Pedido Cidadania Neto Menor
Boa tarde!
Vou dar início ao pedido de cidadania portuguesa para o meu filho, como neto. Ele tem 7 anos.
Fiquei com dúvida nesse item:
6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente, se for maior que 14 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.
Precisa do RG ou passaporte, autenticado e apostilado, do pai e da mãe, de ambos, é isso? E como meu filho é menor de 14 anos, não precisa do RG dele. Certo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@gikacangika
Sim, do pai e da mãe. Ambos precisam assinar o formulário e precisa do rg/passaporte de ambos.
Sim, se tiver menos que 14 anos não precisa do rg do menor.
@gikacangika
Assumindo que se trata da criança que voce tem com o seu marido, que deu entrada no pedido de nacionalidade como filho (1C), acho bobagem entrar com o pedido de neto agora.
(Referência: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/28489/solicitacao-como-conjuge-ou-como-filha#latest)
Espere mais alguns meses e entre com o pedido de filho, será mais rápido, e gratuito...
Melhor ainda seria você e seu filho pedirem como 1C, apensados, assumindo que a nacionalidade da sua mãe já foi concluída...
E aí já fica a família inteira com a nacionalidade portuguesa...
@eduardo_augusto, permita-me discordar, mas o mais rápido pra ela é realmente o processo 1D.
Apensar processos 1C de mãe e filho em tese não é mais aceito. Até temos um relato recente que aceitaram, mas também temos de um caso que foi negado. Independente disso, um processo 1C maior tem levado de 12 a 14 meses no ACP, enquanto que um processo 1D de menor de 16 anos leva em torno de 2 meses. Por incrível que pareça, o processo 1D é a forma mais rápida.
Apenas para registrar, pois já falei sobre isso em outros tópicos: eu concordo com o @eduardo_augusto .
Boa noite a todos.
Minha cidadania portuguesa como neta saiu e também já fiz a transcrição do meu casamento.
Agora quero passar para os meus filhos, no caso, um maior e um menor com 16 anos.
Estou sem saber quais documentos eu devo juntar, achei o requerimento (art 1, n 1, al. c), mas não entendi ao certo quais os documentos.
Também estou com dúvida sobre para onde enviar, pois vi nos comentários que não é bom fazer pelo consulado.
Será que consigo fazer sozinha ou preciso contratar escritório?
Se tiverem uma lista já elencada de documentos e puderem me orientar, agradeceria muito.
Ana Flávia
@Naflavia75 Veja abaixo os documentos necessários;
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Não precisa contratar advogado. Pode tirar suas dúvidas por aqui.
Não dê entrada pelo Consulado.Envie para o ACP Porto
@Nairolasai, muito obrigada pelas informações.
Excelente a relação e explicação.
Só fiquei com dúvida no item 4 que diz que os documentos dos progenitores devem ser descritos no item 3 do formulário. Quer dizer que devo mencionar o documento do meu marido e meu na linha que diz ( quinto quadrado) outros documentos, indicar quais;
No caso escreveria:
Documento de identificação do pai fulano de tal e documento de identificação da mãe fulana de tal?
Só mais uma dúvida, no caso do meu filho maior, não precisa enviar nenhum documento do pai? E do meu filho menor, não precisa mandar a minha certidão de casamento?
@Naflavia75, filho maior não precisa de nenhum documento do genitor que não é o português. Certidão de casamento só é necessária para comprovar alguma mudança de nome. Se seu nome é o mesmo em todos os documentos, não precisa.
@SergioM
Muito obrigada pela resposta.
@Nairolasai
Boa tarde!
No descritivo de documentos que você me passou, consta o seguinte: certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.
Minha dúvida, mando já as duas ou apenas a reprografia, ou ainda, só a digitada?
Pode me ajudar nesta dúvida?
@Naflavia75
Mande apenas a reprográfica.
A digitada só se manda em adição à reprográfica quando esta está ilegível (ilegível = livro danificado, rasgado, borrado, algo que realmente impeça a leitura).
@eduardo_augusto e @ecoutinho
Mesmo o processo levando cerca de 2 meses para 1D menor, conforme disse o @SergioM , vocês ai da acham que é melhor esperar sair o 1C do meu marido para, assim, pedir para o meu como 1C?
Eu pensei em pedir como 1D para o meu filho menor exatamente porque vi alguém dizendo que o 1D do filho havia saido muito rápido e antes do dele próprio como 1C (os processos haviam sido solicitados na mesma data).
@ecoutinho Obrigada pela resposta.
No preenchimento do formulário me surgiu mais uma dúvida.
Sou mãe e agora portuguesa, estou pedindo a nacionalidade para meu filho menor (16 anos).
Como preencho o quadro 1, os dados do declarante 1 e 2, no caso, eu e meu marido? Como mãe ou como representante legal e meu marido a mesma dúvida.
Inclusive pois no parágrafo de instruções para modelo 1C, no item 3 diz que :
"O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior, ou pelos representantes legais do menor..."
Parece simples, mas quando começamos a ler, começa a complicar.
@Naflavia75
Como preencho o quadro 1, os dados do declarante 1 e 2, no caso, eu e meu marido? Como mãe ou como representante legal e meu marido a mesma dúvida.
