Pedido Cidadania Neto Menor

Boa tarde!

Vou dar início ao pedido de cidadania portuguesa para o meu filho, como neto. Ele tem 7 anos.

Fiquei com dúvida nesse item:

6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente, se for maior que 14 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.

Precisa do RG ou passaporte, autenticado e apostilado, do pai e da mãe, de ambos, é isso? E como meu filho é menor de 14 anos, não precisa do RG dele. Certo?

Comentários

• editado February 7

@gikacangika

Sim, do pai e da mãe. Ambos precisam assinar o formulário e precisa do rg/passaporte de ambos.

Sim, se tiver menos que 14 anos não precisa do rg do menor.

• @gikacangika

Assumindo que se trata da criança que voce tem com o seu marido, que deu entrada no pedido de nacionalidade como filho (1C), acho bobagem entrar com o pedido de neto agora.

(Referência: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28489/solicitacao-como-conjuge-ou-como-filha#latest)

Espere mais alguns meses e entre com o pedido de filho, será mais rápido, e gratuito...

Melhor ainda seria você e seu filho pedirem como 1C, apensados, assumindo que a nacionalidade da sua mãe já foi concluída...

E aí já fica a família inteira com a nacionalidade portuguesa...

• @eduardo_augusto, permita-me discordar, mas o mais rápido pra ela é realmente o processo 1D.

Apensar processos 1C de mãe e filho em tese não é mais aceito. Até temos um relato recente que aceitaram, mas também temos de um caso que foi negado. Independente disso, um processo 1C maior tem levado de 12 a 14 meses no ACP, enquanto que um processo 1D de menor de 16 anos leva em torno de 2 meses. Por incrível que pareça, o processo 1D é a forma mais rápida.

• Apenas para registrar, pois já falei sobre isso em outros tópicos: eu concordo com o @eduardo_augusto .

• Boa noite a todos.

Minha cidadania portuguesa como neta saiu e também já fiz a transcrição do meu casamento.

Agora quero passar para os meus filhos, no caso, um maior e um menor com 16 anos.

Estou sem saber quais documentos eu devo juntar, achei o requerimento (art 1, n 1, al. c), mas não entendi ao certo quais os documentos.

Também estou com dúvida sobre para onde enviar, pois vi nos comentários que não é bom fazer pelo consulado.

Será que consigo fazer sozinha ou preciso contratar escritório?

Se tiverem uma lista já elencada de documentos e puderem me orientar, agradeceria muito.

Ana Flávia

• @Nairolasai, muito obrigada pelas informações.

Excelente a relação e explicação.

Só fiquei com dúvida no item 4 que diz que os documentos dos progenitores devem ser descritos no item 3 do formulário. Quer dizer que devo mencionar o documento do meu marido e meu na linha que diz ( quinto quadrado) outros documentos, indicar quais;

No caso escreveria:

Documento de identificação do pai fulano de tal e documento de identificação da mãe fulana de tal?

• Só mais uma dúvida, no caso do meu filho maior, não precisa enviar nenhum documento do pai? E do meu filho menor, não precisa mandar a minha certidão de casamento?

• @Naflavia75, filho maior não precisa de nenhum documento do genitor que não é o português. Certidão de casamento só é necessária para comprovar alguma mudança de nome. Se seu nome é o mesmo em todos os documentos, não precisa.

• @SergioM

Muito obrigada pela resposta.

• @Nairolasai

Boa tarde!

No descritivo de documentos que você me passou, consta o seguinte: certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

Minha dúvida, mando já as duas ou apenas a reprografia, ou ainda, só a digitada?

Pode me ajudar nesta dúvida?

• @Naflavia75

Mande apenas a reprográfica.

A digitada só se manda em adição à reprográfica quando esta está ilegível (ilegível = livro danificado, rasgado, borrado, algo que realmente impeça a leitura).

• @eduardo_augusto e @ecoutinho

Mesmo o processo levando cerca de 2 meses para 1D menor, conforme disse o @SergioM , vocês ai da acham que é melhor esperar sair o 1C do meu marido para, assim, pedir para o meu como 1C?

• Eu pensei em pedir como 1D para o meu filho menor exatamente porque vi alguém dizendo que o 1D do filho havia saido muito rápido e antes do dele próprio como 1C (os processos haviam sido solicitados na mesma data).

• @ecoutinho Obrigada pela resposta.

No preenchimento do formulário me surgiu mais uma dúvida.

Sou mãe e agora portuguesa, estou pedindo a nacionalidade para meu filho menor (16 anos).

Como preencho o quadro 1, os dados do declarante 1 e 2, no caso, eu e meu marido? Como mãe ou como representante legal e meu marido a mesma dúvida.

Inclusive pois no parágrafo de instruções para modelo 1C, no item 3 diz que :

"O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior, ou pelos representantes legais do menor..."

Parece simples, mas quando começamos a ler, começa a complicar.

• editado February 18

@Naflavia75

Como preencho o quadro 1, os dados do declarante 1 e 2, no caso, eu e meu marido? Como mãe ou como representante legal e meu marido a mesma dúvida.

Ué, ele não é filho dos dois? Vão preencher os dados de ambos como declarantes e marcar que intervém na qualidade de mãe e pai.

"O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior, ou pelos representantes legais do menor..."

Pai e mãe são representantes legais dos filhos, por definição...

Parece simples, mas quando começamos a ler, começa a complicar.

É mais simples do que parece se você não ficar tentando achar "pegadinhas" onde elas não existem. Uma pergunta que vc provavelmente fará: no campo para o CEP falta um quadradinho. Coloque um número fora dos quadrados. Eu geralmente coloco após o último pois alí tem um espaço em branco vazio.

• @ecoutinho

Rsrs

Obrigada pela orientação.

• Olá. Recebi meu assento há pouco tempo e não fiz meu cartão cidadão e passaporte ainda.

Enviei os documento para pedido de nacionalidade para minha filha de 12 anos, mas não coloquei meu RG nem passaporte. É necessário? Precisa ser um cartão cidadão português ou pode ser meu RG brasileiro, já que não fiz o cartão cidadão ainda?

• @Ricardo_Palmas

Pedido de menor precisa obrigatoriamente do documento de identificação do pai e da mãe. Pode ser RG com menos de 10 anos ou passaporte com filiação, cópia autenticada e apostilada.

• Obrigado Sérgio!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.