas se for no ACP tende a ser avaliado rapidamente pois vai ser provavelmente o processo de filho mais antigo da fila.

Veja esse caso aqui em que a própria conservadora recomendou a uma pessoa fazer a mudança para não depender mais da demora da AIMA e "acelerar" o prazo.

• Eu enviei os documentos para a ACP via DHL, do processo 1D menor do meu filho. Chegaram lá no dia 23/04/2026.

Ainda não recebi a senha para acompanhamento. Vocês acham que a promulgação da nova lei deve afetar esse processo?

• editado May 4

@gikacangika

Ainda não recebi a senha para acompanhamento. Vocês acham que a promulgação da nova lei deve afetar esse processo?

Pelo histórico não deve afetar. O que interessa é a data que o envelope chega na conservatória, não a data que cadastram no sistema.

Guarde o comprovante de entrega (o print do site da DHL ou do CTT) onde consta data de entrega e o nome de quem recebeu, caso precise provar que os documentos chegaram antes da publicação da nova lei. Salve em PDF e guarde com carinho.

• alebessa29alebessa29 Member

@Erich Kossatz tudo certo?

eu acho que tenho uma situação "parecida" com a sua. Minha filha nasceu tem um mês, minha mãe já é portuguesa e estou com o meu processo de filho 1C em andamento.

Por isso, eu quero já iniciar o da minha filha, porque entendo que o meu vai demorar bastante. Eu fui acompanhando toda a discussão por aqui e queria entender com você quais foram os documentos que você reunião e enviou (ou enviará)?

@gikacangika tudo bem? vi que você também enviou documentos do seu filho (1D), através da DHL. Poderia me dizer quais documentos você reuniu? Além disso, como foi o procedimento pra fazer o envio via DHL?

Pergunto isso, pois como é algo que farei pela primeira vez e estou com receio de cometer algum equivoco e gostaria de obter ajuda.

Obrigado!

• editado May 4

@alebessa29

A lista de documentos está no link abaixo, mas eu recomendo vc aguardar uns dias. A Lei da Nacionalidade acabou de ser alterada e há algumas mudanças para netos que ainda não temos clareza dos impactos.

No contexto atual, eu no seu lugar aguardaria o seu processo terminar e mandaria o da sua filha como processo de nacionalidade de filho de portuguesa menor de idade, pois é uma modalidade que as mudanças da lei não afetaram. Se der sorte de seu processo terminar antes de sua filha completar 1 ano poderá inclusive fazer apena o registro di nascimento dela via consulado (o que é bastante rápido).

Atribuição - Netos Menores Formulário 1D

@ecoutinho pois é, eu não acompanhei muito as alterações que rolaram na lei. O X da questão é que meu processo está em Lisboa.. e acredito que você deve estar acompanhando que Lisboa tem demorado uma eternidade. Enfim, vou aguardar alguém se pronunciar e ver quais serão os impactos.

• Erich KossatzErich Kossatz Member
    editado May 5

@alebessa29

Olá! Não enviei ainda. E como o @ecoutinho comentou, estou pensando em aguardar mais um tempo para saber como essas mudanças irão afetar os processos de neto. E como minha filha tem a cidadania italiana pela minha esposa, não tenho tanta urgência.

De qualquer forma, os documentos que estava reunindo são:

- Certidão de nascimento minha, cópia reprográfica (filho da portuguesa). Apostilado e sinal público;

- Certidão de nascimento da minha filha, cópia reprográfica (solicitante). Apostilado e sinal público;

- Cópia simples do assento português da minha mãe (portuguesa);

- Cópia simples da transcrição de casamento da minha mãe (não sei se é necessário, acho que eles devem ter essa informação quando acessarem o assento da minha mãe)

- Formulário 1D reconhecido firma na frente do escrevente;

- Cópia RG ou Passaporte meu e da minha esposa. Apostilado e autenticado.

@Erich Kossatz obrigado por compartilhar os documentos.

Uma dúvida: quando você fala no item "Cópia RG ou Passaporte meu e da minha esposa" - você está se referindo à documentos brasileiros? RG ou Passaporte brasileiros? Pergunto isso, pois eu só tenho documentos brasileiros, visto que minha cidadania portuguesa está em andamento na CRC.

Obrigado!

• @alebessa29

Sim, os documentos brasileiros. Eles devem conter filiação e serem autenticados e apostilados. Me parece que passaportes emitidos por consulado ou embaixadas não constam a filiação, mas se foi emitido aqui no Brasil é muito provável quem constem. E esses documentos não podem ter mais de 10 anos da emissão.

@Erich Kossatz

Entendi. Eu acho que seria mais correto, na minha vez, usar as identidades (RGs), então. Apesar que tanto o passaporte, quanto os nosso RGs possuem as filiações. No meu caso o passaporte que tenho que é brasileiro e emitido no Brasil, vem com a filiação.

De qualquer forma, muito obrigado pelas informações mais uma vez.

• @alebessa29

Os documentos que enviei são exatamente os que estão no link que o @ecoutinho disponibilizou aqui.

Em relação ao envio pela DHL, solicitei um orçamento no site deles e depois me retornaram via WhatsApp com os valores. Dei uma "chorada" e consegui um desconto; ficou de R$ 350 por R$ 310 o envio. Agendei para o dia seguinte a coleta do envelope no meu endereço, muito prático. Fizeram a coleta no dia 17/04 e chegou na ACP no dia 22/04.

Hoje recebi a senha para acompanhamento do processo. Fiquei feliz pois no comprovante que eles enviaram consta data de entrada de 22/04/2026, antes das alterações para netos.🙏

@ecoutinho, e todos que me ajudaram até aqui, obrigada!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.