Ué, ele não é filho dos dois? Vão preencher os dados de ambos como declarantes e marcar que intervém na qualidade de mãe e pai.
"O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior, ou pelos representantes legais do menor..."
Pai e mãe são representantes legais dos filhos, por definição...
Parece simples, mas quando começamos a ler, começa a complicar.
É mais simples do que parece se você não ficar tentando achar "pegadinhas" onde elas não existem. Uma pergunta que vc provavelmente fará: no campo para o CEP falta um quadradinho. Coloque um número fora dos quadrados. Eu geralmente coloco após o último pois alí tem um espaço em branco vazio.
@ecoutinho
Rsrs
Obrigada pela orientação.
Olá. Recebi meu assento há pouco tempo e não fiz meu cartão cidadão e passaporte ainda.
Enviei os documento para pedido de nacionalidade para minha filha de 12 anos, mas não coloquei meu RG nem passaporte. É necessário? Precisa ser um cartão cidadão português ou pode ser meu RG brasileiro, já que não fiz o cartão cidadão ainda?
@Ricardo_Palmas
Pedido de menor precisa obrigatoriamente do documento de identificação do pai e da mãe. Pode ser RG com menos de 10 anos ou passaporte com filiação, cópia autenticada e apostilada.
Obrigado Sérgio!
Boa tarde!
En relação aos campos 9 do quadro 1 (países onde residiu anteriormente, após os 16 anos) e 4 do quadro 3 (certificado(s)do registro criminal estrangeiro), posso preencher com "não aplicável" ou deixo em branco?
@gikacangika
En relação aos campos 9 do quadro 1 (países onde residiu anteriormente, após os 16 anos) e 4 do quadro 3 (certificado(s)do registro criminal estrangeiro), posso preencher com "não aplicável" ou deixo em branco?
Estou entendendo que neste caso o menor tem 15 anos ou menos. Se for isso, eu preencheria "Não aplicável", mas acredito que não haja problema em deixar em branco.
@gikacangika nos formulários dos meus filhos eu deixei em branco mesmo.
@gikacangika
Se a criança tem menos de 16 anos, pode deixar em Branco
Mas se tem mais de, escreva "Brasil". Há vários relatos no fórum de exigencias relacionadas a esse campo.
@ecoutinho
Isso, meu filho tem 7 anos. Obrigada!
Olá a todos!
Estou pensando em enviar o pedido de nacionalidade para minha filha de 8 anos, tendo em vista que muitos falam que esta levando por volta de 2 a 3 meses para conclusão. O meu processo como filho esta a caminho do Porto ainda. Gostaria de tirar algumas dúvidas.
1 - Faz diferença o meu processo ainda nem ter começado e já solicitar o da minha filha. Terei que transcrever algo ou a partir do momento que o meu processo for aceito, ele será atualizado como pai português?
2 - O nome da minha filha tem o meu sobrenome e o da minha esposa. Isso faz alguma diferença, como ter que esperar sair a minha cidadania para depois transcrever o casamento e dai solicitar a dela ou ela já terá o nome completo dela como no Brasil mesmo eu ainda não tendo a cidadania?
3 - Vale a pena solicitar como neta?
4 - Os documentos devem ser do pai, da mãe e da avó portuguesa, correto?
Muito obrigado!
@Erich Kossatz
1- Se você vai pedir o dela como neta, não tem diferença o seu ter chegado lá ou não. Teoricamente você poderia nem solicitar.
2- Nenhuma diferença. Pedindo como neto menor, a filiação que segue a lei portuguesa é a do português (avô) com o filho (você). A filiação da sua filha segue a lei brasileira.
3- Eu solicitei pros meus filhos. Processo levou 60 dias e eles são portugueses enquanto eu sigo esperando o meu que completou 14 meses semana passada. Pra mim valeu muito a pena. Último relato que vi foi um processo do início de Janeiro que saiu semana passada, ou seja, prazo já aumentou para 3 meses e meio, mas ainda assim bem mais rápido que esperar o seu sair.
4- Documentos de identificação do pai e da mãe. Certidão de nascimento da menor e do pai filho do português, assento português do avô. Siga o guia do fórum, só não precisa de antecedentes criminais por conta da idade.
Se for mandar como neta, mande logo para chegar lá antes da mudança na lei de nacionalidade. Creio que seja promulgada ainda no início de maio, então é pra correr mesmo.
@SergioM
Obrigado pelos esclarecimentos!
O que irá mudar na lei de nacionalidade agora em maio referente a netos?
@Erich Kossatz
Vão passar a exigir conhecimentos de símbolos nacionais e coisas do tipo, mas não se sabe ainda como vai ser.
@SergioM
Entendi! Então é melhor agilizar mesmo.
Umas dúvidas referentes ao pedido.
1 - Documentos necessários que estive pesquisando. 1 - Certidão da avó portuguesa (cópia do civil online), 2 - Certidão neta menor inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada e com sinal público reconhecido, 3 - Certidão pai, filho do português inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada e com sinal público reconhecido, - 4 - Antecedentes criminais pai, - 5 - Documentos pai e mãe reconhecidos e autenticados, 6 - Formulário 1D preenchido e assinado por pai e mãe, 7 - Transcrição de casamento da avó.
2 - Por ser menos de idade, ainda assim há custo?
3 - Posso enviar para o Porto?